Tâmisa 20 (anticoncepcional) Engorda?

Tamisa 20

É raro, mas algumas mulheres ganham um pouco de peso quando começam a tomar pílulas anticoncepcionais como o Tâmisa 20. Muitas vezes, é um efeito colateral temporário devido à retenção de líquidos, não à gordura extra.

Saiba a verdade sobre o anticoncepcional…

Tâmisa 20 é um anticoncepcional utilizado para prevenir a gravidez, assim como para diminuir a intensidade do fluxo menstrual.

Todavia, ele é composto por gestodeno e etinilestradiol, dois hormônios que evitam a ovulação e possíveis alterações no muco cervical do colo do útero e endométrio.

No entanto, uma dúvida frequente que povoa a mente das mulheres que usam anticoncepcionais é se o uso frequente do Tâmisa 20 engorda. O medo do ganho de peso impede algumas mulheres de iniciar a pílula ou o adesivo. As mulheres podem parar de usar a pílula porque acham que ela causa ganho de peso[1]Holt VL, Cushing-Haugen KL, Daling JR. Body weight and risk of oral contraceptive failure. Obstetrics & Gynecology. 2002 May 1;99(5):820-7..

Sendo assim, acompanhe este artigo e saiba a verdade sobre o anticoncepcional.

Risco do uso de anticoncepcionais

As listas de risco de controle de natalidade são listas de riscos potenciais à saúde associados ao uso de contraceptivos orais. Esses riscos podem incluir risco aumentado de derrame, coágulos sanguíneos e certos tipos de câncer, bem como outros efeitos colaterais potenciais, como náuseas e ciclos menstruais irregulares.

Alguns riscos podem ser maiores para certos tipos de contracepção, como pílulas combinadas que contêm estrogênio e progestágeno, em comparação com pílulas só de progestágeno.

É importante discutir os riscos e benefícios de qualquer forma de controle de natalidade com seu médico antes de iniciar ou alterar um regime contraceptivo.

Relação do Tâmisa 20 com ganho de peso 

A grande maioria das mulheres que usam o Tamisa 20 dizem  que não ocorre alterações no peso devido ao uso do anticoncepcional.

No entanto, um pequeno grupo relata ganho de peso após o uso, porém, nada de muito exagerado.

Esta condição está associada ao metabolismo de algumas mulheres e a variação hormonal de cada uma delas, que deve ser analisada de forma individual.

Por essa razão, é indicado que um período de experiência com o medicamento seja realizado, a fim de acompanhar possíveis alterações na composição corporal das mulheres.

O ganho de peso é uma preocupação comum para muitas pessoas que desejam iniciar formas hormonais de controle de natalidade.

Por outro lado, fatores como sedentarismo e alimentação inadequada favorecem mais o ganho de peso do que o uso do anticoncepcional.

tamisa 20 engorda

O Tâmisa 20 apresenta uma dosagem hormonal baixa, logo, espera-se que os seus efeitos colaterais como ganho de peso sejam mínimos.

Portanto, é seguro afirmar que o Tâmisa 20 não engorda, considerando mulheres saudáveis e com o peso adequado.


Estudos – anticoncepcional leva a aumento de peso?

Uma revisão de 44 estudos não mostrou evidências de que as pílulas anticoncepcionais causassem ganho de peso na maioria das mulheres.

Pesquisadores da Cochrane Collaboration procuraram estudos de boa qualidade sobre contraceptivos hormonais nos quais o peso foi registrado. Eles só conseguiram encontrar alguns estudos que compararam contraceptivos hormonais com contraceptivos hormonais “falsos” (placebos) e mediram o impacto no peso.

Segundo os autores, a maioria dos estudos de diferentes métodos de controle de natalidade não mostrou grande diferença de peso. Além disso, as mulheres não pararam de usar a pílula ou adesivo devido à mudança de peso. A evidência não era forte o suficiente para garantir que esses métodos não causassem alguma mudança de peso. No entanto, não encontramos nenhum efeito importante sobre o peso.

Efeitos colaterais 

Se por um lado Tâmisa 20 não engorda, por outro, as chances das mulheres sofrerem efeitos colaterais com seu uso são maiores.

Dentre os possíveis efeitos colaterais mais comuns devido ao uso frequente do anticoncepcional estão:

  • Coceira;
  • Erupções na pele;
  • Inchaço.

Contraindicações

O grupo de mulheres que não devem tomar Tâmisa 20 é bem específico. Dessa forma, o anticoncepcional é contra-indicado para mulheres que possuem ou já tiveram:

  • Trombose;
  • Embolia pulmonar;
  • Distúrbios cardiovasculares;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Formação de coágulos;
  • Diabetes;
  • Gravidez.

Além disso, ele é contra-indicado para mulheres com câncer associado aos hormônios sexuais, que sofrem de insuficiência renal ou tumor no fígado.

Como usar o Tâmisa 20 da forma certa 

Você deve tomar a primeira pílula do Tâmisa 20 no primeiro dia da menstruação, onde nos próximos dias deverá seguir esta dosagem, de preferência no mesmo horário.

Então, deve repetir este ciclo por 21 dias seguidos, e em seguida, você deve fazer uma pausa no uso de 7 dias.

Este período de pausa representa o período de sangramento vindo através da menstruação, assim como os sintomas do ciclo menstrual.

Tâmisa 20 não engorda

Ao chegar no oitavo dia de pausa, reinicie o uso de Tâmisa 20 novamente, mesmo se o sangramento ainda não estiver cessado.

Se você estiver fazendo uso de outro anticoncepcional, o primeiro comprimido de Tâmisa 20 só deve ser tomado após terminar a cartela do outro medicamento, sem fazer pausa.

Caso você esqueça de tomar o Tâmisa 20 em até 12 horas após o horário habitual, tome-o assim que lembrar, sem precisar se preocupar com outras formas de contracepção.

No entanto, caso o esquecimento tenha ultrapassado 12 horas após o horário, é recomendado tomar o comprimido assim que lembrar e utilizar outros métodos, como o uso de preservativo, por exemplo.


Conclusão – Tâmisa 20 engorda?

O medicamento pode resultar em ganho de peso raramente.

A preocupação com o ganho de peso pode impedir o início de contraceptivos combinados e causar a descontinuação precoce entre as usuárias. O ganho de peso foi o motivo mais citado para a descontinuação do anticoncepcional oral

Se acontecer de você ser uma daquelas poucas mulheres que engordam, converse com seu médico.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Holt VL, Cushing-Haugen KL, Daling JR. Body weight and risk of oral contraceptive failure. Obstetrics & Gynecology. 2002 May 1;99(5):820-7.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail