Sinusite Crônica Pode Causar Dor de Cabeça

Dor Cronica

Você costuma sentir dor de cabeça com frequência?

A queixa de dor de cabeça é comum entre a população. Sua ocorrência é manifestada com características potencialmente limitantes, pois exerce influências negativas no bem-estar e na qualidade de vida, muitas vezes, trazendo prejuízos econômicos e sociais, pois limita as pessoas de realizarem suas atividades diárias e pode até provocar aquela “falta” no trabalho, se a dor for muito intensa.

Geram sofrimento físico, além de estar relacionada a dificuldades de aprendizado e ao fracasso educacional.

A dor de cabeça, também chamada de cefaleia, é um sintoma que deve ser considerado como sinal de alerta, já que sua ocorrência pode estar associada a problemas de maior gravidade. Pode ser contínua ou acontecer em episódios, envolvendo ou não estruturas orgânicas na etiologia da dor.


Tipos de Cefaleia – Primárias e Secundárias

Enxaqueca e Cefaleia Tensional - Diferencas

Existem dois tipos de cefaleias: primárias e secundárias. As primárias são as mais comuns, principalmente a cefaleia tensional. Essas envolvem as dores de cabeça sem substrato orgânico.

Já as cefaleias secundárias estão diretamente ligadas com doenças primárias de variadas etiologias, como doenças inflamatórias, infecciosas, traumáticas, metabólicas e tumorais.

De acordo com The International Headache Classification (ICHD-2), as cefaleias secundárias apresentam algumas categorias de classificação, e uma delas é a cefaleia ou dor facial associada à transtornos nos olhos, ouvidos, nariz, seios da face e outras estruturas faciais.


Sinusite e dor de cabeça

Uma doença infecciosa inflamatória das vias aéreas superiores bastante frequente é a sinusopatia, ou sinusite, também conhecida como rinossinusite.

A sinusite refere-se a um processo infeccioso da mucosa rinossinusal, acometendo os seios nasais e paranasais, que ficam inflamados, levando à formação de secreções que obstruem a mucosa nasal e cavidades ósseas da face.

A sinusite pode ser causada por bactérias, vírus e fungos, existindo vários fatores de risco, como exposição ambiental, fatores anatômicos, alergias, tabagismo, ansiedade, depressão, resistência a antimicrobianos e doenças crônicas concomitantes como asma, bronquite, diabetes e câncer.


Sintomas de Sinusite Crônica

SintomaDescrição
Congestão nasalSensação de nariz entupido
Dor facial e pressãoDor ou pressão ao redor dos olhos, bochechas e testa
Descarga nasal espessa e descoloridaMuco amarelado ou esverdeado drenando do nariz
Perda de olfatoDiminuição ou perda total do olfato
TosseTosse frequente ou tosse com muco verde ou amarelo


Sinusite aguda x crônica

Dependendo do tempo de duração, a sinusite pode ser aguda ou crônica. A sinusite aguda é o processo inflamatório que dura até 12 semanas, geralmente bem menos, no máximo 4 semanas.

Já a crônica, é a persistência da sinusite aguda, onde os sintomas ultrapassam a duração de 12 semanas. Os sintomas da sinusite aguda e crônica são os mesmos, o que muda é apenas a duração e intensidade.

Se você está se perguntando se a sinusite crônica está causando as suas dores de cabeça, talvez você esteja certo.

Geralmente, na maioria dos casos, essa condição crônica pode ser a causa das dores de cabeça, embora nem todo incomodo na cabeça está ligado com sinusite.


Dor de cabeça com sinusite crônica

cefaleia tipos

A dor de cabeça causada por sinusite crônica, denominada cefaleia sinusal, é diferente de uma dor de cabeça primária.

Quando estão relacionadas, a pessoa sente dores frequentes, geralmente na região da testa, como se houvesse uma pressão no local. Como os sintomas são nasais, quando o nariz está muito entupido e ocorre secreção intensa, a dor de cabeça costuma surgir e até mesmo piorar a condição da sinusite.

A dor de cabeça da sinusite geralmente é pulsátil, piorando ainda mais quando a pessoa abaixa ou mexe a cabeça de um lado para o outro. É comum confundi-la com dor de ouvido, dor de dente ou enxaqueca.


dor cabeca B

Estudos: Sinusite e Cefaleia

cefaleia tensional 2


Um estudo realizado por Pedro Escada e colaboradores para a Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-facial, avaliou dois casos clínicos de cefaleia.

O primeiro caso foi de um paciente de 13 anos, com suspeita de sinusite. A queixa principal era fortes dores de cabeça, persistentes e incomodativas. Segundo o paciente, as cefaleias eram muito intensas, com pulsatilidade, acompanhadas de náuseas, fonofobia e fotofobia.

Ele negava obstrução nasal, mas confirmava ter uma certa congestão nasal quando as dores de cabeça eram muito intensas.

O segundo caso clínico foi de uma paciente de 35 anos, com queixas de cefaleias intensas. A paciente afirmou que, em anos anteriores, sofria de sinusite. As cefaleias tinham um início rápido, acompanhadas também de náuseas, fotofobia e fonofobia. Havia queixas de obstrução nasal e rinorreia anterior e posterior.

Na investigação das cefaleias suspeitas, por meio de exames complementares, observou-se que o primeiro caso de cefaleia não tinha origem naso-sinusal, mas se tratava de uma cefaleia por ponto de contato. O segundo caso era, na realidade, uma manifestação de enxaqueca.

Embora houvesse a presença de patologia inflamatória naso-sinusal na imagem da tomografia computadorizada, isso teria levado a um diagnóstico errado, se não tivesse sido valorizado os elementos anamnésticos relacionados à caracterização da dor e positividade da prova terapêutica com um triptano. 

Os resultados deste estudo evidenciam que outros tipos de cefaleias podem ser facilmente confundidos com sinusite, mas a maior parte dessas dores de cabeça nem são causadas por sinusite.

Por esse motivo, a atuação do otorrinolaringologista tem fortes influências para o diagnóstico correto de uma cefaleia sinusal.


Como tratar e melhorar a dor de cabeça da sinusite?

Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as dores de cabeça causadas por sinusite crônica. Dentre as medidas medicamentosas, estão os analgésicos, corticoides, descongestionantes e sprays nasais que diminuem a inflamação.

Aliviando a sinusite, consequentemente, a dor de cabeça também cessará. Então como formas não-medicamentosas de aliviar a sinusite, a umidificação do ar é uma dica importante e que tem um excelente efeito para aliviar o desconforto.

Realize nebulização com soro fisiológico. Hidrate-se bastante, pois umidificar os seios nasais também auxilia em casos de sinusite, mantendo os tecidos do corpo hidratados, incluindo a mucosa nasal.

TratamentoExplicação
Tome um analgésico ou anti-inflamatórioEsses medicamentos, como ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a reduzir a dor de cabeça.
Use uma compressa quente ou friaAplicar uma compressa quente na testa e nos olhos ou uma compressa fria na nuca pode proporcionar algum alívio.
Beba muitos líquidosIsso pode ajudar a diluir o muco e reduzir o congestionamento.
Tome um descongestionanteIsso pode ajudar a reduzir a inflamação e abrir as vias aéreas.
Use um umidificadorIsso pode ajudar a aumentar a umidade do ar e reduzir o congestionamento.
Pratique técnicas de relaxamentoTécnicas de relaxamento, como respiração profunda, podem ajudar a reduzir o estresse e a tensão.

Alimente-se com refeições mornas, pois alimentos mornos ajudam a desobstruir o nariz e reduzir a dor e irritação que causa a sinusite crônica, assim como a cefaleia.


Vou precisar de antibióticos?

Os antibióticos não são necessários para muitas infecções sinusais. A maioria das infecções sinusais geralmente melhora sozinha sem antibióticos.

Quando os antibióticos não são necessários, eles não o ajudarão e seus efeitos colaterais ainda podem causar danos. Os efeitos colaterais podem variar de reações leves, como erupções cutâneas, a problemas de saúde mais graves.


Caso a dor persista, procure um médico clínico geral ou otorrinolaringologista.


Referências

ANSELMO-LIMA, W. T. et al. Rinossinusites: evidências e experiências. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 81, n. 1, p. 1-49. 2015.

ESCADA, P. et al. Diagnóstico diferencial da “cefaleia sinusal”: o papel do otorrinolaringologista. Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-facial, v. 46, n. 4, 2008.

FREITAS, F. L.; FREITAS, T. G. Eventos agudos na atenção básica – Cefaleia. Florianópolis: UNASUS, 2013.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail