O que são pontos-gatilho?

dor miofascial ponto gatilho

Os pontos-gatilho são nódulos hipersensíveis formados por tecido miofascial em um espasmo crônico.

Eles geralmente são pequenas bandas tensas, podendo ser sentidas como uma contratura muscular, ou um nó mais sensível ao toque se comparado aos tecidos musculares ao redor.

Pressionar a banda tensa ou nó pode fazer com que todo o músculo se contraia, e mais de um ponto gatilho estar presente em uma único ventre muscular[1]Han SC, Harrison P. Myofascial pain syndrome and trigger-point management. Regional Anesthesia and Pain Medicine. 1997 Jan 1;22(1):89-101..


O que é dor miofascial devido a pontos-gatilho?

pontos gatilhos

A dor miofascial devido a pontos-gatilho é uma condição que ocorre quando pequenas áreas no músculo ou fáscia, chamadas pontos-gatilho miofasciais, geram dor.

Se os pontos-gatilho causarem tensão ou dor muscular, pode se tornar uma condição chamada síndrome da dor miofascial.

A dor pode ser local (apenas na região ao redor do nó), ou referida (dor à distância, em outros territórios).

Um ponto-gatilho ativo do músculo trapézio pode gerar dor referida na cabeça. Um ponto-gatilho ativo no músculo glúteo mínimo pode gerar uma dor na região posterior e lateral da perna, mimetizando uma dor ciática[2]Celik D, Mutlu EK. Clinical implication of latent myofascial trigger point. Current pain and headache reports. 2013 Aug;17(8):1-7..


Tipos de pontos-gatilho

dor miofascial

Existem dois tipos diferentes principais de pontos-gatilho: ativos e latentes.

Os pontos-gatilho ativos produzem dor constantemente ou durante o movimento e podem reduzir a flexibilidade dos músculos, enquanto os pontos-gatilho latentes são dolorosos apenas quando são comprimidos[3]Kuan TS, Hsieh YL, Chen SM, Chen JT, Yen WC, Hong CZ. The myofascial trigger point region: correlation between the degree of irritability and the prevalence of endplate noise. American journal of … Continue reading.

Outra variante é o ponto gatilho miofascial secundário.

PONTO GATILHO MIOFASCIAL SECUNDÁRIO: Um ponto hiperirritável em um músculo ou sua fáscia que se tornou ativo porque seu músculo estava sobrecarregado como um sinergista substituindo ou como um antagonista contrariando a tensão do músculo que continha o ponto gatilho primário, a ser distinguido do ponto gatilho satélite.


O que causa um ponto-gatilho?

SINDROME DOLOROSA MIOFASCIAL GLUTEO

Existem algumas ideias que demonstraram causar pontos-gatilho.

Déficit de nutrientes no tecido, incluindo oxigênio. Quando o suprimento de sangue para partes do músculo é reduzido, pode causar esses nódulos no tecido que causam dor.

O uso excessivo de um músculo por meio de exercícios, postura, trabalhar em um computador o dia todo sem pausas pode fazer com que as fibras musculares se contraiam cronicamente, o que com o tempo causa dor.

Lesão muscular, como uma tensão no músculo/fáscia. Quando isso cura, pode deixar pontos-gatilho.


O que torna um ponto-gatilho um foco de dor?

Um loco hiperirritável dentro de uma faixa tensa de músculo esquelético. Portanto, um ponto-gatilho é uma pequena área específica contraturada, inserida dentro de uma banda tensa muscular. Acomete uma parte do músculo, e não o músculo todo.

Alguns sinais e sintomas incluem:

Dor à compressão – Palpação provoca um padrão de referência de dor característico

Resposta de contração – uma pressão perpendicular firme aplicada sobre o ponto gatilho pode causar uma resposta de contração local. Isso é causado por uma contração transitória do ponto gatilho à medida que a pressão é aplicada.

Sinal de salto – a palpação do ponto-gatilho pode ser extremamente sensível e fazer com que o paciente salte.


Sintomas do ponto-gatilho

A marca registrada de um ponto-gatilho é o “nó” palpável ou faixa de tecido tenso na barriga de um músculo esquelético.

Muitas vezes, produzirá um “sinal de salto”, a reação repentina e óbvia de um cliente ao estímulo.

Outros sintomas comuns de pontos-gatilho incluem:

  • Dor maçante, em aperto
  • Rigidez
  • Formigamento (em casos crônicos ou com sensibilização periférica/central)
  • Diferenças de temperatura na área afetada
  • Contração muscular involuntária
  • Fraqueza e fadiga localizadas
  • Relaxamento muscular retardado

Muitos pontos-gatilho remetem a dor para outras áreas do corpo.

Em muitos casos, a dor é mais intensa em uma área próxima, mas não no local do ponto em si. Isso é comum quando um ponto-gatilho comprime um feixe nervoso ou causa uma reação em cadeia de disfunção através de vários músculos.

Um ponto-gatilho também tem sensibilidade local, mas geralmente envolve uma faixa tensa (ou uma faixa tensa de músculo que é irritável e está conectada à fixação da fibra envolvida). Um sinal de salto está frequentemente presente com uma resposta de contração local.

Locais comuns de ponto-gatilho e dor miofacial

Parte do corpoPontos de gatilho
Coluna cervicalEsternocleidomastóideo, escalenos, esplênio da cabeça, trapézio
Ombros e parte superior das costasInfraespinal, Redondo Maior, Romboides, Peitoral Menor
PeitoPeitoral Maior
BraçosTríceps, Supraespinhal, Bíceps, Deltóide
Mãos e DedosFlexor radial do carpo, flexor superficial dos dedos
AbdômenReto Abdominal, Iliopsoas
QuadrisGlúteo Máximo, Glúteo médio, glúteo mínimo, Piriforme
PernasQuadríceps, Isquiotibiais, Gastrocnêmio
Pés e DedosFlexor longo dos dedos, tibial posterior


Fases do ponto gatilho

SINDROME DO PIRIFORME DOR CIATICA

Fase 4: Tecido muscular que não apresenta uma massa nodular palpável ou em forma de botão, característica de um ponto-gatilho . No entanto, o tecido pode ser hipertônico, endurecido, afetando amplitude de movimento, desvio estrutural e hipersensível à pressão tátil.

Fase 3: Ponto-gatilho Latente – Massa nodular ou botão palpável dentro de músculos, fáscia, tecido cicatricial, ligamentos e periósteo que possuem características de um ponto gatilho. Quando encaixado transversalmente, pode replicar um padrão de referência como se estivesse ativo. No entanto, sem pressão direta, não produz uma queixa subjetiva de dor referida ou fenômenos autonômicos durante a atividade, ou repouso.

Fase 2: Ponto-gatilho Ativo – Massa nodular ou botão palpável dentro dos músculos, fáscia, tecido cicatricial, ligamentos e periósteo que possuem características de um ponto-gatilho. Produz uma queixa subjetiva de dor referida ou fenômenos autonômicos durante a atividade, mas reduzida ou eliminada pelo repouso.

Fase 1: Ponto gatilho ativo – nó palpável como massa nodular dentro dos músculos, fáscia, tecido cicatricial, ligamentos e periósteo que possuem características de um ponto gatilho. Produz uma queixa subjetiva de dor referida ou fenômeno autonômico, que está presente constantemente, independentemente da atividade ou repouso.


Fatores perpetuantes do ponto-gatilho miofascial

Existem várias formas de neuropatia, miopatia, artropatia ou doenças circulatórias, que podem causar gatilhos miofasciais como efeito secundário da doença. Quando isso ocorre geralmente mais de uma região é acometida e há outros sintomas e sinais associados a essas queixas.

No entanto, esses outros sintomas são frequentemente negligenciados ou não referenciados devido ao indivíduo considerá-los clinicamente insignificantes ou descartá-los por fadiga, atividade ou processo de envelhecimento.

É o exame abrangente que identificará os sinais e sintomas obscuros, que frequentemente fornecem o insight e a compreensão de uma condição.

Geralmente a dor muscular é descrita como profunda, dolorida ou chata. Embora existam alguns gatilhos, que causam dor aguda, lancinante ou elétrica, como o quadrado lombar.

No entanto, normalmente esta dor aguda tipo facada ou perda de sensibilidade ao longo de uma via dermatomal é devido ao envolvimento neurológico.

A dor latejante ou pulsante geralmente é de natureza vascular. Condições metabólicas ou endócrinas, toxicidade ou infecção também podem gerar gatilhos, mas geralmente são difusas.

A inflamação focal é localizada, como uma tendinite ou bursite, assim como uma infecção localizada geralmente é pontual e bem definida. Tumores malignos ou neoplasias são geralmente assintomáticos no início inicial.

No entanto, à medida que a doença progride, não é incomum que o indivíduo aponte para uma região específica para a dor. Isso também pode acontecer se a doença tiver metástase, com a dor característica generalizada associada ao câncer metastático, ocorrendo apenas nos estágios finais do processo da doença.

Dependendo da forma de câncer, o médico pode ser inicialmente apresentado apenas com a queixa de dor e os gatilhos que apoiariam essa queixa. Se houver sensibilidade excessiva de rebote em quantidade ou duração, ou uma regeneração recente da queixa de dor original após o tratamento, o médico deve encaminhar imediatamente para diagnósticos detalhados.

O praticante somático normalmente vê indivíduos cujos pontos-gatilho são perpetuados por resfriamento súbito de músculos fatigados, uso repetitivo, rigidez pós-exercício, sobrecarga mecânica, fatores ergonômicos ou condições relacionadas à tensão.

Esses estressores psicológicos e/ou fisiológicos que perpetuam ou ativam gatilhos são muito responsivos ao cuidado desde que os problemas predisponentes sejam identificados e significativamente reduzidos.


Tabela: Fatores perpetuantes de Trigger Points

Fatores perpetuantes de pontos de gatilho crônicos para dores muscularesExplicação
Má posturaA má postura pode contribuir para pontos-gatilho crônicos e dores musculares, pois certas posturas podem sobrecarregar desnecessariamente certos músculos e fazer com que fiquem tensos e doloridos.
Lesões repetitivasA tensão repetitiva é causada por fazer o mesmo movimento ou atividade repetidamente. Isso pode levar ao uso excessivo de certos músculos, tornando-os tensos e doloridos.
Sobrecarga muscularO uso excessivo de certos músculos (como o trapézio)pode fazer com que eles fiquem tensos e doloridos devido à tensão que isso causa.
Estresse e tensãoO estresse e a tensão crônica podem resultar em uma hiperativação muscular, resultando emmúsculos tensos e doloridos.
Maus hábitos de sonoOs maus hábitos de sono podem levar a dores musculares crônicas, pois podem fazer com que certos músculos fiquem sobrecarregados e tensos.
Má nutriçãoA má nutrição pode levar a deficiências em certas vitaminas e minerais que podem afetar a saúde muscular e levar a dores musculares crônicas.
DesidrataçãoA desidratação pode fazer com que os músculos fiquem tensos e doloridos devido à falta de eletrólitos e água no corpo, necessários para o funcionamento muscular adequado.
Falta de exercícioA falta de exercício pode levar a músculos fracos e tensos, o que pode causar dores musculares crônicas.
Lesão ou traumaLesão ou trauma em certos músculos podem fazer com que eles fiquem tensos e doloridos.
Certas patologiasCertas patologias, como fibromialgia, dores articulares e síndrome de fadiga crônica, podem fazer com que os músculos fiquem tensos e doloridos.


Como é tratada a dor miofascial devido a pontos-gatilho?

Infiltracao de Ponto Gatilho

Muitas vezes, os tratamentos conservadores podem ajudar a aliviar essa condição. Seu médico pode recomendar diferentes opções de tratamento, dependendo da gravidade e localização da dor, sua causa e outros fatores.

Alguns tratamentos conservadores podem incluir fisioterapia, técnicas de relaxamento, medicação para dor e injeções de pontos-gatilho[4]Wong CS, Wong SH. A new look at trigger point injections. Anesthesiology Research and practice. 2012 Jan 1;2012..

Como os pontos-gatilho são geralmente causados ​​por uso excessivo ou lesão por estresse nos músculos, essas atividades são geralmente evitadas ou eliminadas.

Medicamentos para pontos-gatilho podem incluir analgésicos como ibuprofeno ou relaxantes musculares.


Agulhamento seco para dor miofascial

O agulhamento seco tornou-se uma maneira cada vez mais comum de inativar pontos-gatilho. Uma agulha de acupuntura é inserida no ponto-gatilho do músculo para provocar uma resposta de contração no músculo[5]Dommerholt J, Mayoral del Moral O, Gröbli C. Trigger point dry needling. Journal of Manual & Manipulative Therapy. 2006 Oct 1;14(4):70E-87E..

Ao contrair o músculo, a agulha está fazendo com que o músculo se contraia e relaxe, o que pode ajudar o corpo a “soltar” essa contração do tecido muscular.

O agulhamento seco também ajuda o sistema nervoso a se tornar insensível à dor, o que o ajudará a não sentir dor ou reduzir a dor após o tratamento. O agulhamento seco também ajuda a obter mais fluxo sanguíneo para o músculo, ajudando a atrair mais nutrientes para a área.


Benefícios do Dry Needling para Pontos Gatilho
Reduz o espasmo muscular e a dor
Aumenta a amplitude de movimento
Reduz a tensão no músculo alvo
Aumenta o fluxo sanguíneo e reduzir a inflamação
Melhora a coordenação muscular e o equilíbrio
Reduz o risco de lesões
Melhora o desempenho geral do corpo
Fornece alívio da dor aguda e dor crônica
Ajuda a prevenir novos episódios de dor muscular


Técnica de compressão isquêmica por inibição

Esta foi identificada como uma das terapias manuais mais eficazes para desativar os pontos-gatilho ativos, especialmente quando combinada com técnicas de alongamento[6]de las Peñas CF, Campo MS, Carnero JF, Page JC. Manual therapies in myofascial trigger point treatment: a systematic review. Journal of bodywork and movement therapies. 2005 Jan 1;9(1):27-34..

Neste procedimento, o fisioterapeuta identifica um ponto-gatilho de referência ativo e aplica pressão direta nele. Essa pressão é então mantida até que o ponto-gatilho seja sentido para suavizar e a referência da dor diminuir, o que pode levar de alguns segundos a alguns minutos.

O terapeuta então repetirá o processo com pressão aumentada até encontrar a próxima barreira de dor.

Acredita-se que a isquemia (falta de fluxo sanguíneo) que ocorre como resultado da pressão direta cause uma hiperemia reativa (aumento do fluxo sanguíneo) e retorne o local às condições normais, removendo o acúmulo de toxinas e trazendo agentes curativos para a área.


Tratamento por ondas de choque para dor miofascial

Ondas de Choque Epicondilite Lateral

Uma máquina de terapia por ondas de choque fornece pulsos de energia e ondas de pressão altamente direcionados diretamente em pontos de gatilho ou tecidos moles agrupados para ajudar a quebrar os nós com mais precisão do que pode ser feito pelas mãos de um terapeuta miofascial.

A tecnologia por ondas de choque está se tornando uma importante ferramenta usada para melhorar a eficácia da terapia de liberação miofascial para aumentar o fluxo sanguíneo para a área, criar novos vasos sanguíneos (neovascularização), regenerar a fáscia danificada e acelerar o tempo de recuperação.

O tratamento por ondas de choque complementa a terapia de liberação miofascial, e muitas vezes acelera o processo terapêutico.

Isso é importante porque, em alguns casos, uma pessoa com síndrome de dor miofascial pode não ser capaz de se sentar para sessões de liberação miofascial devido à dor associada à aplicação sustentada de pressão.

A terapia por ondas de choque é útil neste caso porque pode ser aplicada com uma pressão suave e movimento de deslizamento que permitirá uma aplicação mais contínua de pressão à medida que a tensão na área é aliviada.

Em outros casos, a combinação de terapia por ondas de choque e liberação miofascial funciona para resolver o problema da síndrome da dor miofascial muito mais rapidamente.


Fisioterapia para tratamento de banda tensa miofascial e ponto-gatilho

  • Reduzir a tensão muscular e os espasmos: a fisioterapia ajuda a reduzir a tensão no músculo e pode ajudar a aliviar os espasmos que podem estar associados a pontos-gatilho.
  • Para melhorar a amplitude de movimento e a flexibilidade: os exercícios de fisioterapia podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento e a flexibilidade na área afetada, o que pode ajudar a reduzir a dor associada aos pontos-gatilho.
  • Melhorar a postura: os exercícios de fisioterapia podem ajudar a melhorar a postura corrigindo quaisquer desequilíbrios musculares que possam estar associados a pontos-gatilho.
  • Diminuir a dor: os exercícios de fisioterapia podem ajudar a reduzir a dor associada aos pontos-gatilho. Terapia manual, eletroterapia podem ser associadas para alívio analgésico
  • Para melhorar a mobilidade funcional: Os exercícios de fisioterapia podem ajudar a melhorar a mobilidade funcional na área afetada. Isso pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a saúde geral.
  • Para melhorar a coordenação: os exercícios de fisioterapia podem ajudar a melhorar a coordenação e o equilíbrio na área afetada. Estimulam ativação adequada da musculatura.
  • Para reduzir o estresse: os exercícios de fisioterapia podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados aos pontos-gatilho
  • Para melhorar a saúde geral: os exercícios de fisioterapia podem ajudar a melhorar a saúde geral e reduzir o risco de recorrência de pontos-gatilho.
  • Para evitar a recorrência de pontos-gatilho: os exercícios de fisioterapia podem ajudar a prevenir a recorrência de pontos-gatilho corrigindo quaisquer desequilíbrios musculares subjacentes.

Fortalecimento muscular

O fortalecimento dos músculos e do tecido conjuntivo ao redor deles pode ser um componente importante do controle da dor miofascial.

Os exercícios de fortalecimento podem melhorar a força muscular, a flexibilidade e a amplitude de movimento, o que, por sua vez, reduz a dor e melhora a função geral.

Além disso, o fortalecimento pode ajudar a reduzir a tensão nos músculos que podem levar à dor miofascial.

Finalmente, o fortalecimento pode ajudar a corrigir desequilíbrios musculares e melhorar a postura, o que pode reduzir o risco de novas dores.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Han SC, Harrison P. Myofascial pain syndrome and trigger-point management. Regional Anesthesia and Pain Medicine. 1997 Jan 1;22(1):89-101.
2 Celik D, Mutlu EK. Clinical implication of latent myofascial trigger point. Current pain and headache reports. 2013 Aug;17(8):1-7.
3 Kuan TS, Hsieh YL, Chen SM, Chen JT, Yen WC, Hong CZ. The myofascial trigger point region: correlation between the degree of irritability and the prevalence of endplate noise. American journal of physical medicine & rehabilitation. 2007 Mar 1;86(3):183-9
4 Wong CS, Wong SH. A new look at trigger point injections. Anesthesiology Research and practice. 2012 Jan 1;2012.
5 Dommerholt J, Mayoral del Moral O, Gröbli C. Trigger point dry needling. Journal of Manual & Manipulative Therapy. 2006 Oct 1;14(4):70E-87E.
6 de las Peñas CF, Campo MS, Carnero JF, Page JC. Manual therapies in myofascial trigger point treatment: a systematic review. Journal of bodywork and movement therapies. 2005 Jan 1;9(1):27-34.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail