Toragesic x Nimesulida (Nisulid) – O que são? Quais as diferenças?

O que é Trometamol Cetorolaco (Toragesic)?

O Trometamol Cetorolaco, mais conhecido pela marca Toragesic, é um medicamento anti-inflamatório não esteroidal (AINE) eficaz no controle da dor de intensidade moderada a severa.

Além da ação analgésica, o Trometamol Cetorolaco também possui atividade anti-inflamatória e antipirética, o que significa que pode ajudar a controlar a febre.

Mecanismo de Ação e Indicações do Trometamol Cetorolaco

  • O mecanismo de ação do Trometamol Cetorolaco envolve a inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), responsáveis pela produção de prostaglandinas, que estão envolvidas em várias respostas inflamatórias do corpo, incluindo a indução de dor e febre.
  • O Toragesic é indicado para o controle de curto prazo da dor aguda de moderada a intensidade severa, como dor pós-operatória, dor odontológica, cólica renal e outros estados dolorosos agudos, como tendinites, bursites, epicondilites e dores musculares.

O que é Nisulid (Nimesulida)?

nimesulida da sono 4 1

Nisulid, cujo princípio ativo é a nimesulida, é outro AINE com potente ação analgésica, anti-inflamatória e antipirética.

Ele é utilizado para tratar a dor e a inflamação associadas a várias condições, incluindo distúrbios musculoesqueléticos e pós-operatórios.

Mecanismo de Ação e Indicações da Nimesulida

  • A nimesulida atua inibindo a COX-2, uma enzima que produz prostaglandinas, mediadores químicos que desencadeiam dor e inflamação.
  • Este medicamento é frequentemente utilizado para tratar condições como osteoartrite, dor pós-operatória, distúrbios musculoesqueléticos, dismenorreia primária e febre.

Similaridades, Diferenças, Usos para Dor e Efeitos Colaterais

MedicamentoIndicaçãoPosologia
NimesulidaPara o tratamento da dor aguda e crônica, e processos inflamatóriosA dose recomendada é de 100 mg a cada 12 horas. Não ultrapasse a dose máxima de 200 mg por dia.
Trometamol CetorolacoIndicado para o alívio de dores moderadas a severasA dose inicial usual é de 10-20mg. A dose de manutenção é de 10mg a cada 4 a 6 horas sem exceder 40mg por dia.

Tanto o Toragesic quanto a Nimesulida são AINEs eficazes no alívio da dor. Ambos atuam inibindo a enzima COX, bloqueando assim a produção de prostaglandinas e reduzindo a inflamação e a dor.

  • A diferença principal entre os dois medicamentos está na sua seletividade para as diferentes formas de COX. A Nimesulida é mais seletiva para a COX-2, o que a torna potencialmente menos propensa a causar efeitos colaterais gastrointestinais.
  • O Trometamol Cetorolaco é mais comumente usado para o controle da dor aguda, enquanto a Nimesulida pode ser usada para uma variedade de condições inflamatórias, incluindo dor crônica.
  • Os efeitos colaterais potenciais de ambos os medicamentos incluem dor de estômago, náuseas, diarreia e, em alguns casos, problemas hepáticos ou renais. Portanto, o uso de qualquer um desses medicamentos deve ser feito sob a orientação de um profissional de saúde.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail