Nimesulida Serve Para Dor de Dente?

Nimesulida serve para dor de dente?

A nimesulida é uma medicação amplamente utilizada para diferentes tratamentos na área da saúde, mas afinal, será que a nimesulida serve para a dor de dente?

A nimesulida é uma medicação da classe dos anti inflamatórios não esteróides, sendo muito utilizada em casos que requerem ação não apenas anti inflamatória, como também analgésica e antitérmica, principalmente quando estes sintomas estão envolvidos com processos de inflamação no corpo.

Esta é uma medicação indicada para processos inflamatórios ou dores agudas, não sendo recomendada em casos crônicos que necessitem do uso do remédio por mais de 7 dias, não tendo seu uso indicado para período acima de uma semana. Em casos de dores ou inflamações crônicas, existem outros tratamentos e medicamentos mais indicados.

Esta medicação pode ser encontrada em diferentes formatos e com diferentes nomes, sendo comercializada em formatos de cápsulas, supositório, líquido (para uso em gotas), em gel e em formato de pomada.

Pode ser encontrada tanto como medicação genérica como com os nomes Nisulid, Fasulide, Cimelide, Arflex retard e entre outros.

Nimesulida serve para dor de dente?

Uma vez que a nimesulida possui ação anti inflamatória e analgésica, ela pode sim ser indicada para dor de dente nos casos em que a dor estiver relacionada a um processo inflamatório que possa estar gerando inchaços e dores na região da boca, além das dores de dente.

Muitas vezes, os dentistas a recomendam após alguma cirurgia ou procedimento ortodôntico, de maneira a reduzir processos inflamatórios locais e as possíveis dores que podem ocorrer.

Caso você não saiba o que está causando a sua dor de dente, o mais recomendado é que procure a ajuda de um dentista, uma vez que sabendo o motivo de tais dores, um tratamento mais eficiente e seguro pode ser realizado.


Nimesulida serve para dor de dente?


O que pode causar dor de dente?

As dores de dente podem ser causadas por diferentes motivos, desde operações e cirurgias na boca, até atividades corriqueiras do dia a dia, como morder algo rígido ou ficar com algum resto de alimento preso entre os dentes.

Pessoas que estejam fazendo uso de aparelhos ortodônticos podem também sentir dores no dente devido a ação do tratamento.

No geral, manter uma boa higiene bucal, utilizando fio dental e escovando os dentes após as refeições, junto com idas regulares ao dentista, já são suficientes para manter uma boa saúde bucal e dentária, reduzindo drasticamente as chances de surgimento de dores nos dentes.


Tabela: Como a Nimesulida funciona

Mecanismo de açãoNimesulida
Inibição de enzimas ciclooxigenase (COX)A nimesulida é um inibidor COX não seletivo, o que significa que inibe tanto a COX-1 quanto a COX-2.
Inibição da síntese de prostaglandinasA nimesulida reduz a produção de prostaglandinas, que são moléculas semelhantes a hormônios que desempenham um papel na inflamação.
Inibição de enzimas lipoxigenaseA nimesulida é um inibidor seletivo das enzimas lipoxigenase, que estão envolvidas na síntese de leucotrienos inflamatórios.

Quais as possíveis indicações para o uso da nimesulida?

Além das dores de dente advindas de processos inflamatórios, a nimesulida possui toda uma gama de possíveis utilizações e recomendações de uso, como por exemplo:

dores de cabeça

Quais as contra indicações da nimesulida?

A nimesulida tem seu uso contra indicado para qualquer pessoa que possua hipersensibilidade a qualquer componente presente na formulação do medicamento.

Sendo também contraindicada a pessoas que:

  • Estejam lidando com alguma úlcera no estômago
  • Possuam hemorragia em algum local ao longo do trato gastrointestinal
  • Que possuam insuficiência cardíaca, hepática ou renal graves
  • Que sejam portadoras de distúrbios de coagulação graves
  • Já tenham apresentado reações de hipersensibilidade a qualquer medicamento anti inflamatório não esteróide (não apenas à nimesulida)
  • Estejam com suspeita de dengue
  • Tenham menos de 12 anos

O uso na nimesulida é também contraindicado em casos de ingestão de bebidas alcoólicas, portanto, enquanto fizer uso da medicação, evite bebidas que possuam algum teor alcoólico.

Não se trata exatamente de uma contra indicação, porém, a nimesulida pode causar reações antagonistas à medicamentos de ação diurética, de maneira que caso você faça uso de uma medicação diurética, procure uma opinião médica antes de fazer uso do anti-inflamatório.

Em casos envolvendo mulheres grávidas ou em período de amamentação, é sempre recomendado que se busque uma opinião médica antes de fazer uso de qualquer medicamento, envolvendo também a administração da nimesulida e todos os anti-inflamatórios não esteróides.


Possíveis efeitos colaterais associados ao uso da nimesulida

O uso da nimesulida, assim como qualquer outra medicação farmacológica, pode estar associado a alguns efeitos colaterais, alguns deles podendo ser:

Vômito

Considerações finais

Caso você tenha realizado algum procedimento ortodôntico, é provável que o dentista responsável pelo seu caso tenha lhe recomendado alguma medicação de ação analgésica e/ou anti inflamatória. Caso este seja o caso, faça uso da medicação indicada pelo ortodontista responsável.

Caso o remédio que lhe foi indicado não esteja sendo suficiente para suas dores, procure o dentista responsável pelo seu caso e relate o que está sentindo.

A automedicação não é indicada, procure sempre um médico ou cirurgião dentista para te auxiliar, leia a bula do medicamento e siga a posologia indicada.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail