Toragesic x Dipirona – Quais as diferenças? Posso tomar junto?

O que é Trometamol Cetorolaco (Toragesic)?

O Trometamol Cetorolaco, comercializado sob a marca Toragesic, é um potente medicamento anti-inflamatório não esteroidal (AINE) amplamente usado para controlar a dor de intensidade moderada a severa.

Além de sua ação analgésica, o Trometamol Cetorolaco também possui propriedades anti-inflamatórias e antipiréticas, que auxiliam no controle da febre.

Mecanismo de Ação e Indicações do Trometamol Cetorolaco

  • Este fármaco age inibindo as enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), responsáveis pela produção de prostaglandinas, substâncias que desempenham um papel fundamental na mediação da dor e da inflamação no corpo.
  • O Trometamol Cetorolaco é frequentemente utilizado para controlar a dor em situações de curto prazo, como dor pós-operatória, dor dentária, cólica renal e outras condições agudas que provocam dor intensa.

Efeitos Aversos e Contraindicações do Toragesic

Toragesic pode causar náusea e indigestão, tontura e fadiga, dor epigástrica, úlcera péptica, sangramento gastrointestinal, comprometimento renal e reações alérgicas. Deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de sangramento gastrointestinal, função renal diminuída, insuficiência cardíaca congestiva, doença hepática aguda ou crônica, rinite, febre do feno, pólipos nasais, asma e idosos.

O Toragesic é contra-indicado em caso de úlcera péptica ativa e história de doença ulcerosa péptica, doença renal grave, pacientes com risco de insuficiência renal devido à depleção de volume, sangramento vascular cerebral suspeito ou confirmado, uso simultâneo de aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais e também em casos de hipersensibilidade e sensibilidade cruzada com outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais e aspirina.

MedicamentoMecanismo de AçãoUsosEfeitos ColateraisPosologia
DipironaPossui ação analgésica, antipirética e espasmolítica.Usada para tratar a dor e a febre.Pode causar reações alérgicas, diminuição dos granulócitos ou plaquetas.A dose recomendada é de 500 mg a 2 g, 3 a 4 vezes ao dia. Não exceder 4g por dia.
Trometamol CetorolacoPossui atividade anti-inflamatória, analgésica e antipirética.Indicado para o alívio de dores moderadas a severas.Pode causar úlceras gástricas, hemorragia gastrointestinal, insuficiência renal.A dose inicial usual é de 10-20mg. A dose de manutenção é de 10mg a cada 4 a 6 horas sem exceder 40mg por dia.

O que é Novalgina (Dipirona)?

Novalgina, cujo princípio ativo é a Dipirona, é um medicamento analgésico e antipirético muito utilizado no tratamento de diversas condições dolorosas e febris.

Mecanismo de Ação e Indicações da Dipirona

  • A dipirona atua principalmente inibindo a síntese de prostaglandinas no sistema nervoso central e periférico, o que resulta em seus efeitos analgésico e antipirético.
  • Este medicamento é comumente indicado para o alívio de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor muscular, dor abdominal e cólicas menstruais. Também é eficaz no tratamento da febre.

Similaridades, Diferenças, Usos para Dor e Efeitos Colaterais

Dipirona da sono 1

Tanto o Trometamol Cetorolaco quanto a Dipirona são medicamentos eficazes para o controle da dor. Ambos atuam inibindo a produção de prostaglandinas, substâncias que mediam a dor e a inflamação no corpo.

  • Embora ambos os medicamentos possam ser usados para tratar a dor, o Trometamol Cetorolaco é geralmente reservado para casos de dor moderada a severa, enquanto a Dipirona é mais comumente utilizada para aliviar a dor de intensidade leve a moderada.
  • Ambos os medicamentos possuem efeitos colaterais potenciais que devem ser considerados. O Trometamol Cetorolaco pode causar problemas gastrointestinais, como úlceras, e prejudicar a função renal. A Dipirona, por outro lado, pode causar reações alérgicas e, em casos raros, agranulocitose (uma condição potencialmente perigosa caracterizada por uma queda acentuada no número de glóbulos brancos).
  • Como regra geral, apenas um desses medicamentos deve ser utilizado por vez, a menos que prescrito por um médico. Ambos devem ser usados sob supervisão médica, devido aos seus potenciais efeitos colaterais.

Conclusão

É recomendado tomar estes medicamento com alimentos, leite ou antiácidos se houver desconforto gastrointestinal e evitar álcool, aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais, além de evitar tomar qualquer medicamento sem receita médica.

É importante informar seu dentista e outros médicos se você estiver tomando este medicamento antes de qualquer tratamento ou cirurgia.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail