Toragesic x Flancox – Diferenças e Semelhanças

remedios e comprimidos fitoterapia

O que é Toragesic?

O Toragesic (Trometamol Cetorolaco) é um medicamento anti-inflamatório não esteroidal (AINE) bastante eficaz no controle da dor de intensidade moderada a severa. Além de sua ação analgésica, o Trometamol Cetorolaco também apresenta atividade anti-inflamatória e antipirética, ou seja, auxilia no controle da febre.

Mecanismo de Ação e Indicações do Toragesic

  • O mecanismo de ação do Trometamol Cetorolaco envolve a inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), responsáveis pela síntese de prostaglandinas.
  • As prostaglandinas estão envolvidas em diversas respostas inflamatórias do organismo, incluindo a indução de dor e febre.
  • Ao inibir a atividade das ciclo-oxigenases, o Trometamol Cetorolaco previne a produção de prostaglandinas, resultando em uma diminuição da dor e da inflamação.

Para que serve Toragesic?

Este medicamento é indicado para o controle de curto prazo da dor aguda de moderada a severa intensidade, em situações como dor pós-operatória, dor dental, cólica renal e outros estados dolorosos agudos.

Vale lembrar que o uso do Toragesic deve sempre ser feito sob orientação médica, dada a possibilidade de efeitos colaterais significativos, principalmente em pessoas com problemas gastrointestinais, renais ou cardíacos.

O que é Flancox (Etodolaco)?

O Flancox, ou etodolaco, é um medicamento anti-inflamatório não esteroidal (AINE) indicado para tratar a dor e a inflamação em diversas condições, como a artrite reumatoide e a osteoartrite.

Ele funciona inibindo a enzima ciclooxigenase (COX), necessária para a síntese de prostaglandinas, compostos que desempenham um papel significativo na indução da dor e da inflamação.

Mecanismo de Ação e Indicações do Flancox

  • Os AINEs como o Flancox têm um mecanismo de ação duplo, pois podem inibir ambas as isoformas da COX: COX-1 e COX-2.
  • A inibição da COX-1 pode levar a efeitos colaterais gastrointestinais, como ulceração e sangramento, enquanto a inibição da COX-2 proporciona o efeito analgésico e anti-inflamatório desejado.
  • Portanto, os AINEs seletivos para a COX-2, como o etodolaco, são usados para minimizar os efeitos colaterais gastrointestinais.

Similaridades, Diferenças, Usos para Dor e Efeitos Colaterais

Flancox (Etodolaco) e Toragesic (Trometamol Cetorolaco) são ambos medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) amplamente utilizados no controle da dor. Ambos atuam inibindo as enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), reduzindo assim a produção de prostaglandinas, que são substâncias envolvidas na geração de dor e inflamação.

A semelhança em seu mecanismo de ação faz com que ambos sejam eficazes para tratar a dor de intensidade moderada a severa, embora a condição específica sendo tratada possa influenciar a escolha do medicamento.

MedicamentoIndicaçãoPosologia
ToragesicPara aliviar a dor aguda e moderada severaA dose inicial usual é de 10 mg. Pode ser repetida cada 12 horas, se necessário.
Flancox (Etodolac)Indicado para o alívio da dor em artrite reumatóide e osteoartriteA dose inicial recomendada é de 400 a 500 mg, duas vezes ao dia. A dose pode ser aumentada até um máximo de 1200 mg por dia.

Diferenças

Existem algumas diferenças entre os dois medicamentos. O Etodolaco é mais seletivo para a COX-2, o que significa que ele tem um risco menor de causar efeitos colaterais gastrointestinais em comparação com o Trometamol Cetorolaco.

Além disso, o Trometamol Cetorolaco é mais frequentemente usado para controle de dor de curto prazo, como dor pós-operatória ou outros estados dolorosos agudos, enquanto o Etodolaco pode ser usado para o manejo da dor crônica associada a condições como osteoartrite ou artrite reumatoide.

Efeitos Adversos

É importante ressaltar que, embora ambos os medicamentos sejam eficazes no tratamento da dor, normalmente apenas um deles seria prescrito, dependendo da condição específica do paciente e das contraindicações potenciais.

Os efeitos colaterais de ambos os medicamentos podem incluir problemas gastrointestinais, como dor de estômago, azia e ulceração, além de riscos de problemas renais e cardíacos. Portanto, o uso desses medicamentos deve sempre ser monitorado por um profissional de saúde.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail