Formigamento nas Mãos: O Que Pode Ser?

PROVAVELMENTE, você já deve ter sentido uma sensação temporária de formigamento nas mãos ou nos pés.

Apesar de ser um pouco incômodo, na maioria das vezes, não indica nenhuma condição grave e pode resultar da pressão nos nervos quando nossos braços estão dobrados sob a cabeça enquanto deitamos. Ou então resulta da pressão nos nervos quando cruzamos as pernas por muito tempo.

Esse formigamento, chamado de parestesia, é caracterizado por uma sensação de dormência, queimação e dor assemelhada a uma espetada de agulha.

Em casos específicos, o formigamento nas mãos pode ser grave e crônico e estar acompanhado por outros sintomas que indicam sinais de lesões nervosas, resultantes de infecções virais e bacterianas, exposição a toxinas, doenças autoimunes e sistêmicas.

Diversos fatores podem causar formigamentos nas mãos e através desse artigo você entenderá quais são as 10 principais causas dessa condição.

1. Diabetes: O diabetes é uma das principais causas de neuropatia periférica. A neuropatia diabética refere-se ao conjunto de manifestações clínicas que afetam o sistema nervoso periférico, como complicação do diabetes mellitus. Na neuropatia diabética, a maioria dos pacientes sintomáticos manifestam sintomas sensoriais como dor e parestesia, que geralmente se desenvolve primeiro nos membros inferiores e, depois, afetam ambas as mãos.

2. Deficiência de vitaminas: Para ter nervos saudáveis, é necessário obter algumas vitaminas fundamentais, como a vitamina B1, B6, B12 e vitamina E. É importante destacar que o excesso de vitamina B6 também está associado a neuropatia sensorial, causando formigamento nas mãos.

3. Toxinas: A exposição a toxinas, como metais pesados, já demonstrou causar parestesia. A intoxicação por chumbo, por exemplo, apresenta-se como uma combinação de neuropatia periférica com predominância motora, afetando o punho e as mãos. O envenenamento por mercúrio através de peixes contaminados causa parestesia e disfunção generalizada do Sistema Nervoso Central. Agentes industriais, como acrilamida e hexacarbonetos, também são fatores desencadeantes de parestesia e neuropatia periférica.

4. Hanseníase: Hanseníase é uma infecção causada pela bactéria de crescimento Mycobacterium leprae que afeta a pele, os nervos periféricos, os olhos e a mucosa do nariz. Um dos principais sintomas da hanseníase inclui parestesia e dor nos nervos das mãos. Durante muitos anos, a hanseníase foi considerada uma doença misteriosa, em que as pessoas precisavam ficar isoladas da sociedade. Atualmente, já existe tratamento eficaz e a doença tem cura.

hanseniase

5. HIV e AIDS: O vírus HIV, se não for devidamente controlado, pode evoluir e progredir para a doença AIDS. O HIV é um retrovírus pertencente à Família Retroviridae, que necessita da enzima transcriptase reversa para que ocorra a sua multiplicação. A neuropatia sensorial do HIV consiste em uma complicação debilitante que surge em pacientes com a doença, manifestando sintomas que incluem dor, diminuição da sensibilidade e parestesias, que prejudicam os nervos das mãos.

6. Herpes-zóster: Herpes-zóster trata-se da reativação do vírus Varicela zoster, o mesmo causador da catapora. Essa infecção viral acontece nos nervos da pele, provocando dor e sensação de formigamento em algum lado do corpo, podendo irradiar para as mãos, além de lesões na pele acompanhadas de coceira.

7. Fibromialgia: A fibromialgia refere-se uma síndrome não-inflamatória crônica caracterizada por fadiga e dor muscular difusa, além de outros sintomas. Pacientes com fibromialgia costumam relatar parestesias, sendo bastante comum sentirem dor nas mãos e nos pés, o que faz o diagnóstico, muitas vezes, ser confundido com formas iniciais de artrite reumatóide.

8. Esclerose múltipla: A esclerose múltipla trata-se de uma doença inflamatória, autoimune e neurológica em que o sistema imunológico afeta o Sistema Nervoso Central. Pacientes com esclerose múltipla costumam sentir dormência e formigamento tanto nas mãos quanto nos pés e na face.

9. Medicamentos: Diversas classes de medicamentos estão relacionadas a sintomas de neuropatia periférica, causando dormência e formigamento nas mãos. Dentre eles, pode-se citar: o anestésico óxido nitroso; medicamentos antiarrítmicos, como a procainamida e amiodarona; medicamentos anti-hipertensivos, como hidralazina; e imunossupressores, como a cloroquina. A reação adversa desses medicamentos é frequente também em quem faz tratamento quimioterápico, afetando aproximadamente 30% dos pacientes que recebem um dos agentes neurotóxicos.

10. Gravidez: Durante a gravidez, é comum as mulheres sentirem dormência, dor e formigamento nas mãos, principalmente quando já estão no terceiro trimestre de gestação.

Isso é provocado pela Síndrome do Túnel do Carpo, condição que ocorre quando há pressão no nervo mediano no pulso, provocando os formigamentos e dormências nos dedos, polegares, mãos e até mesmo braços. Esses sintomas geralmente desaparecem após a gestação.


Diagnóstico da parestesia nas mãos

O médico irá fazer uma série de perguntas em relação ao histórico, sintomas e hábitos do paciente, para que o sintoma de formigamento nas mãos não seja confundido com outras doenças.

medic hands

O diagnóstico é realizado através de exame físico, onde o médico geralmente toca e pressiona as mãos, bem como os braços, pernas e pés. Exames laboratoriais podem ser úteis, como hemograma, medição dos níveis de vitaminas e triagem toxicológica. 

Exames de imagem também ajudam a chegar a um diagnóstico mais preciso de formigamento nas mãos. A eletromiografia pode observar a atividade elétrica dos nervos e músculos.

A ultrassonografia é indicada para buscar as compressões e danos aos nervos. E a ressonância magnética tem como objetivo analisar com mais detalhes as áreas próximas aos nervos afetados.   

É de suma importância analisar e descobrir a causa da parestesia nas mãos, para que se defina o melhor tratamento ao paciente. 


Tratamento para parestesia nas mãos

O tratamento irá depender da causa do problema. O tratamento medicamentoso, como anti-inflamatórios não esteroides, pode ser útil para o alívio da dor e redução da inflamação, se houver.

Quando o formigamento nas mãos ocorre devido à neuropatia diabética, medicamentos antidiabéticos e anticoagulantes são recomendados.

Quando o formigamento nas mãos é causado por deficiência de vitaminas, são indicados suplementos de vitaminas B1, B6 e B12 para a recuperação das lesões nervosas. 

A fisioterapia pode ser indicada para o fortalecimento dos músculos ao redor do nervo da mão afetada. Isso é importante porque músculos fortalecidos ajudam a aliviar a compressão do tecido.

A acupuntura também é um tratamento eficaz para parestesias, pois proporciona ação analgésica, anti-inflamatória e relaxante.

Se o paciente não obtiver melhora considerável com os tratamentos conservadores e farmacológicos, em último caso, a cirurgia é indicada com o objetivo de reduzir a compressão dos nervos atingidos.


Referências

COSTA, S. R. M. R. et al. Características de pacientes com Síndrome da Fibromialgia atendidos em Hospital de Salvador-BA, Brasil. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 45, n. 2, p. 64-70. 2005.

FONTOURA, T. A. Parestesias: etiologia e abordagem clínica. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Dentária) – Universidade Católica Portuguesa, Viseu, 2013. 

JAZEBI, N. et al. HIV-related Neuropathy: pathophysiology, treatment and challenges. Journal of Neurology & Experimental Neuroscience, v. 7, n. 1, p. 15-24. 2021.

NASCIMENTO, O. J. M. et al. Neuropatia diabética. Revista Dor, v. 17, n. 1, p. 46-51. 2016. 

SILVA, A. M. F. et al. Esclerose Múltipla: duas apresentações clínicas, uma só doença!. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 9, n. 33, p. 365-370. 2014.

STAFF, N. P. et al. Peripheral Neuropathy due to vitamin deficiency, toxins and medications. Continuum, v. 20, n. 5, p. 1293-1306. 2014.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail