Purê de batata engorda? Como fazer para não engordar

O purê de batata é um prato culinário típico dos países americanos, sendo servido tanto no almoço quanto no jantar.

No entanto, existem várias formas de preparo, inclusive aquelas mais calóricas, que consequentemente podem ajudar no ganho de peso.

Todavia, a batata é um alimento natural, fonte de carboidratos de rápida absorção, portanto contribui para o fornecimento de energia.

Para entender melhor se o purê de batata pode engordar e como evitar que isso ocorra é necessário conhecer algumas informações sobre o assunto.

Análise Nutricional do Purê de Batata Clássico (100 gramas)

Fonte: TACO.

A partir da análise nutricional é possível estabelecer se o purê de batata tem potencial para engordar ou não.

Considerando o valor calórico, a receita clássica de purê de batata (que leva batata, leite integral e sal) tem um valor calórico mediano.

Pure de batata engorda 2 1

Sendo assim, pode-se afirmar que este prato pode favorecer o ganho de peso quando consumido em excesso.

Todavia, além de uma grande quantidade de carboidratos, o purê de batata também é rico em gorduras, devido ao leite integral.

Dessa forma, é um alimento saboroso, mas que deve ser consumido com atenção e em conjunto com outros alimentos saudáveis.

De maneira geral, o purê de batata tem um índice glicêmico muito alto (87), o que significa que consegue aumentar a glicose sanguínea rapidamente.

Por essa razão, o purê deve ser evitado por pessoas diabéticas ou por indivíduos que tenham síndrome metabólica.

Como deixar o purê de batata mais saudável

1- Prepare-o com leite desnatado e com poucas gorduras 

O fato de o leite desnatado não possuir gordura contribui para deixar o purê de batata mais proteico e menos “gordo”.

Além disso, você deve diminuir a quantidade de manteiga ou óleo de soja usada para temperar o purê (recomenda-se apenas meia colher de sopa).

2- Evite usar queijo parmesão ou qualquer tipo de queijo amarelo 

Muita gente tem o costume de fazer purê de batata com queijo, principalmente o parmesão. Contudo, essa prática aumentará a quantidade de sódio e gordura.

Dessa maneira, você pode usar creme de ricota no preparo ou deixar de colocar queijo na receita.

3- Utilize temperos naturais 

É possível preparar um purê de batata saboroso e cheio de ingredientes saudáveis. Basta diminuir a quantidade de leite integral pela metade.

Por sua vez, temperos naturais como alho, salsinha e cebolinha vão dar um sabor único ao prato, deixando-o mais saudável.

4- Prefira acompanhamentos saudáveis

Pure de batata engorda 4 1

Os acompanhamentos do purê podem influenciar no índice glicêmico e diminuir a hiperglicemia esperada após o consumo.

Dessa forma, pratos à base de saladas e hortaliças cruas não podem ser menosprezados, assim como proteínas magras como frango, peixes ou ovos.

5- Dependendo da situação, abra mão do purê de batata

Também é possível considerar outras formas de usar a batata, e dependendo do seu estado nutricional você pode consumi-la de outras formas.

Dentre elas está a batata frita feita na fritadeira elétrica, chips de batata assada no forno, ou até mesmo batata gratinada.

É importante saber que diabéticos jamais devem consumir dois carboidratos simples em uma mesma refeição.

Portanto, evite consumir arroz e purê de batata num mesmo prato, pois o resultado pode ser o total descontrole da doença.

Qual a quantidade máxima de purê de batata que posso comer por dia?

De início você deve saber que o purê de batata é um prato muito atraente, mas que deve ser evitado frequentemente, principalmente se a receita leva creme de leite, queijo parmesão ou outro tipo de gordura.

Não significa que você deve abandoná-lo, mas é contraindicado comer purê de batata todos os dias da semana, principalmente junto com arroz.

No geral, 4 colheres de sopa de purê de batata tradicional em uma refeição equilibrada dificilmente causarão ganho de peso.

Logo, o purê torna-se um problema apenas quando é consumido com outros alimentos não saudáveis, como frituras ou carnes ricas em gordura.

O que é mais saudável batata ou arroz?

Pure de batata engorda 3 1

Muita gente tem dúvida se é mais benéfico comer arroz branco ou batata. Nutricionalmente, a batata possui menos calorias que o arroz branco.

Enquanto 100 gramas de arroz cozido possuem 165 calorias, a mesma quantidade de batata tem apenas 80, quase a metade.

Porém, o arroz tem mais fibras, principalmente a versão integral. Além disso, quando se junta ao feijão forma uma dupla perfeita, fornecendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo.

Em compensação, a batata cozida pode ajudar na perda de peso, pois tem menor valor calórico. Entretanto, ela não fornece tantos aminoácidos quanto o arroz.

Neste caso, decidir entre a batata e o arroz pode ser uma escolha difícil. Mas, antes de fazer a escolha você deve avaliar a qualidade do seu prato.

Na prática, significa que tanto a batata quanto o arroz podem fazer parte de uma alimentação saudável.

A única diferença são os acompanhamentos dos dois alimentos, que devem preferencialmente ser saudáveis e naturais ou minimamente processados.

Pode comer purê de batata à noite?

Infelizmente, o mito de que comer carboidrato à noite engorda ainda continua a existir. Tal fato contribui para que muitas pessoas deixem de consumir esses alimentos.

O resultado é que as chances de compulsão por doces ou alimentos não saudáveis devido a privação de carboidrato só aumenta.

Nesse sentido, tenha em mente que a única atitude que pode fazer engordar a noite é exagerar no consumo calórico, ou seja, consumir uma grande quantidade de alimentos.

Na prática, significa que você pode e deve comer carboidrato à noite, contudo, deve evitar o exagero.

Assim, é mais fácil manter o peso e o risco de sobrepeso e obesidade diminuem, sobretudo, com a ajuda da atividade física.

Receita de Purê de Batata Fitness

Ingredientes

1 colher de sopa de azeite extra-virgem

100 ml de leite desnatado

4 batatas grandes

Cheiro verde a gosto

Sal 

Modo de Preparo 

Cozinhe as batatas e em seguida amasse-as com a ajuda de uma espátula ou amassador. Logo em seguida, em uma panela, acrescente o azeite e o cheiro verde em fogo baixo.

Logo após, misture as batatas e vá mexendo devagar. Por fim, adicione o leite desnatado e o sal a gosto.

Mexa até o purê de batata adquirir a consistência de creme. Sirva-o com peixe assado ou bife bovino grelhado (sugestão).

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail