Prednisona serve para dor de garganta?

dor de garganta e prednisona

Corticóides como a prednisona não são recomendados para uso rotineiro para tratar sintomas de dor de garganta.

A dor de garganta é um problema comum e é geralmente causada por uma infecção viral ou bacteriana[1]Aertgeerts B, Agoritsas T, Siemieniuk RA, Burgers J, Bekkering GE, Merglen A, van Driel M, Vermandere M, Bullens D, Okwen PM, Niño R. Corticosteroids for sore throat: a clinical practice guideline. … Continue reading

O termo médico para dor de garganta é “faringite”. 

Geralmente a faringite melhora por conta própria, sem complicações em adultos, embora seja importante saber quando procurar atendimento médico.

Sobre dor de garganta

A dor de garganta está entre as queixas mais comuns em departamentos de emergência e ambientes de atendimento ambulatorial. É a causa de cerca de 5% das consultas médicas em crianças e cerca de 2% de todas as consultas ambulatoriais em adultos.

A causa mais comum de dor de garganta é a faringite aguda causada por infecções virais autolimitadas. O tratamento da dor com paracetamol ou dipirona, ou anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) representa, portanto, a base do tratamento.

Esses medicamentos fornecem alívio limitado da dor, mas o uso prolongado e repetitivo de anti-inflamatórios podem também causar efeitos adversos como lesões gástricas e hepáticas.

A prednisona pode ter benefício clínico, associada à antibióticos para dor de garganta severa. Pode ser indicada em casos específicos, para reduzir as internações hospitalares daqueles pacientes que não conseguem engolir líquidos ou medicamentos[2]Hayward G, Thompson MJ, Perera R, Glasziou PP, Del Mar CB, Heneghan CJ. Corticosteroids as standalone or add‐on treatment for sore throat. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2012(10)..


A dor de garganta aguda é uma doença autolimitada e geralmente se resolve após 7-10 dias em adultos e 2-7 dias em crianças. A maioria das infecções é de origem viral; apenas alguns são causados por uma infecção bacteriana


Para que é usada a prednisona?

prednisona dor de garganta

A prednisona proporciona alívio para áreas inflamadas do corpo.

É usada para tratar uma série de patologias e sintomas diferentes, tais como:

A prednisona é um corticosteróide (medicamento semelhante à cortisona ou esteroide). Ele atua no sistema imunológico para ajudar a aliviar o inchaço, vermelhidão, coceira e reações alérgicas.

A prednisona é um tipo de corticosteróide que trata uma variedade de inflamações e condições relacionadas ao sistema imunológico hiperativo. 

Como a prednisona afeta o sistema imunológico, ela pode causar uma série de efeitos colaterais.


Efeitos colaterais da prednisona

Os efeitos colaterais comuns da prednisona tendem a ser leves, especialmente com doses mais baixas e uso a curto prazo. Eles podem durar de alguns dias a algumas semanas. 

Se os efeitos colaterais persistirem ou piorarem, fale com seu médico.

Os efeitos colaterais comuns da prednisona incluem:

  • Acne
  • Ganho de peso
  • Mudanças no comportamento ou humor
  • Insônia ou fadiga
  • Visão turva
  • Tontura
  • Níveis elevados de pressão arterial
  • Níveis elevados de açúcar no sangue
  • Retenção de líquidos
  • Dor de cabeça
  • Aumento do apetite
  • Náusea e/ou vômitos
  • Inquietação e incapacidade de ficar parado (acatisia)
  • Inchaço
  • Pele fina


Evidências da literatura – prednisona para dor de garganta

Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados avaliaram o uso de corticosteroides no tratamento de pacientes com dor de garganta grave, amigdalite aguda, faringite. Eles avaliaram mais de 1426 pacientes, que receberam corticosteroides como a dexametasona. A redução da dor foi maior nos pacientes tratados com corticosteroides, após 24 a 48 horas[3]Hayward G, Thompson M, Heneghan C, Perera R, Del Mar C, Glasziou P. Corticosteroids for pain relief in sore throat: systematic review and meta-analysis. Bmj. 2009 Aug 6;339..

No entanto, devido aos possíveis efeitos adversos, aos riscos de doses cumulativas e em pacientes com episódios recorrentes de dor de garganta leve ou aguda, o uso não é recomendado sem uma avaliação médica.

O relatório foi publicado em 2009 na edição online do British Medical Journal.

Este tratamento não é recomendado para uma leve dor de garganta, que desaparecerá por si só.


Quando procurar ajuda urgente

Consulte seu médico imediatamente se tiver dor de garganta junto com qualquer um dos seguintes sintomas:


Conclusão

Portanto, equilibrando nossas descobertas com os danos potenciais da prednisona, e o consenso de que a maioria das dores de garganta melhorará por conta própria, as evidências até o momento não apoiam o uso rotineiro de esteróides para pacientes com dor de garganta na atenção primária.

A prednisona também parece fornecer apenas uma melhora moderada no tempo e no grau de resolução dos sintomas. 

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Aertgeerts B, Agoritsas T, Siemieniuk RA, Burgers J, Bekkering GE, Merglen A, van Driel M, Vermandere M, Bullens D, Okwen PM, Niño R. Corticosteroids for sore throat: a clinical practice guideline. BMJ. 2017 Sep 20;358.
2 Hayward G, Thompson MJ, Perera R, Glasziou PP, Del Mar CB, Heneghan CJ. Corticosteroids as standalone or add‐on treatment for sore throat. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2012(10).
3 Hayward G, Thompson M, Heneghan C, Perera R, Del Mar C, Glasziou P. Corticosteroids for pain relief in sore throat: systematic review and meta-analysis. Bmj. 2009 Aug 6;339.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail