Bolinhas na língua – O que pode ser?

exame de lingua bolinhas na lingua

A saúde bucal não está apenas relacionada a ter os dentes brancos e limpos. Mais do que isso, é necessário prestar atenção no aspecto da nossa língua. Ou seja, qual sua coloração, se há uma camada de sujeira sobre ela ou ainda se há bolinhas.

Essas bolinhas estranhas, apesar de nem sempre serem um sinal de doença, às vezes pode ser um indício de que há algo errado.

Elas podem indicar a presença de alergias, irritações ou até infecções.

Confira abaixo o que podem ser essas bolinhas na língua.


O que pode ser bolinhas na língua?

As principais causas de bolinhas na língua, e que, geralmente, são temporárias, são:

Inflamação ou irritação das papilas gustativas

As papilas gustativas são as estruturas responsáveis pelo paladar. No entanto, alguns fatores podem inflamar ou irritar essas estruturas, como a ansiedade, o consumo de alimentos muito ácidos ou quentes, ou ainda o hábito de fumar.

Essas bolinhas acabam interferindo no paladar e podem até doer ao escovar os dentes.

Aftas

As aftas são pequenas bolinhas ulceradas planas, de coloração branca ou amarelada. Elas podem surgir em qualquer lugar da boca, incluindo a língua, e costumam ser doloridas, causando desconforto para comer e falar.

Essas bolinhas costumam surgir devido a estresse, deficiência nutricional, aumento do pH da boca ou uso de aparelhos dentários. Felizmente, as aftas costumam desaparecer dentro de 15 dias. Se esse não for o caso, procure um médico para que ele proponha o tratamento mais adequado para sua condição.

Alguns alimentos parecem desencadear as aftas, principalmente os mais ácidos como limão e abacaxi. Por isso, pacientes que apresentam aftas recorrentes, devem evitar o consumo desses alimentos.

Papilite Língual Transitória

papilite transitoria
Múltiplas pápulas eritematosas na superfície dorsal da língua. Fonte: Ann Dermatol. 2014 Jun;26(3):415-416.

A Papilite Língual Transitória causa bolinhas na língua que podem ser de coloração avermelhada, amarela ou branca. Essa doença pode ser causada pela deficiência de nutrientes, de água, ou como sintoma secundário de algum outro transtorno na região.  

Essas bolinhas na língua podem ser dolorosas e desconfortáveis.

O desconforto é comum ao falar, comer ou beber.

Além disso, algumas pessoas podem sentir uma sensação de queimação, formigamento ou coceira nesse lado da língua, que se manifesta com papilite lingual transitória.

Mesmo que eles apareçam rapidamente, eles também costumam se resolver em vários dias e geralmente não requerem tratamento.


As bolinhas na língua também podem ser um sinal de doenças mais graves, como os exemplos abaixo:

Candidíase oral

A candidíase pode atingir tanto os órgãos genitais quanto a boca. No caso da boca, ela é chamada de candidíase oral ou, popularmente, como sapinho.

A candidíase oral é causada pela proliferação do fungo Candida albicans na boca, o que leva à formação de placas brancas e ásperas nos lábios e na língua, além de vermelhidão e boca dolorida. Por conta disso, os pacientes sentem dor ao comer.

Essa doença costuma afeta mais bebês, que possuem o sistema imune ainda não desenvolvido completamente. Em adultos, os fatores de risco associados a ela são o uso de corticosteróides (incluindo inaladores para asma), sistema imunológico fraco, e diabetes.

Clamídia oral

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível, que pode afetar os órgãos genitais, o ânus ou a boca. No caso da clamídia que afeta a boca ela é chamada de clamídia oral.

As bolinhas na língua que surgem devido à infecção com clamídia não costumam doer, e são normalmente acompanhadas por outros sintomas como vermelhidão na boca, pontinhos brancos e dor de garganta.

HPV

O HPV também é uma doença sexualmente transmissível que pode causar verrugas na região genital ou feridas e bolinhas na boca.  Essas bolinhas na boca podem ser de cor branca ou avermelhada, semelhante as aftas.  

Herpes oral

Nem todo mundo infectado com herpes manifesta a doença, mas é uma doença altamente contagiosa. Por isso, ela é tão espalhada, afetando aproximadamente 95% da população brasileira.

Os sinais da doença são o aparecimento de bolhas doridas na boca, na gengiva ou na língua e que podem ser muito doloridas.

Câncer de boca

Um dos sintomas do câncer de boca também é o aparecimento de bolinhas na língua. No entanto, além de serem doloridas, essas bolinhas sangram e podem aumentar de tamanho com o tempo.

Outros sintomas da doença incluem inchaço da língua, manchas vermelhas ou brancas na garganta, gengiva ou língua e pequenas feridas superficiais. Por conta disso, o paciente afetado sente muita dor e desconforto para comer e falar.  

Tuberculose

Apesar de não ser um sintoma muito comum da doença, em alguns caso a tuberculose pode causar bolinhas na língua. A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta os pulmões.

Pacientes com tuberculose desenvolvem lesões e feridas no corpo e que, raramente, também podem atingir a língua.


Por conta das infinitas possibilidades de doenças e transtornos que podem causar bolinhas na língua, é importante estar sempre atento a condição dessa estrutura em nosso corpo.

Se essas bolinhas permanecerem por mais de quinze dias, é fundamental procurar por um médico para que seja feito o diagnóstico correto.

O médico poderá solicitar exames complementares e poderá prescrever o tratamento mais adequado para o seu caso. Lembre-se sempre de não tentar tratamentos por conta própria, pois isso pode piorar a condição das bolinhas na língua.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail