Torsilax para que serve? Serve para dor de garganta?

TORSILAX é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e que possui ação de relaxante muscular. Em sua composição, existe a associação de 4 medicamentos: carisoprodol, cafeína, diclofenaco sódico e paracetamol.

Anti-inflamatórios não esteróides podem ser usados para reduzir a inflamação e o inchaço na garganta e para aliviar a dor. AINEs comuns incluem diclofenaco (presente no torsilax), ibuprofeno, naproxeno e aspirina. Converse com seu médico antes de tomar qualquer anti-inflamatório, pois eles podem causar efeitos colaterais, incluindo problemas estomacais, zumbido nos ouvidos e danos ao fígado ou rins.


Componentes do Torsilax

  • O carisoprodol age como relaxante muscular, reduzindo indiretamente a tensão da musculatura esquelética. Também é usado para tratar o desconforto de curto prazo associado a condições musculares dolorosas, como síndrome dolorosa miofascial.
  • A cafeína estimula o sistema nervoso central, gerando um estado de alerta mental para corrigir a sonolência que o carisoprodol provoca. Além disso, a cafeína ainda possui ação contra a dor, atuando sobre a musculatura e tornando-a menos susceptível à fadiga.
  • O diclofenaco sódico é um anti-inflamatório que age também no combate a dor e no alívio de sintomas como a febre e inchaço localizados. Trata várias patologias, como dor de cabeça, dores musculares, artrite, dor nas costas, dores de dente, cólicas menstruais e ferimentos leves. Também é usado para reduzir a febre e tratar a dor associada a certas condições, como tendinites ou dores reumáticas
  • O paracetamol também possui ação analgésica e ação anti-inflamatória, atuando sinergicamente no controle da dor e da temperatura. O paracetamol é usado para aliviar a dor leve a moderada, reduzir a febre e tratar várias condições, como dores de cabeça, dores musculares, artrite, dores nas costas, dores de dente, resfriados e febres. Também é usado para reduzir a dor associada a certas condições, como osteoartrite ou artrite reumatóide.


Indicações do Torsilax

O Torsilax é indicado para o tratamento de reumatismo, que está associado a sintomas de dor e sinais inflamatórios como inchaço, calor local e limitações da mobilidade.

O reumatismo é caracterizado por um conjunto de doenças que afetam as articulações, músculos e o esqueleto.

Exemplos dessa doença incluem: lombalgia, osteoartrites, crise aguda de artrite reumatoide e outras artropatias reumáticas, bem como crise aguda de gota e estados inflamatórios agudos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos.

Além disso, esse medicamento é recomendado para processos inflamatórios graves decorrentes de quadros infecciosos.


Torsilax para dor de garganta

Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como diclofenaco (presente no Torsilax) ou analgésicos como o paracetamol (também presente no Torsilax), podem ajudar a reduzir a inflamação na garganta e aliviar a dor.

Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Eles também podem recomendar outras opções, como pastilhas ou sprays para a garganta, para ajudar a reduzir o desconforto.


Qual a dose to Torsilax?

Geralmente, a dose mínima diária recomendada de Torsilax é um comprimido a cada 12 horas, mas cabe apenas ao médico analisar individualmente cada caso clínico, adaptando a melhor dosagem e a duração de tempo do tratamento, conforme a idade do paciente e suas condições gerais.

Normalmente, o tratamento com Torsilax não pode ultrapassar 10 dias.

Os comprimidos de Torsilax devem ser ingeridos inteiros e sem mastigar, juntamente com as refeições e com auxílio de líquido.

Uma queixa muito comum entre as pessoas e que, geralmente, não é motivo de preocupação é a dor na garganta. A causa mais comum de dor na garganta está relacionada a infecção viral, decorrente de um resfriado ou gripe, ou então alguma infecção bacteriana.

Muitas vezes, na falta de um medicamento apropriado em casa para dor de garganta, algumas pessoas buscam por outros medicamentos que possam aliviar os sintomas de dor e inflamação na garganta.

Surge então a dúvida: será que Torsilax, sendo um medicamento indicado para o tratamento de reumatismo, pode ser usado para dor de garganta?

Visto que nos componentes do Torsilax há um analgésico e um anti-inflamatório, esse medicamento pode reduzir os sintomas de dor e inflamação na garganta.

O anti-inflamatório pode acalmar a dor de garganta bloqueando substâncias no corpo que ajudam a criar dor e inflamação. Muitas vezes, este medicamento de venda livre pode ajudar a aliviar febres leves, dor e inflamação.


Efeitos adversos do Torsilax

Efeito colateralDescrição
GastrointestinaisDor de estômago, dor abdominal, azia, náusea, vômito, constipação, diarreia
CardiovascularPressão alta, risco aumentado de ataque cardíaco, derrame
Sistema Nervoso CentralDor de cabeça, tontura, sonolência, insônia, confusão, depressão, ansiedade
RimLesão renal, diminuição da função renal
FígadoDano hepático, icterícia, cirrose
Reações alérgicasErupção cutânea, comichão, inchaço, urticária, dificuldade em respirar
Retenção de líquidosInchaço nos pés, tornozelos, pernas, mãos e face


Como evitar os efeitos adversos do Torsilax e anti-inflamatórios?

1. Tome a medicação prescrita e siga as instruções do médico.

2. Tome o medicamento com alimentos para reduzir o risco de dores de estômago.

3. Tome o medicamento na menor dose eficaz.

4. Evite álcool enquanto estiver tomando a medicação.

5. Beba muitos líquidos para ajudar a eliminar o medicamento do corpo.

6. Pergunte ao seu médico sobre tomar um medicamento de venda livre para ajudar a reduzir quaisquer efeitos colaterais, como um antiácido ou antidiarreico.

7. Monitore sua saúde quanto a quaisquer efeitos colaterais e comunique-os ao seu médico imediatamente.


Como saber a causa da dor de garganta?

A melhor indicação é consultar um médico para avaliar as causas dessa dor na garganta e, assim, orientar melhor quanto ao tratamento mais adequado.

Até porque, somente um médico poderá dizer se a dor na garganta é causada por infecção viral, bacteriana ou se há outra causa associada, como alergias, doença do refluxo gastroesofágico, infecção pelo HIV ou tumores.

Se a causa for bacteriana, um medicamento analgésico e anti-inflamatório por si só não resolverá, pois será necessário que o paciente trate a condição com antibióticos.

Então, como a dor de garganta pode ter causas diferentes, o tratamento irá variar conforme o diagnóstico do médico.

Os remédios mais comuns para dor na garganta são: AAS, Azitromicina, Cataflam, Diclofenaco Potássico, Flanax, Ibuprofeno, Nimesulida e Paracetamol. Apesar das diversas opções de medicamentos para essa condição, siga sempre as orientações do médico e não se automedique.


Como você viu neste artigo, o Torsilax até serve para trazer um alívio à dor na garganta, mas é melhor utilizar os medicamentos mais adequados para essa situação.

Apenas um médico poderá prescrever a medicação mais adequada de acordo com cada caso.

Além disso, existem opções mais naturais que podem aliviar a dor e a inflamação na garganta, mas alguns casos podem indicar problemas mais sérios. Na maioria dos casos, você só precisa consultar seu médico se a dor de garganta não melhorar após uma semana.

Por isso, consulte um profissional de saúde para receber o tratamento correto.


Referências

CLEVELAND CLINIC. 6 Sore Throat Remedies That Actually Work. 2022.

TORSILAX. [bula]. Anápolis: NeoQuímica. 

SMITH, C. 6 At-Home Remedies to Ease Your Sore Throat. Penn Medicine, 2022.

ZULHENDRI, F. et al. Antiviral, Antibacterial, Antifungal and Antiparasitic. Properties of Propolis: A Review. Foods, v. 10, n. 1360, p. 1-29. 2021.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail