Grávida pode tomar Nimesulida?

É sabido que mulheres, quando engravidam, precisam evitar o consumo de alguns medicamentos que podem fazer mal para o feto. Por conta disso, é fundamental que um médico seja consultado saber quais são permitidos durante essa fase e quais não são[1]Ericson A, Källén BA. Nonsteroidal anti-inflammatory drugs in early pregnancy. Reproductive toxicology. 2001 Jul 1;15(4):371-5..

Como febre e dor são sintomas muito comuns em qualquer momento da vida, o uso de medicamentos para controlar esses sintomas é frequente, como é o caso da Nimesulida. Porém, antes de consumi-lo, é necessário entender tudo sobre o fármaco.

Advertências para mulheres grávidas que tomam nimesulida
Não tome nimesulida se estiver grávida ou planejando engravidar.
A nimesulida pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação.
Consulte seu médico antes de amamentar enquanto estiver tomando nimesulida.
A nimesulida pode causar danos ao feto em desenvolvimento.
Não use nimesulida durante a gravidez, a menos que seja recomendado pelo seu médico.

Confira abaixo para que serve a Nimesulida e se mulheres grávidas podem utilizar esse medicamento.


O que é Nimesulida?

A nimesulida é um anti-inflamatório não esteróide, com ação analgésica e antipirética. Sua função é inibir a produção da enzima responsável pela produção de substâncias inflamatórias no corpo.

Por conta disso, esse medicamento é indicado para aliviar dores, inflamações e febre[2]Østensen ME, Skomsvoll JF. Anti-inflammatory pharmacotherapy during pregnancy. Expert opinion on pharmacotherapy. 2004 Mar 1;5(3):571-80..

Mecanismo de açãoDescrição
Inibição de COXA nimesulida é um anti-inflamatório não esteróide (AINE) que atua inibindo as enzimas ciclooxigenase (COX), reduzindo a síntese de prostaglandinas.
AntiinflamatórioA inibição da síntese de prostaglandinas reduz a inflamação ao diminuir a produção de mediadores pró-inflamatórios.
Alívio da dorAlém de seus efeitos anti-inflamatórios, a nimesulida também ajuda a reduzir a dor, bloqueando diretamente os caminhos da dor no cérebro.
AntipiréticoA nimesulida também é conhecida por reduzir a febre ao interferir no mecanismo de termorregulação do corpo, ajudando assim a reduzir a temperatura corporal.


nimesulida


Como é encontrado nas farmácias

Este medicamento pode ser encontrado em farmácias sob a forma de comprimidos, cápsulas, gotas, supositório ou pomada. Seu nome comercial mais comum é Nisulid e seu nome genérico é o próprio nome da substância ativa, Nimesulida.

Outros nomes comerciais comuns são Cimelide, Maxsulid, Nimesilam e Nortlid.


Para que serve a nimesulida

A Nimesulida pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, como:

Sob a forma em gel ou pomada, a Nimesulida pode ser utilizada para aliviar dores musculares, dores nos tendões ou ligamentos, que tenham sido causadas por traumatismos.


Como a Nimesiludina age no organismo?

A nimesiludina atua inibindo a enzima chamada cicloxigenase que está relacionada com a produção da prostaglandina (lipídios que são produzidos em locais de dano ou infecção tecidual). Essa substância emite sinais de que há lesões ou doenças no organismo.

Inibindo a cicloxigenase, a nimesulida consegue atuar nas áreas afetadas pela inflamação, diminuindo sensação de dor.

A Nimesulida age muito rapidamente, dentro de aproximadamente 15 minutos após a ingestão para controle da dor. Quando usado na forma de pomada ou creme, sua ação demora um pouco mais.  Já em casos de febre, a atuação demora um pouco mais, mas o efeito dura cerca de 6 horas.


Qual a diferença entre nimesulida e ibuprofeno?

Nimesulida e o ibuprofeno fazem parte do mesmo grupo de medicamentos: os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e, por isso, agem de maneira semelhante.

Contudo, a escolha entre um ou outro depende do médico, que avaliará o benefício em cada caso.


Quem não deve usar

Como qualquer outro medicamente, a Nimesulida não é recomendada para alguns grupos. Dentre eles, mulheres grávidas e lactantes não devem tomar. Isso porque o medicamento passa para o leite materno e será absorvido pelo bebê. Em altas quantidades, isso pode fazer mal a ele[3]Li DK, Liu L, Odouli R. Exposure to non-steroidal anti-inflammatory drugs during pregnancy and risk of miscarriage: population based cohort study. Bmj. 2003 Aug 14;327(7411):368..

Além disso, crianças menores de 12 anos, pacientes com úlcera no estômago, hemorragia ou sangramento no trato gastrointestinal, problemas de coagulação sanguínea, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave, pacientes com asma, rinite, insuficiência cardíaca grave, e distúrbios de coagulação graves não devem tomar este medicamento.

Pessoas que apresentem alergia a Nimesulida ou a qualquer outro componente da fórmula também não devem usar.

Advertências sobre nimesulida
Use com cautela
Pode causar danos ao fígado
Possíveis problemas gastrointestinais
Monitore a função hepática regularmente
Não use por mais de 15 dias
Não exceda a dose recomendada
Não é adequado para crianças menores de 12 anos


Efeitos colaterais da Nimesulida

Os efeitos colaterais da Nimesulida mais comuns são: diarreia, náuseas ou vômitos.

diarreia

Mais raramente, ou seja, que apareceram em menos de 1% dos pacientes sob tratamento, foram sintomas de coceira ou inchaço na pele, suor excessivo, prisão de ventre, aumento dos gases intestinais, gastrite, tonturas, vertigens ou aumento da pressão arterial.

Além disso, alguns pacientes descrevem ter apresentado sonolência após o uso da Nimesiludina. Por conta disso, não é recomendado que se opere máquinas ou dirija após tomar este medicamento.

Reações muitos raras, ou seja, que afetaram 1 a cada 10.000 incluem:

  • Urticária;
  • Edema angioneurótico;
  • Edema facial;
  • Eritema multiforme;
  • Dispepsia;
  • Estomatite;
  • Hemorragia gastrintestinal;
  • Cefaleia;
  • Outros distúrbios visuais e vertigem;
  • Falência renal;
  • Oligúria e nefrite intersticial;
  • Casos isolados de púrpura;
  • Pancitopenia;
  • Trombocitopenia;
  • Anafilaxia;
  • Hipotermia.

Lembre-se que não é recomendado se automedicar. Portanto, sempre consulte um médico para evitar que apresente algum efeito colateral ou que este medicamente interaja com algum outro que você estiver tomando.

Caso apresente qualquer um desses sintomas, seu médico deve ser informado e o uso desse medicamento suspendido.


Interações medicamentosas

Este medicamento não deve ser usado em conjunto com drogas que possam causar danos ao fígado.

Além disso, durante o tratamento com este medicamento, os pacientes devem evitar usar outros anti-inflamatórios não esteroidais, pois há risco de somação de efeitos, incluindo efeitos adversos, como a falência hepática quando utilizado no longo prazo.

Por conta disso, é fundamental que sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento, principalmente se estiver grávida ou amamentando.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Ericson A, Källén BA. Nonsteroidal anti-inflammatory drugs in early pregnancy. Reproductive toxicology. 2001 Jul 1;15(4):371-5.
2 Østensen ME, Skomsvoll JF. Anti-inflammatory pharmacotherapy during pregnancy. Expert opinion on pharmacotherapy. 2004 Mar 1;5(3):571-80.
3 Li DK, Liu L, Odouli R. Exposure to non-steroidal anti-inflammatory drugs during pregnancy and risk of miscarriage: population based cohort study. Bmj. 2003 Aug 14;327(7411):368.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail