Nimesulida serve para dores de cabeça? Saiba mais sobre o medicamento

A Nimesulida é um medicamento anti-inflamatório amplamente comercializado no Brasil, e pode ser utilizado para diferentes enfermidades.

RESUMO:
  1. A nimesulida é um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE) prescrito para tratar dores de cabeça, incluindo enxaquecas.
  2. A nimesulida também é usada para reduzir a febre, inchaço e dores articulares e musculares causadas por várias condições, como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, gota e artrite psoriática.
  3. Também tem sido usado para tratar dores musculares, cólicas menstruais e dor de dente.


A principal indicação do uso de anti-inflamatórios para dor de cabeça e enxaqueca é a redução da dor. Os anti-inflamatórios como a nimesulida são comumente usados para reduzir a dor associada aos ataques de enxaqueca. Eles também podem ser usados para ajudar a reduzir outros sintomas, como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

As dores de cabeça podem ocorrer por diferentes motivos, como devido à desidratação, por passar muito tempo sem comer, devido a inflamação causada pela sinusite, por estresse excessivo, e entre outras causas[1]Scher AI, Midgette LA, Lipton RB. Risk factors for headache chronification. Headache: The Journal of Head and Face Pain. 2008 Jan;48(1):16-25..

Dependendo do que está causando a dor, o tratamento pode ser diferente. Por exemplo, caso se trate de uma dor proveniente de uma sinusite, é necessário usar alguma medicação de ação antibiótica, uma vez que se trata de uma inflamação que não passará apenas com o uso de analgésicos convencionais.

Por outro lado, caso seja uma dor de cabeça tensional, tomar um banho quente, tentar relaxar um pouco e tomar um comprimido de alguma medicação analgésica para dor de cabeça, são medidas que podem ajudar a solucionar o caso[2]Goadsby PJ, Lipton RB, Ferrari MD. Migraine—current understanding and treatment. New England journal of medicine. 2002 Jan 24;346(4):257-70..

Levando todas as possibilidades em conta, você talvez ainda fique se perguntando qual remédio tomar e como agir da melhor forma para reduzir a sensação de dor quando sente dores de cabeça.

Por isso, neste texto vamos explicar melhor sobre o uso da Nimesulida, se ela auxilia em casos envolvendo dores de cabeça e as melhores soluções para o alívio deste tipo de dor.


Cuidado com abuso de anti-inflamatórios – cefaléia por abuso de analgésicos

O abuso de analgésicos é o uso indevido de analgésicos de venda livre ou medicamentos prescritos para a dor, como opioides, incluindo codeína, morfina, hidrocodona, oxicodona e outros. O abuso de analgésicos pode levar à dependência física e psicológica, tolerância e vício. Também pode causar efeitos colaterais graves, incluindo dependência, overdose e morte.


Para que serve a medicação Nimesulida?

para que serve nimesulida dor de cabeca

A Nimesulida é uma medicação analgésica, antipirética e um anti-inflamatório da classe dos não esteróides. E pode ter seu uso recomendado para diferentes sintomas.

Algumas das indicações mais comuns incluem:

A Nimesulida pode ser encontrada em grande parte das farmácias brasileiras, e tanto de maneira genérica, levando o nome do próprio composto, como quando comercializada por grandes farmacêuticas, com nomes como Nisulid, Cimelide, Nimesilam e entre outros.

Nimesulida serve para dor de cabeça?

De certa forma sim, mas não é uma medicação indicada para este uso. Vamos destrinchar isto um pouco mais nesta sessão.

A Nimesulida pode ser utilizada para diversos tipos de dores, incluindo dor de cabeça. Seu uso como algésico pode incluir:

Porém, mesmo podendo ser utilizada como analgésico, a Nimesulida é uma medicação prioritariamente utilizada por sua função anti inflamatória, de maneira que há outros remédios mais indicados para casos envolvendo dores de cabeça.

Outros usos associados a Nimesulida

Além da sua versão mais conhecida em formato de comprimidos, a Nimesulida pode também ser encontrada em outros tipos de formulações, como pomadas e cremes.

A Nimesulida no formato de pomadas pode também auxiliar no alívio de dores nos tendões, músculos, articulações e ligamentos.

Possíveis efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais mais relatados em relação ao uso da Nimesulida podemos citar:

  • Náusea
  • Vômitos
  • Diarreia

E de maneira mais rara, alguns outros sintomas que podem ocorrer incluem:

  • Sonolência
  • Prisão de ventre
  • Gastrite
  • Tonturas
  • Vertigens
  • Coceiras
  • Aumento da produção de suor
  • Aumento da produção de gases intestinais.

Quem não deve usar a Nimesulida (contra indicações)

indicacoes nimesulida

Não há muitas contra indicações em relação ao uso da Nimesulida, porém, há alguns grupos de pessoas que devem evitá-lo, incluindo:

  • Pessoas que possuam hipersensibilidade à Nimesulida ou a qualquer outra substância presente na composição do medicamento
  • Crianças menores de 12 anos
  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação
  • Pessoas que possuam alguma úlcera na região gástrica
  • Pessoas que possuam problemas de coagulação
  • Pessoas com insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave
  • Pessoas que tenham alguma sequela causada pelo uso excessivo de ácido acetilsalicílico.


O que usar para dores de cabeça

Mesmo a Nimesulida possuindo uma ação analgésica, e podendo ser usada para casos envolvendo dores de cabeça, há medicações mais indicadas para tal dor.

Os analgésicos como o paracetamol e a dipirona costumam ser mais indicados para estes casos, uma vez que agem ativamente inibindo a produção de substâncias no cérebro responsáveis pela sensação de dor.

O paracetamol pode ser encontrado tanto como medicação genérica como com o nome Tylenol, e alguns outros menos conhecidos.

Da mesma forma, a Dipirona pode ser comprada de maneira genérica, com o nome Novalgina, e entre outros.

Além dos métodos envolvendo medicamentos, há algumas outras ações que podem auxiliar na redução das dores, como por exemplo:

  • Analgésicos de venda livre, como ibuprofeno, aspirina ou paracetamol.
  • Descansar bastante e evitar o estresse.
  • Beber muitos líquidos.
  • Massageie as têmporas e o pescoço.
  • Aplicação de compressa fria ou quente.
  • Praticar técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação.
  • Evitar alimentos que possam desencadear dores de cabeça, como cafeína, álcool e alimentos processados.
  • Tomar um banho morno ou ducha.
  • Praticar uma boa postura.
  • Acupuntura.

Caso você sinta dores de cabeça muito intensas ou de maneira muito recorrente, pode ser interessante buscar ajuda médica, como um neurologista ou algum médico especializado em cefaléia.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Scher AI, Midgette LA, Lipton RB. Risk factors for headache chronification. Headache: The Journal of Head and Face Pain. 2008 Jan;48(1):16-25.
2 Goadsby PJ, Lipton RB, Ferrari MD. Migraine—current understanding and treatment. New England journal of medicine. 2002 Jan 24;346(4):257-70.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail