Qual o melhor anti-inflamatório para joelho?

anti inflamatorio para dor no joelho

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são usados para tratar dores agudas e crônicas, como dores musculares, entorses, dores articulares, artrite, tendinite e bursite. Os anti-inflmatórios são úteis porque ajudam a diminuir a dor, controlar o inchaço e reduzir a inflamação[1]Smith SR, Deshpande BR, Collins JE, Katz JN, Losina E. Comparative pain reduction of oral non-steroidal anti-inflammatory drugs and opioids for knee osteoarthritis: systematic analytic review. … Continue reading.

No entanto, os medicamentos anti-inflamatórios também apresentam alguns efeitos colaterais, principalmente para pessoas com fatores de risco prévios.

O que significa anti-inflamatório?

Anti-inflamatório refere-se à capacidade de um medicamento para ajudar a reduzir a dor e reações indesejadas ou anormais do sistema imunológico, reduzindo a inflamação.

Os principais tipos de anti-inflamatórios não esteroides incluem:

  • Ibuprofeno.
  • Naproxeno.
  • Diclofenaco.
  • Celecoxibe.
  • Ácido mefenâmico.
  • Etoricoxibe.
  • Indometacina.
  • Aspirina em altas doses (a aspirina em baixas doses não é normalmente considerada um AINE)


A dor no joelho devido à osteoartrite é normalmente tratada com anti-inflamatórios não esteróides. Esses medicamentos têm um efeito anti-inflamatório e analgésico. Exemplos de AINEs incluem diclofenaco, ibuprofeno, meloxican, celecoxibe e naproxeno.


Funções dos anti-inflamatórios

Os AINEs são um amplo grupo de analgésicos não opioides.

Embora suas estruturas químicas sejam diferentes, eles têm vários efeitos em comum.

Os anti-inflamatórios são importantes para tratar a dor no joelho e nas articulações porque:

  • Reduzem a inflamação e o inchaço nas articulações: os AINEs funcionam bloqueando a produção de certas substâncias químicas no corpo que causam inflamação e inchaço nas articulações.
  • Aliviam a dor e a rigidez: os AINEs reduzem os sinais de dor que são enviados ao cérebro, proporcionando alívio da dor e da rigidez.
  • Ajudam a manter a mobilidade e a função das articulações: ao reduzir a inflamação e a dor, os AINEs podem ajudar a manter a mobilidade e a função das articulações.
  • Reduzem o risco de mais danos nas articulações: ao aliviar a inflamação, a dor e a rigidez, os AINEs podem ajudar a reduzir o risco de mais danos nas articulações.



Mecanismo de ação dos anti-inflamatórios para dor no joelho

Mecanismo de ação dos AINEsComo eles funcionam para dor aguda
Inibição de Enzimas CiclooxigenaseOs AINEs trabalham para reduzir a inflamação e o inchaço bloqueando a produção de prostaglandinas, que são moléculas envolvidas na resposta inflamatória do corpo. Ao bloquear a atividade das enzimas ciclooxigenase (COX), os AINEs são capazes de reduzir a quantidade de prostaglandina produzida.
Inibição da síntese de prostaglandinasAINEs também inibem a síntese de prostaglandinas, que são moléculas envolvidas na sinalização da dor. Ao bloquear a produção de prostaglandinas, os AINEs são capazes de reduzir a quantidade de dor sentida pelo corpo.
Redução da inflamaçãoOs AINEs trabalham para reduzir a inflamação e o inchaço bloqueando a produção de prostaglandinas, que são moléculas envolvidas na resposta inflamatória do corpo. Ao bloquear a atividade das enzimas ciclooxigenase (COX), os AINEs são capazes de reduzir a quantidade de prostaglandina produzida, reduzindo assim a inflamação e o inchaço.


Para que serve anti-inflamatórios?

Os AINEs são usados para tratar:


Qual o melhor anti-inflamatório?

Os anti-inflamatórios podem ser prescritos para dores agudas e crônicas de joelho, como em casos de bursite de joelho, osteoartrite de joelho e tendinopatias.

Um estudo de revisão sistemático que avaliou mais de 190 estudos (com mais de 100,000 pacientes) avaliou e comparou o uso de várias dosagens e medicamentos para dores no joelho por osteoartrite[2]da Costa BR, Pereira TV, Saadat P, Rudnicki M, Iskander SM, Bodmer NS, Bobos P, Gao L, Kiyomoto HD, Montezuma T, Almeida MO. Effectiveness and safety of non-steroidal anti-inflammatory drugs and … Continue reading.

Segundo os autores, etoricoxib 60 mg/dia e diclofenaco 150 mg/dia parecem ser os anti-inflamatórios orais mais eficazes para dor e função em pacientes com osteoartrite. No entanto, esses tratamentos provavelmente não são apropriados para pacientes com comorbidades ou para uso prolongado devido ao leve aumento no risco de eventos adversos.

Já quanto ao uso de medicamentos tópicos (como sprays com anti-inflamatórios), segundo os autores, O diclofenaco tópico 70-81 mg/dia parece ser eficaz e geralmente mais seguro devido à exposição sistêmica reduzida e à dose mais baixa, e deve ser considerado como tratamento farmacológico de primeira linha para osteoartrite de joelho.

da Costa BR, Pereira TV, Saadat P, Rudnicki M, Iskander SM, Bodmer NS, Bobos P, Gao L, Kiyomoto HD, Montezuma T, Almeida MO. Effectiveness and safety of non-steroidal anti-inflammatory drugs and opioid treatment for knee and hip osteoarthritis: network meta-analysis. bmj. 2021 Oct 12;375.


Por quanto tempo devo usar um anti-inflamatório?

Não use um AINE de venda livre continuamente por mais de três dias para febre e 10 dias para dor, a menos que seu médico diga que está tudo bem.

Os AINEs funcionam bem no alívio da dor, mas são utilizados em dores agudas ou com uso restrito a poucos dias.



Quais são os riscos de usar anti-inflamatórios?

Efeitos adversos comuns incluem dores de estômago, azia, náusea, diarréia, úlceras e sangramento.

O risco de problemas gastrointestinais é maior para pessoas que tomam AINEs com frequência ou em altas doses, pessoas com mais de 65 anos, histórico de úlceras estomacais ou que tomam anticoagulantes ou corticosteroides.

Outros efeitos colaterais dos AINEs incluem:

  • Tontura.
  • Problemas com equilíbrio.
  • Dificuldade de concentração.
  • Dores de cabeça.


Como posso reduzir os efeitos colaterais dos AINEs?

Você pode diminuir os efeitos colaterais do estômago tomando anti-inflamatórios com alimentos, leite ou um medicamento que bloqueia a produção de ácido (antiácido).

Beber álcool ao tomar AINEs pode aumentar o risco de hemorragia interna (epigastralgia).


Em caso de persistência dos sintomas, procure seu médico.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Smith SR, Deshpande BR, Collins JE, Katz JN, Losina E. Comparative pain reduction of oral non-steroidal anti-inflammatory drugs and opioids for knee osteoarthritis: systematic analytic review. Osteoarthritis and cartilage. 2016 Jun 1;24(6):962-72.
2 da Costa BR, Pereira TV, Saadat P, Rudnicki M, Iskander SM, Bodmer NS, Bobos P, Gao L, Kiyomoto HD, Montezuma T, Almeida MO. Effectiveness and safety of non-steroidal anti-inflammatory drugs and opioid treatment for knee and hip osteoarthritis: network meta-analysis. bmj. 2021 Oct 12;375.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail