Dry Needling – Agulhamento a seco – O que é?

dry needling para dor muscular

O agulhamento a seco (ou dry needling, em inglês) refere-se a um procedimento no qual uma agulha fina é inserida na pele e no músculo em um local de dor miofascial. A agulha pode ser movida para cima e para baixo, girada e/ou deixada no lugar por até 30 minutos. A intenção é estimular pontos-gatilho miofasciais subjacentes, músculos e tecidos conjuntivos para controlar a dor miofascial[1]Cagnie B, Castelein B, Pollie F, Steelant L, Verhoeyen H, Cools A. Evidence for the use of ischemic compression and dry needling in the management of trigger points of the upper trapezius in patients … Continue reading

O agulhamento seco pode ser realizado com agulhas de acupuntura, sendo realizado sem a injeção de medicamentos (por exemplo, anestésicos, corticosteróides). O agulhamento seco é proposto para tratar disfunções no músculo esquelético, fáscia e tecido conjuntivo; diminuir a dor periférica persistente e reduzir as deficiências da estrutura e função do corpo[2]Cagnie B, Dewitte V, Barbe T, Timmermans F, Delrue N, Meeus M. Physiologic effects of dry needling. Current pain and headache reports. 2013 Aug;17(8):1-8..

A base fisiológica para agulhamento seco depende do tecido alvo e dos objetivos do tratamento. Os alvos mais estudados são os pontos-gatilho.

Do ponto de vista da ciência da dor, os pontos-gatilho são fontes constantes de entrada nociceptiva periférica levando à sensibilização periférica e central. O agulhamento seco não apenas reverte alguns aspectos da sensibilização central, como reduz a dor local e referida, melhora a amplitude de movimento e o padrão de ativação muscular e altera o ambiente químico dos pontos-gatilho[3]Dommerholt J. Dry needling—peripheral and central considerations. Journal of Manual & Manipulative Therapy. 2011 Nov 1;19(4):223-7..


A dor do ponto-gatilho miofascial é definida como “dor decorrente de um ou mais pontos-gatilho miofasciais, pontos hiperirritáveis ​​no músculo esquelético associados a nódulos palpáveis ​​hipersensíveis em bandas tensas”.


O que é Dor Miofascial?

dor miofascial

Clinicamente, a síndrome dolorosa miofascial inclui qualquer fenômeno de dor devido à ativação de pontos-gatilho latentes como consequência de certas condições patológicas, incluindo tensão muscular repetitiva crônica menor, má postura, doenças sistêmicas ou lesões neuromusculoesqueléticas (como entorse, distensão, bursite, entesopatia, artrite, e lesão do disco vertebral).

Normalmente, os pontos-gatilho são dolorosos à compressão e podem causar dor e/ou sensibilidade referida, bem como fenômenos autonômicos (sudorese localizada, vasoconstrição ou vasodilatação e atividade pilomotora).

Estima-se que a dor miofascial seja responsável por 30-85% dos pacientes que se apresentam a um serviço de atenção primária ou clínica de dor com queixa de dor.



Causas comuns de dor miofascial

Causas
Lesão ou trauma
Esforço repetitivo ou uso excessivo
Stress
Má postura
Estilo de vida – sedentarismo
Stress emocional



Pontos-gatilho ativos e latentes – Qual a diferença e importância?

o que e ponto gatilho

Um paciente com dor miofascial pode ter pontos-gatilho latentes e ativos.

  • Pontos-gatilho latentes podem ser identificados na maioria dos músculos esqueléticos normais de adultos e são sensíveis, mas não dolorosos espontaneamente.
  • Pontos-gatilho ativos são dolorosos espontaneamente ou em resposta ao movimento do músculo envolvido[4]Unverzagt C, Berglund K, Thomas JJ. Dry needling for myofascial trigger point pain: a clinical commentary. International journal of sports physical therapy. 2015 Jun;10(3):402..

Na observação clínica, se um pontos-gatilho latente não for tratado adequadamente ou a lesão patológica subjacente associada não for eliminada, ele pode ser ativado para se tornar um pontos-gatilho ativo, ou a região da dor pode se expandir para outras regiões e desenvolver outros pontos-gatilho ativos.


Tabela – Causas e fatores para geração e manutenção de pontos-gatilho

Fatores precipitantes e perpetuantes de pontos-gatilho miofasciais

Categoria do MecanismoMecanismos EspecíficosExemplos Clínicos
TraumaMacrotraumaContusões, entorses, distensões
MicrotraumaSobrecarga repetitiva crônica
MecânicaFatores internosMá postura, escoliose
Fatores externosMá ergonomia
DegeneraçãoArticularOsteoartrite, com perda associada de flexibilidade miofascial
Compressão da raiz nervosaRaiz nervosaSensibilização do segmento espinhal e músculos associados
Emocional e psicológicoAnsiedade, aumento da produção simpática, privação do sonoTensão muscular, fadiga, diminuição do limiar miofascial
Endócrino e metabólicoTireóide e estrogênio InsuficiênciasPodem originar ou perpetuar a dor miofascial
NutricionalInsuficiências de vitaminas e mineraisPodem originar ou perpetuar a dor miofascial
InfecçãoVírus ou parasitaPodem perpetuar a dor miofascial
RespiratóriaHipocapniaPode levar a uma diminuição da oxigenação o sistema miofascial devido ao efeito Bohr, causando inflamação miofascial
Adaptado de: Unverzagt C, Berglund K, Thomas JJ. Dry needling for myofascial trigger point pain: a clinical commentary. International journal of sports physical therapy. 2015 Jun;10(3):402.

 

Indicações de dry needling

indicacoes dry needling
IndicaçãoExplicação
Síndrome Dolorosa MiofascialO agulhamento seco é usado para tratar a síndrome da dor miofascial, que é uma condição caracterizada por dor muscular crônica e rigidez.
Espasmo muscularO agulhamento seco pode ser usado para ajudar a reduzir os espasmos musculares, que ocorrem quando os músculos se contraem involuntariamente.
Liberação do ponto de gatilhoO agulhamento seco pode ser usado para liberar pontos-gatilho, que são áreas de tensão muscular que são dolorosas quando pressionadas.
TendiniteO agulhamento seco pode ser usado para tratar a tendinite, que é a inflamação do tendão devido ao uso excessivo ou lesão.
Dor no pescoçoO agulhamento seco pode ser usado para ajudar a reduzir a dor no pescoço devido a rigidez ou espasmos musculares cervicais, como do trapézio, elevador da escápula e escalenos.
Dor nas costasO agulhamento seco pode ser usado para ajudar a reduzir a dor nas costas devido a rigidez ou espasmos musculares.
Dores de cabeçaO agulhamento seco pode ser usado para ajudar a reduzir dores de cabeça devido a rigidez muscular ou pontos-gatilho da região da face e pescoço.


Dry needling para dor

Infiltracao de Ponto Gatilho 1

A estratégia mais importante na terapia da dor miofascial é o tratamento da lesão etiológica subjacente que causa a ativação dos pontos-gatilho[5]Liu L, Huang QM, Liu QG, Thitham N, Li LH, Ma YT, Zhao JM. Evidence for dry needling in the management of myofascial trigger points associated with low back pain: a systematic review and … Continue reading.

O tratamento conservador, como anti-inflamatório não esteroidal sistêmico (AINE) apropriado ou gel ou adesivo local de AINE, termoterapia, terapia manual e outras modalidades físicas, deve ser realizado antes de terapia mais agressiva, como injeção local de esteroides, injeção na articulação facetária espinhal, injeção de pontos-gatilho, agulhamento seco ou acupuntura, especialmente para lesões agudas ou lesões leves.

Diversas intervenções são propostas para o tratamento de pontos-gatilho, sendo o agulhamento seco uma das mais utilizadas.

O agulhamento seco refere-se à inserção de uma agulha filiforme sólida em um PG sem a introdução de qualquer substância. Além disso, o agulhamento seco também pode ser combinado com a corrente elétrica, fornecendo outras modalidades, como o agulhamento seco elétrico ou a eletrólise percutânea.

A aplicação do agulhamento seco do ponto-gatilho consegue reduzir a excitabilidade do sistema nervoso central, reduzindo a nocicepção periférica associada ao ponto-gatilho, reduzindo a atividade do neurônio do corno dorsal e modulando áreas do tronco encefálico relacionadas à dor.

Acredita-se que o agulhamento seco profundo inativa os pontos-gatilho, provocando a contração e o relaxamento subsequente da banda tensa por meio de um reflexo da medula espinhal. 

Essa resposta de contração local é definida como uma contração transitória visível ou palpável, ou ondulações do músculo e tem sido associada ao alívio da atividade elétrica espontânea; redução de vários produtos químicos nociceptivos, inflamatórios e relacionados ao sistema imunológico; e relaxamento da banda tensa. 

Acredita-se que o agulhamento seco profundo dos pontos-gatilho reduz a dor local e referida, melhora a amplitude de movimento e diminui a irritabilidade do ponto-gatilho.


Efeitos do agulhamento seco no fluxo sanguíneo local

Contraturas sustentadas de bandas musculares tensas, podem causar isquemia local e hipóxia no núcleo dos pontos-gatilho miofasciais. Diferentes estudos demonstraram que o agulhamento pode aumentar o fluxo sanguíneo muscular e a oxigenação.

O dry needling promove a liberação de substâncias vasoativas, como CGRP e SP que, ao ativar as fibras Aδ e C via reflexo axonal, leva à vasodilatação em pequenos vasos e aumento do fluxo sanguíneo.


O agulhamento a seco pode ajudar na tendinite

Os tendões geralmente têm um suprimento sanguíneo ruim, e é por isso que são vulneráveis ​​ao comprometimento vascular em áreas específicas. Há evidências substanciais de que o tratamento com agulhamento seco para tendinopatia é benéfico. Alguns estudos sugerem que essa terapia mencionada anteriormente pode ajudar nas lesões relacionadas à origem do extensor comum do punho, tendão patelar, manguito rotador e tendões ao redor do trocanter maior. 


Fisioterapia combinada com agulhamento seco

agulhamento seco

A combinação de fisioterapia com agulhamento seco é a melhor maneira de tratar a tendinite, reduzir e aliviar a dor e se recuperar de uma lesão no tendão. Em primeiro lugar, a fisioterapia visa melhorar a força dos músculos afetados pela tendinite relacionada. Isso é seguido pela restauração da função primária na articulação.

A redução da dor ocorrerá após algumas sessões de dry needling seco e fisioterapia. A liberação miofascial (terapia manual) também pode otimizar os resultados.

Os músculos se contraem e relaxam quando um praticante atinge os pontos-gatilho. A inserção e remoção da agulha produz um efeito estimulante dentro do músculo. Além disso, o resultado é o alívio muscular imediato da tensão e pressão. Por fim, a dor e a inflamação são eliminadas ou bastante reduzidas.


Dor induzida pós-agulhamento – riscos do agulhamento seco

A dor pós-agulhamento é provavelmente o evento adverso menor mais comum e pode estar associado à possível relutância em receber mais terapia com agulha, gerando insatisfação do paciente e redução na adesão ao tratamento.


Outros efeitos adversos do agulhamento seco

Na maioria das vezes, o agulhamento seco não tem efeitos colaterais graves. No entanto, existem alguns leves que as pessoas podem experimentar[6]Boyce D, Wempe H, Campbell C, Fuehne S, Zylstra E, Smith G, Wingard C, Jones R. Adverse events associated with therapeutic dry needling. International Journal of Sports Physical Therapy. 2020 … Continue reading

Aqui estão alguns dos efeitos colaterais do agulhamento seco:

  • Hematomas ou sangramento – Esses dois ocorrem no local da inserção.
  • Desmaio – Mais provável de afetar homens atléticos, indivíduos mais velhos ou mais fracos, mulheres de meia-idade e pessoas desidratadas. 
  • Fadiga e cansaço – Raros, mas algumas pessoas podem experimentá-los.
  • Reações cutâneas – As reações são na forma de pequenas manchas vermelhas.


Tabela: Efeitos adversos do procedimento

Efeito adversoExplicação
Dor localA dor no local da inserção da agulha é o efeito colateral mais comum do dry needling e geralmente desaparece em alguns dias.
HematomasPodem ocorrer hematomas no local da injeção e geralmente são temporários.
InfecçãoA infecção é um efeito colateral raro, mas possível, do agulhamento seco. É importante seguir os procedimentos de higiene adequados ao realizar agulhamento seco.
Lesão do nervoA lesão do nervo é um efeito colateral raro, mas possível, do agulhamento seco. É importante usar a técnica adequada ao realizar agulhamento seco para reduzir o risco de lesão do nervo.
DesmaioDesmaio ou sensação de tontura é um efeito colateral raro, mas possível, do agulhamento seco. É importante manter-se hidratado e fazer pausas conforme necessário ao realizar agulhamento a seco.



Evidências

Uma revisão sistemática e meta-análise de Gattie et al.[7]Gattie E, Cleland JA, Snodgrass S. The Effectiveness of Trigger Point Dry Needling for Musculoskeletal Conditions by Physical Therapists: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Orthop Sports Phys … Continue reading encontrou que o agulhamento seco é mais eficaz para reduzir a dor e melhorar o limiar de pressão da dor com condições musculoesqueléticas, do que o tratamento sham ou nenhum tratamento.

dry needling estudo

Outro estudo, realizado por Hernández-Secorún e colaboradores, teve como objetivo avaliar a efetividade da acupuntura a seco na melhora da dor crônica no pescoço e capacidade funcional, em comparação com outras técnicas fisioterapêuticas.

Foram incluídos ensaios clínicos randomizados em que pelo menos um dos grupos recebeu agulhamento seco como tratamento para dor crônica no pescoço. Ao todo, foram selecionados 14 estudos para análise qualitativa e 13 para análise quantitativa. A qualidade metodológica da maioria dos estudos foi considerada alta. Os desfechos analisados foram intensidade da dor e incapacidade funcional em curto, médio e longo prazo.

Algumas das principais conclusões sobre a efetividade da acupuntura a seco (dry needling) em comparação com outras técnicas para pacientes com dor crônica no pescoço são:

  • A curto prazo (imediatamente após o tratamento até 1 mês), o agulhamento seco mostrou ser mais efetiva na redução da dor quando comparada com alongamento, terapia manual, liberação miofascial e eletroterapia (TENS + ultrassom).
  • A médio prazo (1 a 3 meses), o dry needling apresentou melhores resultados tanto para dor quanto para capacidade funcional na maioria dos estudos, com exceção quando comparada à técnica da agulha miniescalpo, que se mostrou mais efetiva.
  • Em longo prazo (>3 meses), os resultados foram contraditórios. Alguns estudos mostraram benefícios significativos da acupuntura a seco, enquanto outros mostraram melhores resultados com alongamento, terapia manual e exercícios quando comparados à técnica.
  • Em relação a variáveis secundárias como limiar de dor à pressão, houve melhora com a acupuntura a seco nos intervalos de curto e médio prazo.
  • Não foram relatados efeitos adversos graves com a técnica de acupuntura a seco em nenhum dos estudos.


Dry needling x acupuntura – existe diferença?

Os mecanismos de ação do dry needling na desativação dos pontos-gatilho ainda não são bem compreendidos, e muito do nosso entendimento atual dos efeitos sistêmicos do dry needling é derivado da literatura sobre acupuntura.

Existem semelhanças e diferenças entre acupuntura e agulhamento seco, inclusive nas filosofias subjacentes e modelos de explicação, bem como nos detalhes técnicos dos procedimentos.

Acredita-se que o agulhamento seco seja mais eficaz quando provoca uma resposta de contração local.

Os resultados clínicos mostraram que a estimulação profunda tem um efeito analgésico melhor do que a estimulação superficial, e que a profundidade da penetração da agulha é importante para o alívio da dor muscular.

Os efeitos potenciais do dry needling na fisiopatologia dos pontos-gatilho miofasciais serão revisados em referência a bandas tensas, isquemia local e hipóxia, sensibilização periférica e central.


Conclusão

O agulhamento seco é uma modalidade de tratamento relativamente nova usada em dor miofascial e outras condições musculoesqueléticas comuns observadas em atletas.

O agulhamento a seco é um procedimento seguro, barato, minimamente invasivo e de baixo risco.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Cagnie B, Castelein B, Pollie F, Steelant L, Verhoeyen H, Cools A. Evidence for the use of ischemic compression and dry needling in the management of trigger points of the upper trapezius in patients with neck pain: a systematic review. American journal of physical medicine & rehabilitation. 2015 Jul 1;94(7):573-83.
2 Cagnie B, Dewitte V, Barbe T, Timmermans F, Delrue N, Meeus M. Physiologic effects of dry needling. Current pain and headache reports. 2013 Aug;17(8):1-8.
3 Dommerholt J. Dry needling—peripheral and central considerations. Journal of Manual & Manipulative Therapy. 2011 Nov 1;19(4):223-7.
4 Unverzagt C, Berglund K, Thomas JJ. Dry needling for myofascial trigger point pain: a clinical commentary. International journal of sports physical therapy. 2015 Jun;10(3):402.
5 Liu L, Huang QM, Liu QG, Thitham N, Li LH, Ma YT, Zhao JM. Evidence for dry needling in the management of myofascial trigger points associated with low back pain: a systematic review and meta-analysis. Archives of physical medicine and rehabilitation. 2018 Jan 1;99(1):144-52.
6 Boyce D, Wempe H, Campbell C, Fuehne S, Zylstra E, Smith G, Wingard C, Jones R. Adverse events associated with therapeutic dry needling. International Journal of Sports Physical Therapy. 2020 Feb;15(1):103.
7 Gattie E, Cleland JA, Snodgrass S. The Effectiveness of Trigger Point Dry Needling for Musculoskeletal Conditions by Physical Therapists: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Orthop Sports Phys Ther. 2017;47(3):133-149. doi:10.2519/jospt.2017.7096

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail