A dor nas mãos pode acontecer por vários motivos, desde acidentes até condições que estão em andamento. Muitas vezes, pode ser tratado para que seus sintomas diminuam.
Suas mãos são estruturas complexas que você confia pesadamente em executar as tarefas diárias. Para ambas estas razões, pode vir como nenhuma surpresa que há uma variedade de maneira que a dor pode ocorrer.
Dor de mão pode resultar de um número de diferentes condições físicas, bem como lesões envolvendo a mão, como entorses ou fraturas[1]Andréu JL, Otón T, Silva-Fernández L, Sanz J. Hand pain other than carpal tunnel syndrome (CTS): the role of occupational factors. Best Practice & Research Clinical Rheumatology. 2011 Feb … Continue reading.
Tapetes no banheiro, pisos escorregadios e molhados são situações que podem levar a escorregões e quedas. Cair com a mão estendida é uma causa comum de lesão na mão e punho.
Este artigo analisa algumas das causas mais comuns de dor nas mãos.
POR QUE A DOR DE MÃO É UM PROBLEMA COMUM?
Suas mãos são constituídas por diferentes partes em movimento.
Existem 27 ossos, mais de 120 ligamentos, 29 articulações, 48 nervos e 17 músculos em cada mão. Isso não conta os músculos do antebraço, que controlam os dedos, e os tendões que lhes são inerentes.
Este complexo sistema fornece a ampla gama de movimentos, funcionalidade que suas mãos são capazes de fazer. No entanto, o grande número de peças móveis significa que também há muitas oportunidades para a lesão e disfunção.
Desde que você confia em suas mãos em uma base diária, isto faz com que a fonte subjacente de sua dor de mão e receber tratamento adequado é muito importante para manter a sua rotina diária.
QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DE DOR MÃO?
Das pontas dos seus dedos para a base de suas palmas, aos pulsos e até nos seus braços, há muitos lugares que algo pode dar errado e causar dor.
Algumas das causas de dor de mão comuns incluem o seguinte:
1. Síndrome do túnel do carpo
O túnel do carpo é uma abertura reduzida através dos ossos do carpo — os ossos que compõem seu pulso e a base da sua mão[2]Viera AJ. Management of carpal tunnel syndrome. American family physician. 2003 Jul 15;68(2):265-72..
Ele fornece um caminho para os tendões que controlam os dedos e para o nervo mediano, que fornece o sentimento e função para o polegar, índice e os dedos do meio.
Muitas vezes a dor é pior à noite do que durante o dia. A síndrome do túnel do carpo também pode causar:
- Fraqueza
- Formigamento
- Dormência
2. Fraturas da mão e dos dedos
Fraturas podem ter qualquer número de causas, com uma causa comum, sendo uma queda sobre o braço estendido. Fraturas podem ser óbvias — você pode ter dor e inchaço no local da lesão ou o osso pode ser visivelmente deformado[3]LaStayo PC, Winters KM, Hardy M. Fracture healing: bone healing, fracture management, and current concepts related to the hand. Journal of Hand Therapy. 2003 Apr 1;16(2):81-93..
Em outros casos, como uma fratura do escafóide, você pode não perceber que ocorreu uma fratura. Uma fratura do escafóide provoca dor e inchaço na base do polegar e é muitas vezes confundida com uma entorse.
Além da dor, após uma fratura você pode ter:
- Rigidez
- Inchaço
- Perda de movimento
3. Dedo em gatilho
Seus dedos funcionam como um conjunto de cordas e roldanas. Tendões (as cordas) deslizam através de uma série de bainhas tendinosas (polias) nas articulações[4]akkouk AH, Oetgen ME, Swigart CR, Dodds SD. Trigger finger: etiology, evaluation, and treatment. Current Reviews in Musculoskeletal Medicine. 2008 Jun;1(2):92-6..
No dedo em gatilho, o tendão se desenvolve um nódulo ou área espessada, que impede que ele corre livremente através da bainha do tendão.
Seu dedo “travará” em um certo ponto quando você tentar endireitá-lo.
4. Artrite da mão
Todas as juntas e articulações são suscetíveis à artrite, incluindo as articulações da mão.
Na osteoartrite, corrói a cartilagem lisa, cobrindo as extremidades dos ossos da articulação, eventualmente deixando o osso ralar no osso e causando dor.
5. Artrite reumatóide na mão
Artrite reumatóide é uma doença auto-imune que afetam as articulações e geralmente ataca as mãos. Causa dor e inflamação das articulações[5]Wessel J. The effectiveness of hand exercises for persons with rheumatoid arthritis: a systematic review. Journal of Hand Therapy. 2004 Apr 1;17(2):174-80..
A artrite reumatóide geralmente afeta as pequenas articulações dos pulsos, mãos e dedos. Geralmente afeta as mesmas articulações em ambos os lados do corpo. Por exemplo, se a artrite afeta as articulações dos dedos de uma mão, é provável que também afete as articulações dos dedos da outra mão.
Sintomas incluem:
Inchaço nas articulações dos dedos e pulso – A artrite reumatóide desencadeia uma resposta inflamatória que resulta em um acúmulo de líquido sinovial, bem como um espessamento do tecido articular nos dedos, polegares e pulsos. As articulações inchadas podem ficar sensíveis ao toque.
6. Tenossinovite de Quervain
Semelhante ao dedo do gatilho, a tenossinovite de quervain é uma condição que torna difícil para o tendão na base do polegar para deslizar através de sua bainha de tendão.
Ao contrário do dedo no gatilho, essa condição afeta somente o polegar e é a bainha do tendão que está inflamada, ao invés do tendão em si. Tenossinovite de Quervain pode fazer movimentos de punho e mão envolvendo o polegar doloroso e difícil de executar.
7. Cistos no gânglio
Estes cistos são pequenos, cheias de líquido protuberâncias que se formam na parte de baixo de seus punhos ou mãos.
Eles ocorrem mais frequentemente ao longo dos tendões ou nas articulações, e embora eles sejam inofensivos, se eles são grandes ou estão na posição errada, eles podem exercer pressão sobre um nervo e causar dor de mão.
8. Entorse de ligamentos
Os ligamentos são os tecidos conjuntivos grossos, duros que conecta dois ossos para formar uma articulação. Sua mão e pulso contêm muitos ligamentos, e qualquer um deles pode sustentar uma lesão. Uma entorse é o que chamamos de uma lesão de um ligamento.
Os sintomas de uma entorse da mão ou do dedo incluem:
- Dor
- Inchaço
- Contusão
- Movimento limitado
- Som de “estalo” na articulação no momento da lesão
9. Neuropatia diabética
Açúcar elevado (glicemia elevada) persistente no sangue pode causar neuropatia diabética, que danifica os nervos que enviam sinais de suas mãos e pés.
A neuropatia diabética pode causar dormência ou formigamento nos dedos das mãos, dedos dos pés, e também nas mãos e pés.
Outro sintoma é uma dor ardente, aguda ou dolorida (dor no nervo diabético).
Quando consultar um médico
Você deve procurar um médico para dor intensa, persistente ou recorrente nas mãos, ou pulsos, ou dor que:
- não melhora com tratamento em casa
- fica cada vez pior
- não responde ao tratamento que um médico recomenda
- pode ser devido a uma queda ou outra lesão
- ocorre com outros sintomas, como dor no braço, febre ou exaustão
Tratamentos para dor na mão
Se não forem tratados, os sintomas persistentes de dor nas mãos podem necessitar de intervenções mais invasivas, como a cirurgia.
Por outro lado, dores menores podem ser tratadas em casa. O alívio da dor pode ser possível, mas a causa subjacente pode ser algo que requer atenção de um médico.
Alguns dos tratamentos para a dor de mão podem ser feitos incluem:
- Injeções de cortisona (corticoesteroide)
- Medicamentos anti-inflamatórios
- Medicamentos Analgésicos
- Laser
- Tratamento por Ondas de Choque
- Acupuntura
- Terapia física
- TENS
- Órteses para antebraço, punho e dedos
Referências Bibliográficas
↑1 | Andréu JL, Otón T, Silva-Fernández L, Sanz J. Hand pain other than carpal tunnel syndrome (CTS): the role of occupational factors. Best Practice & Research Clinical Rheumatology. 2011 Feb 1;25(1):31-42. |
---|---|
↑2 | Viera AJ. Management of carpal tunnel syndrome. American family physician. 2003 Jul 15;68(2):265-72. |
↑3 | LaStayo PC, Winters KM, Hardy M. Fracture healing: bone healing, fracture management, and current concepts related to the hand. Journal of Hand Therapy. 2003 Apr 1;16(2):81-93. |
↑4 | akkouk AH, Oetgen ME, Swigart CR, Dodds SD. Trigger finger: etiology, evaluation, and treatment. Current Reviews in Musculoskeletal Medicine. 2008 Jun;1(2):92-6. |
↑5 | Wessel J. The effectiveness of hand exercises for persons with rheumatoid arthritis: a systematic review. Journal of Hand Therapy. 2004 Apr 1;17(2):174-80. |