Cisto sinovial – O que é? Como tratar cisto no punho e mão?

Cisto Sinovial Mao

Identificado como um caroço de consistência mole e elástica, localizado próximo a alguma articulação, o cisto sinovial é uma condição clínica cujas causas não são plenamente compreendidas.

Mas como pode ser desconfortável e esteticamente incômodo o mais indicado é que se faça um tratamento para eliminá-lo.


O que é cisto sinovial?

Cisto Sinovial na Mao
A localização mais comum de um cisto sinovial é na parte de trás do pulso.


Um cisto sinovial é um tumor benigno que pode estar localizado próximo a qualquer articulação flexível do corpo como joelhos, ombros, cotovelos, punhos e dedos das mãos. Porém, é mais comum que surja nos punhos, principalmente na área dorsal.

No joelho, especificamente, ele é identificado como Cisto de Baker, o qual surge na região posterior da articulação e quando sintomático gera comprometimento dos movimentos do paciente, como caminhar por exemplo.

Mas sobre a formação desses cistos, de maneira geral, ela ocorre a partir do extravasamento do líquido sinovial da articulação relacionada, com consequente formação de uma bolsa de consistência gelatinosa e atinge até 3 cm de diâmetro.

Os motivos que levam a esse extravasamento, entretanto, não são plenamente compreendidos. Mas normalmente há uma produção excessiva do líquido o que acaba favorecendo a liberação do mesmo.

Em relação ao surgimento dos nódulos destacamos também que ele pode ser súbito ou gradual e não é incomum que desapareça espontaneamente. Porém, vale ressaltar que são comuns as recidivas relacionadas aos cistos sinoviais.

E, embora diversas vezes eles sejam assintomáticos, quando acompanhados de dor e de redução da mobilidade é ideal buscar ajuda médica para realizar uma intervenção adequada e amenizar os desconfortos decorrentes da sua presença.


Um cisto sinovial é uma bolsa inchada de líquido gelatinoso que se desenvolve perto da articulação do punho. Esta condição não é grave, sendo causada pela distensão da articulação do punho


Causas comuns

Cisto Sinovial no Punho
Cisto Sinovial no Punho


Os motivos que levam ao extravasamento do líquido sinovial e a consequente formação do nódulo não são claramente compreendidos, porém discute-se a relação com traumas e lesões por esforço repetitivo ou até mesmo com doenças reumatológicas.

Neste último caso citamos o cisto de baker como um exemplo, pois sabe-se que há uma associação entre esse tipo de nódulo e a artrose do joelho ou a artrite reumatoide.

Mas enfim, como nem sempre os pacientes apresentam as causas citadas acima uma outra possibilidade é a existência prévia de uma malformação articular congênita, o que pode ocorrer em qualquer articulação.

Destacamos ainda que essa ocorrência clínica pode acometer qualquer indivíduo, independente de faixa etária e até mesmo das atividades cotidianas que realiza.


Diagnóstico de cisto sinovial

Cisto Sinovial Mão

Para fazer o diagnóstico do cisto sinovial deve-se ir a uma consulta médica na qual o clínico analisa tanto as características físicas observáveis e palpáveis do nódulo, como os sintomas relatados pelo paciente. O histórico do mesmo é importante também.

Vale ressaltar que são indicativos dessa condição: uma massa arredondada próxima a uma articulação, com margens delimitadas e de consistência firme, a qual sob a incidência de luz fica translúcida, o que permite identificar seu conteúdo interno líquido.

Além do exame físico, caso o médico queira descartar doenças associadas, ele pode pedir ultrassonografia e/ou ressonância magnética.

Estes exames são úteis, inclusive, para identificar a origem do nódulo e o seu conteúdo interno em mais detalhes.

Finalmente, como em muitos casos o cisto sinovial é bastante pequeno e assintomático, não é incomum ser diagnosticado por causa da realização dos exames de imagem citados acima quando o clínico busca confirmar alguma outra patologia do paciente.


O inchaço pode ser pequeno, pouco visível, mas doloroso quando o pulso é movido. Ou pode ser grande, feio e completamente indolor. Existem várias formas de cisto, mas o inchaço geralmente é redondo, compacto e de consistência dura. Às vezes, os cistos podem se mover.


Sintomas do cisto sinovial

Em geral o principal sintoma identificado pelo paciente quando acometido por um cisto sinovial é um caroço que ao toque apresenta uma consistência elástica e sem alterações na coloração da pele de sua superfície.

Mas para que isto ocorra o nódulo precisa ter um tamanho mínimo e ressaltamos que tal fato não acontece em inúmeras situações nas quais esses cistos estão presentes no corpo do indivíduo. Ou seja, muitas vezes eles são visualmente assintomáticos.

Sobre o tamanho do caroço, ele costuma atingir até 3 cm de diâmetro e mesmo quando não é visualizado pode apresentar sinais associados, dependendo de sua localização.

Sempre que ocorre próximo a um nervo ou tendão e comprime os mesmos pode provocar quadros dolorosos acompanhados, frequentemente, de redução da força muscular e da sensibilidade local, assim como sensação de formigamento.

Destacamos que, geralmente, não existe correlação entre o nódulo e um processo inflamatório e, ainda, uma característica dessa estrutura é que ela pode ter seu tamanho alterado (aumentado ou diminuído), bem como desaparecer espontaneamente.


Tratamento do cisto sinovial

Cisto Sinovial Mao

O tratamento para o cisto sinovial faz-se necessário quando há a presença de sintomas desconfortáveis como dor e perda de força e mobilidade, por exemplo. Ou, ainda, caso o paciente sinta-se incomodado com a presença visual do caroço.

A primeira abordagem a ser indicada pelo médico é, em geral, a conservadora. Nesta pode ser realizada uma imobilização da área acometida com talas e o objetivo é comprimir o nódulo, fazendo-o regredir, e impedir movimentos dolorosos.

Outra intervenção também conservadora é a aspiração do líquido presente no caroço, feita no próprio consultório. Para garantir que não haja o preenchimento do espaço que fica vazio, após aspirar, o médico faz a injeção de corticoides no local.

Além disso, outras alternativas que podem ser feitas isoladamente ou como complementos a uma das situações indicadas acima, visando especificamente reduzir a dor são: fármacos anti-inflamatórios, compressas de gelo e acupuntura.

Destacamos, entretanto, que nas situações recorrentes ou quando os desconfortos se mantêm mesmo após as intervenções conservadoras o indicado pode ser um procedimento cirúrgico no qual é feita a retirada integral do cisto.

Após a cirurgia, lembramos que são feitas sessões de fisioterapia com o intuito de recuperação da área por meio de técnicas que aliviam as dores, bem como promovem o fortalecimento muscular e a mobilidade articular na região.

Mas é importante salientar que um nódulo sinovial, mesmo após cirurgia, pode aparecer novamente. E até o momento não se sabe ao certo as causas para o seu surgimento inicial e nem para as recidivas que, inclusive, são frequentes.

Logo, o primordial é buscar ajuda médica caso haja dor e comprometimento da força e mobilidade na área afetada.

Afinal, embora o cisto sinovial em si não seja uma ocorrência grave, às vezes pode ser confundido com outras condições mais complexas e que exigem um tratamento específico.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail