Tendinite (Tenosinovite) De Quervain

tenosinovite de quervain

Fatos importantes sobre a tenossinovite de Quervain

  • A tenossinovite de Quervain é uma condição que afeta os tendões e suas bainhas na base do polegar.
  • É causada por atividades repetitivas que envolvem o polegar e o pulso.
  • Os sintomas incluem dor, sensibilidade e inchaço no polegar e no pulso.
  • É normalmente tratado com repouso, medicamentos anti-inflamatórios e talas.
  • Em alguns casos, injeções de esteróides ou cirurgia podem ser necessárias.

O que é a tendinite De Quervain?

A tendinite De Quervain é uma condição comum de uso excessivo (sobrecarga) que afeta os tendões localizados na parte de trás aspecto/exterior do polegar, caracterizada por inflamação e inchaço de um ou mais destes tendões.

É também conhecido como tenossinovite De Quervain ou síndrome De Quervain.


Anatomia do antebraço e punho

tendinite quervain

O antebraço é composto por dois ossos longos conhecidos como o rádio e a ulna. Estes ossos conectam-se com vários ossos pequenos no pulso que por sua vez se conectam com os pequenos ossos dos dedos.

Vários músculos que controlam o movimento do polegar se originam da parte de trás do antebraço (rádio e ulna).

Dois destes músculos são conhecidos como os extensores do polegar, o músculo abdutor breve do polegar e o músculo abdutor longo do polegar, e ligam o polegar através de seus respectivos tendões. Os tendões desses músculos atravessam a parte de trás/ externa do pulso para anexar o polegar aos ossos na parte de trás e no aspecto exterior do polegar.

Os tendões se encontram em estreita proximidade com uma proeminência óssea ou colisão no lado do polegar do pulso. Geralmente, estes são dois músculos responsáveis por levar o polegar para trás ou separar dos outros dedos. Eles também auxiliam com a atividade de agarrar e uso geral do polegar.


Como a tendinite ocorre?

Durante a contração desses músculos do polegar, a tensão é colocada através de seus respectivos tendões.

Além disso, os tendões podem se esfregar contra a proeminência óssea situada no pulso do lado do dedo polegar. Quando estas forças são excessivas, devido ao excesso de repetição ou de alta força, danos no tendões podem ocorrer.

Tendinite De Quervain é uma condição em que há lesões, como inflamação e degeneração subsequente a um ou mais tendões na parte de trás/aspecto exterior do polegar. Isso geralmente se deve ao desgaste gradual e o desgaste associado com o uso excessivo e pode afetar o extensor curto do polegar e /ou o abdutor longo do polegar.

Ocasionalmente, pode ser causada por um trauma devido a um incidente específico.


Causas da Tendinite De Quervain

A tendinite De Quervain ocorre mais comumente devido a atividades repetitivas ou prolongadas colocando pressão sobre os tendões na parte de trás aspecto/exterior do polegar.

Essas atividades podem incluir esportes como o golfe, esportes de raquete, boliche, remo ou canoagem, bem como o trabalho manual como carpintaria, pintura, cortar madeira, alvenaria, uso repetitivo de um martelo ou chave de fenda, dirigir, uso de maquinaria de vibração, costura e tricô, escrever ou trabalhar no computador.

Este tipo de tendinite também pode ocorrer devido a outras atividades envolvendo agarrar com força ou repetidamente.

É comum as pessoas desenvolverem esta condição após um aumento súbito nos exercícios que colocam estresse sobre os tendões do polegar ou devido a uma mudança nessas atividades.

Ocasionalmente, a tendinite De Quervain pode se desenvolver de repente. Isto pode ser devido a uma pancada direta na parte de trás do polegar e do pulso, uma queda ou devido a um movimento vigoroso envolvendo levantamento de peso, ou uma força de aperto através dos tendões polegar.

O histórico de lesões do polegar, pulso, cotovelo, ombro, pescoço ou parte superior das costas pode aumentar a probabilidade de um paciente desenvolver esta condição.


Sinais e sintomas da Tendinite De Quervain

Os sintomas associados a esta condição normalmente se desenvolvem gradualmente ao longo de um período de tempo. Inicialmente, os sintomas podem se apresentar como uma dor ou rigidez na parte de trás do punho e polegar após uma atividade agravante ou inusitada.

SintomaDescrição
DorDor no lado do polegar do pulso
InchaçoInchaço ao redor do lado do polegar do pulso
FraquezaFraqueza e dificuldade em segurar, beliscar e torcer
Diminuição da amplitude de movimentoDiminuição da amplitude de movimento no polegar e no pulso
TernuraSensibilidade ao toque no lado do polegar do pulso

Isto pode geralmente ser sentido a noite ou logo pela manhã e pode aumentar com o calor ou com movimentos.

Como a condição progride, a dor pode ser sentida nas atividades diárias que envolvem o pulso e o polegar como carregar compras, abrir um frasco, cozinhar ou usar o computador.

Os pacientes com tendinite De Quervain também podem experimentar inchaço, crepitação ou dor ao tocar firmemente os tendões do polegar afetado.

Sintomas da tenossinovite de Quervain

  • Dor: a dor é o sintoma mais comum da tenossinovite de Quervain e geralmente é sentida na base do polegar.
  • Sensibilidade: a área ao redor da base do polegar pode ser sensível ao toque.
  • Inchaço: pode ocorrer inchaço ao redor do polegar e do pulso.
  • Rigidez: o polegar e o pulso podem parecer rígidos e difíceis de mover.
  • Fraqueza: o polegar e o pulso podem parecer fracos e incapazes de realizar atividades.
  • Sensação de rangido: uma sensação de rangido ou rangido pode ser sentida quando o polegar ou pulso é movido.
  • Agarrando: o polegar e o pulso podem prender ou travar quando movidos em determinadas direções.
  • Clique: um som de clique pode ser ouvido quando o polegar e o pulso são movidos em determinadas direções.
  • Dormência: o polegar e o pulso podem ficar dormentes ou formigando.
  • Perda de amplitude de movimento: a amplitude de movimento no polegar e no pulso pode ser diminuída.


Diagnosticando Tendinite De Quervain

O diagnóstico da tenossinovite de De Quervain geralmente envolve um exame físico e um histórico médico completo. Durante o exame físico, o médico verificará se há sensibilidade ao longo do punho e do polegar, inchaço e amplitude de movimento limitada do polegar e do punho. Se o diagnóstico de tenossinovite de De Quervain ainda não estiver claro, exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética ou ultrassonografia, podem ser solicitados para descartar outras causas de dor no punho e no polegar.

Se houver suspeita do diagnóstico de tenossinovite De Quervain, o médico pode realizar um teste de Finkelstein para confirmar o diagnóstico. Durante o teste de Finkelstein, o paciente formará um punho com o polegar dobrado dentro dos dedos e o pulso dobrado em direção ao dedo mínimo. O médico então moverá a mão na direção oposta, o que estica os tendões do polegar. Se o paciente sentir dor durante esse movimento, o diagnóstico de tenossinovite De Quervain é confirmado.

Em alguns casos, a tenossinovite De Quervain pode ser difícil de diagnosticar porque os sintomas podem ser semelhantes a outras condições, como a síndrome do túnel do carpo e a artrite.

Para diferenciar entre essas condições, o médico pode solicitar exames adicionais, como um eletromiograma (EMG) para medir a atividade elétrica dos músculos ou um estudo de condução nervosa para medir o quão bem os nervos estão conduzindo os sinais.

Os resultados desses testes podem ajudar o médico a determinar o diagnóstico correto e o tratamento adequado para o paciente.


Exames de Diagnóstico

Nome do exameDescrição
Teste de FinkelsteinO teste de Finkelstein é um exame físico para diagnosticar a tenossinovite de De Quervain. Isso é feito fechando o punho e girando o pulso em direção ao dedo mínimo.
Teste de TinelO teste de Tinel é usado para avaliar a presença de uma área dolorida na base do polegar. O paciente mantém o polegar em oposição ao dedo indicador e o médico aplica pressão sobre a área.
Raio XUm raio-X é um exame de imagem comum usado para diagnosticar a tenossinovite de De Quervain. Pode mostrar sinais de inchaço, esporões ósseos ou outras anormalidades nas estruturas do punho e da mão.
Tomografia Computadorizadaexame de imagem que usa raios-X para criar imagens transversais detalhadas do corpo. Pode mostrar os tendões, ligamentos e outras estruturas do punho e da mão.
Ressonância MagnéticaExame de imagem que usa fortes campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do corpo. Pode mostrar os tendões, ligamentos e outras estruturas do punho e da mão.
UltrassomO ultrassom é um exame de imagem que usa ondas sonoras para criar imagens do corpo. Pode mostrar os tendões, ligamentos e outras estruturas do punho e da mão.
EletroneuromiografiaUm EMG é um teste que mede a atividade elétrica dos músculos. Pode ajudar a diagnosticar a tenossinovite de De Quervain, mostrando espasmos musculares ou outras anormalidades.


Tratamento para a Tendinite De Quervain

A maioria dos casos de tendinite De Quervain se resolve bem com fisioterapia adequada. A taxa de sucesso do tratamento é, em grande média, ditada pela adesão do paciente. Um dos pontos chaves do tratamento é que o paciente descanse de qualquer atividade que aumente a sua dor o suficiente até que já não apresente sintomas ou dor.

Atividades que colocam grandes quantidades de stress nos tendões do polegar devem ser minimizadas, elas podem incluir: esportes como o golfe, esportes de raquete, remo e canoagem, atividades gerais que necessitem que os dedos façam o movimento de agarrar, transportar ou elevar.

Descansar de atividades que possam agravar a condição garante que o corpo possa começar o processo de cura na ausência de danos do tecido.

Uma vez que o paciente pode realizar suas atividades sem dor, é indicado um retorno gradual a essas atividades desde que não haja aumento dos sintomas. Ignorar os sintomas ou adotar uma atitude ‘sem dor, sem ganho’ faz com que o problema fique suscetível a se tornar crônico.

Tratamento imediato e adequado em pacientes com esta condição é essencial para garantir uma rápida recuperação. Uma vez que a condição é crônica, a cura diminui significativamente resultando no aumento acentuado do tempo de recuperação e um aumento da probabilidade de reincidência futuro.

Pacientes com tendinite De Quervain normalmente irão se beneficiar ao seguir o regime R.I.C.E. de tratamento. Este regime é benéfico na fase inicial da lesão (primeiras 72 horas), ou quando os sinais inflamatórios estão presentes (isto é, dor de manhã ou dor com o repouso).

O regime R.I.C.E envolve descansar de atividades agravantes (muitas vezes com a utilização de uma cinta de polegar ou tala), passar gelo normalmente, o uso de uma ligadura de compressão e manter o braço elevado. Medicamentos anti-inflamatórios também podem acelerar o processo de cura, reduzindo a dor e o inchaço associado com inflamação.

Terapia manual com o fisioterapeuta, tais como massagem, ponto de lançamento de gatilho, mobilização conjunta do pulso, polegar e mão, agulhamento seco, alongamento e eletroterapia podem também apressar a cura e melhorar a flexibilidade e a função em pacientes com tendinite De Quervain.

Pacientes com tendinite De Quervain devem realizar exercícios de alongamento e flexibilidade livres de dor como parte de sua reabilitação para garantir um bom resultado.  O fisioterapeuta pode aconselhar quais são os exercícios mais apropriados para o paciente e quando eles devem ser iniciados.

Nos estágios finais da reabilitação, um retorno gradual as atividades ou esportes é indicado desde que guiado pelo fisioterapeuta e que o profissional garanta que não há aumento nos sintomas.  Canetas de construção para aumentar o diâmetro do uso da caneta pode útil para pacientes que precisam retornar a atividades como escrever.


Prognostico da Tendinite De Quervain

tenosinovite de quervain

Com o tratamento adequado e fisioterapia, a maioria dos casos mais leves de tendinite De Quervain que não estão presentes a um longo tempo se recuperam em poucas semanas. 

Em casos mais severos e crônicos a recuperação pode ser um processo longo e levar mais de 6 meses naqueles que sofrem com a doença a mais tempo. 

Intervenção fisioterápica no estágio inicial é vital para recuperação. Em alguns casos raros que não respondem ao tratamento conservador, cirurgia ou outras intervenções podem ser indicadas.


Fatores que contribuem para o desenvolvimento da Tendinite De Quervain

Há vários fatores que podem predispor os pacientes a desenvolver esta condição. Eles precisam ser avaliados e corrigidos com orientação de um fisioterapeuta. Alguns desses fatores podem incluir:

  • Treino ou atividade excessiva
  • Fraqueza muscular
  • Rigidez muscular
  • Rigidez articular
  • Técnica esportiva ou equipamentos ruins
  • Má postura ou configuração ergonômica ruim
  • Aquecimento inadequado
  • Lesão no pescoço, parte superior das costas ou nervos


Fisioterapia para Tendinite De Quervain

O tratamento fisioterápico para Tendinite De Quervain é vital para acelerar o processo de cicatrização, garantir uma otimização dos resultados e diminuir a probabilidade de reincidência no futuro.

O tratamento pode compreender:

  • Massagem de tecidos moles
  • Eletroterapia
  • Órtese polegar ou talas
  • Bandagem do polegar
  • Mobilização das articulações
  • Gelo ou aplicação de calor
  • Exercícios para melhorar a flexibilidade e força
  • Educação
  • Aconselhamento sobre o treinamento e modificação de atividades
  • Correção técnica
  • Elaboração de um retorno adequado ao plano de atividades


Quando devo procurar um médico?

Se você estiver com sintomas de tenossinovite de Quervain, é importante procurar atendimento médico. Os sintomas desta condição podem incluir dor e sensibilidade ao longo do lado do polegar do pulso, inchaço perto da base do polegar, dificuldade em fechar o punho ou beliscar, dor ao mover o polegar e o pulso e uma diminuição da capacidade de mover o polegar e o pulso .

Se esses sintomas persistirem ou piorarem, é importante procurar a avaliação de um médico. Sinais e sintomas adicionais que devem levar à avaliação de um médico incluem uma sensação de travamento no polegar e no pulso, dor que irradia para o antebraço, um caroço visível perto da base do polegar e uma sensação de fraqueza no polegar e no pulso. Se você tiver algum desses sintomas, é importante procurar orientação médica o mais rápido possível para obter o melhor resultado possível.


Outras intervenções para a Tendinite De Quervain

Apesar do tratamento fisioterápico adequado, alguns pacientes com tendinite De Quervain podem não melhorar adequadamente.

Quando isso ocorre, o médico pode aconselhar sobre o melhor curso de tratamento. Isso pode incluir novos exames como raios-X, ultrassom, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, intervenção farmacêutica, injeção de corticóide, injeção autóloga de sangue ou encaminhamento para as autoridades médicas apropriadas que podem aconselhar sobre a intervenção apropriada para melhorar a condição.

Em casos raros, a intervenção cirúrgica pode ser indicada.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail