Tensão Pré Menstrual (TPM) – Sintomas e Cuidados

tpm tensao pre menstrual

A Tensão Pré Menstrual (TPM) é o momento que precede a menstruação. Nesta ocasião pode ocorrer sintomas psíquicos e físicos.

Todos estes sintomas podem desaparecer após o primeiro dia de fluxo. No entanto, a TPM em alguns casos é interrompida somente com o fim do fluxo.

Esta tensão caracteriza diversos sintomas e sinais e tem relação com a produção dos hormônios femininos.

Devido à concentração dos hormônios eles podem variar conforme o ciclo. Ao fim da menstruação inicia a produção de estrógeno. O seu pico atinge o 14º dia do ciclo, quando diminui a produção de progesterona. Deste modo, o nível pode atingir quase o zero nessa época.

No geral cada dia do mês a mulher apresenta uma concentração de hormônios sexuais diferentes. Isto faz com que o humor oscile de um momento para o outro.


  1. TPM é normal.
  2. Os sintomas geralmente desaparecem quando você menstrua.
  3. As causas da TPM não são totalmente compreendidas, mas provavelmente estão ligadas aos níveis hormonais em seu corpo.
  4. Os efeitos da TPM são diferentes para todos.

Definição e principais sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM)

A Tensão Pré Menstrual (TPM) ocorre devido às sintomas que se manifestam antes da menstruação. Diante disso, é preciso manter-se em alerta, pois eles precisam sumir com a menstruação. Se não desaparecer não se trata de TPM.

Sintomas Físicos:

Ainda a mulher pode chorar fácil e explodir a qualquer momento. Entretanto, se o sintoma se mantiver pode indicar outro problema.

Deste modo pode ser uma doença psiquiátrica (a depressão, por exemplo) ou clínica. Assim a dor de cabeça crônica pode piorar.


A síndrome pré-menstrual (TPM) pode causar vários sintomas antes da menstruação. Em algumas mulheres, os sintomas podem afetar gravemente sua qualidade de vida. Várias opções de tratamento estão disponíveis.

Dias de manifestação

Na verdade é variável. Em algumas pessoas eles aparecem em 15 dias, já em outras alteram em dias após a menstruação. Com isto a mulher pode estar tranquila e de repente sentir dor de cabeça no dia seguinte.

Causa da mudança de humor

A causa tem associação com a produção de serotonina. Esta substância é produzida pelas células nervosas e pode oscilar conforme o período do ciclo menstrual.

A serotonina pode influenciar o humor das pessoas, assim quando o seu nível está alto é possível ficar alegre. Já quando ele cai é possível ficar mal humorado.

No período pré-menstrual pode existir a queda dos níveis de serotonina. Em todo caso nem todas as mulheres sofrem de tensão pré-menstrual. Existem aquelas mais sensíveis e outras nem tanto.


Como sei que tenho TPM?

Se você estiver tendo sintomas, você deve anotá-los em um diário por pelo menos dois ciclos menstruais seguidos. Seu profissional de saúde revisará seu diário com você para ver se seus sintomas se encaixam no padrão da TPM.

Se o seu diário de sintomas por si só não for suficiente para o diagnóstico, você pode receber tratamento com análogos do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) por um período de 3 meses. Isso interromperá temporariamente seus ovários de produzir hormônios, o que pode ajudar no seu diagnóstico.


O que causa a TPM?

Ninguém sabe ao certo o que causa a TPM, mas vários fatores podem contribuir para isso:

tpm tensao pre menstrual

Alterações hormonais:


Os sinais e sintomas da TPM provavelmente estão ligados aos níveis hormonais, como estrogênio e progesterona.

Essas alterações hormonais afetam as mulheres de maneira diferente e podem ser alteradas ainda mais pelo estilo de vida, fatores hereditários, estado nutricional e seu estado emocional no momento do aparecimento dos sintomas da TPM.


Alterações químicas no cérebro:

As flutuações da serotonina, uma substância química do cérebro que desempenha um papel crucial nos estados de humor, podem desencadear os sintomas da TPM.

A baixa serotonina pode contribuir para a depressão pré-menstrual, bem como para a fadiga, desejos por comida e problemas de sono.


Depressão:

Algumas mulheres com sintomas pré-menstruais graves podem ter depressão não diagnosticada, embora a depressão por si só não cause todos os sintomas da TPM.


Fatores predisponentes

Conforme especialistas existe alguns fatores que podem contribuir. Com isto ela pode ser hereditária, ou seja, as mães apresentaram uma maior probabilidade.

O outro é devido ao fator externo. Por exemplo, a mulher pode não ter TPM se estiver em uma boa fase da vida e se a serotonina for produzida adequadamente. Mas se estiver em um momento difícil, como dificuldade econômica, doença, ou pressão pode influenciar.

Já o terceiro é endógeno. Algumas mulheres são sensíveis a mudanças hormonais e outras não.

Fator predisponenteDescrição
IdadeA maioria das mulheres apresenta sintomas de TPM na faixa dos 30 anos, mas pode ocorrer a qualquer momento após o início da menstruação.
PesoA obesidade aumenta o risco de desenvolver TPM.
DietaO consumo de dietas com alto teor de sal, alto teor de gordura e baixo teor de fibras tem sido associado à TPM.
EstresseO estresse crônico pode levar a um aumento dos sintomas da TPM.
Níveis hormonaisFlutuações nos níveis hormonais, especialmente de estrogênio e progesterona, podem causar TPM.
Consumo de álcoolO consumo excessivo de álcool pode piorar os sintomas da TPM.
Consumo de cafeínaO consumo excessivo de cafeína pode piorar os sintomas da TPM.
FumarFumar pode aumentar o risco de desenvolver TPM.


Diagnóstico da TPM

O diagnóstico pode ser feito em casa, para ajudar basta marcar os dias que a mulher sente os sintomas. Como a irritação, dor de cabeça, e o dia que menstruou.

Caso os sintomas apareçam um pouco antes e suma durante a menstruação, indica a TPM.


Combater os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM)

tensao pre menstrual

É fundamental autoconhecimento, portanto, ela sabe o que aconteceu, e as mudanças e quando se sentiu irritada. A dica é conseguir controlar-se. Além disso, a atividade física ajuda, pois reduz a tensão, a depressão e ainda melhora a auto estima.

Para amenizar os sintomas, cuide do seu corpo, evite pensamentos negativos e seja otimista. Procure manter uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes.

Diminua o sal na comida, pois ele desencadeia o inchaço e contribui na retenção de líquidos.

A pele também precisa ser cuidada, neste momento o aumento da oleosidade faz aparecer o surgimento da acne. Uma boa alimentação é fundamental.

Durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM), atenção com o consumo excessivo de carboidratos e açúcares, como doces e chocolates.

TratamentoDescrição
Mudanças no estilo de vidaExercícios regulares, sono adequado, técnicas de redução do estresse e hábitos alimentares saudáveis podem ajudar a reduzir os sintomas da TPM.
Vitaminas e suplementosTomar vitamina B-6, cálcio e magnésio pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM.
Remédios à base de ervasRemédios à base de ervas, como chasteberry, black cohosh e óleo de prímula podem ajudar a reduzir os sintomas da TPM.
Remédios para dorAnalgésicos de venda livre, como ibuprofeno e naproxeno, podem ajudar a reduzir a dor associada à TPM.
Terapia hormonalA terapia hormonal, como pílulas anticoncepcionais, pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM.
AntidepressivosCertos antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), podem ajudar a reduzir os sintomas da TPM.
AcupunturaA acupuntura pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM.
Terapia de luzA terapia com luz ou fototerapia pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM.


Tratamento medicamentoso para Tensão Pré-Menstrual

Dependendo de seus sintomas, seu médico pode recomendar:

Não hormonal

Dois tipos de medicamentos antidepressivos demonstraram ajudar os sintomas da TPM, a saber, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) e os inibidores da recaptação da serotonina-noradrenalina (IRSNs).

Os antidepressivos só devem ser prescritos por um médico. Estes podem ser tomados diariamente durante 2 semanas antes do seu período ou durante todo o seu ciclo.

Os efeitos colaterais podem incluir náusea (enjoo), insônia (dificuldade para dormir), cansaço e baixa libido (não estar interessado em fazer sexo).

Os ISRSs são recomendados como um dos tratamentos de primeira escolha para TPM grave.
Se você optar por parar de tomar antidepressivos, é importante que você o faça gradualmente para que não tenha sintomas de abstinência, como dores de cabeça. A sua equipa de saúde irá aconselhá-lo.


Hormonais

Para tensão pré-menstrual resistente ao tratamento, os agonistas de GnRH são uma opção farmacológica de último recurso.

Os agonistas de GnRH, como a leuprolida, demonstraram aliviar os sintomas físicos, bem como alguns sintomas emocionais associados ao TPM.

No entanto, as mulheres com depressão pré-menstrual não não relatam melhora em sua depressão após receberem este tratamento.

Além disso, os agonistas de GnRH podem causar efeitos adversos de hipoestrogênio, incluindo ondas de calor, suores noturnos e diminuição da densidade óssea.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail