Pílula do Dia Seguinte Engorda?

pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é usada por um período muito curto de tempo para provocar o aumento do peso. Assim, seu uso não gera aumento de peso (ou seja, não engorda).

No entanto, por causa da alta concentração de hormônios, pode resultar em uma leve retenção de líquidos, gerando inchaço temporário na região abdominal.

Um dos temas que mais levantam dúvidas é sobre a pílula do dia seguinte.

Será que a pílula do dia seguinte tem como um dos seus efeitos adversos engordar a usuária? Será que seu efeito é confiável, seguro e não falha? Todas as mulheres podem tomar pílula do dia seguinte?

Nesta discussão iremos esclarecer as dúvidas mais comuns e deixar alguns alertas sobre o uso deste medicamento.

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência?

A pílula do dia seguinte refere-se a um medicamento comercializado livremente em drogarias, sem exigência de prescrição médica, que têm por finalidade impedir que a mulher engravide após uma relação sexual desprotegida. É uma espécie de contracepção emergencial e não é recomendável que seja usada muitas vezes, afinal, o uso da pílula do dia seguinte de forma recorrente desregula o ciclo menstrual feminino e oferece mais chances de ineficácia, visto que o ciclo e a ovulação estão em desarmonia e os efeitos adversos que serão listados estarão cada vez mais presentes.

Em teoria pode ser utilizada a cada ciclo, mas além de seu uso constante não ser indicado, é um medicamento que não possui um efeito prolongado como um contraceptivo, por exemplo. Caso seja necessário, a mulher deve procurar um médico ginecologista e entender sobre as diversas opções de métodos contraceptivos disponíveis, sendo indispensável uma análise multifatorial até que se defina o método mais seguro.

O uso de todo e qualquer medicamento pode trazer riscos, além dos benefícios, então a consulta ao profissional médico definirá o sucesso ou insucesso do tratamento.

Pílula do dia seguinte engorda?

Apesar de ser um medicamento comercializado livremente e até mesmo por um baixo custo – inclusive é também liberado pelo Sistema Único de Saúde nos postos sem nenhum custo, de acordo com a prescrição médica adequada às regras de dispensação, fatores que infelizmente fazem com que seu uso indiscriminado seja muito comum.

Sobre o questionamento acerca de todas as mulheres poderem fazer uso deste medicamento

A resposta é: Não!

É um medicamento comercializado livremente e seu acesso é bastante facilitado, mas isso não quer dizer que é um medicamento liberado para todas.

Mulheres com gravidez confirmada, mulheres puérperas (de até 6 semanas), mulheres que já tiveram trombose ou que podem ser acometidas por tal, mulheres que estão com altos níveis de álcool na corrente sanguínea – o efeito é inadequado e possui grandes chances de falhar -, dentre outras, não devem fazer o uso da pílula do dia seguinte.

Eventos adversos

Todos os medicamentos possuem em sua descrição farmacológica os eventos adversos, os quais podem ou não ocorrer. Os efeitos adversos estão caracterizados por grupos de estudos bastante heterogêneos durante os processos de validação da droga, então cada paciente relata os efeitos sentidos após a administração do fármaco e de placebos (formas farmacêuticas sem os ativos que estão sendo estudados), o que não quer dizer, necessariamente, que todos os efeitos adversos serão sentidos.

Cada pessoa é diferente da outra por muitos fatores: genética, hábitos alimentares, estilo de vida, periodicidade de acompanhamento clínico preventivo e muitos outros, então os efeitos adversos relatados não são uma regra. No caso da pílula do dia seguinte os efeitos mais comuns são: inchaço, dores nas pernas, dores de cabeça, tontura, diarreia, aumento da sensibilidade nos seios devido ao inchaço e até mesmo sangramentos de escape.


Pílula do dia seguinte engorda?

Como respondido anteriormente, ela não engorda. Seu uso deve ser esporádico, como contraceptivo de emergência. Ela é administrada até 2 vezes após a relação sexual desprotegida, assim, não existe uso contínuo do medicamento.

A mínima retenção de líquido que pode ocorrer pelo seu uso não é o suficiente para gerar ganho de peso relevante.

efeitos adversos

Para a dúvida do tópico desta discussão, a resposta é bem simples: Não, a pílula do dia seguinte não tem farmacologicamente nenhum componente capaz de engordar a usuária, especialmente em decorrência de seu uso ser temporariamente pequeno.

A pílula do dia seguinte tem duas apresentações:

Em dose única OU

Em duas doses

Porém quando falamos sobre aumento de peso associado ao uso de um hormônio, estamos falando principalmente da ação de hormônios no corpo humano.

Um indício confundido com o aumento de peso, é a presença de edemas (inchaços) que procedem ao uso deste medicamento – e são bastante comuns, além de dores de cabeça, náuseas e alguns outros sintomas frequentes que foram mencionados acima, essas reações não são obrigatórias mas são bastante frequentes.

Pílula do dia seguinte engorda?

Composição da Pílula do dia seguinte

Em sua composição, as pílulas do dia seguinte possuem doses muito elevadas de progesterona (mas não apenas e não exclusivamente), a qual irá atuar inibindo ou retardando a ovulação e, consequentemente, impedindo que a mulher engravide. A progesterona pode ocasionar uma retenção de líquido que pode ser sentida nos seios e no abdome, por isso a maioria das mulheres que já fez uso deste medicamento relata que ele “engorda”, mas após a baixa da progesterona, o corpo saudável retorna ao seu estado normal e a sensação de inchaço e até mesmo de “ganho de peso” tende a cessar.

Quando falamos sobre qualquer tipo de contracepção hormonal, estamos falando também sobre uma possível retenção de líquido. Em relação à composição farmacêutica, as pílulas anticoncepcionais que possuem mais estrogênio em sua composição tendem a causar mais inchaço nas usuárias, as pílulas mais modernas que são nomeadas por “mais fracas” na verdade têm suas doses hormonais e composição menos “agressivas” ao corpo em relação aos efeitos colaterais, dentre eles, o inchaço – inclusive os mais modernos possuem benefícios secundários como: redução da acne e da oleosidade da pele, diminuição do fluxo menstrual e outros.

Ademais, consulte sempre apoio clínico e tire todas as suas dúvidas.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail