A Acupuntura no Tratamento do Estresse

Acupuntura Médica

Estresse e ansiedade são partes normais da vida. Às vezes, no entanto, o estresse e a ansiedade podem se tornar demais para lidar. Muitas vezes a medicação é usada para aliviar os problemas, mas também existem outras opções. Uma dessas outras opções é a acupuntura.

A acupuntura evoluiu da antiga arte de colocar agulhas em locais especiais do corpo para aliviar a dor, melhorar as taxas de recuperação e aumentar a resistência a doenças. Tem sido praticado pelos chineses e outras culturas orientais por milhares de anos e pode ser usado para tratar uma grande variedade de doenças[1]Middlekauff HR, Yu JL, Hui K. Acupuncture effects on reflex responses to mental stress in humans. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology. 2001 May … Continue reading.

Benefício da acupuntura para controle do estresse
Ansiedade reduzida
Melhor qualidade do sono
Aumento do relaxamento
Hormônios de estresse reduzidos
Clareza mental aprimorada

O tratamento com acupuntura deve sempre seguir um diagnóstico preciso do problema e uma avaliação completa de todas as opções de tratamento. Em muitos casos, a acupuntura é melhor usada em conjunto com a medicina convencional, no entanto, em algumas situações, pode ser usada como tratamento único[2]Kim H, Park HJ, Han SM, Hahm DH, Lee HJ, Kim KS, Shim I. The effects of acupuncture stimulation at PC6 (Neiguan) on chronic mild stress-induced biochemical and behavioral responses. Neuroscience … Continue reading.

Adicionar acupuntura a um plano de tratamento pode ajudar a reduzir os requisitos do paciente para medicamentos que podem ter efeitos colaterais indesejáveis.


Stress crônico

O estresse é uma reação natural do corpo a quaisquer dificuldades ou mudanças que enfrentamos na vida. O estresse afeta a saúde em todos os níveis: fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

O estresse pode trazer muitos efeitos negativos para sua saúde e sua carreira.

A medicina chinesa e a acupuntura oferecem um tratamento único para o controle do estresse sem nenhum dos efeitos colaterais que os medicamentos antidepressivos causam.

Sintomas físicosSintomas comportamentais
Dores de cabeçaFalta de motivação
Dor de estômagoRetirada social
Dor no peitoIrritabilidade
InsôniaAbuso de substâncias
FadigaAgitação
Tensão muscularComportamento de risco
Diminuição do desejo sexualPensamento negativo

O tratamento de acupuntura geralmente traz alívio imediato do estresse às pessoas, pois elas saem da clínica sentindo-se calmas, relaxadas, às vezes até eufóricas. Mas a medicina chinesa e a acupuntura também podem proporcionar uma redução significativa nos efeitos tóxicos do estresse de longo prazo ao longo do tempo[3]Kondo T, Kawamoto M. Acupuncture and moxibustion for stress-related disorders. BioPsychoSocial Medicine. 2014 Dec;8(1):1-1..

Em geral, o estresse mental aumenta a atividade simpática. A acupuntura é conhecida por estabilizar o sistema nervoso central (SNC) e controlar o eixo HPA para tratar doenças induzidas pelo estresse.

A acupuntura estimula os hormônios naturais do bem-estar do corpo e reduz o nível de hormônios do estresse, como o cortisol.


Sobre a acupuntura

A acupuntura é mais conhecida por controlar a dor e tratar a náusea. Seus efeitos são conhecidos por ajudar com dores nas costas e no pescoço, artrite, dores de cabeça, dores nos ombros e cólicas menstruais. Há pesquisas em andamento sobre quais condições ou distúrbios a acupuntura pode ser usada para se beneficiar.

Benefícios da acupuntura
Alivia dores crônicas
Reduz a ansiedade e o estresse
Melhora a qualidade do sono
Aumenta os níveis de energia
Ajuda a gerenciar o abuso de substâncias
Alivia dores de cabeça e enxaquecas
Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia
Ajuda a controlar a depressão

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) listou algumas condições que a acupuntura provou ser eficaz no tratamento em algum grau. Isso inclui:

  • Dor facial
  • Enjoo matinal
  • Dor de dente
  • Náusea induzida por quimioterapia
  • Dor ciática
  • Stress / Depressão leve


Efeitos do stress agudo no organismo

O estresse pode afetar todos os sistemas do corpo. Começa com o sistema nervoso central e o sistema endócrino. Quando algo incomum acontece, o cérebro recebe um sinal: algo precisa ser feito!

O cérebro envia uma mensagem, alertando o corpo para começar a produzir hormônios como adrenalina e cortisol.

A adrenalina aumenta a frequência cardíaca, eleva a pressão arterial e aumenta o fornecimento de energia. A cortisona aumenta o açúcar na corrente sanguínea, aumenta o uso de glicose pelo cérebro e aumenta a capacidade do corpo de reparar tecidos.

EstressorEfeitos fisiológicos
Estresse emocionalAumento da frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão sanguínea e temperatura corporal; aumento da produção de cortisol e epinefrina; aumento da tensão muscular; aumento da transpiração;
Esforço FísicoAumento da frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial; aumento da produção de cortisol, epinefrina e norepinefrina; aumento da tensão muscular; sudorese aumentada;
Estresse CognitivoAumento da frequência cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial; aumento da produção de cortisol, epinefrina e norepinefrina; aumento da tensão muscular; sudorese aumentada;


Efeitos do Stress crônico no organismo

Os efeitos comuns do estresse crônico podem incluir o seguinte.

  • Dor de estômago, diarréia, náusea, constipação, azia ou outros problemas intestinais
  • Frequência cardíaca rápida ou dor no peito
  • Problemas para dormir
  • Perda do desejo sexual ou função sexual reduzida
  • Mais resfriados ou doenças sazonais do que o habitual
  • Mandíbula cerrada ou ranger de dentes
  • Músculos doloridos e tensos, especialmente no pescoço e ombros
  • Preocupação constante
  • Sempre vendo o “pior cenário”
  • Pensamentos descontrolados
  • Sentindo-se esgotado e sem foco
  • Desorganização e esquecimento
Jovem mulher furiosa, de mãos dadas em gesto furioso | Foto Premium


Tratamento de stress

Os tratamentos convencionais incluem medicamentos como ansiolíticos, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e técnicas de relaxamento. As drogas ansiolíticas e antidepressivas podem ser úteis para algumas pessoas, mas podem vir com efeitos colaterais que por si só causam estresse e podem dificultar a aderência

A terapia cognitivo-comportamental pode ser útil para alguns dos problemas psicológicos em alguns casos e ajudar no relaxamento, mas não é muito eficaz para os efeitos fisiológicos do estresse, que, se não forem tratados também, podem aumentar o estresse ou reduzir a eficácia da terapia.

As técnicas de relaxamento podem ser úteis, mas levam tempo e esforço para aumentar os efeitos.

  • Exercício: a atividade física regular pode ajudar a reduzir o estresse. O exercício libera endorfinas, que podem ajudar a melhorar o humor e reduzir sentimentos de depressão e ansiedade.
  • Yoga: Yoga é uma forma de atividade física que pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a saúde física e mental. A ioga combina posturas físicas com exercícios respiratórios e meditação para ajudar a relaxar o corpo e a mente.
  • Meditação: Meditação é uma prática de focar sua atenção no momento presente e permitir-se tomar consciência de seus pensamentos e sentimentos. Pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
  • Respiração profunda: a respiração profunda é uma técnica de relaxamento que envolve respirações lentas e profundas para ajudar a acalmar o corpo e a mente. Pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar seu bem-estar geral.
  • Diário do humor: o registro no diário é uma prática simples que pode ajudar a reduzir o estresse. Anotar seus pensamentos e sentimentos pode ajudá-lo a processar suas emoções e obter informações sobre seus estressores.
  • Mindfulness: Mindfulness é uma prática de estar presente no momento e focar em seus pensamentos e sentimentos sem julgamento. Pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.
  • Técnicas de relaxamento: As técnicas de relaxamento são práticas que podem ajudá-lo a reduzir o estresse e melhorar seu bem-estar geral. Exemplos de técnicas de relaxamento incluem respiração profunda, visualização e relaxamento muscular progressivo.
  • Tai Chi: Tai chi é uma forma de atividade física que combina movimentos suaves e respiração profunda. Pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a saúde física e mental.
  • Relaxamento muscular progressivo: O relaxamento muscular progressivo é uma técnica de relaxamento que envolve tensionar e relaxar diferentes grupos musculares do corpo. Pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.
  • Terapia de arte: a terapia artística é uma forma de terapia que usa a arte para ajudar as pessoas a expressar suas emoções e se expressar criativamente. Pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.
  • Musicoterapia: A musicoterapia é uma forma de terapia que usa a música para ajudar as pessoas a expressarem suas emoções e se expressarem de forma criativa. Pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.
  • Terapia do humor: a terapia do humor é uma forma de terapia que usa o humor para ajudar as pessoas a lidar com o estresse e as emoções difíceis. Pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.
  • Acupuntura: A acupuntura é uma forma de Medicina Tradicional Chinesa que envolve a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo para ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.


A acupuntura para tratamento de stress dói?

Está é provavelmente a pergunta mais comum feita sobre acupuntura. Muitas pessoas associam agulhas à dor. Totalmente compreensível!

No entanto, as agulhas de acupuntura são semelhantes em espessura a um fio de cabelo e são praticamente indolores quando inseridas. Chegam a ser mais de 5 vezes mais finas que uma agulha de injeção!

O paciente pode relatar ocasionalmente um beliscão na inserção, mas o desconforto passa de forma rápida. Muitos pacientes relatam sentir uma sensação única, variando de formigamento, peso, calor e, às vezes, nada.

A experiência de cada paciente é diferente. No entanto, se você sentir desconforto, informe seu médico e ele ajustará as agulhas de acordo.


A acupuntura cura o stress?

O tratamento de stress deve ser multimodal. Ou seja, em alguns casos, é necessário tratamentos com terapia psicológica e até medicamentos em casos severos ou crônicos.

É preciso perceber e manejar as raízes do problema.

A acupuntura ajuda a tratar os sintomas neste caso. Ajuda a aliviar a tensão.

O agulhamento promove a liberação de endorfinas, além de aumentar a circulação do sangue, relaxando os tecidos e otimizando o sistema nervoso.


Efeitos da acupuntura no stress e insônia

Além de tratar os pontos de acupuntura certos para seu padrão específico de insônia, outro dos benefícios da acupuntura é reservar um tempo para relaxar e ativar o sistema nervoso parassimpático (a parte do sistema nervoso que nos desacelera e nos permite descansar).

Quando você está deitado na mesa de tratamento em um quarto silencioso, quente e escuro, ajuda a colocar o corpo em um estado parassimpático calmante. Quando estamos constantemente estressados, temos dificuldade em encontrar nosso “interruptor de desligar”.

O tratamento de acupuntura pode ajudar e isso é fundamental no tratamento da insônia noturna.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Middlekauff HR, Yu JL, Hui K. Acupuncture effects on reflex responses to mental stress in humans. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology. 2001 May 1;280(5):R1462-8.
2 Kim H, Park HJ, Han SM, Hahm DH, Lee HJ, Kim KS, Shim I. The effects of acupuncture stimulation at PC6 (Neiguan) on chronic mild stress-induced biochemical and behavioral responses. Neuroscience letters. 2009 Aug 21;460(1):56-60.
3 Kondo T, Kawamoto M. Acupuncture and moxibustion for stress-related disorders. BioPsychoSocial Medicine. 2014 Dec;8(1):1-1.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail