Transtornos mentais causados pelo álcool

Transtornos mentais causados pelo álcool - Saiba quais são e como se tratar

Atualmente, o álcool é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a droga que tem o maior impacto sobre a saúde mental das pessoas. O alcoolismo está entre os transtornos psiquiátricos mais observados no mundo ocidental, e vem se tornando cada vez mais comum e precoce no mundo inteiro, o que mostra como é importante manter as pessoas informadas sobre o assunto e incentivar o beber social e com moderação.

Em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado, foi calculado que mais de 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declaram um aumento considerável do consumo da substância durante a pandemia de Covid-19, para o alívio de quadros de ansiedade por conta do isolamento social.

Você sabia que existem transtornos mentais causados pelo álcool? É sobre isso que falaremos ao longo deste artigo.

Acompanhe.

Quais são os principais transtornos mentais causados pelo álcool?

transtornos mentais alcool

O álcool é uma das drogas lícitas que mais causa problemas de saúde em todo mundo, mas sem dúvidas, é o que mais causa problemas e transtornos da saúde mental. Com o passar do tempo, quando o paciente adquire o hábito de beber, fica mais propenso a desenvolver outros problemas de saúde graves.

Como o álcool é uma neurotoxina, afeta o cérebro de modo complexo, e dessa forma, pode causar diversas doenças, muitas vezes com consequências graves.

Abaixo, confira os problemas de saúde mental mais comuns relacionados ao álcool, saiba mais sobre eles e a sua relação com o consumo da droga, confira:

Transtorno mentalCausada ou agravada pelo abuso de álcool
DepressãoSim
AnsiedadeSim
Transtornos de personalidadeSim
Transtorno de Estresse Pós-TraumáticoSim
EsquizofreniaSim
Transtorno BipolarSim
Transtorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeSim


Depressão

A depressão é uma doença séria e crônica que se caracteriza pelo distúrbio afetivo do paciente, que pode acompanhar o indivíduo por um médio período de tempo ou de forma persistente. É imprescindível, ao perceber uma mudança em seu comportamento, buscar ajuda para tratar o quanto antes essa condição.

Os principais sintomas da depressão são:

  • Desinteresse no que antes era importante para si, falta de motivação e sensação de apatia;
  • Desânimo e sensação de cansaço persistente;
  • Necessidade ou sensação de maior esforço para cumprir suas tarefas;
  • Diminuição ou incapacidade de sentir felicidade, alegria e prazer nas atividades que antes eram prazerosas para o paciente;
  • Humor irritado, depressivo e sensação de ansiedade e angústia;
  • Sentimentos de medo e insegurança sobre a sua vida;
  • Crônica sensação de vazio e desamparo, se sentindo constantemente sozinho no mundo;
  • Falta de vontade de fazer as tarefas cotidianas e dificuldade de decisão;
  • Pessimismo em relação a sua vida, sensação de culpa e baixa estima;
  • Pensamentos persecutórios (de perseguição);
  • Pensamentos suicidas e ideações de morte;
  • Dificuldade de manter o asseio e a higiene pessoal;
  • Perda ou ganho excessivo de peso;
  • Raciocínio mais lento e esquecimento;
  • Diminuição do desempenho sexual e queda da libido; 
  • Dificuldade extrema de concentração.

Além disso, outros sintomas são associados a depressão, como insônia (o sono fica entrecortado, com múltiplos despertares a dificuldade de pegar no sono), despertar matinal precoce (geralmente duas ou três horas antes do horário habitual) e também a hipersonia, o excesso de sono que pode atrapalhar a sua rotina de vida, trabalho, relacionamentos, etc., trazendo a sensação de que precisa de mais horas dormindo.

O transtorno depressivo é uma via de mão dupla em relação ao consumo do álcool. O consumo persistente e exacerbado da droga pode desencadear quadros de depressão, e se for desenvolvido o quadro de alcoolismo, o paciente pode experimentar os males da depressão alcoólica. E, por outro lado, a depressão como doença psíquica primária, por dificultar a sensação de prazer e completude da vida para o paciente, pode desencadear o consumo em excesso de álcool, levando a quadros mais graves de vício e dependência química.


Ansiedade

Os transtornos de ansiedade e a ansiedade em si são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo ruim, negativo ou catastrófico irá acontecer. Durante as crises de ansiedade, o indivíduo que sofre com a condição não consegue focar no presente e no que está acontecendo de forma racional, sentindo um medo fora do comum e grande tensão, mesmo que não haja um motivo aparente. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 265 milhões de pessoas vivem com esse problema em todo mundo, mesmo sem saber ou ter um diagnóstico. O mais curioso de tudo é que nos últimos anos o Brasil foi o líder desse ranking de ansiedade global, transtorno que já afeta mais de 9,3% da população do país.

Os principais sintomas da ansiedade e a forma como se apresenta em nosso corpo e mente são:

  • Crises de pânico;
  • Falta de ar ao ter as crises de pânico;
  • Medo de eventos sociais e exposição pessoal
  • Medo irracional do futuro e de outras situações que possam lhe fazer mal;
  • Tensão muscular e rigidez;
  • Desenvolvimento de bruxismo, tanto à noite como em vigília;
  • Preocupação excessiva, mesmo que seja infundada e sem razão;
  • Insônia e sensação de dormir pouco;
  • Cansaço físico e mental;
  • Dificuldade de pensar com clareza;
  • Sensação de constrangimento social;
  • Sensação de desespero e descontrole em situações de estresse;
  • Sintomas físicos e psicossomáticos: a ansiedade é uma doença da mente, mas pode trazer diversos sintomas físicos, pela sua intensidade. O paciente pode ter dores musculares, fisgadas nos músculos, tensão na nuca e ombros, sensação de corpo pesado, pressão no peito, nó na garganta, dificuldade de coordenação motora em crises, dores nos olhos e até mesmo problemas com incontinência em casos graves ou pessoas propensas ao quadro;
  • Sintomas digestivos: assim como os sintomas físicos psicossomáticos podem se manifestar na vida de alguém que convive com a ansiedade, também são comuns os sintomas digestivos. Azia, refluxo, quadros de gastrite, flatulência, constipação; sensação de empachamento, enjoo, dores abdominais, diarreia e às vezes até mesmo urgência para evacuar ou urinar são apenas alguns dos sintomas que a ansiedade pode causar;
  • Dificuldade de concentração e se manter no aqui e agora;
  • Mente acelerada e dificuldade de controlar os pensamentos,
  • Irritabilidade e humor inconstante.

Assim como muitas pessoas que têm depressão buscam no álcool e outras substâncias químicas uma forma de aliviar o sofrimento, também é com a ansiedade. A dependência e o uso excessivo de álcool pode ser uma das principais razões para o desenvolvimento de quadros ansiosos, pois o abuso da substância descontrola a liberação regular de substâncias cerebrais responsáveis pelo controle emocional do indivíduo, elevando a sua vulnerabilidade às crises.

O álcool aumenta o risco de ataques de pânico, que são ligados de forma direta à ansiedade, aumenta o risco de preocupação excessiva com o futuro ou com atos do dia ou noite anterior, devido ao abuso da substância, mesmo que a pessoa estivesse em plena consciência de que nada estava errado, e também, aumenta a vulnerabilidade do indivíduo para desenvolver comportamentos de risco, como fazer sexo desprotegido, dirgir embreagado ou sem habilitação, se envolver em brigas, etc.


Psicoses

A psicose, de forma resumida, é uma síndrome neurológica em que algumas partes do cérebro não funcionam normalmente devido à ação inadequada de alguns neurotransmissores, como a dopamina. A dopamina tem inúmeras funções no cérebro, sendo de grande importância para a comunicação entre os neurônios e atuando em diversos sistemas do nosso organismo.

Mas, o excesso da dopamina no nosso cérebro traz um dano direto a nossa vida, como alucinações, delírios, pensamentos e comportamentos desorganizados e alterações de personalidade. 

Os sintomas da psicose são muitos, e se caracterizam por repetição de palavras e ações sem sentido, dificuldade de controlar as ações e fala, comportamentos de risco e pensamentos indesejados, até mesmo com ideação suicida.

Por ser um quadro grave, é extremamente importante que o paciente que tenha previamente esse diagnóstico não faça o consumo de álcool, pois o mesmo pode acarretar um quadro chamado psicose alcoólica, uma psicose secundária que tem alucinações relacionadas ao consumo crônico da substância ou a sua abstinência.

Com o consumo aumentando, já que níveis cada vez maiores de álcool podem produzir tolerância à substância, os quadros de psicose podem se agravar, trazendo ansiedade, angústia, comportamentos impulsivos, hiperatividade do sistema nervoso autônomo e quadros de insônia.


Transtorno de personalidade antissocial

Esse transtorno em si não é causado pelo consumo de álcool, mas pode ser desencadeado, caso o indivíduo tenha propensão a doença. Relata-se na literatura médica com grande frequência uma ampla associação entre transtornos da personalidade antissocial e a predileção pelo consumo do álcool. Alguns estudos sugerem, até mesmo, que o transtorno de personalidade antissocial é mais comum em homens, que já são as pessoas com maior propensão social a desenvolver problemas relacionados ao álcool.

Alcoolismo

Por fim, no último estágio de dependência da substância, o indivíduo desenvolve alcoolismo, que não é considerado apenas um transtorno mental, mas um transtorno que envolve toda a saúde e tem a ver com o comportamento e vícios. É, de longe, um dos problemas mais sérios que o álcool pode desenvolver na vida de uma pessoa, afetando não somente a sua vida, mas a vida de quem o cerca.

Nos próximos tópicos iremos abordar um pouco mais sobre esse transtorno causado pelo álcool e como saber se você ou outra pessoa que conhece estão propensos ou apresentando sinais de alerta. 


Alcoolismo é considerado uma doença?

Sim, o alcoolismo é considerado uma doença. Desde o ano de 1967, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o alcoolismo uma doença e recomenda que as autoridades médicas encarem esse assunto como uma importante questão de saúde pública.

O uso constante, desregrado, descontrolado e progressivo da substância compromete de forma definitiva o funcionamento mental e saúde física de um indivíduo, até mesmo levando a consequências irreversíveis, como no caso de cirrose hepática, lesões hepáticas, etc.


Quais são os sintomas do alcoolismo?

  • Aumento da pressão arterial
  • Amnésias anterógradas
  • Déficits cognitivos temporários
  • Diminuição dos reflexões
  • Danos cerebrais irreversíveis, quando usado em grande quantidade.

É importante citar, também, os sintomas psíquicos e mentais do alcoolismo e de transtornos causados pelo consumo do álcool, como:

E, se você notar em si ou em alguém que conhece os comportamentos abaixo, não deixe de procurar ajuda médica e psicológica para tratar o problema o quanto antes:

  • Beber sozinho ou em segredo;
  • Armazenar bebidas alcoólicas em lugares improváveis;
  • Apresentar problemas de relacionamento ou endividamento por conta da bebida;
  • Sentir vontade incontrolável de beber;
  • Precisar de mais quantidade de bebida para sentir os mesmos efeitos, etc.

Além disso, é importante citar que o consumo desenfreado de álcool está ligado a doenças como câncer de esôfago, estômago, língua e boca, problemas de vesícula biliar, cirrose hepática, lesões hepáticas, úlceras pépticas, gastrite, aumenta o risco de desnutrição, de problemas cardíacos e de pressão.


Há tratamento para o alcoolismo?

Atualmente o tratamento para alcoolismo consiste em terapia, tratamentos psicológicos, grupos de apoio e tratamento médico e psiquiátrico. Hoje em dia, já existem medicações desenvolvidas para ajudar nos casos de dependência química, como os antidepressivos naltrexona e bupropiona. Também, o estabilizador de humor topiramato vem sendo utilizado como parte do tratamento.

TratamentoDescrição
Terapia ComportamentalSessões de aconselhamento individual e em grupo com um terapeuta treinado.
MedicamentoO uso de medicamentos para ajudar a controlar os sintomas físicos e psicológicos do abuso de álcool.
Programas de 12 passosProgramas de apoio em grupo que seguem um programa estruturado de recuperação do abuso de álcool.
Tratamento hospitalarProgramas de tratamento residencial que fornecem assistência médica e psicológica 24 horas por dia.
Tratamento ambulatorialProgramas de internação parcial que oferecem terapia intensiva durante o dia, mas permitem que os pacientes voltem para casa à noite.
Instalações de vida sóbriaProgramas residenciais de longo prazo que fornecem um ambiente seguro e de apoio para a recuperação.


Transtornos mentais causados pelo álcool: ao perceber qualquer sintoma, busque ajuda médica para garantir a qualidade de vida do paciente

transtornos mentais pelo alcool

Aqui no Blog da Saúde, nos preocupamos em trazer informação relevante, verdadeira e científica, escrita por médicos, para orientar nas mais diversas situações da sua vida.

Se você tem notado qualquer um dos sintomas citados ao longo do artigo, não hesite em buscar auxílio médico e terapêutico, e assim, resgatar o seu bem-estar e qualidade de vida.

Para mais conteúdos sobre saúde física, mental, informações científicas e revisadas sobre doenças e medicações, fique sempre de olho no nosso blog.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail