Semolina: O que é, Para que Serve e 6 Benefícios

semolina

Mais conhecida como sêmola, a semolina é um ingrediente culinário derivado do trigo, após as etapas de processamento e trituração da farinha.

Sendo assim, ela é obtida através dos grãos mais duros e possui uma textura granulada e mais grossa que a farinha de trigo.

Todavia, a semolina também pode ser encontrada no arroz e no milho, sendo mais utilizada no preparo de massas, molhos e sopas como espessante.

Assim como a farinha de trigo, a semolina vendida pela indústria também pode ser enriquecida com ferro e ácido fólico.

Semolina é uma farinha grossa feita de trigo duro. É usado para fazer macarrão, cuscuz, nhoque e outros pratos tradicionais. Também pode ser usado para fazer mingau e adicionado a receitas de pão e bolo para textura e sabor. Também é um ingrediente popular na culinária indiana, onde é usado em halwa, upma e outros pratos. A semolina é geralmente uma boa fonte de fibras e proteínas.

Nesse sentido, a semolina é um ingrediente saudável que proporciona benefícios para a saúde. Por isso, veja a seguir 6 benefícios  da semolina para saúde:

1- Contribui para o emagrecimento

Fonte de proteínas e fibras, a semolina causa uma digestão mais lenta e gradual, contribuindo para que a saciedade dure por mais tempo.

Por sua vez, ela possui baixa concentração de gordura, sendo eficaz no controle do peso e no emagrecimento.

2- Aumenta a massa muscular

A semolina contém 4 gramas de proteínas a cada 100 gramas, que podem ser úteis no processo de definição do corpo e aumento dos músculos.

Contudo, ela possui carboidratos, portanto, deve ser consumida juntamente com a prática de exercícios físicos regulares para melhores resultados.

Semolina: o que é, para que serve e 6 benefícios

3- É rica em vitaminas 

A semolina conta com várias vitaminas em sua composição nutricional, principalmente as vitaminas do Complexo B, que são ideais para melhorar o metabolismo.

Dentre as mais notáveis estão a tiamina, que turbina as funções cerebrais e estimula todas as células do sistema nervoso e o ácido fólico, que auxilia na produção das células vermelhas do organismo.

Além disso, o ácido fólico é importante para prevenir problemas congênitos em bebês durante a etapa da gestação.

4- Melhora o sistema intestinal

Por ser fonte de fibras, a semolina previne e combate a constipação, além de estimular o crescimento das bactérias probióticas da microbiota intestinal.

Sendo assim, ela age como um aliado na prevenção de sintomas e problemas decorrentes do mau funcionamento do intestino.

5- Previne a anemia 

Como é enriquecida com ferro e ácido fólico, a semolina possui nutrientes que possibilitam a homeostase das células vermelhas, como as hemácias e hemoglobinas.

Por esta razão, ela contribui para evitar e tratar a anemia, desde que em conjunto de uma alimentação saudável e equilibrada com outros alimentos ricos em ferro.

Fonte de selênio

6- Fortalece a imunidade

Fonte de selênio, mineral importante na prevenção de infecções e fortalecimento das células imunes, a semolina é uma aliada do sistema imunológico. 

Sendo assim, ela evita inflamação, infecções e até contribui para a prevenção do câncer, devido a seu poder antioxidante.

Como usar a semolina?

Você pode usar a semolina no preparo de bolos, massas, sopas e molhos, para isso basta acrescentar a quantidade desejada no preparo desses alimentos.

Nesse caso, a semolina é uma forma de acrescentar fibras, vitaminas e minerais a preparações comuns do dia a dia.


Semolina engorda?

Não, a semolina provavelmente não fará você engordar.

É um alimento com baixo teor de gordura e poucas calorias que pode fazer parte de uma dieta saudável. É rico em nutrientes e é uma boa fonte de carboidratos, que podem fornecer energia e promover a saciedade.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail