Disbiose – O Que É? Sintomas, Causas e Tratamentos com Alimentação e Suplementos

O INTESTINO humano saudável é colonizado por 30 a 400 trilhões de microorganismos, incluindo vírus, bactérias e fungos. É um órgão importante para o sistema imunológico, já que uma microbiota saudável auxilia na digestão e absorção de nutrientes, reduzindo os riscos de algumas doenças.


Disbiose – Desequilíbrio na Flora Intestinal

Quando uma microbiota intestinal entra em desequilíbrio, as bactérias patógenas se alojam no órgão, acarretando sérios danos, como formação de toxinas e má absorção de nutrientes.

Essa alteração na atividade metabólica causando desequilíbrio da flora intestinal é chamada de disbiose, tornando o trato gastrointestinal mais vulnerável.

A disbiose, portanto, trata-se de uma desordem na flora intestinal, onde bactérias nocivas ficam em maior quantidade que as bactérias benéficas.


Sintomas da Disbiose

Sintomas de disbioseDescrição
InchaçoSensação de saciedade depois de comer, mesmo depois de comer uma pequena quantidade de comida.
GásFlatulência ou desconforto abdominal causado por gases digestivos.
DiarreiaFezes frequentes, moles ou aquosas.
ConstipaçãoDificuldade em evacuar ou movimentos intestinais pouco frequentes.
Perda de peso inexplicávelUma diminuição no peso corporal sem esforço.
FadigaSensação de cansaço ou falta de energia.
Problemas de peleUma variedade de problemas de pele, como acne, eczema e erupções cutâneas.
Névoa cerebralSensação de confusão ou dificuldade de concentração.
Ansiedade e depressãoSentimentos persistentes de preocupação e tristeza.
Dor nas articulaçõesDor e rigidez nas articulações.
Deficiências de vitaminas e mineraisFalta de vitaminas e minerais necessários, o que pode levar a outros problemas de saúde.


Importância do equilíbrio da flora intestinal

disbiose flora intestinal

É importante manter o equilíbrio da flora intestinal, evitando que haja crescimento de bactérias e outros patógenos, que possam produzir toxinas causadoras de processos inflamatórios.

Para conseguir manter o equilíbrio adequado ou até mesmo se recuperar de uma disbiose, é essencial que se conheça os fatores que causam o problema, pois a cura geralmente está na causa.


Causas de disbiose intestinal

Dentre as causas da disbiose intestinal, podemos destacar o uso irregular de fármacos, principalmente os antibióticos, que destroem as bactérias que estão causando determinado problema, ao mesmo tempo em que destroem as bactérias benéficas ao organismo, favorecendo o crescimento de fungos que irritam a mucosa intestinal.

O surgimento dos antibióticos revolucionou a medicina, pois reduziu o índice de morbimortalidade originada por diversas patologias, mas seu uso prolongado e indiscriminado resulta em resistência dos patógenos e estes medicamentos e, consequentemente, na redução da flora intestinal.

CausaExplicação
DietaMudanças na dieta, como aumento ou diminuição da fibra alimentar, podem alterar o equilíbrio microbiano no intestino.
AntibióticosOs antibióticos podem causar um desequilíbrio no microbioma intestinal, reduzindo o número de bactérias benéficas, o que pode levar à disbiose.
EstresseO estresse pode causar inflamação no corpo, o que pode prejudicar o equilíbrio do microbioma intestinal.
Inflamação intestinalA inflamação intestinal causada por uma variedade de condições, como doença de Crohn, colite ulcerativa e doença celíaca, pode levar à disbiose.
Poluentes AmbientaisA exposição a poluentes ambientais, como metais pesados, pesticidas e herbicidas, pode prejudicar o equilíbrio do microbioma intestinal.

Pesquisas realizadas em culturas e exames moleculares comprovaram que houve alterações na flora intestinal após antibiocoterápicos.

O tratamento com antibióticos atua causando a morte das bactérias sensíveis, e como resultado, ocorre a extensão e a persistência da ação desses fármacos sobre a microbiota intestinal, gerando a seleção de bactérias multirresistentes, como é o caso das enterobactérias multidroga resistente (MDRE), resistentes aos antibióticos betalactâmico e fluoroquinolonas, por exemplo.


Diagnóstico

O diagnóstico é baseado nos sintomas, histórico de saúde e exames específicos.

  • Exame de Indican: é a análise da urina da primeira hora da manhã ou depois de 4 horas sem urinar. É usado para verificar a quantidade de Indican, que é produzida naturalmente pelo organismo, mas se aparecer em quantidades altas, pode indicar disbiose.
  • Microbioma intestinal: exame das fezes que indica os tipos e quantidades de bactérias e microorganismos presentes na flora intestinal. É usado para confirmar o diagnóstico e para planejar o tratamento.
  • Teste de Hidrogênio Expirado: consiste no consumo de açúcar e na respiração em um balão especial. É usado para medir os gases produzidos por bactérias, e uma baixa quantidade pode indicar desequilíbrio bacteriano.


Evidências e estudos sobre disbiose

Em uma revisão sistemática realizada por Pantoja e colaboradores, para a Revista Eletrônica Acervo Saúde, os autores reuniram informações atualizadas quanto a diversas questões relacionadas ao desequilíbrio da flora intestinal, dentre elas as suas causas.

Um fato interessante é que, entre inúmeras causas, foi unanime a utilização de antibióticos de forma indiscriminada e irracional, inclusive de outros medicamentos como anti-inflamatórios hormonais e não hormonais e laxantes, acarretando grandes consequências no equilíbrio da flora intestinal, promovendo ainda diarreia em até 20% dos pacientes estudados.

Outra causa relacionada à disbiose intestinal é o alto consumo de alimentos processados e ultraprocessados, caracterizado por uma alimentação pobre em nutrientes.


processados


A disbiose intestinal pode acontecer devido uma má absorção de nutrientes, resultante de uma alimentação inadequada.


Tratamento de disbiose intestinal

Uma dieta rica em alimentos industrializados, gorduras e açúcares está intimamente relacionada com mudanças na composição genética e atividades metabólicas da flora intestinal, que se relacionam com o surgimento de doenças crônicas, como a obesidade e a doença inflamatória intestinal.

O tratamento do desequilíbrio da flora intestinal está centrado em mudanças no estilo de vida, especialmente no que diz respeito aos hábitos alimentares.

Portanto, recomenda-se evitar o excesso do consumo de carnes vermelhas, de leite e derivados, açúcar refinado e alimentos processados e ultraprocessados. Adicionalmente, recomenda-se o uso de probióticos e prebióticos.

Os probióticos são microrganismos benéficos que modulam a flora intestinal, quando utilizados em quantidades adequadas. É o caso das bactérias ácido-láticas e gram-positivas, como os Lactobacillus e Streptococcus.

Já os prebióticos são carboidratos complexos de diferentes tamanhos como mono, dissacarídeos, oligossacarídeos e até polissacarídeos, resistentes a ações digestivas do trato gastrointestinal, que são fermentados por bactérias benéficas do cólon, estimulando seletivamente o crescimento de bactérias específicas, o que auxilia para uma microbiota intestinal saudável.

TratamentoExplicação
Modificação alimentarAjustes na dieta de uma pessoa para melhorar a saúde do microbioma intestinal, como aumentar a ingestão de fibras, evitar alimentos que possam prejudicar o equilíbrio natural do intestino e reduzir a ingestão de alimentos processados.
ProbióticosSuplementação de bactérias benéficas para restaurar o equilíbrio do microbioma intestinal, geralmente tomada por via oral ou como parte de um alimento fermentado.
PrebióticosIngestão de fibras alimentares não digeríveis para promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino.
Transplante de Microbiota FecalTransplante de matéria fecal de um doador saudável para o cólon de um paciente para introduzir bactérias benéficas no intestino.
AntibióticosPrescrição de antibióticos para reduzir as populações de bactérias nocivas no intestino, muitas vezes usadas em combinação com probióticos para evitar a interrupção das bactérias benéficas.


Benefícios dos probióticos

Benefícios dos probióticosDetalhes
Melhoria da saúde digestivaOs probióticos podem ajudar a melhorar a saúde digestiva, restaurando o equilíbrio natural das bactérias benéficas no intestino. Isso pode ajudar a reduzir os sintomas de problemas digestivos, como diarreia, síndrome do intestino irritável e constipação.
Aumenta o Sistema ImunológicoOs probióticos podem ajudar a reforçar as defesas naturais do corpo, aumentando a produção de células imunológicas benéficas. Isso pode melhorar a capacidade do corpo de combater vírus e outros invasores.
Risco reduzido de alergiasEstudos demonstraram que os probióticos podem reduzir o risco de alergias em crianças, aumentando sua tolerância a certos alérgenos. Isso pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver alergias no futuro.
Melhoria da saúde mentalOs probióticos podem ter um efeito positivo na saúde mental. Estudos descobriram que os probióticos podem reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, além de melhorar a função cognitiva.
Risco reduzido de certas doençasOs probióticos podem ajudar a reduzir o risco de certas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer. Além disso, eles podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, que é um importante fator de risco para muitas doenças.


Orientações básicas sobre alterações alimentar

Mudança de dietaExplicação
Aumentar o consumo de alimentos ricos em probióticosComer mais alimentos ricos em probióticos, como iogurte, kefir, chucrute, kimchi e certos queijos, pode ajudar a restaurar bactérias benéficas no intestino e promover um equilíbrio saudável de micróbios.
Consumir alimentos ricos em prebióticosConsumir alimentos ricos em prebióticos, como alho, cebola, aspargo, banana e maçã, pode ajudar a promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino.
Reduza a ingestão de alimentos processadosReduzir o consumo de alimentos processados, como carnes processadas, lanches embalados e bebidas açucaradas, pode ajudar a reduzir a inflamação no intestino e promover um equilíbrio saudável de bactérias.
Evite alimentos que possam causar sensibilidade alimentarEvitar alimentos que possam causar sensibilidade alimentar, como glúten, laticínios e certos conservantes, pode ajudar a reduzir a inflamação no intestino e promover um equilíbrio saudável de bactérias.
Aumentar a ingestão de fibrasAumentar a ingestão de fibras alimentares, como feijões, legumes, grãos integrais e frutas, pode ajudar a promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino e promover um equilíbrio saudável de micróbios.
Inclua alimentos fermentados em sua dietaIncluir alimentos fermentados, como miso, tempeh e kombucha, em sua dieta pode ajudar a repor bactérias benéficas no intestino e promover um equilíbrio saudável de micróbios.
Reduza a ingestão de açúcarReduzir a ingestão de açúcar, incluindo açúcar adicionado e carboidratos refinados, pode ajudar a reduzir a inflamação no intestino e promover um equilíbrio saudável de bactérias.


Como cuidar da microbiota intestinal?

EtapaAção
1Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes.
2Reduza a ingestão de alimentos processados e açucarados.
3Minimize a ingestão de antibióticos, a menos que sejam prescritos por um médico.
4Coma alimentos fermentados, como iogurte e chucrute, para introduzir bactérias benéficas em seu intestino.
5Tome probióticos. Estes são microrganismos vivos que podem ajudar a restaurar um equilíbrio saudável de bactérias em seus intestinos.
6Exercite-se regularmente.
7Reduzir o estresse.
8Evite fumar.


Outras causas de disbiose intestinal – obesidade

A obesidade também é uma causa da disbiose intestinal. Atualmente, mais da metade da população obesa mundial desenvolve a síndrome metabólica, onde o metabolismo na flora intestinal é desequilibrado devido o estímulo à inflamação.

Logo, a flora bacteriana é alterada em indivíduos obesos, o que provoca então o desequilíbrio da microbiota intestinal.

Em casos extremos de obesidade, é recomendada a cirurgia bariátrica, trazendo como consequência melhor qualidade de vida ao paciente e uma reeducação alimentar, o que acarretará a melhora da disbiose intestinal.


Envelhecimento e alteração da flora intestinal

Outro motivo que pode causar o desequilíbrio da flora intestinal está relacionado a idade avançada, pois o passar dos anos expõe a pessoa por mais tempo a fatores externos.

O envelhecimento é um processo progressivo, onde ocorrem alterações biológicas e funcionais. Os sistemas corporais acabam sofrendo alterações, assim como o aparelho digestivo.

O intestino do idoso, ao longo dos anos, sofre alterações fisiológicas e estruturais, de motilidade e da função secretora.

Essas alterações facilitam a proliferação de bactérias, tornando a condição ideal para o aparecimento de doenças do trato gastrintestinal, como é o caso da disbiose intestinal.

E quando está aliado aos hábitos alimentares inadequados e ao estresse, esse órgão se torna mais vulnerável ainda.


pH intestinal, estado imunológico e colon irritável

Outros fatores podem desencadear o desequilíbrio da flora intestinal, como pH intestinal, o estado imunológico do hospedeiro, o tempo de trânsito intestinal, disfunções hepatopancreáticas e a excessiva exposição às toxinas ambientais.

O desequilíbrio também está relacionado ao câncer e síndrome do colón irritável.

A adoção de práticas saudáveis dietéticas e não dietéticas conseguem promover o controle dessa disfunção intestinal, mas antes investigue o que está causando o problema, para então, tratá-lo da forma adequada.

Importância

Disbiose é uma condição que não deve ser negligenciada. Embora possa ser causado por uma variedade de fatores, o culpado mais comum é um desequilíbrio entre bactérias benéficas e prejudiciais no intestino.

Felizmente, é possível reduzir o risco de desenvolver disbiose tomando medidas como uma dieta rica em probióticos, evitando antibióticos a menos que seja absolutamente necessário e controlando os níveis de estresse.

Além disso, é importante procurar tratamento se surgirem sintomas de disbiose, pois a falha em fazê-lo pode ter sérias implicações para a saúde e o bem-estar geral.


Referências

CACAU, L. T. Nutrição e Disbiose Intestinal. In: MENESES, A. F.; SAMPAIO, H. A. C.; VERGARA, C. M. A. C. (Orgs.). Reflexões em nutrição e saúde. Sobral: Edições UVA, 2019.

CONRADO, B. A. et al. Disbiose intestinal em idosos e aplicabilidade dos probióticos e prebióticos. Cadernos UniFOA, n. 36, p. 71-78. 2018.

NEUHANNIG, C. et al. Disbiose intestinal: correlação com doenças crônicas da atualidade e intervenção nutricional. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, 2019.

PANTOJA, C. L. et al. Diagnóstico e tratamento da disbiose: revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 32, n. 1368, p. 1-7. 2019.

SANTANA, R. S. et al. Disbiose intestinal e uso de prebióticos e probióticos como promotores da saúde humana. Revista Higei@, v. 2, n. 3, 2018.

SOUZA, F. C. et al. Interferência do uso de antibióticos na microbiota intestinal. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 28760-28773. 2022.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail