Selênio – Para Que Serve?

O selênio é um mineral essencial importante para a saúde humana. É encontrado em muitos alimentos e também está disponível como suplemento dietético. É importante para muitos processos biológicos, incluindo o funcionamento do sistema imunológico, proteção contra danos oxidativos e metabolismo do hormônio tireoidiano.

O selênio também é necessário para a reprodução, crescimento e desenvolvimento.

A deficiência de selênio está ligada a uma série de problemas de saúde, como diminuição da imunidade, aumento do risco de câncer e infertilidade. Portanto, é importante obter selênio suficiente em sua dieta para garantir uma saúde ideal.

O selênio é micronutriente, sendo necessário em poucas quantidades no nosso corpo. Porém, apesar disso, ele é muito importante, principalmente para o nosso sangue.

Assim, por ter uma recomendação diária baixa, altas doses de selênio acabam tornando-se tóxicas para o corpo.

Contudo, ele é essencial para muitos processos do organismo. Por isso, acompanhe abaixo as principais informações sobre o selênio e para que ele serve.


Benefícios do Selênio

Veja a seguir os principais benefícios do Selênio e para que este mineral serve:

Prevenção do Câncer

O selênio contribui para proteger as células do corpo contra o câncer. Ele induz a apoptose celular, ou seja, a morte natural das células, para que outras nasçam no lugar.

Essa morte é natural e programada, tudo, porque quando uma célula cresce de forma desordenada e se multiplica em grandes velocidades, o câncer é instalado.

Assim, o selênio contribui muito para que isso não ocorra, sendo um dos principais nutrientes no combate ao câncer.

Então, com as quantidades recomendadas de selênio na corrente sanguínea, menor será o risco de câncer e maior será a proteção das nossas células.

Diminui Os Níveis de Radicais Livres Pelo Corpo

O selênio é um dos aliados contra a ação dos radicais livres nas células. A sua presença acaba potencializando a regeneração do DNA, combatendo diretamente o estresse oxidativo.

Esse benefício é feito de forma indireta, na produção de substâncias como a peroxidase, proteína que protege o corpo de não desenvolver tumores.

  • É um poderoso antioxidante que pode ajudar a proteger o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres.
  • Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar células, proteínas e DNA.
  • O selênio ajuda a neutralizar esses radicais livres, evitando danos oxidativos.

E também de forma direta, ao diminuir a ação dos radicais livres nas células, evitando a inflamação do organismo e prevenindo doenças associadas ao envelhecimento.

Entre as doenças que o selênio ajuda a prevenir devido ao seu potencial antioxidante estão:

Aumento da Imunidade

imunidade

O selênio estimula o funcionamento do sistema imunológico, bem como impede a sobrecarga no funcionamento das células de defesa.

Isso significa que o selênio auxilia o corpo no combate a resfriados e infecções, bem como ajuda os níveis de leucócitos e neutrófilos estarem sempre dentro da normalidade.

Regula o Sistema Endócrino

Assim como o selênio estimula o bom funcionamento do sistema imunológico, ele também estimula o funcionamento da glândula tireóide.

Todavia, a tireóide consegue desempenhar seu papel de forma mais ampla com a influência do selênio.

Desse modo, os componentes do sistema endócrino como outras glândulas e hormônios indispensáveis para o organismo se mantém em níveis harmônicos e proporcionais.

Este processo evita o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, condições que afetam diretamente o metabolismo fisiológico.

Prevenção de Doenças do Coração

A proteção do sistema cardiovascular também é estimulada através do selênio. Ele possui ação anticoagulante, ou seja, evita o aparecimento de trombos e coágulos sanguíneos.

Ao mesmo tempo em que sua característica antioxidante, evita doenças como a arteriosclerose e outras doenças cardíacas com o potencial de controlar os níveis de colesterol nas artérias.

O Selênio Ajuda A Emagrecer

Como o selênio tem um papel crucial na harmonia dos níveis hormonais, ele é um aliado no emagrecimento.

Desse modo, na tireóide, o selênio contribui para a produção de hormônios que controlam o peso de forma mais acentuada que outros minerais, por exemplo.

Através de um metabolismo eficaz, consegue-se emagrecer mais facilmente, já que o corpo queima mais calorias do que se consome, mesmo quando o corpo está em repouso.

Contribui Para O Ganho de Massa Muscular

O selênio exporta para os músculos, seus agentes antioxidantes, que por sua vez, reduzem os radicais livres liberados através dos exercícios.

Assim, este processo favorece uma recuperação mais rápida e uma reconstrução protéica mais potente, o que é ótimo para o ganho de massa muscular.

Além disso, pesquisas recentes soltaram que a fraqueza muscular na velhice pode ser gerada devido a baixos índices de selênio na corrente sanguínea.

Ao mesmo tempo em que os níveis corretos de selênio auxiliam na diminuição da dor e fadiga durante os treinos, assim como aumenta a resistência muscular a longo prazo.


IndicaçãoDescrição
Distúrbios da tireóideEssencial para o bom funcionamento da glândula tireoide e é usado para tratar condições como hipotireoidismo e tireoidite de Hashimoto.
Prevenção do câncerAcredita-se que o selênio ajuda a proteger as células de danos que podem levar ao câncer.
Saúde do CoraçãoAjuda a reduzir a inflamação e pode proteger contra doenças cardíacas.
ArtriteReduzir a inflamação e a dor nas articulações associadas à artrite.
FertilidadeNecessário para a motilidade do esperma e pode ajudar a melhorar a fertilidade masculina.


O Que Acontece na Deficiência de Selênio?

cansado

Quando nosso corpo está deficiente em selênio e não conseguimos ingerir as quantidades recomendadas diariamente, alguns efeitos surgem.

O primeiro deles é uma sensação de fraqueza muscular e cansaço sem motivo aparente, que vai se intensificando enquanto a deficiência estiver ocorrendo.

Posteriormente, a deficiência causa problemas na tireóide, que não funciona adequadamente.

O principal problema que ocorre na tireóide é o hipotireoidismo, onde ocorre uma desaceleração hormonal que altera o metabolismo.

Com isso, as pessoas têm mais facilidade para ganhar peso, assim como maiores riscos de doenças do coração.

Então, sem níveis adequados de selênio no corpo, o organismo aumenta o risco de várias doenças que são prevenidas com a ajuda do mineral como:


Qual A Recomendação Diária de Selênio no Organismo?

As doses recomendadas diariamente para selênio são pequenas, uma vez que este mineral é tóxico em grandes quantidades.

Assim, as recomendações são:

  • 0 a 3 anos: 20 mcg/dia;
  • 3 aos 8 anos: 30 mcg/dia;
  • 8 a 14 anos: 40 mcg/dia;
  • Acima de 15 anos: 55 mcg/dia;
  • Gestantes: 60 mcg/dia;
  • Lactantes: 70 mcg/dia.


Principais Alimentos Fontes de Selênio

A principal fonte alimentar de selênio é a castanha do Pará, ou Castanha do Brasil.

Contudo, é preciso tomar cuidado, pois grandes quantidades de castanha num dia podem até mesmo favorecer um quadro de overdose de selênio.

Para que isso não ocorra, é indicado consumir de 5 a até 15 castanhas no máximo por dia. Para se ter uma ideia, apenas uma castanha já nos fornece toda a quantidade recomendada de selênio diariamente.

Entretanto, outros alimentos também possuem boas quantidades de selênio na composição como:

  • Sementes de girassol;
  • Repolho;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Arroz;
  • Leite Integral;
  • Alho;
  • Pão integral;
  • Gema do ovo


Em Que Casos É Necessário A Suplementação de Selênio?

Como as quantidades recomendadas de ingestão de selênio diariamente são pequenas, é muito difícil encontrar pessoas saudáveis que estejam com deficiência de selênio.

No entanto, alguns grupos precisam tomar cuidado e verificar a dosagem de selênio em exames regularmente, a fim de evitar a deficiência.

Entre as pessoas deste grupo estão:

  • Portadores do HIV;
  • Quem tem a Doença de Chron;
  • Pacientes que fazem tratamento em hemodiálise.

É importante alertar que a suplementação de selênio deve ser feita sempre com a prescrição de um médico ou nutricionista de confiança, uma vez que os riscos de overdose pelo excesso é uma condição grave.


O Que Acontece Quando Ocorre Uma Overdose de Selênio?

A overdose de selênio é bem tóxica e perigosa. Em algumas situações pode até mesmo levar à morte.

Ela se caracteriza principalmente devido ao cheiro forte  de alho na boca e vem acompanhada de uma série de sintomas como:

  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Problemas Gastrointestinais;
  • Edemas nos pulmões;
  • Risco de desenvolvimento de cirrose.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Como evitar queloides

Como evitar queloides?

Queloides são crescimentos dérmicos benignos que surgem através da cicatrização anormal de feridas em resposta a traumas ou inflamações anteriores da pele.  O desenvolvimento de

Continue Lendo
Pupila Dilatada

O que é Pupila Dilatada? Entenda!

A pupila, uma estrutura de grande importância em nosso sistema visual, apresenta complexidade em sua constituição. Seu tamanho varia em resposta a três categorias distintas

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail