Pão Engorda?

Não, o pão por si só não é responsável pelo ganho de peso. O consumo excessivo de pão, assim como o consumo excessivo de qualquer alimento, pode contribuir para o ganho de peso devido ao aumento do consumo calórico.

No entanto, o pão pode ser consumido dentro de uma dieta saudável, pois é uma ótima fonte de nutrientes, além de possuir um Índice glicêmico moderado.


Sobre o pão

O pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo e também é um dos mais queridos no café da manhã e no lanche da tarde.

Contudo, ele é sempre associado a problemas de saúde, como a obesidade e o diabetes, o que faz muita gente optar por não consumi-lo no dia a dia.

Mas, será mesmo que o pão engorda? Será que você vai ganhar peso com mais facilidade se comer um pãozinho?

Veja as verdades sobre o pão no decorrer deste artigo, conheça tudo sobre o pão e sua relação com o peso e a saúde.


Composição Nutricional

O pão francês, aquele que é o mais consumido pela população, é rico em carboidratos simples, através da farinha de trigo.

Além disso, o pão francês não contém muita fibra, o que faz com que ele seja um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, com capacidade para aumentar a glicose rapidamente.

Entretanto, o pão integral é um tipo de pão que contém muito mais nutrientes na composição, além de uma quantidade considerável de fibras.

Veja agora o comparativo nutricional entre o pão francês e o pão integral:

Pão Francês- 01 unidade (50 gramas)

Calorias:150

Carboidratos: 29.30 gramas

Proteínas: 4.00 gramas

Gorduras totais:1.55 gramas           

Gorduras saturadas:0.50 gramas

Fibra alimentar:1.15 gramas

Sódio: 324 mg


Pão Integral- 01 unidade (50 gramas)

Calorias:126

Carboidratos:24,90 gramas

Proteínas: 4.90 gramas.

Gorduras totais:1.85 gramas   

Gorduras saturadas:0.3 gramas

Fibra alimentar:3,55 gramas

Sódio: 250 mg


Como podemos ver, o pão francês integral possui mais fibras, menos carboidratos, mais proteínas e menos gorduras saturadas.

No entanto, a diferença não é astronômica, o que nos faz questionar se o pão branco realmente é um vilão da saúde.


Pão Francês: Digestão no organismo

Por ser rico em farinha de trigo refinada, o pão francês é absorvido pelo corpo de maneira rápida, o que provoca um pico de glicose muito alto.

Por este motivo, ele não é indicado para diabéticos e pessoas com Síndrome Metabólica.

Assim, conforme os níveis de açúcar do pão se transformam em glicose, o pâncreas produz mais insulina.

Porém, se as células pancreáticas precisam produzir insulina de maneira muito frequente, elas se tornam dispersas.

Então, a eficiência das células diminui, e nosso organismo passa a ter problemas para controle da glicose, favorecendo o Diabetes.


Pão Integral: Digestão no Organismo

O pão integral contém mais fibras, então ele já é uma opção mais saudável, pois as fibras são ótimas para a saúde intestinal e diminuem o índice glicêmico do alimento.

Então, o pão integral contém mais nutrientes e dependendo do tipo, pode conter vitaminas e minerais.

O pico de glicose causado pelo pão francês é infinitamente menor que o pico gerado após o consumo do pão branco.

Entretanto, devemos prestar atenção nas marcas e na composição do pão integral. É indicado optar por marcas com rótulos de 100% integral, pois essa informação diz que ele não contém carboidratos refinados.

Além disso, podemos optar por pães integrais que contenham grãos como linhaça, castanhas e nozes, pois esses ingredientes são considerados funcionais.


Relação Entre Consumo de Pão E Obesidade

carboidratos 1

O alto consumo de pão branco e pão integral pode contribuir para o ganho de peso e, sobretudo, para a obesidade.

Ainda que o pão integral seja mais saudável, o excesso no consumo também leva o organismo a estocar seus nutrientes na forma de gordura.

Isso acontece porque, além do pão, nossa alimentação recebe muitas outras ofertas de carboidratos de outros alimentos durante o dia.

É o caso do arroz, macarrão, batatas, legumes, frutas, enfim, grande parte dos alimentos possuem carboidratos na composição.

E é justamente a falta de controle do consumo total deste nutriente no dia a dia que faz com que possamos ganhar peso com mais facilidade.

De maneira geral, o consumo do pão não engorda, quando feito em quantidades certas e sem descontrole.

Se você não tem problemas com glicose, tampouco está acima do peso, um pãozinho no café da manhã não será capaz de te engordar.

Entretanto, é claro que o pão integral deve ser preferência, por isso a recomendação é de que possamos consumir 5 porções de pão integral na semana e 2 de pão branco, para um controle da glicose mais eficiente.

Isso significa que você deve consumir mais pães integrais do que pães refinados. Com relação a quantidade diária, de 1 a 2 unidades no dia são seguras.

Acima de 3 unidades de pão no dia, seja francês ou integral, já predispõe o corpo ao aumento da glicose e consequentemente, ganho de peso.

Portanto, o pão não é um vilão, entretanto, deve ser consumido no dia a dia com moderação, cabendo a nós optar por versões mais saudáveis como o pão 100% integral.


Motivos para comer pão no dia a dia

Pães Possuem Carboidrato

O carboidrato jamais será vilão de uma alimentação saudável, afinal, ele é o principal nutriente da nossa alimentação.

Em geral, um adulto sadio precisa de 50 a 60% de carboidratos em um dia. E o pão é uma excelente fonte desse nutriente.

Assim, começar o dia comendo uma fatia de pão 100% integral, proporcionará energia para as células do seu corpo, além de substrato para suas atividades diárias.


Pão Integral É Rico Em Fibras

pao integral

O pão integral contém maior teor de fibras, substâncias ideais para o funcionamento intestinal.

A recomendação é de que devemos consumir de 25 a 30 gramas de fibras por dia, e, uma fatia de pão integral nos fornece mais de 3,5 gramas de fibra.

Além disso, as fibras diminuem os riscos de colesterol alto, glicose aumentada e disbiose intestinal.


Pão Contém Glúten

Engana-se quem acredita que o glúten é maléfico para o organismo. A menos que tenhamos intolerância ao glúten ou doença celíaca, esta proteína proporciona benefícios ao corpo.

O glúten contribui para a saciedade, devido a sua capacidade de elasticidade, além de fornecer aminoácidos importantes para a construção das proteínas.

Agora que você sabe tudo sobre o pão, pode decidir se vale a pena consumi-lo de maneira saudável no dia a dia, ou optar por outras opções alimentares no café da manhã.


Resumo: Benefícios do Pão

  1. O pão é uma boa fonte de energia, fornecendo ao corpo carboidratos que podem ser decompostos em combustível.
  2. O pão é uma boa fonte de fibra, que ajuda a manter o sistema digestivo saudável e auxilia na perda de peso.
  3. O pão pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2.
  4. Pães integrais podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol e reduzir o risco de certos tipos de câncer.
  5. O pão é uma grande fonte de vitaminas B, incluindo ácido fólico, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina B6.
  6. O pão pode ser uma boa fonte de minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e zinco.
  7. O pão pode ajudar a promover uma sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso.
  8. O pão pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de açúcar no sangue.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

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