A Nimesulida é um medicamento anti-inflamatório amplamente comercializado no Brasil, e pode ser utilizado para diferentes enfermidades.
RESUMO:
- A nimesulida é um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE) prescrito para tratar dores de cabeça, incluindo enxaquecas.
- A nimesulida também é usada para reduzir a febre, inchaço e dores articulares e musculares causadas por várias condições, como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, gota e artrite psoriática.
- Também tem sido usado para tratar dores musculares, cólicas menstruais e dor de dente.
A principal indicação do uso de anti-inflamatórios para dor de cabeça e enxaqueca é a redução da dor. Os anti-inflamatórios como a nimesulida são comumente usados para reduzir a dor associada aos ataques de enxaqueca. Eles também podem ser usados para ajudar a reduzir outros sintomas, como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
As dores de cabeça podem ocorrer por diferentes motivos, como devido à desidratação, por passar muito tempo sem comer, devido a inflamação causada pela sinusite, por estresse excessivo, e entre outras causas[1]Scher AI, Midgette LA, Lipton RB. Risk factors for headache chronification. Headache: The Journal of Head and Face Pain. 2008 Jan;48(1):16-25..
Dependendo do que está causando a dor, o tratamento pode ser diferente. Por exemplo, caso se trate de uma dor proveniente de uma sinusite, é necessário usar alguma medicação de ação antibiótica, uma vez que se trata de uma inflamação que não passará apenas com o uso de analgésicos convencionais.
Por outro lado, caso seja uma dor de cabeça tensional, tomar um banho quente, tentar relaxar um pouco e tomar um comprimido de alguma medicação analgésica para dor de cabeça, são medidas que podem ajudar a solucionar o caso[2]Goadsby PJ, Lipton RB, Ferrari MD. Migraine—current understanding and treatment. New England journal of medicine. 2002 Jan 24;346(4):257-70..
Levando todas as possibilidades em conta, você talvez ainda fique se perguntando qual remédio tomar e como agir da melhor forma para reduzir a sensação de dor quando sente dores de cabeça.
Por isso, neste texto vamos explicar melhor sobre o uso da Nimesulida, se ela auxilia em casos envolvendo dores de cabeça e as melhores soluções para o alívio deste tipo de dor.
Cuidado com abuso de anti-inflamatórios – cefaléia por abuso de analgésicos
O abuso de analgésicos é o uso indevido de analgésicos de venda livre ou medicamentos prescritos para a dor, como opioides, incluindo codeína, morfina, hidrocodona, oxicodona e outros. O abuso de analgésicos pode levar à dependência física e psicológica, tolerância e vício. Também pode causar efeitos colaterais graves, incluindo dependência, overdose e morte.
Para que serve a medicação Nimesulida?
A Nimesulida é uma medicação analgésica, antipirética e um anti-inflamatório da classe dos não esteróides. E pode ter seu uso recomendado para diferentes sintomas.
Algumas das indicações mais comuns incluem:
- Processos inflamatórios
- Febre
- Dores em geral
- Cólicas menstruais
A Nimesulida pode ser encontrada em grande parte das farmácias brasileiras, e tanto de maneira genérica, levando o nome do próprio composto, como quando comercializada por grandes farmacêuticas, com nomes como Nisulid, Cimelide, Nimesilam e entre outros.
Nimesulida serve para dor de cabeça?
De certa forma sim, mas não é uma medicação indicada para este uso. Vamos destrinchar isto um pouco mais nesta sessão.
A Nimesulida pode ser utilizada para diversos tipos de dores, incluindo dor de cabeça. Seu uso como algésico pode incluir:
- Dores de dente
- Dores de cabeça
- Dores de ouvido
- Cólicas menstruais
- Dores nas articulações.
Porém, mesmo podendo ser utilizada como analgésico, a Nimesulida é uma medicação prioritariamente utilizada por sua função anti inflamatória, de maneira que há outros remédios mais indicados para casos envolvendo dores de cabeça.
Outros usos associados a Nimesulida
Além da sua versão mais conhecida em formato de comprimidos, a Nimesulida pode também ser encontrada em outros tipos de formulações, como pomadas e cremes.
A Nimesulida no formato de pomadas pode também auxiliar no alívio de dores nos tendões, músculos, articulações e ligamentos.
Possíveis efeitos colaterais
Entre os efeitos colaterais mais relatados em relação ao uso da Nimesulida podemos citar:
- Náusea
- Vômitos
- Diarreia
E de maneira mais rara, alguns outros sintomas que podem ocorrer incluem:
- Sonolência
- Prisão de ventre
- Gastrite
- Tonturas
- Vertigens
- Coceiras
- Aumento da produção de suor
- Aumento da produção de gases intestinais.
Quem não deve usar a Nimesulida (contra indicações)
Não há muitas contra indicações em relação ao uso da Nimesulida, porém, há alguns grupos de pessoas que devem evitá-lo, incluindo:
- Pessoas que possuam hipersensibilidade à Nimesulida ou a qualquer outra substância presente na composição do medicamento
- Crianças menores de 12 anos
- Mulheres grávidas ou em período de amamentação
- Pessoas que possuam alguma úlcera na região gástrica
- Pessoas que possuam problemas de coagulação
- Pessoas com insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave
- Pessoas que tenham alguma sequela causada pelo uso excessivo de ácido acetilsalicílico.
O que usar para dores de cabeça
Mesmo a Nimesulida possuindo uma ação analgésica, e podendo ser usada para casos envolvendo dores de cabeça, há medicações mais indicadas para tal dor.
Os analgésicos como o paracetamol e a dipirona costumam ser mais indicados para estes casos, uma vez que agem ativamente inibindo a produção de substâncias no cérebro responsáveis pela sensação de dor.
O paracetamol pode ser encontrado tanto como medicação genérica como com o nome Tylenol, e alguns outros menos conhecidos.
Da mesma forma, a Dipirona pode ser comprada de maneira genérica, com o nome Novalgina, e entre outros.
Além dos métodos envolvendo medicamentos, há algumas outras ações que podem auxiliar na redução das dores, como por exemplo:
- Analgésicos de venda livre, como ibuprofeno, aspirina ou paracetamol.
- Descansar bastante e evitar o estresse.
- Beber muitos líquidos.
- Massageie as têmporas e o pescoço.
- Aplicação de compressa fria ou quente.
- Praticar técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação.
- Evitar alimentos que possam desencadear dores de cabeça, como cafeína, álcool e alimentos processados.
- Tomar um banho morno ou ducha.
- Praticar uma boa postura.
- Acupuntura.
Caso você sinta dores de cabeça muito intensas ou de maneira muito recorrente, pode ser interessante buscar ajuda médica, como um neurologista ou algum médico especializado em cefaléia.
Referências Bibliográficas
↑1 | Scher AI, Midgette LA, Lipton RB. Risk factors for headache chronification. Headache: The Journal of Head and Face Pain. 2008 Jan;48(1):16-25. |
---|---|
↑2 | Goadsby PJ, Lipton RB, Ferrari MD. Migraine—current understanding and treatment. New England journal of medicine. 2002 Jan 24;346(4):257-70. |