O que são basófilos e o que pode significar eles estarem baixos

No exame de hemograma, podemos observar como estão os níveis de basófilos em nosso sangue, mas o que são os basófilos e o que pode significar eles estarem em níveis baixos?

Os níveis de basófilos no sangue podem dizer bastante sobre o estado do sistema imune de uma pessoa, tanto caso estejam se apresentando em quantidades acima ou abaixo dos níveis normais. Mas afinal, o que são basófilos e o que fazer caso eles estejam em níveis abaixo do ideal?

Os basófilos, ou granulócitos basófilos, são um tipo de leucócitos, que também são conhecidos como glóbulos brancos. Os basófilos são derivados de progenitores da medula óssea, e constituem cerca de 1% de todos os leucócitos presentes no sangue do corpo humano.

Importância dos basófilos
Libera histamina
Ajuda a iniciar reações alérgicas
Promover respostas inflamatórias
Contribuir para a cicatrização de feridas
Auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico
Regular a produção de anticorpos
Trabalhe para combater infecções bacterianas e virais
Ajuda a matar parasitas

Os basófilos são um dos leucócitos responsáveis por combater processos de inflamação e alergia no corpo, uma vez que possuem em sua estrutura vários grânulos, que liberam as substâncias heparina e histamina em casos onde o corpo está tentando combater alguma inflamação ou algum processo alérgico.

Por que é importante realizar hemogramas de vez em quando?

O hemograma completo é um exame de sangue que avalia e quantifica as células presentes na nossa corrente sanguínea. Avaliando assim nossos glóbulos vermelhos (as hemácias), os glóbulos brancos (os leucócitos) e as plaquetas.

hemograma

O hemograma costuma ser muito importante por oferecer um panorama geral da saúde de uma pessoa, informando se há algo fora dos níveis normais em nosso tecido sanguíneo.

E é exatamente com o auxílio deste exame que conseguimos observar como estão os níveis de basófilos em nosso sangue, se estão acima ou abaixo do normal, ou se se encontram em seus níveis ideais.

Os hemogramas completos costumam portanto ser pedidos em muitos casos junto com outros exames, para complementar e auxiliar em diagnósticos médicos, ajudando no entendimento do que está ocorrendo no organismo.

Costuma ser ainda mais importante em casos envolvendo anemias, leucemias e doenças autoimunes, uma vez que estas estão diretamente relacionadas às células presentes na corrente sanguínea.


Importância do hemograma
Exame de sangue comum usado para avaliar a saúde geral de uma pessoa e detectar uma ampla gama de distúrbios, incluindo anemia, infecção e leucemia.
Ajuda identificar infecção, inflamação, anemia, problemas de sangramento e leucemia. Também pode fornecer informações sobre o sistema imunológico de uma pessoa e ajudar a diagnosticar vários tipos de câncer.
Detectaanormalidades nos níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Essas anormalidades podem ser uma indicação de várias doenças, como anemia, leucemia e certos tipos de câncer.
Monitora a resposta de uma pessoa ao tratamento. Se os resultados do hemograma de uma pessoa forem anormais, isso pode indicar se o tratamento está funcionando ou se são necessários mais testes.
Avalia sinais de infecção, como contagem elevada de glóbulos brancos. Uma alta contagem de glóbulos brancos pode indicar uma infecção ou algo mais sério, como leucemia.
Avalia deficiências nutricionais. Se a contagem de glóbulos vermelhos de uma pessoa estiver baixa, isso pode indicar deficiência de ferro ou outra deficiência nutricional.
É um dos exames mais importantes que um médico pode solicitar, pois pode fornecer informações vitais sobre a saúde de uma pessoa e detectar anormalidades que podem exigir mais investigação e tratamento.


Basófilos baixos, o que pode ser?

Apresentar um número baixo de basófilos no sangue, condição também conhecida como basopenia, ocorre em raros casos e pode estar associada a uma baixa produção de glóbulos brancos por parte da medula óssea.

Causa de baixos basófilosDescrição
Anemia AplásticaUma condição em que o corpo para de produzir novas células sanguíneas suficientes, incluindo basófilos
Doença MieloproliferativaUm grupo de condições em que o corpo produz muitos de um ou mais tipos de células sanguíneas, incluindo basófilos
Uso de corticosteróidesO uso prolongado de medicamentos corticosteroides pode reduzir a produção de basófilos
HIVEm alguns casos, o HIV pode causar uma diminuição nos basófilos
Infecção viralCertas infecções virais podem levar a uma diminuição no número de basófilos
Reação alérgicaReações alérgicas graves podem fazer com que o corpo reduza o número de basófilos

Há algumas ocasiões em que pode ocorrer uma baixa produção dos leucócitos por parte da medula, como por exemplo:

  • Estar em situações de estresse elevado por um período extenso de tempo
  • Durante o período da ovulação em mulheres
  • Ao longo da gravidez
  • Em pessoas que possuam hipertireoidismo (condição em que a tireóide se apresenta em estado de hiperatividade)
  • Em pessoas que estejam passando por algum problema de origem hormonal
  • Ao tomar medicações que causem um enfraquecimento do sistema imune, o que pode significar que o corpo pode acabar produzindo menos leucócitos e consequentemente menos basófilos (as medicações corticóides principalmente podem causar tal efeito em alguns casos).

Basófilos baixos, o que fazer?

O principal nos casos de basófilos baixos no sangue é saber que, caso os leucócitos estejam em níveis saudáveis e sem apresentar nenhuma alteração, provavelmente se trata de algo inofensivo e que se restabelecerá com o tempo.

Porém, caso você apresente em seu hemograma não apenas os basófilos como os leucócitos em geral abaixo dos níveis esperados, é importante buscar ajuda médica para entender o que está ocorrendo de fato em seu organismo.

Basófilos altos no sangue

Diferentemente dos basófilos em níveis baixos no sangue, os mesmo em níveis elevados não é tão raro, mas ainda assim merece uma certa atenção.

Apresentar um nível alto de basófilos no sangue, normalmente pode indicar que o organismo está lutando contra algum processo inflamatório ou alérgico, como em casos envolvendo urticárias, rinites, artrites, sinusites e asma.

Os basófilos podem chegar a níveis mais altos altos no sangue também em pessoas que estejam realizando tratamentos quimioterápicos, se este for seu caso, uma conversa com seu oncologista já deve esclarecer suas dúvidas.

Em alguns casos envolvendo processo inflamatórios e/ou alérgicos muito prolongados, a produção de leucócitos pode começar a se tornar insuficiente, fazendo com que um caso de basófilos altos no sangue se torne com o tempo um caso de baixa quantidade de basófilos na corrente sanguínea.

Considerações caso você esteja apresentando basófilos baixos em seu hemograma

Caso você tenha realizado um hemograma e tenha notado um número reduzido de basófilos no seu sangue, o mais indicado é que busque o médico que lhe pediu os exames e pergunte sobre o que pode estar ocorrendo.

Pode também ser uma boa ideia pedir por um novo exame caso tenha realizado o hemograma durante o período de ovulação ou de estresse elevado, averiguando se há realmente um problema na sua produção de leucócitos ou se é apenas uma questão pontual do seu organismo.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail