Broncopatia inflamatória

Diversos fatores que estão no nosso ambiente são responsáveis por nos causar doenças. No caso de doenças do sistema respiratório, os principais agentes são o cigarro e a poluição. Existem tantas doenças diferentes que, quando somos diagnosticados, às vezes nem conseguimos entender o que significa.

Uma doença pouco conhecida é a broncopatia inflamatória. O termo broncopatia faz referência a qualquer natureza na alteração dos brônquios, seja ela causada por qualquer motivo.

Os problemas bronquiais podem ser apresentados em qualquer idade, mas costumam acometer mais os bebês, e idosos. Confira abaixo o que é a broncopatia inflamatória.

O sistema respiratório

O pulmão é um órgão, semelhante a uma bexiga, com consistência esponjosa, e que fica alojado na caixa torácica. Os seres humanos possuem dois pulmões, divididos em segmentos chamados de lobos. Enquanto o pulmão esquerdo tem dois lobos o direito tem apenas três.

Estes órgãos são recobertos por uma membrana protetora chamada pleura e apresentam inúmeros brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares.

A função dos bronquíolos é transportar o ar que chega pela traqueia até os alvéolos. Já os alvéolos formam o tecido pulmonar e são pequenas bolsas compostas por uma membrana muito fina recoberta por vasos sanguíneos.

São estes vasos que captam o oxigênio recebido pelos pulmões e os transportam para os outros órgãos do corpo.

Portanto, a principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono para fora do corpo humano.

Mas voltando aos brônquios, estes são estruturas que permitem a passagem de ar entre a traqueia e os pulmões. Como eles estão expostos a diversas substâncias e microrganismos do ambiente que entram em nosso organismo pela narina, estão sujeitos a inflamações e infecções.

Doenças pulmonares são aquelas que afetam qualquer um dos órgãos do sistema respiratório, como o diafragma, os pulmões, a tranqueia, a laringe, faringe e os brônquios.

A principal consequência de doenças nessa região é a obstrução das vias aéreas, que dificultam a passagem de ar e comprometem a respiração.

Embora algumas das doenças pulmonares sejam de fácil tratamento, outras podem se tornar crônicas, e necessitam de um acompanhamento especializado por mais tempo, às vezes, pela vida toda.

O que é uma Broncopatia inflamatória?

A broncopatia inflamatória nada mais é do que uma inflamação nos brônquios.

Um tipo de broncopatia é a bronquite, que pode ser classificada como aguda ou crônica. A bronquite é geralmente causada por um microorganismo chamado de Mycoplasma pneumoniae.

crianca bronquite

Em crianças com menos de dois anos, as infecções costumam afetar os brônquios menores, também chamados de bronquíolos, e levam ao quadro de bronquiolite.

Crianças que sofrem desta doença apresentam alto risco de serem asmáticas quando mais velhas.

  • bronquite aguda costuma ser mais curta, durando cerca de uma a duas semanas e os sintomas, como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por apenas algumas semanas.
  • Já a bronquite crônica, não desaparece, e o paciente precisa conviver com ela por toda a vida.

Este tipo compromete pessoas a partir dos 45 anos e, normalmente, o processo inflamatório é desencadeado pela fumaça do cigarro e por poluentes ambientais.

As crises da bronquite crônica costumam ser piores pela manhã.

Qual é o tipo de bronquite?

Além disso, precisamos ressaltar que existem diferentes tipos de bronquite. A bronquite asmática é também chama de asma, existe a bronquite alérgica, a bronquite aguda e a crônica.

Quem tem bronquite?

A bronquite pode ser causada por um simples resfriado comum, gripe ou outra infecção respiratória. Estes tipos caracterizam a bronquite aguda.

No entanto, qualquer pessoa pode ser acometida pela doença.

Sintomas da broncopatia inflamatória

Há diversos sintomas associados a essa doença. Os mais comuns são a tosse seca, dificuldade de respirar e dor no peito ao tossir.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico de broncopatia é feito através de exame clínico, exames de imagem, como a tomografia de tórax ou avaliação da função pulmonar. No exame de imagem é possível notar brônquios de paredes espessadas inferindo broncopatia inflamatória.

Tratamentos

Para o tratamento da broncopatia, podem ser utilizados os mesmos medicamentos que aqueles para tratamento da bronquite, como:

  • Broncodilatadores – remédios que auxiliam a aliviar a tosse e a falta de ar, uma vez que diminuem a obstrução dos brônquios.  
  • Corticoides inalados – medicamentos que diminuem a inflamação brônquica e reduzem o risco da doença se tornar mais grave.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail