Manteiga Ghee: Conheça os benefícios e aprenda a fazer em casa 

A manteiga ghee é uma manteiga obtida através do processo de clareamento, que fornece maior concentração de vitaminas e gorduras quando comparada a manteiga normal.

Dessa forma, a fabricação do alimento envolve a eliminação de água e substâncias mais sólidas do leite.

Na prática, a manteiga ghee tem menor concentração de proteínas e lactose, porém o total de gorduras é maior que a manteiga normal.

Acompanhe este artigo até o fim e conheça os principais benefícios da manteiga ghee para o organismo.

1- A manteiga ghee é a mais indicada para os hipertensos 

Manteiga Ghee 1

O primeiro grande benefício da manteiga ghee é que ela é um alimento livre de sódio, sendo a melhor opção para quem tem hipertensão.

Enquanto uma colher de chá de manteiga comum tem 37,5 mg de sódio, a mesma quantidade de manteiga ghee tem apenas 0,1 mg, o que é quase nada.

Por esta razão, a manteiga ghee previne a hipertensão e contribui para a menor ingestão de sal no dia a dia.

2- É permitida para os intolerantes à lactose

A intolerância à lactose é um grande empecilho para as pessoas que gostam de consumir leite e derivados.

Infelizmente, os produtos isentos de lactose são mais caros, mas este não é o caso da manteiga ghee, pois ela pode ser feita em casa com poucos ingredientes.

SintomaDescrição
Dor abdominalCólicas, inchaço ou dor na barriga após ingestão de lactose.
FlatulênciaAcúmulo excessivo de gases no intestino.
DiarreiaFezes aquosas, amolecidas ou não formadas.
NáuseasEnjoos e sensação de vomito.
VômitosRegurgitação do conteúdo gástrico pela boca.
CólicasDor abdominal intermitente e espasmódica.
Distensão abdominalInchaço abdominal, aumento visível do volume da barriga.
ConstipaçãoDificuldade para evacuar, fezes endurecidas.
CefaleiaDor de cabeça, muitas vezes latejante.
FadigaCansaço excessivo e falta de energia.

Além disso, ela não contém lactose, o carboidrato do leite que é o grande responsável pelos sintomas da intolerância ao alimento.

Nesse sentido, a manteiga ghee caseira evita o uso de aditivos e conservantes nas etapas de fabricação e pode ser usada sem perigo pelos intolerantes à lactose.

3- Não possui caseína

Manteiga Ghee 2 1

Assim como a intolerância à lactose, a intolerância à caseína, uma das principais proteínas do leite, causa incômodos e sintomas variáveis.

Nesse sentido, muita gente deixa de comer manteiga por conta da presença desta substância, que dependendo do caso pode levar ao ambulatório.

No entanto, o processo de clareamento da manteiga ghee elimina a caseína, permitindo que o alimento possa ser usado pelos intolerantes à proteína.

4- Pode ser armazenada em temperatura ambiente 

Diferente da manteiga comum, a manteiga ghee deve ser conservada em temperatura ambiente. A separação das substâncias sólidas do leite na fabricação concede ao alimento uma consistência líquida.

É comum que a embalagem de manteiga comum fique dura após ser colocada na geladeira. Sendo assim, é uma opção prática e que não requer cuidados no armazenamento e no que diz respeito ao prazo de validade.

5- É rica em vitaminas lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis são essenciais para a produção adequada de hormônios e evitam o enfraquecimento da pele, dos cabelos e das unhas.

Neste caso, a manteiga ghee contém uma quantidade maior de vitamina A,D,E e K que a manteiga comum.

Com isso, é possível afirmar que este alimento estimula a saúde dos órgãos e tecidos cutâneos, prevenindo doenças como a acne, dermatite e infecções bacterianas.

6- Melhora a saúde do intestino

Manteiga Ghee 3 1

O funcionamento intestinal é fundamental para a prevenção de doenças como a colite ulcerativa, disbiose, síndrome do intestino irritável e Doença de Crohn.

Nesse sentido, a manteiga ghee é rica em ácido butírico, um tipo de gordura essencial para o crescimento e preservação das células que revestem os enterócitos.

O resultado final é menor incidência dessas doenças e redução do acúmulo de toxinas e materiais xenobióticos, que podem causar câncer devido ao acúmulo no intestino.

7- Estimula a imunidade 

As vitaminas da manteiga ghee tem uma atividade antioxidante elevada, fortalecendo a atuação dos neutrófilos, leucócitos e basófilos.

Em outras palavras, o alimento proporciona a saúde do sistema imune porque oferece uma nutrição adequada às células de defesa, o que é importante na prevenção de doenças como gripe, resfriado, herpes, candidíase e mucosite.

Além disso, a manteiga ghee pode ser usada sempre em pacientes com o sistema imunológico comprometido.

8- Preserva a saúde dos ossos 

A vitamina K da manteiga ghee participa diretamente da produção de osteocalcina, uma enzima importante para a matriz óssea.

Logo, o alimento é eficaz na preservação dos osteoblastos, células ósseas responsáveis pela formação da matriz óssea.

Todavia, consumir manteiga ghee também promove a mineralização adequada do sistema ósseo, sobretudo a absorção de cálcio e fósforo.

Como você viu, os benefícios da manteiga ghee são diversos e promovem a saúde de várias partes do corpo.

Manteiga ghee aumenta o colesterol?

Não se sabe ao certo se a manteiga ghee influencia diretamente no aumento das taxas de colesterol, uma vez que é rica em gorduras saturadas.

Enquanto alguns artigos científicos dizem que o alimento pode diminuir o colesterol do organismo, outros dizem o contrário.

Polêmicas à parte, é fato que as gorduras devem ser consumidas de forma equilibrada, mesmo aquelas conhecidas como saudáveis.

Portanto, o ideal é ingerir apenas uma pequena porção deste alimento no dia a dia, evitando ganho de peso e aumento do risco cardíaco.

Qual a quantidade máxima de manteiga ghee que posso comer em um dia?

Para obter os benefícios atribuídos à manteiga ghee e evitar aumento de colesterol, você deve consumir no máximo uma colher de sopa do alimento por dia.

No entanto, se você tem diagnóstico de hipercolesterolemia ou já teve episódios como infarto ou acidente vascular cerebral, uma colher de chá é o máximo permitido.

É importante saber que a manteiga ghee pode ser usada no lugar de óleo de soja ou azeite, então esta recomendação considera a ingestão total de gorduras sólidas no decorrer do dia.

Como fazer manteiga ghee em casa 

Você pode preparar a manteiga ghee de forma caseira, em um processo de fabricação natural e sem a utilização de aditivos alimentares. Para isso, basta seguir as orientações de preparo a seguir:

Ingredientes

500 gramas de manteiga sem sal

Modo de preparo

Coloque a manteiga em uma panela de vidro ou inox e leve ao fogo médio, até que o conteúdo derreta por completo.

Em seguida, com o auxílio de uma escumadeira, retire toda a espuma que irá formar na parte de cima da manteiga derretida.

Tome cuidado para não mexer muito na parte líquida da manteiga. Este processo leva de 30 a 40 minutos e pode ser feito em banho-maria.

Feito isso, espere a manteiga esfriar e coe o líquido em uma peneira, assegurando que toda a parte sólida saia por completo.

Por fim, coloque a manteiga líquida em um pote de vidro esterilizado e armazene-o na parte de baixo da geladeira por um período de 24 horas.

Após este tempo, a manteiga ghee caseira poderá ser conservada em temperatura ambiente e usada no preparo de alimentos ou acompanhando pães e alimentos salgados.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

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Renato Fernandes da Silva

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