Biotipos Corporais: Mesomorfo

Mesomorfo

Os indivíduos têm características individuais que os fazem diferentes uns dos outros. Porém, características gerais como constituição óssea, metabolismo, massa muscular e quantidade de gordura podem influenciar o modelo corporal, o chamado biotipo corporal.

Existem três tipos de biotipo corporal: mesomorfo, endomorfo e ectomorfo. O mesomorfo geralmente tem corpo atlético e facilidade para ganho de massa muscular.

TipoEctomorfoEndomorfoMesomorfo
FisionomiaLinhas longas e finasLinhas curtas e redondasLinhas intermediárias entre ectomorfo e endomorfo
Ganho de músculoDifícilFácilMédio
Ganho de gorduraFácilFácilMédio
Tipo de metabolismoRápidoLentoMédio
Ganho de forçaFácilMédioFácil

O que é biotipo mesomorfo?

Os indivíduos com biotipo mesomorfo geralmente apresentam ossatura mediana, aparência atlética, facilidade para ganho ou perda de peso, metabolismo intermediário.

Cuidados com alimentação e prática de exercício físico são importantes para a manutenção do peso corporal.

Como saber se sou mesomorfo?

Você precisa ter algumas características que são:

  1. Estrutura corporal mais retangular ou quadrada;
  2. Aparência atlética por natureza;
  3. Facilidade para ganho de massa muscular.

O que fazer para se manter a constituição corporal do mesomorfo?

Mesmo com um biotipo corporal “abençoado”, esses indivíduos precisam ter alguns cuidados. Atenção a dieta e a prática de exercícios aeróbicos e resistidos (musculação) são imprescindíveis para a manutenção corporal do indivíduo mesomorfo.

Como possui metabolismo intermediário e com isso facilidade em ganhar ou perder peso, precisa ter cautela no consumo dos alimentos. Não existe necessidade de restringir macronutrientes, porém o consumo dos carboidratos precisa ser moderado.

Exercícios físicos são a base para a vida e para os indivíduos mesomorfos não é diferente. Atividade aeróbica (cardio) e musculação vão ajudar.

Biotipos Corporais: Mesomorfo

O que comer, evitar e como saber o que comer?

A alimentação dos indivíduos com biotipo mesomorfo precisa ser equilibrada e saudável, não há necessidade de restrição de nenhum macronutriente (carboidratos, proteínas e lipídios), porém os carboidratos precisam ser ingeridos de forma moderada (para evitar o sobrepeso e/ou outras doenças como diabetes).

Independente do biotipo corporal a individualidade biológica precisa ser respeitada e o melhor a se fazer quanto a alimentação é procurar um nutricionista, o profissional qualificado para prescrição de dietas.

A dieta dessa forma será dentro dos seus objetivos e necessidades, respeitando biotipo, individualidade biológica, patologias (caso houver), sexo, idade e peso.

É importantíssimo associar a boa alimentação ao consumo de água (são indicados 35ml cada kg corporal) e a boas noites de sono.

O que o mesomorfo precisa evitar na alimentação?

Alguns alimentos precisam ser consumidos com moderação pelos mesomorfos, pois podem aumentar o percentual de gordura e diminuir o percentual de massa muscular, são eles:

  • Bebidas alcoólicas (cervejas, vinhos e bebidas destiladas);
  • Embutidos (presunto, salame, mortadela etc.);
  • Cereais refinados (arroz, macarrão etc.);
  • Alimentos industrializados (molhos prontos, temperos prontos, biscoitos, fast food, refrigerantes etc.);
  • Alimentos com alto teor de gordura (hamburguer, pizza etc.);
  • Alimentos ricos em açúcar (bolos, sorvete, doces etc.).
bolos, sorvete, doces

Como é o treino do mesomorfo?

A prática de exercício físico é uma regra para todos os indivíduos independente do biotipo e o interesse é buscar uma atividade que traga prazer, pois assim a desistência será mais difícil.

No caso do mesomorfo é interessante realizar atividade aeróbica de 2 a 3 vezes na semana. Pode ser corrida, natação, ciclismo ou a atividade que mais se adapte ao indivíduo. Esse tipo de modalidade ajudará na manutenção do peso e na saúde cardiovascular.

Se a opção do mesomorfo for a musculação (treinamento resistido), importante realizar no mínimo 3 vezes na semana, com intensidade elevada respeitando sempre as possibilidades e objetivos do praticante.

Interessante focar em treino de hipertrofia (treinos com intensidade elevada e repetições de 8-12). Priorizar os exercícios multiarticulares (agachamentos, leg press, stiff, supino, puxadas) pois ativam o metabolismo por mais tempo.

O intervalo entre os treinos precisa ser respeitado, porque todas as adaptações no organismo acontecem no descanso. Um exemplo de intervalo é treinar membros superiores segunda/quarta/sexta e treinar membros inferiores ter/quinta/sábado.

Com a prática da musculação o mesomorfo, que já tem facilidade em ganhar massa muscular, vai aumentar seu percentual de massa magra e diminuir seu percentual de gordura corporal. O ideal é que o praticante associe os dois tipos de atividade (atividade aeróbica e musculação) pois assim vai colher os benefícios dos dois: aumento de massa magra, diminuição de gordura corporal e dessa forma a manutenção ou redução peso corporal.

Lembrando que a prescrição do exercício, volume e intensidade devem ser feitas sempre pelo profissional de Educação Física, pois ele é o mais preparado e o único que pode realizar esta função. Afinal, ele estudou para isso.

Conclusão

Os indivíduos podem ter três tipos de biotipo corporal: mesoformo, ectomorfo e endomorfo. Os mesomorfos geralmente tem corpo atlético e facilidade para ganho de massa muscular.

Atividade física sempre será importante para os mesomorfo, pois mesmo com a facilidade em ganho de massa muscular também tem predisposição ao acumulo de gordura, por esse motivo é importante sempre associar atividade física (exercício resistido e atividade aeróbica) com boa alimentação. Personal trainer e nutricionista são imprescindíveis para o processo.

Seu biotipo é o mesomorfo? Identificou-se? Entendeu que o requisito básico para qualquer indivíduo é a prática de exercício físico associada a uma boa alimentação?

Obrigada por chegar até aqui com a gente, para saber mais sobre os outros biotipos continue navegando em nossas páginas.

Jamille Ramos

Formada em Educação Física.
Especialista em Exercício Físico aplicado a Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais.
Atua como personal trainer desde 2012.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Jamille Ramos

Jamille Ramos

Formada em Educação Física.
Especialista em Exercício Físico aplicado a Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais.
Atua como personal trainer desde 2012.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail