Óleo de Linhaça: Para Que Serve e Como Usar

O óleo de linhaça é um produto tipicamente processado por prensagem a frio das sementes de linhaça, que é a semente da planta linho, rico em ácido α-linolênico (ALA, ômega-3), lignanas, fibras solúveis, vitaminas e minerais1,2.

Pode trazer muitos benefícios para a saúde, sendo indicado para a redução de doenças cardiovasculares, aterosclerose, diabetes, câncer, artrite, osteoporose, distúrbios autoimunes e neurológicos1,3

O óleo de linhaça pode ser encontrado em farmácias de manipulações ou nas lojas de produtos naturais, devendo ser consumido de acordo com a orientação do nutricionista.


Fatores Antinutricionais

Apesar do óleo de linhaça possuir elementos funcionais, ela não é totalmente isenta de fatores antinutricionais que podem ter efeito adverso na saúde e bem-estar dos seres humanos. 

Os glicosídeos cianogênicos são os principais antinutrientes. Eles são fracionados em linustatina, neolinustatina e linmarina. No intestino, os glicosídeos cianogênicos liberam cianeto de hidrogênio, um potente inibidor respiratório.

Porém, o adequado processamento dos alimentos contendo essa substância ajuda a reduzir os riscos de intoxicação1,2.

Aproximadamente 85% das linustatina e neolinustatina são destruídas no calor por mais de 2 h a 200°C1


Linhaça: Um Alimento Funcional

linhaca

Um alimento funcional é aquele alimento consumido habitualmente e que apresenta benefícios fisiológicos e/ou auxilia na redução do risco para doenças crônicas além das funções nutricionais básicas1.

A presença de componentes bioativos como o ácido α-linolênico, lignanas e fibra alimentar garante que a linhaça pode ser considerada um alimento funcional2.


Para que serve o óleo de linhaça

Os benefícios da linhaça para a saúde humana são diversos, sobretudo por 3 motivos: primeiro, por ser rico em ácido graxo ômega-3 α-linolênico; segundo, devido ao alto teor de fibras alimentares solúveis e insolúveis; e terceiro, pela sua alta concentração de lignanas, agindo como antioxidantes e fitoestrógenos.

1. É Rico Em Ômega-3 e Ômega-6

O óleo de linhaça é a fonte vegetal mais rica em ácido graxo ω-3, conhecida como ácido α-linolênico, com potente ação anti-inflamatória, e é considerado pobre em ácidos graxos saturados, moderado em ácidos graxos monoinsaturados e rico em ácidos graxos poliinsaturados1.

O óleo de linhaça fornece uma excelente proporção de ácidos graxos ω-6:ω-3 de aproximadamente 1:3, bem próxima do ideal.

Os ômegas 3 e 6 são considerados essenciais para o organismo, pois o corpo humano não consegue sintetizá-los, por isso é indispensável a sua ingestão através da dieta1.

Embora seja rico em antioxidantes, a exemplo dos tocoferóis e betacarotenos, o óleo de linhaça é facilmente oxidado após o processo de extração e purificação.

A biodisponibilidade do ácido α-linolênico varia com o tipo de linhaça ingerida (Biodisponibilidade do óleo é > semente moída > semente inteira)1.


2. Prevenção da Doença Cardiovascular

O óleo de linhaça é rico em ácido graxo ômega 3, prevenindo o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, então diminuindo a progressão da aterosclerose induzida pelo alto consumo de colesterol ou de gordura trans dietético3.

Esse efeito benéfico sobre a saúde cardiovascular pode ser devido a sua ação anti-inflamatória fornecida pelo alto teor de ácido α-linolênico.

Além disso, a dieta com linhaça auxiliou na diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica em pacientes com doença arterial periférica.

Este efeito hipotensor foi o suficiente para reduzir em 50% a incidência de infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais3

Essa ação mostrou associação na mudança do metabolismo lipídico, bloqueando a geração de oxilipinas que apresentam ação menos vasodilatadora e mais pró-inflamatória3.


3. Saúde da Pele

pele oxidacao

O óleo de linhaça possui propriedades antioxidantes, combatendo a produção no organismo de radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento.

Então, acredita-se que óleo de linhaça controla o processo de envelhecimento.

Alguns dos benefícios do óleo de linhaça sobre a pele são1:

Por ser uma rica fonte de ácidos graxos essenciais: ácido linoleico (ω-6) e ácido α-linolênico (ω-3), o óleo de linhaça  regula a produção de prostaglandinas pró-inflamatórias, portanto, ajudam na indução do processo de cicatrização de feridas1.


4. Efeito Benéfico Sobre Os Sintomas da Menopausa

Um efeito protetor é atribuído ao óleo de linhaça contra os sintomas da menopausa.

Estudos demonstram que a ação estrogênica de certos metabólitos da linhaça age na redução da frequência e gravidade das ondas de calor em mulheres na pós-menopausa, contribuindo para uma melhor qualidade de vida3

Porém, são necessários mais ensaios clínicos controlados randomizados e revisões sistemáticas de ensaios clínicos para determinar significativamente os efeitos do óleo de linhaça sobre os sintomas da menopausa.


Como Usar

O óleo de linhaça não é recomendado para utilização em alta temperatura, pois resulta na modificação da sua composição nutricional.

Estudos relataram que a alta temperatura deteriora o ácido alfa-linolênico (lábil ao calor), o que não é vantajoso devido aos seus benefícios para a saúde2.

Para fins culinários, alguns estudos relatam que a fritura do óleo de linhaça em até 177°C por duas horas não causa nenhum tipo de perda na qualidade do óleo2.

De preferência o óleo de linhaça deve ser consumido puro, para temperar saladas, por exemplo, pois possui sabor suave.

Lembre-se que o consumo do óleo de linhaça pode variar de cada pessoa, de acordo com a indicação do nutricionista.

Os alimentos enriquecidos com ômega-3 oferecem mais opções de alimentos para os consumidores que buscam aumentar o teor de ômega-3 na sua alimentação.

A tabela abaixo mostram trabalhos de pesquisas sobre o enriquecimento do óleo de linhaça em vários produtos alimentícios1.

Forma de linho consumidoValor suplementadoProduto alimentar enriquecido com linhoResultados principaisReferências
Óleo de linhaça1%QueijoAlta retenção do óleo de linhaça (5,2 mg/g) foi observada no queijo sem afetar a vida de prateleira do produtoAguirre e Canovas (2012)
Óleo de linhaça25, 50, 75 e 100%Gorduras e biscoitosBiscoitos feitos com 100% de gordura substituída foram aceitáveis ​​no grupo controleHassan
et al.(2012)
Óleo de linhaça (em pó)1; 2,5; 5 e 10%PãoA capacidade de absorção de água aumentou de 62 (grupo controle) para 70% (10% pão de linhaça). Não foram observados efeitos nas propriedades sensoriaisGokmen
et al.(2011)
Óleo de linhaça0-12%SorveteO sorvete de linhaça apresentou floculação mínima de gordura, resultando em um sorvete macio com alta taxa de derretimento. A incorporação de 2% de óleo de linhaça em um sorvete de 12% (p/p) foi possível, afetando a funcionalidade do sorveteGoh
et al.(2006)


Referências Bibliográficas:

  1. Goyal A, Sharma V, Upadhyay N, Gill S, Sihag M. Flax and flaxseed oil: an ancient medicine & modern functional food. Journal of Food Science and Technology [Internet]. 2014 Jan 10;51(9):1633–53.
  • Kajla P, Sharma A, Sood DR. Flaxseed—a potential functional food source. Journal of Food Science and Technology [Internet]. 2014 Feb 28;52(4):1857–71.
  • Parikh M, Maddaford TG, Austria JA, Aliani M, Netticadan T, Pierce GN. Dietary Flaxseed as a Strategy for Improving Human Health. Nutrients. 2019 May 25;11(5):1171.

Raísa Vitena da Silva Araújo

CRN5 9100. Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-colaboradora da equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Couto Maia. Atendimento Nutricional em Salvador - Bahia (Clínica Nutrir & Saúde) e Online para todo o Brasil.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Raísa Vitena da Silva Araújo

Raísa Vitena da Silva Araújo

CRN5 9100. Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-colaboradora da equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Couto Maia. Atendimento Nutricional em Salvador - Bahia (Clínica Nutrir & Saúde) e Online para todo o Brasil.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail