Déficit Calórico: O Que É e Como Calcular

O déficit calórico pode ser definido como o estado em que o organismo consome menos calorias do que ele gasta em um período.

Assim, o balanço energético no déficit calórico é negativo, visto que nosso corpo vai queimar mais energia do que ingeri-las através da alimentação.

As calorias dos alimentos são indispensáveis para qualquer organismo. São elas que fazem com que os processos metabólicos e fisiológicos possam funcionar de maneira constante.

Contudo, o déficit calórico pode ser benéfico só organismo em algumas situações, como quando apresentamos um quadro de obesidade ou sobrepeso.

Assim, quando ele ocorre, nossas células são obrigadas a consumir as reservas de gordura e glicogênio, provocando o emagrecimento e diminuição do percentual de gordura.

Contudo, o déficit calórico não é obtido apenas quando comemos pouco, ele também pode ser atingido através da prática de exercícios físicos intensos.

Por isso veja neste artigo, como atingir o déficit calórico, caso você precise emagrecer ou diminuir seu percentual de gordura.


Como Calcular O Déficit Calórico de Maneira Correta?

O déficit calórico deve ser atingido através de equilíbrio e segurança, por isso é indicado que um nutricionista esteja supervisionando sua aplicação.

Para calcular o déficit calórico, primeiramente, devemos considerar a taxa metabólica basal do nosso organismo.

Esta taxa, também chamada de TMB, é o mínimo de energia que nosso corpo necessita para executar suas funções físicas, químicas e biológicas em um dia.

Ela é calculada a partir de variáveis como a idade, sexo e peso de um indivíduo e pode ser calculada a partir dos dados abaixo:

Mulheres

  • 18 a 30 anos: 14,7 x peso + 496
  • 31 a 60 anos: 8,7 x peso + 829
  • Acima de 60 anos: 10,5 x peso + 596

Homens

  • 18 a 30 anos:15,3 x peso + 679
  • 31 a 60 anos: 11,6 x peso + 879
  • Acima de 60 anos: 13,5 x peso + 487

Como podemos ver, o cálculo da TMB é fácil e pode ser feito por qualquer pessoa, entretanto, a aplicação do resultado deve ser feita por um(a) nutricionista.

Isso porque, o conhecimento sobre a distribuição de nutrientes em um plano alimentar é essencial para evitar deficiência de nutrientes, vitaminas e minerais.

Então, só um profissional habilitado sabe como aplicar o déficit calórico de maneira segura, sem comprometer a saúde da pessoa.

A partir da TMB, direciona-se o que vamos fazer para atingir este patamar. Para isso, nossa atividade física e alimentação diária devem ser investigadas profundamente.


Déficit Calórico: O que interfere no cálculo

Calorias Ingeridas

As calorias ingeridas serão as calorias de todos os alimentos que vamos consumir em um dia todo.

Logo, deve-se somar a caloria dos alimentos e ao final, teremos o total de calorias consumidas em 24 horas.

Pacientes com sobrepeso e obesidade geralmente apresentam um total de calorias ingeridas acima de 2500 em um dia.

Fator de Atividade Física

exercicios corrida

O fator de atividade física é um valor que é acrescentado na Taxa Metabólica Basal para acrescentar a energia extra advinda das atividades físicas que uma pessoa realiza diariamente.

Mesmo quem é sedentário(a), mas realiza atividades leves como caminhar até o trabalho, limpar a casa ou varrer o chão, também apresenta um valor correspondente ao fator de atividade física.

Consequentemente, quanto maior for o nível de atividades físicas realizadas em um dia, maior será o fator de atividade física de uma pessoa.


Valores do Fator de Atividade Física Por Sexo

Mulheres

  • 10 a 18 anos: Leve: 1,50

                        Moderada: 2,20

                        Pesada: 6,00

  • 18 a 65 anos: Leve: 1,56

                        Moderada:1,64

                        Pesada: 1,82

  • Acima de 65 anos: Leve: 1,40

                                 Moderada: 1,60

                                 Pesada: 1,80


Homens

  • 10 a 18 anos:Leve: 1,60

                       Moderada:2,50

                       Pesada: 6,00

  • 18 a 65 anos:Leve: 1,55

                       Moderada: 1,78

                       Pesada: 2,10

  • Acima de 65 anos:Leve: 1,40

                                Moderada: 1,60

                                Pesada: 1,90


Aplicando O Déficit Calórico

Após calcular a taxa metabólica basal e multiplicar pelo fator de atividade física, obtemos o GET, Gasto Energético Total.

O GET é o resultado que revela quantas calorias nosso corpo precisa ingerir no decorrer de um dia,e qualquer valor abaixo do GET em calorias, já deixa nosso organismo em déficit calórico.

Por exemplo, se o seu gasto energético total diário é de 2200 calorias, consumindo apenas 1800 calorias por dia em alimentos, você já está em déficit calórico.

Daí, é só distribuir os alimentos na dieta no decorrer do dia, certificando que o total de calorias ingeridas pela alimentação seja sempre menor que o total de calorias gastas pelo seu organismo, calculado através do GET.

Portanto, é possível entrar em Déficit Calórico sem a ajuda de um profissional, porém, as chances de fracasso e deficiência de nutrientes se elevam bastante.

A recomendação é que você sempre conte com um profissional formado em nutrição para apoio, suporte e um plano alimentar com déficit calórico eficiente e seguro.


Curiosidades Sobre O Déficit Calórico

1- Pessoas que realizam atividade física intensa e não estão acima do peso não devem se submeter ao déficit calórico, pois caso isso ocorra, elas perderão peso e colocarão o organismo em risco;

2- Quanto maior a diferença entre o GET e o total de calorias ingeridas diariamente, maior é a porcentagem de emagrecimento;

3- Mesmo no déficit calórico, nenhuma dieta deve ser abaixo da taxa metabólica basal, pois valores abaixo da TMB ocasionam problemas como perda de massa muscular, dificuldade no metabolismo e hipoglicemia;

4- Deve-se ofertar todos os nutrientes em uma dieta de baixo valor calórico para não aumentar os riscos de deficiência de vitaminas e minerais;

5- A água não tem calorias, portanto, ela não tem influência sobre o Déficit Calórico e a perda de peso;

6- Dietas muito restritivas não são a melhor opção em 99% das vezes, o emagrecimento saudável deve ser feito em pequenos passos;

7- As fibras não ficam armazenadas no organismo, portanto elas não têm capacidade de engordar;

8- O conteúdo deste artigo tem caráter informativo e não substitui a consulta nutricional.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail