“Desejo de grávida”: pesquisadores apontam alterações na atividade neuronal que caracteriza o impulso alimentar

gravida 2

Muitas grávidas sentem o impulso repentino e incontrolável de comer um determinado alimento. Esses impulsos são também conhecidos como “desejo de grávida”. Durante o período de gestação o corpo da mãe passa por uma série de mudanças fisiológicas e comportamentais para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do embrião. 

“Existem muitos mitos e crenças populares sobre esses desejos, embora os mecanismos neuronais que os causam não sejam amplamente conhecidos”, observa March Claret, professor da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de Barcelona e chefe do IDIBAPS Neuronal Control. do Grupo Metabolismo

Claret lidera, juntamente com Roberta Haddad-Tóvolli, um estudo que foi publicado na revista Nature Metabolism e fornece novas evidências sobre as alterações da atividade neuronal que impulsionam esses desejos em animais.

RESULTADOS

De acordo com os resultados, durante a gravidez, o cérebro de camundongos, por exemplo, sofre alterações nas conexões funcionais dos circuitos cerebrais de recompensa, bem como nos centros gustativos e sensório-motores. Além disso, assim como as mulheres grávidas, as camundongos fêmeas são mais sensíveis a alimentos doces e desenvolvem comportamentos de compulsão alimentar em relação a alimentos altamente calóricos. 

“A alteração dessas estruturas nos fez explorar a via mesolímbica, uma das vias de transmissão de sinais dos neurônios dopaminérgicos. A dopamina é um neurotransmissor fundamental nos comportamentos motivacionais”, observa Claret, que é membro do Departamento de Medicina da UB e da Diabetes and Associates Centro de Pesquisas Biomédicas em Rede de Doenças Metabólicas (CIBERDEM).

A equipe observou que os níveis de dopamina – e a atividade de seu receptor, D2R – aumentaram no núcleo accumbens, uma região do cérebro envolvida no circuito de recompensa. Esta descoberta sugere que a gravidez induz a uma reorganização completa dos circuitos neurais mesolímbicos através dos neurônios D2R. “Essas células neuronais – e nesse caso a sua alteração – seriam as responsáveis ​​pelos desejos, já que a ansiedade alimentar, típica durante a gravidez, desapareceu do experimento após bloquear sua atividade”, explica Claret.

gravida

A equipe liderada por Claret e Haddad-Tóvolli mostrou que os desejos persistentes têm consequências para a prole. Eles afetam o metabolismo e o desenvolvimento de circuitos neurais que regulam a ingestão de alimentos, o que leva ao ganho de peso, ansiedade e distúrbios alimentares. 

As conclusões do estudo poderão contribuir para o aprimoramento das orientações nutricionais das gestantes, a fim de garantir uma nutrição pré-natal adequada e prevenir o desenvolvimento de doenças. 

Entre os participantes do estudo estavam Guadalupe Soria e Emma Muñoz-Moreno (IDIBAPS), Analía Bortolozzi (IIBB-CSIC-IDIBAPS) e Emmanuel Valjent (INSERM e Universidade de Montpelier). Este projeto recebeu financiamento do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).

Confira o estudo 10.1038/s42255-022-00557-1

Leandro Pessoa Dantas da Silva

Jornalista e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Leandro Pessoa Dantas da Silva

Leandro Pessoa Dantas da Silva

Jornalista e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail