Costocondrite – O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos

costoncdrite importancia

Fatos importantes

  • A costocondrite é uma patologia inflamatória da parede torácica.
  • O principal sintoma da costocondrite é a dor no peito.
  • A causa da costocondrite é desconhecida, mas provavelmente se deve a uma infecção, lesão ou uso excessivo dos músculos da parede torácica.
  • O diagnóstico geralmente é feito com base no histórico médico do paciente e em um exame físico.
  • O tratamento para costocondrite geralmente envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso.

Introdução

costocondrite

A Costocondrite é uma patologia inflamatória dolorosa que afeta a junção costocondral das costelas e do esterno, caracterizada por dor e sensibilidade localizadas na região das costelas e do peito[1]Mott T, Jones G, Roman K. Costochondritis: rapid evidence review. American Family Physician. 2021 Jul 1;104(1):73-8.

A dor é geralmente sentida no lado esquerdo do peito, mas pode se manifestar em ambos os lados. A costocondrite é mais comum entre mulheres do que entre homens e é também mais comum em pacientes que possuem doenças subjacentes, como artrite reumatoide, lúpus, síndrome do desfiladeiro torácico ou espondilite anquilosante.

A causa exata da costocondrite ainda não é conhecida, mas acredita-se que possa estar relacionada a uma infecção viral ou bacteriana, a um trauma físico, como distensão ou entorse na região do tórax, ao uso excessivo dos músculos do peito, tosse ou espirros crônicos, ou a um defeito estrutural na parede torácica[2]Anjum Ilahi MI, Younas A. Current concepts in costochondritis. Isra Medical Journal. 2011 May:71..

Os locais mais comuns de dor são próximos ao esterno (esterno), ao nível da 4ª, 5ª e 6ª costelas.

O tratamento da costocondrite envolve repouso, o uso de gelo e analgésicos comuns associados a anti-inflamatórios. Se a dor for severa, o médico pode prescrever analgésicos mais fortes ou uso de medicamentos adjuvantes para dor crônica e neuropática (antidepressivos e anticonvulsivantes)[3]Proulx AM, Zryd TW. Costochondritis: diagnosis and treatment. American family physician. 2009 Sep 15;80(6):617-20..

A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos do peito e melhorar a postura. Raramente é necessário o uso de cirurgia, mas pode ser necessária se a causa for estrutural.

A costocondrite geralmente desaparece dentro de algumas semanas ou meses, mas pode recorrer se a causa subjacente não for tratada.

Diferenças entre Costocondrite e Síndrome de Tietze

A costocondrite pode ser confundida com outra patologia chamada síndrome de Tietze. Ambas as condições envolvem inflamação da articulação costocondral e podem causar sintomas muito semelhantes.

No entanto, a síndrome de Tietze é muito menos comum e geralmente causa inchaço no peito, que pode durar após o desaparecimento de qualquer dor e sensibilidade.

CondiçãoCostocondriteSíndrome de Tietze
DefiniçãoInflamação da junção costocondral (cartilagem) da costela e do esterno.Inflamação da articulação costocondral e tecidos moles circundantes, resultando em dor no peito.
CausaDesconhecido; pode ser causada por uma infecção viral, trauma ou uso excessivo.Desconhecido; pode ser causada por uma infecção viral, trauma ou uso excessivo.
SintomasDor aguda no peito que piora com movimento ou pressão. A dor pode estar localizada em uma área ou pode irradiar pelo tórax.Dor aguda no peito que piora com movimento ou pressão. A dor pode estar localizada em uma área ou irradiar para o tórax. Inchaço, sensibilidade e vermelhidão da parede torácica também podem estar presentes.
DiagnósticoO diagnóstico geralmente é feito por meio de exame físico e histórico médico.O diagnóstico geralmente é feito por meio de exame físico e histórico médico. Raios-X ou outros exames de imagem podem ser feitos para descartar outras condições.
TratamentoO tratamento geralmente envolve repouso, analgésicos vendidos sem receita e fisioterapia.O tratamento geralmente envolve repouso, analgésicos de venda livre, fisioterapia e injeções de corticosteroides. A cirurgia pode ser recomendada em casos graves.

Sintomas de costocondrite

costocondrite padrao de dor
  • Dor: a costocondrite é o principal sintoma e causa dor na parede torácica. A dor é geralmente sentida na área da costela superior e média em ambos os lados do esterno.
  • Sensibilidade: a área onde a dor é sentida é sensível ao toque, com hipoestesia ou hiperestesia local.
  • Inchaço: pode ocorrer inchaço ou inflamação (vermelhidão) na área onde a dor é sentida.
  • Dificuldade para respirar: pode dificultar para respirar devido à dor ou aperto na parede torácica.
  • Tosse: tosse pode piorar a dor associada à costocondrite.
  • Fadiga: pode causar fadiga devido à dor e dificuldade para respirar.
  • Rigidez: a parede torácica pode parecer rígida e dolorida.
  • Febre: pode ocorrer febre baixa com costocondrite.

Sintomas de costocondrite
Dor ao redor do esterno
Dor que piora ao respirar fundo
Dor que piora ao pressionar o peito
Dor que se espalha para as costas ou abdômen
Inchaço na região do peito

Se você tem dor no peito
Entre em contato com Serviços de Emergência ou vá para um pronto-socorro imediatamente se sentir dor no peito ou outros sintomas de ataque cardíaco.
Embora possa ser costocondrite, é melhor descartar um ataque cardíaco ou outra coisa grave.

Padrão de dor da costocondrite

Padrão de dorO que torna a dor pior
Dor aguda e penetrante na parede torácica, entre as costelasRespiração profunda, tosse, espirro ou qualquer atividade que envolva a área do peito
Dor irradiando para as costas ou para a área da escápulaMovimento dos braços, especialmente acima da cabeça ou alcance
Dor que piora com certas posições ou atividades, como sentar, levantar e dobrarPressão na área afetada, incluindo pressão da roupa ou dormir em cima da região
Dor que piora com certas posturas, como inclinar-se para a frente ou para o ladoAtividade física vigorosa, especialmente se envolver o peito ou os braços

Quão comum é a costocondrite?

É difícil ter certeza de quão comum é a costocondrite, pois muitas pessoas provavelmente a têm, mas não se preocupam em ir ao médico.

Parece ser bastante comum.

Das pessoas com dor no peito que vão ao médico, cerca de 1 em cada 5 tem uma causa relacionada aos músculos, costelas e articulações da parede torácica[4]Brims FJ, Davies HE, Lee YG. Respiratory chest pain: diagnosis and treatment. Medical Clinics. 2010 Mar 1;94(2):217-32..

8 causas comuns de costocondrite

  • Infecção: A costocondrite pode ser causada por uma infecção bacteriana, como um staphylococcus aureus, ou uma infecção viral, como o vírus herpes simplex.
  • Trauma: A costocondrite também pode ser causada por trauma direto na região do tórax, como um acidente automobilístico, um choque elétrico ou uma lesão provocada por esforço físico.
  • Uso excessivo: Movimentos repetitivos ou atividades que exigem o uso excessivo dos músculos do tórax, como tarefas manuais ou esportes de contato, podem causar costocondrite.
  • Artrite: Algumas doenças reumatológicas, como a artrite reumatoide, a artrite psoriásica e a artrite gotosa, podem causar costocondrite.
  • Alergias: A costocondrite pode ser desencadeada por alergias respiratórias e doenças associadas, como asma, alergia alimentar e rinite alérgica.
  • Fibromialgia: A Fibromialgia é uma doença crônica que pode afetar os ossos e músculos do corpo, incluindo o tórax, e pode desencadear a costocondrite.
  • Doença autoimune: Doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla, podem contribuir para o desenvolvimento de costocondrite.
  • Estresse: O estresse e a ansiedade crônica também podem desencadear a costocondrite, pois podem levar à tensão muscular e inflamação na região do tórax.

Diagnóstico

raiox costocondrite

A costocondrite pode ser diagnosticada após um exame físico completo e revisão do histórico médico do paciente, excluindo-se outras causas possíveis[5]Meyer CA, White CS. Cartilaginous disorders of the chest. Radiographics. 1998 Sep;18(5):1109-23..

Para fazer um diagnóstico de costocondrite, o médico examinará a área do tórax do paciente e sentirá sensibilidade ou inchaço. Ele ou ela também pode pedir ao paciente para respirar fundo ou pressionar a área para ver se causa dor. Exames de imagem podem ser solicitados se o médico suspeitar que outra coisa pode estar causando a dor, como uma infecção ou um tumor.

A palpação dinâmica é um processo manual de mover uma articulação em sua amplitude de movimento final máxima. Este ponto final do movimento articular forma a base para determinar o movimento articular normal ou anormal. Quando a palpação dinâmica é reduzida, a articulação é considerada fixa ou hipocinética.

Exames de sangue também podem ser solicitados para descartar outras patologias, como um distúrbio autoimune ou uma infecção.

Em alguns casos, o diagnóstico de costocondrite pode ser difícil de fazer, pois os sintomas podem ser semelhantes a outras condições, como azia, doença da vesícula biliar e até ataque cardíaco.

O médico pode precisar solicitar exames adicionais ou encaminhar o paciente a um especialista, como um reumatologista, para avaliação e diagnóstico adicionais.

ExameDescrição
Exame FísicoUm exame físico será realizado pelo médico para avaliar a área quanto a quaisquer sinais de inflamação e sensibilidade.
Raio-X de TóraxUm raio-X da área afetada pode ser usado para avaliar a extensão da inflamação e quaisquer possíveis complicações.
UltrassomUm ultrassom da área afetada pode ser usado para avaliar a extensão da inflamação e quaisquer possíveis complicações.
Tomografia ComputadorizadaUma tomografia computadorizada da área afetada pode ser usada para avaliar a extensão da inflamação e quaisquer possíveis complicações.
Ressonância MagnéticaUma ressonância magnética da área afetada pode ser usada para avaliar a extensão da inflamação e quaisquer possíveis complicações.

Importância do Diagnóstico – Excluir patologias mais severas

A costocondrite é geralmente autolimitada e benigna – deve ser diferenciada de outras causas mais graves de dor torácica.

  • A doença arterial coronariana está presente em 3 a 6 por cento dos pacientes adultos com dor torácica e sensibilidade da parede torácica à palpação.
  • A história e o exame físico do tórax que documentam dor reproduzível por palpação nas cartilagens costais geralmente é necessário para fazer o diagnóstico em crianças, adolescentes e adultos jovens.
  • Pacientes com mais de 35 anos, ou que tenham história ou risco de doença arterial coronariana e qualquer paciente com sintomas cardiopulmonares devem fazer um eletrocardiograma e possivelmente uma radiografia de tórax.
  • Considere exames adicionais para descartar causas cardíacas se clinicamente indicado pela idade ou status de risco cardíaco.

Diagnóstico Diferencial de Costocondrite

  • Espondilite anquilosante: é uma doença inflamatória crônica autoimune que afeta principalmente as articulações da coluna vertebral e da região sacroilíaca, causando dor nas costas e rigidez. Esta condição pode também afetar outros tecidos e órgãos, como os olhos, os pulmões, o coração, os rins e as articulações periféricas.
  • Síndrome de Tietze: é uma doença inflamatória rara que inclui dor torácica e inchaço na cartilagem costal, geralmente afetando as costelas superiores. Esta síndrome pode ser causada por lesões, inflamação, infecção ou doença autoimune.
  • Fibromialgia: é um distúrbio crônico caracterizado por dor generalizada e sensibilidade nos músculos, articulações e tendões. Além disso, podem ocorrer outros sintomas, como fadiga, depressão, ansiedade, sono não reparador e dificuldades de memória e concentração.
  • Lesão musculoesquelética: é uma lesão nos músculos, ossos, ligamentos ou tendões da parede torácica, que pode ser causada por esforço físico excessivo ou trauma direto. Esta condição pode resultar em dor no peito, dificuldade para respirar ou outros sintomas, dependendo da gravidade da lesão.
  • Pleurisia: é uma condição inflamatória causada pela inflamação da pleura, uma fina membrana que reveste os pulmões. Esta condição pode ser causada por infecções, traumas ou doenças autoimunes e pode causar dor no peito, falta de ar, tosse com sangue e outros sintomas.
  • Pneumonia: é uma infecção grave dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou outros organismos. Esta condição pode causar dor no peito, tosse, febre, fadiga, dificuldade para respirar e outros sintomas.
  • Embolia pulmonar: é uma condição grave causada por um coágulo de sangue que bloqueia uma das artérias dos pulmões. Esta condição pode causar dor no peito, dificuldade para respirar, taquicardia, falta de ar e outros sintomas graves.
  • Esofagite: é uma inflamação do esôfago, que pode ser causada por infecções, refluxo ácido, trauma ou ingestão de alimentos ácidos. Esta condição pode causar dor no peito, dificuldade para engolir, tosse, vômito e outros sintomas.

Possibilidades iniciais de tratamento

O tratamento para costocondrite depende da gravidade dos sintomas e pode incluir desde medicações de venda livre, tais como ibuprofeno ou paracetamol, até injeções de anestésicos locais (lidocaína) ou corticosteroides para reduzir a inflamação e a dor.

Além de medicações, praticar uma boa postura ao sentar e levantar pode ajudar a reduzir a dor associada à costocondrite. Evitar atividades que possam causar mais irritação na parede torácica, como levantar objetos pesados, fazer exercícios muito vigorosos e dormir de barriga para baixo também pode ser útil.

O estilo de vida também pode ter um papel importante na redução da dor associada à costocondrite. Parar de fumar é importante, pois fumar pode piorar a condição. Além disso, reduzir o estresse e evitar atividades que estressam a parede torácica também são recomendados.

Por fim, a fisioterapia pode ser recomendada para ajudar na amplitude de movimento e no fortalecimento dos músculos da parede torácica. Além disso, o fisioterapeuta pode ensinar técnicas de gerenciamento da dor que podem ser praticadas em casa.

Fisioterapia e Exercícios para Costocondrite

O tratamento fisioterapêutico para dor musculoesquelética na parede torácica pode ser um processo complexo e variado.

É importante que os fisioterapeutas tenham um conhecimento abrangente da anatomia, fisiopatologia e biomecânica da parede torácica para avaliar e tratar com precisão a condição.

As estratégias de cuidado podem incluir:

  • Educação do paciente sobre a patologia, orientações posturais
  • Minimizar as atividades que podem provocar os sintomas
  • Terapia de ponto de gatilho, compressas de calor/frio, massagem, mobilização articular e agulhamento seco para reduzir a dor e melhorar a mobilidade torácica
  • Exercícios posturais e alongamentos para ajudar a treinar novamente a postura adequada e o recrutamento muscular em posições funcionais
  • Estimulação elétrica transcutânea e eletroacupuntura para reduzir inflamação local, irritação muscular e alívio dos sintomas de dor.

Tranquilizar o paciente explicando a condição e fornecendo educação é uma parte importante do tratamento fisioterapêutico para dor musculoesquelética na parede torácica.

A liberação de ponto de gatilho, como massagem de fricção de fibra cruzada, pode ser usada para reduzir a dor, enquanto compressas quentes e frias, bem como spray refrigerado, podem ser usadas para diminuir a dor e reduzir a sobrecarga dos músculos.

Exercícios posturais e alongamentos podem ajudar a treinar novamente a postura adequada e o recrutamento muscular, enquanto a mobilização da coluna e das costelas pode ajudar a melhorar a mobilidade torácica.

Com o tratamento correto, a dor músculo-esquelética da parede torácica pode ser tratada com eficácia.

Medicamentos para tratamento de costocondrite

remédio para dor na coluna
  • Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): São medicamentos que ajudam a reduzir a inflamação e a dor associada, sendo estas substâncias químicas capazes de inibir a atividade de enzimas responsáveis ​​pela síntese de prostaglandinas. Os exemplos mais comuns deste tipo de medicamento são a aspirina, o ibuprofeno e o naproxeno.
  • Corticosteróides: Refere-se a um grupo de medicamentos que possuem ação anti-inflamatória, imunossupressora e anti-alérgica. Estes medicamentos são usados ​​principalmente para tratar diversas doenças inflamatórias, alergias e doenças autoimunes. Geralmente, eles são administrados por via oral ou, às vezes, por via injetável.
  • Analgésicos: São medicamentos usados ​​para aliviar a dor. Eles são classificados pela sua potência e podem ser usados ​​para aliviar dores leves a moderadas, como dor de cabeça, enxaquecas, dores musculares, dores de dente, dores menstruais, etc. Os exemplos de analgésicos incluem o paracetamol, a codeína e o tramadol.
  • Anticonvulsivantes: São medicamentos usados ​​para prevenir ou controlar crises convulsivas, ou convulsões epilépticas. Eles também são usados ​​para tratar outras dores crônicas, como fibromialgia, polineuropatia diabética e hérnia de disco. Os exemplos de anticonvulsivantes incluem a gabapentina e a pregabalina.
  • Antidepressivos: São medicamentos usados ​​para tratar transtornos de humor, como a depressão e a ansiedade. Em doses menores, alguns podem ser utilizados para o tratamento de dor crônica. Os exemplos de antidepressivos incluem a amitriptilina, a duloxetina e a venlafaxina.
  • Analgésicos Opioides: São medicamentos usados ​​para tratar dores severas. Eles são considerados medicamentos de última linha, sendo usados para dores incapacitantes. Os exemplos de analgésicos opioides incluem o tramadol, a codeína, a metadona e a morfina.

Agulhamento seco / Dry Needling

O agulhamento seco pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de síndromes focais da parede torácica, e estimulação elétrica transcutânea e eletroacupuntura também podem ser usadas.

Prevenção da Costocondrite

A medida preventiva mais importante é evitar atividades que possam causar tensão e irritação da cartilagem costal, como levantamento de peso, esportes extenuantes ou movimentos repetidos. Além disso, uma postura adequada e pausas frequentes durante as atividades podem ajudar a reduzir a tensão na cartilagem costal.

Além de evitar atividades que possam causar tensão, as pessoas com costocondrite também devem praticar a mecânica corporal adequada. Isso inclui usar o alinhamento correto do corpo ao levantar, bem como usar a forma e a postura corretas ao se exercitar.

Pessoas com costocondrite também devem manter um estilo de vida saudável em geral, que inclui uma dieta balanceada, exercícios regulares e descanso adequado.

Essas medidas podem ajudar a reduzir a probabilidade de desenvolver costocondrite, bem como reduzir a gravidade dos sintomas se a condição ocorrer.

Sinais importantes que requerem avaliação médica

É importante prestar atenção ao seu corpo e estar atento a qualquer alteração na sua saúde.

Alguns sinais que podem indicar a necessidade de atendimento médico incluem febre, cansaço, tontura, náusea e vômito, tosse, dificuldade para respirar, alterações na visão e sede excessiva. Se você tiver algum desses sinais, é importante procurar ajuda médica.

Além disso, se você sentir alguma dor repentina ou intensa, tiver febre alta ou dificuldade para falar, ou se mover, procure ajuda médica imediatamente. É importante procurar assistência médica ao primeiro sinal de um problema, a fim de garantir o melhor resultado possível.

Qual ​é o prognóstico da costocondrite?

O prognóstico da costocondrite geralmente é bom, pois a condição normalmente se resolve dentro de duas a três semanas.

No entanto, em alguns casos, a dor da costocondrite pode persistir por até quatro meses. A maioria dos pacientes com costocondrite não necessita de tratamento médico, e sua condição pode ser tratada com repouso, calor e medicamentos anti-inflamatórios.

Se a dor for de intensidade significativa e interferir nas atividades diárias, um médico pode recomendar a fisioterapia para controlar a dor. A cirurgia geralmente não é necessária para a costocondrite, mas se a dor persistir por mais de quatro meses, o médico pode sugerir uma cirurgia para remover a cartilagem afetada e reduzir a inflamação.

Após a cirurgia, os sintomas geralmente desaparecem dentro de algumas semanas, mas a dor pode levar vários meses para desaparecer completamente. Ao todo, o prognóstico para costocondrite é bom.

Embora a maioria das pessoas com costocondrite experimente a resolução completa dos sintomas dentro de algumas semanas ou meses, é importante praticar exercícios de fortalecimento muscular para prevenir recaídas.

Complicações

A costocondrite é uma doença autolimitada.

Os pacientes podem apresentar costocondrite refratária ou recorrente.

A parte mais importante do diagnóstico de costocondrite é garantir que outras causas mais mortais de dor no peito tenham sido descartadas.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Mott T, Jones G, Roman K. Costochondritis: rapid evidence review. American Family Physician. 2021 Jul 1;104(1):73-8
2 Anjum Ilahi MI, Younas A. Current concepts in costochondritis. Isra Medical Journal. 2011 May:71.
3 Proulx AM, Zryd TW. Costochondritis: diagnosis and treatment. American family physician. 2009 Sep 15;80(6):617-20.
4 Brims FJ, Davies HE, Lee YG. Respiratory chest pain: diagnosis and treatment. Medical Clinics. 2010 Mar 1;94(2):217-32.
5 Meyer CA, White CS. Cartilaginous disorders of the chest. Radiographics. 1998 Sep;18(5):1109-23.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail