Calorias do pão de queijo: Vilão ou Mocinho da Alimentação? 

O pão de queijo é um dos principais quitutes da nossa culinária e é difícil encontrar alguém que não goste da iguaria.

No entanto, muitas pessoas afirmam que o pão de queijo engorda, outras dizem o contrário, que ele não só faz bem como também auxilia no emagrecimento.

Para ajudar a desvendar a verdade sobre o assunto, vamos reunir informações a respeito das calorias e da qualidade nutricional do pão de queijo no decorrer deste artigo.

Qual é o valor calórico do pão de queijo?

Versão Tradicional: 50 gramas ou 1 unidade grande (Com parmesão)

  • Calorias: 147 
  • Carboidratos: 16 g
  • Gorduras: 7,5 g
  • Proteínas: 4,1 g
  • Fibras: 1,2 g
  • Sódio: 339 mg 

Versão Industrializada (pronta para assar) : 50 gramas ou 2 unidades pequenas  

  • Calorias: 194 
  • Carboidratos: 24 g
  • Gordura: 6 gramas 
  • Proteínas: 10 g
  • Fibras: 0,2 g
  • Sódio: 254 mg 

Análise: Pão de queijo Engorda ou Emagrece?

A partir dos dados coletados pode-se constatar alguns fatos sobre as calorias do pão de queijo. O primeiro e mais importante é que 50 gramas de pão de queijo não possui um valor calórico tão alto.

Isso significa que ele pode fazer parte de uma dieta equilibrada, mas não deve ser consumido todos os dias, principalmente se a ideia for emagrecimento.

Além disso, a quantidade de gordura das duas versões é alta, levando em consideração que 50 gramas é uma quantidade pequena.

Por sua vez, o pão de queijo é um alimento pobre em fibras, então não tem a capacidade de influenciar na saciedade.

Calorias Do Pao De Queijo Vilao Ou Mocinho 2 1

O resultado é que dificilmente 1 unidade vai satisfazer a fome ou trazer aquela sensação de que estamos satisfeitos.

E este é um problema, pois quanto maior a ingestão do quitute, mais elevado torna-se o valor energético da alimentação.

Por fim, a quantidade de sódio presente no pão de queijo é considerada alta, o que facilita a hipertensão e contribui para a retenção de líquidos.

Portanto, o pão de queijo não é considerado um super vilão da alimentação, mas está longe de ser considerado um alimento saudável.

Devo cortar o pão de queijo da alimentação?

Embora o pão de queijo seja um alimento polêmico, restringir o consumo por completo não é a melhor alternativa.

Afinal, ele tem um sabor único e vai muito bem com uma xícara de café com leite, por exemplo. Porém, é fato que comer pão de queijo todos os dias vai contribuir para piorar a saúde do organismo.

Sendo assim, a opção mais inteligente é optar por comê-lo em situações esporádicas, como no fim de semana ou uma vez a cada 15 dias, tomando cuidado com a quantidade.

Calorias Do Pao De Queijo Vilao Ou Mocinho 4

Neste caso, a restrição alimentar severa não é a melhor escolha para a maior parte das pessoas, que passam a ter mais dificuldade em se adaptar a um plano alimentar saudável.

Por outro lado, é necessário saber qual é o total  de energia que o organismo gasta todos os dias, para saber qual é o melhor horário para incluir o pão de queijo na alimentação.

Com certeza existem pessoas que comem pão de queijo todos os dias e não tem problemas com o peso, mas podem adquirir outros problemas de saúde.

A hipertensão ou o aumento do colesterol são problemas que o consumo excessivo de pão de queijo pode causar, deixando claro que não é apenas uma questão relacionada somente ao peso.

Ideias para deixar o pão de queijo mais saudável e menos calórico

Calorias Do Pao De Queijo Vilao Ou Mocinho 3 1

1- Diminua a quantidade de óleo no preparo

A maioria das receitas caseiras de pão de queijo pede 1 xícara inteira de óleo de no preparo. No entanto, diminuir a quantidade usada pode ser uma boa alternativa.

Sendo assim, procure usar apenas 2 colheres de sopa ou meio copo de óleo ao invés do valor padrão.

2- Tome cuidado com a escolha do queijo

O queijo parmesão é o preferido para fazer pão de queijo, no entanto é um dos mais gordurosos e com maior teor de sódio.

Você pode optar por outras opções mais saudáveis como mussarela light, queijo minas ou até o tofu (queijo vegano). Se mesmo assim não consegue abandonar o parmesão, diminua a quantidade usada pela metade.

3- Reduza a quantidade de pão de queijo que costuma preparar 

Esta dica é simples, mas pode fazer a diferença, afinal o pão de queijo não proporciona tanta saciedade, por isso as chances de comer vários de uma só vez é maior.

No entanto, se você fizer apenas uma quantidade pequena, não correrá esse risco. E mesmo se não se sentir saciado(a) após a ingestão, poderá escolher outras opções como uma fruta ou um copo de suco natural, por exemplo.

4- Acrescente fibras à receita de pão de queijo

Apesar de muita gente ter resistência, algumas fibras adicionadas na receita de pão de queijo não interferem tanto no sabor final.

Dentre elas estão a linhaça, chia, amaranto ou gergelim. Uma pequena quantidade já é o suficiente. Pelo menos o pão de queijo vai ter maior quantidade de fibras, o que pode ajudar a evitar comer muitas unidades de uma só vez.

5- Adicione proteínas magras no recheio do pão de queijo 

O pão de queijo geralmente é recheado com bolinhas de queijo mussarela ou parmesão, porém nada impede que outras proteínas sejam usadas.

Dentre elas está o frango desfiado, ricota, queijo minas ou atum. Assim como as fibras, as proteínas magras vão melhorar a qualidade nutricional do alimento.

Calorias do Pão de Queijo: Perguntas Frequentes

Pode comer pão de queijo todos os dias? 

Se você está em um projeto de emagrecimento, o pão de queijo não é a melhor escolha alimentar, ainda mais para todos os dias. Tenha em mente que o quitute é rico em gorduras, sódio e pobre em fibras e proteínas.

Qual é mais saudável pão de sal ou pão de queijo?

Os dois alimentos podem ser preparados de maneira saudável, contudo, o pão de queijo tem mais nutrientes que o pão de sal quando comparados de forma isolada.

O que engorda mais pão ou pão de queijo?

Ambos engordam se forem consumidos em excesso, no entanto o pão de sal  pode ser recheado com opções saudáveis, já o pão de queijo nem sempre dependendo da receita.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail