Maizena engorda? Descubra se é possível usar este alimento de uma forma saudável

A maizena é um produto usado em receitas e mingaus, servindo tanto para engrossar cremes, molhos e caldos quanto em bolos e recheios.

Na verdade, este nome é uma das marcas do mercado, já que o nome mais correto é amido de milho. Dessa forma, este carboidrato substitui a farinha de trigo em diversas receitas, além de ser isenta de glúten.

No entanto, muita gente prefere não usar muita a Maizena por medo de ganhar peso. Confira neste artigo se a Maizena engorda ou não e como você pode usá-la de maneira saudável.

Como a Maizena é feita?

A Maizena é o produto final do processamento e refinamento dos grãos do milho. Dessa forma, a indústria consegue transformá-los em um pó.

Este pó é muito eficiente e pode ser usado para engrossar receitas em uma quantidade bem pequena.

Por sua vez, a Maizena não possui glúten, então é um alimento substituto para o trigo, podendo ser a base de pães, bolos e biscoitos caseiros.

Além disso, ela contribui para melhorar a palatabilidade e a crocância de algumas preparações.

Informações Nutricionais

Maizena engorda 4 1

De acordo com as informações do rótulo, uma colher de sopa de Maizena possui 70 calorias. O nutriente principal do alimento são os carboidratos.

Estima-se que uma colher de sopa de Maizena contenha aproximadamente 17 gramas de carboidrato, 0 grama de gordura e 0 grama de proteína.

Com relação ao sódio, a Maizena é livre deste micronutriente, e não possui nenhuma quantia de fibras.

Assim sendo, as informações nutricionais deste alimento contribuem para chegar a uma conclusão sobre uma possível relação com o ganho de peso.

Maizena não engorda, desde que seja consumida com moderação e de forma inteligente

Como o único nutriente presente na Maizena é o carboidrato, pode-se afirmar que o alimento é indicado para ser usado como fonte de energia.

Isso significa que ela pode evitar a hipoglicemia, combater a fraqueza e melhorar a disposição para o dia a dia.

Portanto, é uma opção válida para o desjejum ou mesmo no pré-treino da academia. Contudo, o excesso de Maizena contribui para o ganho de peso.

Se uma colher de sopa possui 70 calorias, 3 colheres já acrescentam mais de 200 calorias ao consumo energético diário.

Este valor é mais do que as calorias de um pão francês ou uma fatia média de bolo caseiro. Portanto, a Maizena não engorda, desde que o excesso seja evitado.

Na prática, isso quer dizer que é possível usá-la como parte de uma alimentação saudável, mas é recomendado usá-la apenas uma vez ao dia.

Esta recomendação se faz necessária sobretudo porque a Maizena só oferece carboidrato. Logo, outros nutrientes importantes como as gorduras, proteínas, vitaminas e minerais deverão ser obtidos através de outros alimentos.

Como usar a Maizena em uma alimentação saudável?

É possível ter uma alimentação saudável com a ajuda da maizena, mas para isso é necessário usar a criatividade.

Assim, existem algumas formas de usar o alimento em preparações equilibradas e saborosas:

  1. Cremes de vegetais: A Maizena contribui para engrossar cremes e purês. Algumas opções interessantes são creme de cenoura, purê de couve-flor, creme de espinafre, abóbora, agrião ou inhame.
  2. Molhos: Outra dica é usá-la em molhos brancos que podem acompanhar alimentos saudáveis como brócolis, cogumelos, queijos e carne de frango.
  3. Bolos: Pode substituir a farinha de trigo, no entanto, você deve tomar cuidado com a quantidade, o ideal é usar metade da quantidade para substituir. Além disso, deve usar outros ingredientes como ovos, cenoura, cacau e coco para uma liga mais homogênea.
  4. Mingaus: O mingau de Maizena acrescenta proteínas e gordura ao prato, já que leva leite. Contudo, é mais saudável optar pelo leite semidesnatado e utilizar adoçantes naturais no lugar do açúcar.

Maizena como opção para o pré e pós-treino

Como dito anteriormente, a Maizena é um alimento que fornece energia imediata para o corpo.

Maizena engorda 3 1

Sendo assim, ela pode ser usada para recuperação das atividades físicas ou na prevenção da perda de glicogênio nos exercícios.

Para isso, ela pode ser combinada a outros suplementos de proteína, já que acelera a absorção de aminoácidos na corrente sanguínea.

Esta prática é interessante para aqueles que estão em busca de ganho de massa muscular ou aquelas pessoas que estão a procura de reduzir o percentual de gordura.

De acordo com estudos, meia xícara de maizena oferece uma quantidade de energia suficiente para 1 hora de levantamento de peso ou 60 minutos de natação sem interrupção.

Baixo teor de sódio da Maizena é benéfico para quem sofre de hipertensão

Além de não possuir gorduras, a Maizena é isenta de sódio. Isso significa que ela pode ser usada para controlar a pressão alta de pacientes hipertensos.

Todavia, é importante que o sal seja diminuído na alimentação, pois apenas a Maizena sozinha não faz milagres.

Entretanto, o fato de não possuir sódio coloca este alimento mais saudável do que outros tipos de farinha como a de trigo ou farinha de mandioca no que se refere a quantidade de sódio.

Qual a quantidade máxima de Maizena que podemos consumir por dia?

Como todo alimento, a Maizena só irá fazer mal se for ingerida em grandes quantidades e em associação com açúcar ou gorduras.

Em geral, é tolerável usar até 60 gramas de Maizena para evitar o ganho de peso, o que equivale a 3 colheres de sopa.

Quantidades acima deste valor podem comprometer as estratégias de emagrecimento e influenciar no aumento da vontade de comer doces. 

É possível afirmar que a Maizena é um alimento saudável?

Este alimento tem benefícios como o fato de fornecer energia rápida, ser isento de gorduras e sódio.

Porém, é preciso analisar se os benefícios da Maizena superam os malefícios. Em outros aspectos, existem alimentos mais saudáveis que a Maizena.

Maizena engorda 2 1

Devido ao fato de não ter fibras, ela pode prejudicar o funcionamento intestinal. Além disso, como é rica em carboidratos pode contribuir para a resistência insulínica, já que força o pâncreas a trabalhar rapidamente.

Por fim, a Maizena não contribui para a sensação de saciedade, principalmente quando comparada a alimentos como os ovos, os grãos e até o próprio milho, que é a base para a sua fabricação.

Portanto, a maizena pode ser usada de uma forma equilibrada, mas não é considerada um super alimento saudável.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail