DIU Mirena engorda? Tire as principais dúvidas sobre o assunto 

O DIU Mirena é um método contraceptivo que consiste na inserção de um dispositivo intra-uterino na mulher, com a intenção de evitar a gravidez.

Além disso, possui hormônios em seu conteúdo, sendo o levonorgestrel o mais comum. Esta substância é um tipo de progesterona liberada em pequenas quantidades no útero.

Dessa forma, sua liberação permite que a camada interna do órgão fique mais fina, impedindo a ovulação e aumentando consequentemente a espessura do muco cervical.

Logo, sempre que os espermatozóides tentam chegar ao útero, o DIU Mirena age, prevenindo a gravidez.

Muitas mulheres relatam ganhar peso após a inserção do dispositivo no organismo. Neste artigo, você vai entender se o DIU Mirena realmente engorda ou não.

Por que você pode ganhar peso após colocar o Diu Mirena 

Apesar de não ser um anticoncepcional típico, o Diu Mirena age de maneira semelhante às cápsulas orais desses medicamentos.

Diu Mirena engorda 2 1

Sendo assim, como o dispositivo possui uma quantidade considerável de hormônios que são liberados aos poucos, pode interferir no ganho de peso.

De acordo com a maior parte da comunidade médica, o Diu Mirena pode engordar devido ao aumento da retenção hídrica relacionada à liberação dos hormônios no organismo da mulher.

No entanto, embora seja uma consequência ruim, não são todas as mulheres que vão sofrer com o aumento de peso após colocarem o dispositivo.

Contudo, este efeito colateral pode acontecer em cerca das metades das mulheres que se submetem ao uso do Diu Mirena.

Análise dos Prós e Contras 

A melhor forma de analisar se o Diu Mirena tem mais chances de engordar ou não é avaliando os relatos de mulheres que usam o dispositivo.

Sendo assim, é possível encontrar relatos tanto a favor quanto contra o método contraceptivo. Em um dos casos, a paciente relata ter ganho 9 quilos no intervalo de um ano, após ter começado a usar o Diu Mirena.

Além disso, ela disse que neste período esteve fazendo atividade física regularmente e tendo adotado uma dieta normocalórica.

Após ter retirado o Diu Mirena, a paciente disse ter emagrecido 5 quilos em 1 mês. No entanto, ela possui hipotireoidismo, o que pode ter influenciado o ganho de peso no período.

Em um outro relato, a paciente revela estar usando o Diu Mirena a pouco mais de um ano e diz não sofrer nenhum efeito no peso.

Neste caso, ela não possui nenhum distúrbio hormonal, diferente da paciente do relato anterior. As conclusões apontam que o Diu Mirena pode facilitar o ganho de peso em algumas mulheres.

Entretanto, este ganho de peso geralmente está associado a outros problemas diversos como hipotireoidismo, sedentarismo e uma alimentação desequilibrada.

Como evitar o ganho de peso após colocar o Diu Mirena

Diu Mirena engorda 3 1
  1. Evite a desidratação: A retenção de líquidos aumenta de acordo com a liberação das doses hormonais
  2. Pratique atividade física: Mantendo um organismo mais ativo você evitará o acúmulo de líquidos e gorduras
  3. Priorize alimentos saudáveis: A alimentação deve ser composta 80% por alimentos naturais ou minimamente processados
  4. Evite o excesso de sódio, principalmente durante o preparo de pratos salgados nas refeições principais 
  5. Tenha um acompanhamento médico contínuo: Caso o ganho de peso seja muito elevado é necessário avaliar a substituição do Diu Mirena pelo Diu de Cobre ou por outras opções de contracepção.

Outras curiosidades sobre o Diu Mirena

Embora seja um método contraceptivo, o Diu Mirena não é indicado somente para prevenir a gravidez.

Ele também pode ser prescrito para diminuir o sangramento excessivo na menstruação, que pode facilitar o aparecimento de anemia nas mulheres.

Além disso, costuma ser usado para proteger o revestimento interno do útero, durante o tratamento por meio da terapia de reposição hormonal.

Em mulheres diagnosticadas com endometriose, o Diu Mirena torna a camada interna do útero mais fina, evitando a ovulação e diminuindo os sintomas da doença, como as cólicas e sangramentos intensos.

É importante saber que o Diu Mirena não consegue prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, é importante continuar usando preservativo nas relações sexuais envolvendo parceiros ocasionais.

Como Diu Mirena é colocado no organismo da mulher 

Diu Mirena engorda 4 1

A introdução do Diu Mirena é bem simples, a(o) profissional de saúde insere um espéculo na vulva da mulher.

Em seguida, o aplicador especial também é colocado na abertura do colo do útero, mais especificamente na cavidade uterina.

O(a) ginecologista ou enfermeira (a) são os profissionais responsáveis por colocar o Diu Mirena no útero das mulheres. O procedimento é simples e pode ser feito tanto no consultório quanto em ambiente hospitalar.

A vida útil do dispositivo é de aproximadamente 5 anos. No entanto, antes de ser colocado é indicado que algumas abordagens sejam consideradas: 

  1. Exames específicos para ISTs
  2. Avaliação da posição e tamanho do útero
  3. Exame de papanicolau
  4. Exame das mamas 

Perguntas Frequentes sobre Diu Mirena 

É verdade que o Diu Mirena afeta a menstruação?

Sim, o Diu Mirena pode alterar o ciclo menstrual da mulher em razão da ação do hormônio que contém na composição.

Dessa forma, é comum encontrar pequenas quantidades de sangue dispersas em períodos que não correspondam ao ciclo menstrual. Contudo, existem alguns casos onde o sangramento torna-se ausente.

O Diu Mirena pode causar dor ou prejudicar as relações sexuais?

Não é comum que o Diu Mirena interfira nas relações sexuais. No entanto, quando isso acontece está mais relacionado a uma posição incorreta do dispositivo, que deve ser corrigida por um profissional de saúde.

Caso o Diu Mirena provoque ressecamento vaginal, o uso de lubrificantes a base de água e cremes devem ser usados para não prejudicar o desejo sexual da mulher.

Pode usar absorvente interno estando com o Diu Mirena?

O uso de absorventes externos é o mais indicado nesta situação. Já os copos menstruais ou absorventes internos devem ser usados com cautela e atenção, para que não puxem os fios do dispositivo na hora da remoção.

É comum que o Diu Mirena saia sozinho?

Não, esta situação é atípica e rara, mas pode acontecer em casos isolados, devido ao período menstrual que pode expulsar o dispositivo de maneira natural. Caso isso ocorra, você deve ir ao ginecologista para que o dispositivo possa ser reintroduzido novamente.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail