Telangiectasias (Vasinhos) – O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos

Chamada popularmente de “vasinhos”, telangiectasia é o termo médico usado para designar vasos sanguíneos que ficam logo abaixo da pele, com menos de um milímetro de espessura. 

Essas lesões são resultado de um aumento na quantidade de pequenos vasos sanguíneos na camada subcutânea da pele. Esses vasos sanguíneos podem ser facilmente vistos a olho nu, caracterizando-se como pequenos vasos vermelhos, azuis ou roxos.

Elas geralmente se desenvolvem nas pernas, mas também podem surgir em outras partes do corpo. As telangiectasias são comuns em mulheres, mas homens também podem ter.

A causa exata da telangiectasia não é conhecida, embora existam alguns fatores desencadeantes como exposição excessiva ao sol, fator hereditário e fatores hormonais. Algumas doenças também podem contribuir para o desenvolvimento dessas lesões, incluindo a síndrome de Osler-Weber-Rendu, artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico.

O tratamento da telangiectasia inclui remédios tópicos, laser, crioterapia, escleroterapia e cirurgia. O tratamento depende da localização e gravidade da lesão, assim como dos gostos e preferências do paciente.

Sintomas

Sintomas comuns de Telangiectasia
Descoloração da pele
Vasos sanguíneos visíveis
Sardas
Vermelhidão ou ruborização
Vermelhidão Difusa
Pápulas ou placas
Transpiração excessiva
Equimoses

Causas de Telangiectasias

A causa mais comum da Telangiectasias é a genética.

As pessoas que têm tendência genética, se as mães ou os pais têm, podem desenvolver com mais frequência a telangiectasias.

Outros fatores que influenciam, são a gravidez, ficar muito tempo sentado ou em pé e o uso de hormônios, como por exemplo os anticoncepcionais.

CausaDescrição
Exposição solarExposição solar excessiva é um fator de risco
GenéticaFatores genéticos podem influenciar
AlcoolismoPela alteração na velocidade do fluxo venoso
GestaçãoPelo aumento da pressão dentro das veias
IdadePelo enfraquecimento da parede vascular

Diagnóstico

O diagnóstico preciso desses casos exige uma avaliação específica e pode incluir exames como ultrassonografia, angiografia ou tomografia para investigar o fluxo sanguíneo e descartar a presença de doenças concomitantes.

O exame físico é a etapa inicial para diagnosticar telangiectasias, pois evidencia ramos venosos superficiais dilatados com diversidade de extensão, calibre e tortuosidade.

Contudo, é importante avaliar a presença de outras doenças e condições que podem estar relacionadas, como telangiectasia hemorrágica hereditária, doença de Sturge-Weber, doença de Klippel-Trenaunay ou Parkes-Weber e aranhas vasculares.

Para isso, são necessários exames específicos, como ultrassonografia, angiografia ou tomografia, para investigar o fluxo sanguíneo e descartar a presença de doenças concomitantes.

Tratamentos

Os tratamentos mais eficazes, são aqueles que eliminam a raiz do problema, então é fundamental para eliminar as telangiectasias, que são os vasinhos fininhos que normalmente vemos roxinho ou vermelhinho, geralmente na perna, no rosto ou em outros lugares do corpo, é identificar a veia nutricia que tá nutrindo e formando esses vasinhos e instituir um tratamento para essa veia.

Em geral hoje, a melhor opção é o tratamento com o uso do laser, porque não precisa de repouso e no mesmo tratamento ele elimina a veia e também já trata o próprio vasinho.

Importância da mudança no estilo de vida

Mudanças de estilo de vida são fundamentais para manutenção do tratamento: como ingerir bastante líquido, praticar regularmente atividade física, evitar o tabagismo e o uso de hormônios como os anticoncepcionais.

Complicações

Os efeitos mais frequentes são o desenvolvimento das varizes e as lesões estéticas e sangramento, porque essas podem sangrar, além do incômodo estético que elas causam.

O que fazer para reduzir o surgimento de vasinhos

Sobre o aparecimento dos vasinhos, as medidas mais efetivas são: o tratamento precoce, ou seja, desde quando notar o aparecimento dos primeiros vasinhos, evitar o uso de hormônios, praticar atividade física regular, ter uma boa ingesta hídrica e uma alimentação balanceada.

Novos tratamentos em pesquisa

Existem muitos tratamentos sendo pesquisados, por ser uma doença muito frequente, uma lesão que causa um incômodo muito grande, principalmente nas mulheres. 

Atualmente, as melhores técnicas de tratamento são com o uso dos equipamentos de laser em geral, um laser que se chama Nd-yag 1.064, que é o tipo de laser mais efetivo hoje no mercado no tratamento dos vasinhos da teleangiectasias.

Os vasinhos podem voltar?

A resposta ao tratamento dos vasinhos é variável, mas geralmente, pode-se esperar que ele desapareça por completo. No entanto, como mencionado anteriormente, novas veias podem surgir ao longo do tempo.

Por isso, é importante sempre manter um tratamento regular com seu dermatologista para evitar o reaparecimento destas veias.

Dr. Gustavo Marcatto

CRM-SP: 157505

Médico Cirurgião Geral pela Famerp, Professor da Famerp, Coordenador Pedagógico da Pós-Graduação Urgências e Emergências Médicas Da Famerp e Chefe do Departamento De Urgências E Emergências Médicas Da Prefeitura de São José do Rio Preto - SP.

Hoje, com mais de 6 mil pacientes atendidas, Dr Gustavo Marcatto é referência internacional no tratamento de varizes e vasinhos.
Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Gustavo Marcatto

Dr. Gustavo Marcatto

CRM-SP: 157505

Médico Cirurgião Geral pela Famerp, Professor da Famerp, Coordenador Pedagógico da Pós-Graduação Urgências e Emergências Médicas Da Famerp e Chefe do Departamento De Urgências E Emergências Médicas Da Prefeitura de São José do Rio Preto - SP.

Hoje, com mais de 6 mil pacientes atendidas, Dr Gustavo Marcatto é referência internacional no tratamento de varizes e vasinhos.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail