Coceira no rosto: o que pode ser?

Ao longo do dia é comum que nós tentamos coceira em algum lugar.

Seja um inseto na nossa pele, uma roupa desconfortável, um cílio ou um cabelo tocando a pele, qualquer um destes fatores pode fazer com que sintamos coceira.

O que pode causar coceira no rosto?

Todo o corpo humano é revestido pela epiderme que é a camada mais externa da pele. Apesar de termos pele por toda a extensão corpórea é nítida a diferença de espessura, rigidez e aspecto em cada um dos locais do corpo humano. A pele da face fica bastante exposta, principalmente porque não usamos nenhuma barreira física de proteção no rosto.

Diferentemente dos nossos corpos que estão vestidos com uma barreira física de proteção, quando estamos andando pelas ruas todo o ar carregado de micropartículas passa pelo nosso rosto.

Por isso, as pessoas que fazem a higienização da pele com tônicos e produtos de limpeza, percebem a alteração da coloração da pele quando exposta a ambientes com mais sujidades do que outros, o que é totalmente normal.

Cuidados para a saúde da pele facial

Para a saúde da pele, inclusive da pele facial, é recomendado que o paciente tome alguns cuidados, como por exemplo:

  • Uso de protetor solar com um fator de proteção condizente com a necessidade individual e o grau de exposição solar;
  • Fazer a higienização da pele para que os poros não fiquem obstruídos por sujidades ou por acúmulo de secreções das glândulas sebáceas;
  • Hidratar a pele ainda que a pele tenha características mais oleosas, pois ainda as peles oleosas precisam de hidratação;
  • Não usar produtos inespecíficos para a pele do rosto, pois muitas vezes eles podem conter componentes irritantes para esta região;
  • Não usar ácidos ou produtos de renovação dérmica sem a indicação de um dermatologista; e
  • Quando forem utilizados, é indispensável o uso de protetor solar durante todo o dia para evitar manchas na região e não usar receitas caseiras para clarear a pele ou remover manchas, pois muitos pacientes procuram os consultórios médicos justamente com danos sérios após estes procedimentos.

O médico dermatologista é o profissional mais indicado para o tratamento não apenas do rosto, mas de toda a extensão corporal externa.

Possíveis causas da coceira no rosto

A coceira no rosto pode ter algumas causas, como por exemplo:

Picadas de insetos: os insetos podem picar qualquer região do corpo. Pacientes que residem em regiões com uma maior incidência

Ressecamento da pele: muitas vezes pacientes com ressecamento da pele facial sentem coceira, os motivos pelos quais o ressecamento facial ocorre são o excesso do uso de água quente na pele que retira a oleosidade natural, lavar a pele muitas vezes ao dia, usar maquiagens ou produtos que não são adequados à pele, baixa umidade do ar, exposição a produtos químicos impróprios para a pele, dentre outros.

É importante usar na face produtos sem álcool e preferencialmente neutros ou dermatologicamente testados, é indicado higienizar o rosto duas vezes ao dia e fazer a hidratação indicada pelo dermatologista quando necessário

Pacientes com ressecamento da pele devem aplicar hidratantes logo após banhos quentes ou mornos enquanto a pele ainda estiver umedecida, pois isso facilita o processo de manter a hidratação e de absorção do produto.

Envelhecimento: quando envelhecemos a pele começa a perder não apenas elasticidade, mas também água, por isso idosos e pessoas acima de cinquenta anos precisam repor uma quantidade adequada de água.

Os idosos se ferem com maior facilidade por terem a pele mais ressecada e mais fina e o processo de envelhecimento pode também causar coceira inclusive facial.

Rosácea: a rosácea é um problema bastante negligenciado por conta de um conhecimento popular de que a pele facial avermelhada é um sinônimo de saúde.

Nem sempre a pele avermelhada é sinônimo de saúde ou a pele sem rubor é sinônimo de um problema. A rosácea é um problema que causa rubor e coceira na face.

Melanoma: pacientes com alguns tipos de cânceres de pele, como o melanoma, podem perceber não apenas mudança da coloração local, mas também sentir coceira.

Processos alérgicos: pacientes que se alimentam, tomam determinada medicação ou fazem uso de algum produto e sentem coceira, inclusive na face, acompanhada ou não de alterações de cor e de aspecto podem estar tendo uma reação alérgica que se apresenta desta maneira.

É importante notar esse sintoma quando se faz algo fora do normal para que as providências devidas sejam tomadas, ainda que seja necessário descontinuar o tratamento ou o alimento e entrar com o uso de anti-histamínicos para conter o quadro.

O médico alergista é o profissional mais adequado para auxiliar no processo de reconhecimento de alérgenos para os pacientes com o auxílio de exames.

Para cada um dos casos o tratamento pode ser diferente, mas é importante que se entenda qual é a causa da coceira.

Alguns pacientes, por exemplo, que apresentam alergias a produtos, alimentos ou medicamentos podem ter seu quadro negativamente evoluído para um edema de glote que, caso não seja tratado com a devida urgência, pode fazer com que o paciente vá a óbito.

O médico dermatologista é o profissional mais adequado para cuidar de desordens da pele e o médico alergista é o profissional mais adequado para ajudar o paciente a entender quais são suas limitações.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail