Como a Acupuntura Pode ser Útil no Tratamento da Enxaqueca

cefaleia tensional

Acupuntura e dor

Segundo o Migraine Trust, a enxaqueca está em terceiro lugar entre as doenças mais comuns em todo o mundo, afetando 1 em cada 7 pessoas (Steiner et al., 2013). A enxaqueca crônica afeta cerca de 2% da população mundial, numa proporção mulheres:homens de 3:1. Pesquisas sugerem que ocorram mais de 190 mil crises de enxaqueca por dia no Reino Unido (Steiner et al., 2003).

A acupuntura é uma terapia em que agulhas finas são inseridas na pele em pontos particulares. É originária da China e é atualmente usada em muitos países para tratar pessoas que sofrem de enxaqueca.

Há um amplo conjunto de evidências sugerindo que a acupuntura é efetiva no tratamento da enxaqueca. 


Tabela: Tipos comuns de Dor de Cabeça

Tipo de dor de cabeçaFisiopatologiaSintomas
EnxaquecaAs enxaquecas são um distúrbio neurológico causado por alterações recorrentes no cérebro, incluindo alterações nos níveis de neurotransmissores e dilatação dos vasos sanguíneos. Essas alterações podem causar dores de cabeça intensas, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.Dor latejante que pode durar de 4 a 72 horas, geralmente em um lado da cabeça. Pode sentir náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som e distúrbios visuais, como auras.
Dor de cabeça cervicogênicaAs dores de cabeça cervicogênicas são causadas por problemas no pescoço, como distensões musculares, entorses de ligamentos, disfunções articulares ou lesões no pescoço. Esses problemas podem fazer com que a dor se espalhe pelo pescoço, cabeça e face.Dor tipicamente localizada na parte de trás da cabeça e pescoço, e pode irradiar para outras partes da cabeça. A dor pode ser agravada pelo movimento ou postura do pescoço.
Dor miofascialA síndrome da dor miofascial é um distúrbio de dor crônica caracterizado por espasmos musculares e pontos sensíveis nos músculos. É causada pelo enrijecimento das fibras musculares, o que pode causar dor, rigidez e amplitude de movimento limitada.A dor pode ser localizada ou generalizada e é frequentemente descrita como uma dor profunda e dolorosa. A dor pode ser agravada por pressão, movimento ou estresse.
Disfunção da Articulação TemporomandibularDistúrbios da articulação temporomandibular (ATM) são causados pelo desalinhamento da mandíbula ou problemas com a articulação da mandíbula. Isso pode causar dor na mandíbula, pescoço e cabeça.Dor tipicamente localizada na mandíbula, pescoço ou face. A dor pode ser agravada pela mastigação, fala ou bocejo.
Dor facial atípicaA dor facial atípica é um distúrbio de dor crônica que causa dor persistente na face. Geralmente é causada por danos ou irritação nos nervos, mas a causa exata é desconhecida.Dor tipicamente localizada na face, geralmente descrita como queimação ou dor. A dor pode ser agravada pelo toque ou movimento.
Dor de cabeça sinusalAs dores de cabeça sinusais são causadas por inflamação dos seios nasais, que pode ser causada por alergias, infecções ou alterações na pressão do ar. Isso pode causar dor e pressão no rosto e na cabeça.Dor tipicamente localizada na testa, bochechas e ao redor dos olhos. A dor pode ser acompanhada de congestão nasal, coriza e olhos lacrimejantes.
Cefaléia em ClusterAs dores de cabeça em salvas são um tipo de dor de cabeça que ocorre em ciclos ou “em salvas”. Eles são causados por alterações no cérebro, como a liberação de certos hormônios ou neurotransmissores.Dor intensa e lancinante geralmente localizada em um lado da cabeça, frequentemente atrás do olho. Os episódios de dor podem durar de 15 minutos a 3 horas.
Dor de cabeça por abuso de analgésicosAs dores de cabeça rebote são causadas pelo uso excessivo de medicamentos para dor de cabeça ou outros medicamentos destinados a aliviar a dor. Isso pode fazer com que o corpo se torne dependente dos medicamentos, levando a dores de cabeça frequentes e recorrentes.Dor tipicamente localizada em ambos os lados da cabeça e pode ser leve a grave. A dor pode ser agravada pelo uso excessivo de medicamentos.
Dor de Cabeça TensionalAs dores de cabeça tensionais são causadas por músculos tensos no pescoço e ombros. Isso pode ser causado por estresse, fadiga, má postura ou uma combinação desses fatores.Dor tipicamente localizada em ambos os lados da cabeça e pode ser leve a moderada. A dor pode ser agravada por estresse, fadiga e má postura.

Uma revisão Cochrane sistemática sustenta o uso da acupuntura no tratamento da enxaqueca

Uma revisão sistemática sobre o uso da acupuntura na profilaxia da enxaqueca, conduzido por Cochrane em 2016, incluiu 4.985 participantes em 25 estudos randomizados controlados, posicionando a técnica firmemente entre os tratamentos mais bem estudados.

A revisão constatou que a adição da acupuntura ao tratamento sintomático das crises e diminui a frequência das cefaleias. Contrariando os achados prévios, as evidências atualizadas sugeriram também a ocorrência de um efeito, ainda que pequeno, no grupo de simulação.

A simulação consistia apenas em uma forma “diluída” de acupuntura e não em placebo, por isso não seria possível esperar uma grande diferença. Além disso, o estudo demonstrou que os estudos disponíveis sugeriam que a acupuntura pode ter uma efetividade ao menos semelhante a do tratamento com fármacos profiláticos.

A conclusão da revisão foi a de que a acupuntura pode ser considerada uma opção para pacientes dispostos a se submeter a esse tratamento.    

O NICE recomenda a acupuntura para a enxaqueca

O National Institute for Health and Care Excellence recomenda que seja oferecido aos pacientes um curso de até 10 sessões de acupuntura como tratamento para prevenção de enxaqueca, caso o tratamento com topiramato ou com propranolol seja pouco eficiente.


Benefícios da acupuntura na enxaqueca

BenefícioDescrição
Redução da dorA acupuntura pode ajudar a aliviar a dor em pacientes com enxaqueca, liberando endorfinas e outras substâncias químicas naturais para aliviar a dor.
Alívio da ansiedadeA acupuntura pode ajudar a reduzir a ansiedade associada à enxaqueca ativando a resposta de relaxamento do corpo.
Melhoria do sonoA acupuntura pode ajudar a melhorar a qualidade do sono em pacientes com enxaqueca, reduzindo o estresse, a tensão e promovendo o relaxamento.
RelaxamentoA acupuntura pode ajudar a promover relaxamento e reduzir o estresse, o que pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade das enxaquecas.
Relaxamento da Tensão MuscularA acupuntura pode ajudar a relaxar os músculos tensos do pescoço e da cabeça, o que pode ajudar a reduzir a intensidade das dores de cabeça da enxaqueca.

A Acupuntura é Considerada um Tratamento muito Seguro 

Acupuntura Fisioterapia Bem Estar - Foto gratuita no Pixabay

Dois levantamentos conduzidos de maneira independente e publicados no British Medical Journal, em 2001, concluíram que o risco de reação adversa grave à acupuntura é inferior a 1 em 10.000. Esse risco é significativamente menor que o de muitos tratamentos ortodoxos.

Um levantamento envolveu acupunturistas tradicionais, enquanto o outro envolveu médicos e fisioterapeutas que praticavam acupuntura. Um total de 66 mil tratamentos foram revisados em conjunto, e apenas alguns efeitos adversos menores e transientes foram relatados.

Um levantamento realizado em 2003, envolvendo 6 mil pacientes tratados com acupuntura, produziu resultados quase idênticos. A acupuntura produziu pouquíssimos efeitos colaterais quando realizada por um profissional de acupuntura tradicional totalmente qualificado. Quaisquer efeitos colaterais menores que ocorram, como tontura ou contusão ao redor dos pontos de inserção das agulhas, são leves e autocorrigidos. 

Os 7 motivos que fazem da acupuntura um tratamento eficiente para enxaquecas:

  1. Proporciona alívio da dor: ao estimular nervos localizados em músculos e outros tecidos, a acupuntura leva à liberação de endorfinas e outros fatores neuro-humorais, e altera o processamento da dor no encéfalo e na medula espinal (Zhao, 2008; Pomeranz, 2001).
  2. Diminui a inflamação: evidências crescentes mostram que a inflamação está associada à enxaqueca e a acupuntura promove liberação de fatores vasculares e imunomoduladores que podem contrapor essa condição (Kim, 2008; Kavoussi, 2007; Zijlstra, 2003).
  3. Diminui o grau de depressão do espalhamento cortical: este é uma onda elétrica ocorrendo no encéfalo associada à enxaqueca (Shi, 2010).
  4. Reduz os níveis plasmáticos de substância e peptídeo relacionado ao gene da calcitonina: estes são neuropeptídeos sinalizadores da dor que podem estar implicados na fisiopatologia da enxaqueca (Shi, 2010).
  5. Modula o fluxo sanguíneo extra- e intracraniano: alterações no fluxo sanguíneo craniano não necessariamente iniciam a enxaqueca, mas podem contribuir para a condição (Park, 2009).
  6. Afeta os níveis de serotonina no encéfalo: a serotonina pode estar ligada tanto à iniciação das enxaquecas como ao alívio das crises agudas (por meio dos triptanos, fármacos que promovem os níveis de serotonina) (Zhong, 2007).
  7. Aumenta a microcirculação local: isso ajuda a dispersar o inchaço (Komori, 2009).


Infográfico sobre Acupuntura

Infografico Acupuntura

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail