Cefaleia Cervicogênica – O que É? Causas, Sintomas e Tratamentos

Fatos importantes

  • A cefaléia cervicogênica é um tipo de dor de cabeça secundária.
  • Pode ser causada por dor referida de estruturas na coluna cervical.
  • Se apresenta como uma dor de cabeça unilateral com dor profunda, incômoda e incômoda.
  • Muitas vezes é acompanhada de dor no pescoço, dor no ombro e/ou dor no braço.
  • O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente e no exame físico.

Introdução

A Cefaleia Cervicogênica é um tipo de cefaléia crônica e recorrente que se origina na coluna cervical e geralmente é acompanhada por redução da amplitude de movimento no pescoço.

A prevalência de cefaléia cervicogênica é estimada em 15-20% entre os casos de cefaléia crônica e a incidência é relatada de forma variável. O diagnóstico diferencial mais comum inclui enxaqueca, espondilose cervical e cefaléia do tipo tensional.

A dor associada à cefaleia cervicogênica pode irradiar para as regiões occipital, frontal, temporal e orbital. 

As dores de cabeça cervicogênicas podem ser difíceis de diagnosticar, pois podem se assemelhar a outros tipos de dores de cabeça, como enxaqueca ou dores de cabeça do tipo tensional. O diagnóstico geralmente é baseado na história e no exame físico do paciente.

Cefaléia Cervicogênica – um tipo de cefaléia secundária

Dores de cabeça primáriasDores de cabeça secundárias
Causado por hiperatividade de estruturas sensíveis à dor no cérebroCausado por uma condição médica subjacente, como traumatismo craniano ou acidente vascular cerebral
Tende a ser recorrente e dura de 30 minutos a vários diasTende a ser incidentes únicos e isolados que duram de alguns minutos a algumas horas
Pode ser desencadeado por estresse, fadiga, pular refeições ou certos alimentosPode ser desencadeado por infecções, medicamentos ou tumores
Os tipos mais comuns são tensionais, enxaquecas e dores de cabeça em salvasOs tipos mais comuns são sinusite, rebote e dores de cabeça hipnóticas

A Cefaléia Cervicogênica é um tipo de cefaléia secundária causada por uma condição física ou neurológica. Pode estar ligada a traumas, como chicotadas ou fraturas, ou a uma condição médica subjacente, como câncer ou artrite. Como a origem da dor está localizada na coluna cervical, pode ser difícil diagnosticar, pois a dor pode não ser sentida no pescoço. A CGH também pode apresentar sintomas semelhantes aos de outras dores de cabeça primárias, como cefaléia do tipo tensional ou enxaqueca.

O tratamento requer uma abordagem multidisciplinar, pois o tratamento farmacológico é frequentemente ineficaz.

Sintomas

Enxaqueca_Cefaleia
  • Dor na cabeça: as dores de cabeça cervicogênicas geralmente se apresentam como dor na cabeça, geralmente de um lado, que algumas pessoas descrevem como uma sensação aguda ou de pontada.
  • Dor no pescoço: pode acompanhar rigidez, dor na nuca, travamento no pescoço.
  • Dor na face: pode resultar em dor e sensibilidade alteradas na face. A face pode ficar mais sensível ao toque, com alteração da sensação de temperatura local.
  • Dor no ouvido: em alguns casos, pode resultar em sensação de dor no ouvido, intermitente (que vai e volta).
  • Dor no ombro: a dor cervical pode irradiar para a região dos trapézios, ombros e escápula.
  • Dor atrás dos olhos: dor atrás dos olhos é comum em cefaleia cervicogenica e tensional, sendo confundida com outras dores faciais. Pode ser latejante, resultar em borramento de visão
  • Tontura: a tontura é um sintoma comum de uma dor de cabeça cervicogênica.
  • Náusea: a náusea também pode acompanhar uma dor de cabeça cervicogênica. Pode ser incapacitante, e também secundária ao uso de medicamentos abortivos de dor.

SintomaDescrição
Dor/sensibilidade na base do crânioDor de cabeça ou dor no pescoço, base da cabeça ou atrás dos olhos
Dor de cabeça desencadeada pelo movimento do pescoçoDor de cabeça ou dor no pescoço, base da cabeça ou atrás dos olhos
Dor que irradia para as omoplatasDor de cabeça ou dor que irradia para as omoplatas ou braços
Dor na mandíbulaDor de cabeça ou dor no maxilar, face ou têmporas
Rigidez do pescoçoRigidez do pescoço ou incapacidade de girar totalmente o pescoço

Causas comuns de dor de cabeça cervicogênica

  • Lesão ou trauma no pescoço: pode ocorrer como resultado de um acidente com veículo motorizado, lesão esportiva ou queda.
  • Uso excessivo dos músculos do pescoço: dor miofascial e rigidez muscular podem resultar em cefaleia irradiada.
  • Má postura: curvar-se ou sentar-se incorretamente por longos períodos pode causar tensão nos músculos do pescoço. A hiperativação muscular da musculatura do trapézio, occipital, esplênios da cabeça e pescoço podem ser um fator secundário para surgimento da cefaléia.
  • Artrite: o desgaste das articulações do pescoço pode causar dor. Pode resultar em artrite interfacetária, rigidez cervical, limitação de movimento, e sensação de estalido.
  • Estresse: o estresse pode causar tensão nos músculos do pescoço, causando dor. Também resulta em liberação de neurotransmissores inflamatórios.
  • Whiplash: Esta condição ocorre quando o pescoço é repentina e fortemente empurrado para frente e para trás, como em um acidente de carro.
  • Infecção: uma infecção no pescoço ou na garganta pode causar inflamação e dor.
  • Hérnia de disco: uma hérnia de disco no pescoço (região cervical, de C1 a C7) pode causar compressão do nervo e dor.


Como uma dor de pescoço pode resultar em cefaléia?

cefaleia tensional 2

Na região da coluna cervical superior, o núcleo trigeminocervical é uma área de convergência de fibras nervosas sensitivas originadas tanto do nervo trigêmeo quanto dos nervos espinhais superiores.

O nervo trigêmeo é responsável pela sensação de dor no rosto, incluindo o topo da cabeça, testa, olho e área do templo.

Quando uma sensação de dor de uma causa de CGH é sentida pelos nervos espinhais superiores, ela é transferida para as fibras do nervo trigêmeo no núcleo trigeminocervical. Isso resulta em dor sentida em diferentes regiões da cabeça.

Vários fatores podem transmitir a dor do pescoço para a cabeça, como:

  • Uma lesão na articulação atlanto-occipital (articulação entre a base do crânio e a primeira vértebra cervical)
  • Lesão em um componente da coluna cervical, como uma vértebra, articulação facetária ou disco
  • Radiculopatia cervical resultante de nervo comprimido na região espinhal superior
  • Lesão nos músculos do pescoço
  • Tumores na região cervical

Diagnóstico

As dores de cabeça cervicogênicas são muitas vezes difíceis de diagnosticar devido à sua apresentação variada. Eles podem ser secundários a uma condição médica subjacente mais significativa, como um tumor, aneurisma ou acidente vascular cerebral.

Em outros casos, a dor de cabeça pode ser causada por problemas estruturais ou musculares no pescoço e na parte superior das costas.

Para diagnosticar com precisão uma dor de cabeça cervicogênica, um profissional de saúde deve realizar um histórico médico completo e um exame físico. Imagens como ressonância magnética ou tomografia computadorizada também podem ser usadas para procurar qualquer patologia subjacente que possa estar causando a dor de cabeça.

Conforme a International Headache Society, um dos três sinais deve estar presente para um diagnóstico de cefaleia cervicogênica:

  • Sinal de imagem: A evidência de uma anormalidade consistente com a causa da dor de cabeça deve ser mostrada por uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
  • Sinal clínico: como um paciente sentindo dor quando um médico pressiona as articulações do pescoço
  • Bloqueio de diagnóstico positivo: Um diagnóstico é confirmado se um paciente sentir alívio com uma injeção de bloqueio de nervo no pescoço.

Nome do exameDescrição do exame
Teste de amplitude de movimento cervical (CROM)Este exame testa a amplitude de movimento da coluna cervical. Ajuda a medir até onde a cabeça pode se mover em diferentes direções.
Teste de distração cervicalEste exame envolve colocar pressão no pescoço e medir as mudanças no nível de dor do paciente. Ajuda a determinar se a origem da dor está no pescoço.
Teste de Força Muscular CervicalTesta a força e a função dos músculos do pescoço. Ajuda a determinar se certos músculos estão fracos ou hiperativos.
Teste de Mobilidade do PescoçoTesta a capacidade de movimentação do pescoço. Isso ajuda a determinar se há uma restrição de movimento.

Ressonância Magnética ajuda?

Imagens da ressonância magnética cervical podem diagnosticar degeneração do disco, espessamento compensatório do complexo ligamentar posterior, compressão dural ou da raiz nervosa, estenose do canal espinhal e artropatia facetária.

Mas esses achados radiológicos não são patognomônicos de cefaléia cervicogênica.

Possibilidades iniciais de tratamento

A cefaléia cervicogênica é um tipo de dor de cabeça causada por danos aos músculos e articulações do pescoço. O tratamento para esta condição geralmente envolve uma combinação de medicamentos, fisioterapia e mudanças no estilo de vida. A medicação é frequentemente usada para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

A fisioterapia é usada para melhorar a postura, fortalecer os músculos do pescoço e reduzir a tensão muscular. Mudanças no estilo de vida, como evitar atividades extenuantes e reduzir o estresse, também podem ajudar a reduzir o número de dores de cabeça.

Um médico também pode recomendar outras formas de tratamento, como acupuntura, massagem, quiropraxia ou terapia cognitivo-comportamental. Essas terapias podem ajudar a reduzir a dor, melhorar a postura e abordar problemas psicológicos subjacentes que podem estar contribuindo para as dores de cabeça.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para corrigir um problema estrutural no pescoço que está causando as dores de cabeça.

Tratamentos não farmacológicos

  • Terapia manual – inclui ajustes quiropráticos e outras formas de manipulação manual da coluna, bem como mobilização de tecidos moles, massagem e alongamento.
  • Modificações no estilo de vida – inclui mudanças na postura, hábitos de sono e controle do estresse.
  • Exercício – pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento, a força e a função da coluna cervical.
  • Terapia de calor/frio – pode dar alívio sintomático e ajudar a reduzir a inflamação.
  • Injeções de pontos de gatilho – injeções de medicamentos anestésicos ou corticosteroides em áreas de espasmo ou tensão nos músculos do pescoço.

Medicamentos para tratamento da cefaléia cervicogênica

Os tratamentos para a dor incluem os seguintes:

FármacoClasse FarmacológicaDosagem
Ibuprofeno (AINE)Antiinflamatório não esteroide200–400 mg a cada 4–6 horas, conforme necessário
Naproxeno (AINE)Antiinflamatório não esteroidal250–500 mg a cada 12 horas
Tramadol (opioide)Analgésico opioide50–100 mg a cada 4–6 horas, conforme necessário
Amitriptilina (antidepressivo)Antidepressivo tricíclico10–75 mg diariamente
Venlafaxina (antidepressivo)Inibidor seletivo da recaptação de serotonina75–225 mg diariamente
Gabapentina (anticonvulsivante)Análogo do ácido γ-aminobutírico100–600 mg 3 vezes ao dia
Pregabalina (anticonvulsivante)Análogo do ácido γ-aminobutírico75–300 mg 2–3 vezes ao dia
Duloxetina (antidepressivo)Inibidor da recaptação de serotonina-noradrenalina40–120 mg por dia
Lamotrigina (anticonvulsivante)Bloqueador do canal de cálcio tipo T25–500 mg diariamente
Topiramato (anticonvulsivante)Inibidor da anidrase carbônica25–100 mg diariamente
Cetoprofeno (AINE)Antiinflamatório não esteroidal200–400 mg a cada 8 horas
Meloxicam (AINE)Antiinflamatório não esteroide7,5–15 mg diariamente
Dexcetoprofeno (AINE)Antiinflamatório não esteroide25–50 mg a cada 8 horas
Morfina (opioide)Analgésico opioide10–30 mg a cada 4–6 horas, conforme necessário
Sumatriptano (opioide)Agonista do receptor de serotonina50–100 mg a cada 6–8 horas, conforme necessário

Prevenção

As dores de cabeça cervicogênicas podem ter uma variedade de causas possíveis, portanto, vários métodos de prevenção estão disponíveis. Praticar uma boa postura, especialmente quando sentado ou em pé por longos períodos, pode ajudar a minimizar a tensão nos músculos do pescoço. O exercício regular e o alongamento também podem ajudar a prevenir a tensão e tensão cervical.

Técnicas de redução do estresse, como meditação, ioga e exercícios de respiração profunda, também podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver dores de cabeça cervicogênicas.

Massagens regulares e tratamentos quiropráticos podem ajudar a melhorar a postura e reduzir a tensão nos músculos e articulações do pescoço. Atividades de baixo impacto, como nadar ou andar de bicicleta, também podem ajudar a manter o pescoço e a coluna saudáveis ​e reduzir o risco de dores de cabeça cervicogênicas.

Por fim, usar uma cadeira ergonômica e garantir que o monitor e o teclado estejam na altura certa pode ajudar a reduzir a tensão nos músculos do pescoço.

Qual ​é o prognóstico da cefaleia cervicogênica?

A cefaléia cervicogênica é uma condição crônica que geralmente requer tratamento e gerenciamento contínuos. O prognóstico da cefaléia cervicogênica é bom, pois a maioria dos pacientes responde aos tratamentos disponíveis.

Quando tratados adequadamente, a maioria dos pacientes com dor de cabeça cervicogênica pode esperar ver uma melhora em sua condição dentro de algumas semanas.

Embora não haja cura para a doença, muitos pacientes podem obter um bom controle de seus sintomas com o tratamento continuado. Isso pode ajudar a reduzir a frequência, a gravidade e a duração dos episódios de dor de cabeça, permitindo que eles levem uma vida normal.

Enxaquexa_Cronica

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail