Acupuntura para aliviar a dor da Disfunção Temporomandibular (DTM)

acupuntura dor

Indicações e contra-indicações para o uso da acupuntura no tratamento de disfunções crânio-cervicais e temporomandibular.

Durante os últimos vinte anos, uma abordagem multidisciplinar para o tratamento das disfunções crânio-cervicais e temporomandibulares tem sido defendida por muitos especialistas da dor, incluindo médicos e dentistas.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

A disfunção da articulação temporomandibular (DTM) é uma condição com uma causa multifatorial complexa que não é totalmente compreendida até o momento. Interferência oclusal, distúrbios musculoesqueléticos sistêmicos, dor e disfunção miofascial, distúrbios emocionais e problemas de saúde geral parecem desempenhar um papel importante.

O desconforto e a dor da DTM podem variar de leves a graves e podem durar anos se não forem tomados cuidados.

Sintoma
Clique ou estalido da mandíbula
Dor na face, área da articulação da mandíbula, pescoço e ombros e dentro ou ao redor da orelha quando você mastiga, fala ou abre bem a boca
Dificuldade para mastigar ou uma mordida repentina e desconfortável, como se os dentes superiores e inferiores não estivessem se encaixando corretamente
Rigidez dos músculos da mandíbula
Travamento da mandíbula ou movimento limitado ou incapacidade de abrir ou fechar a boca completamente
Dor de cabeça
Dor no pescoço
Tontura
Dor de ouvido
Problemas de audição
Zumbido nos ouvidos (zumbido)

As DTM são mais frequentes em mulheres e entre 20 e 40 anos. A DTM pode ocorrer em ambos os lados da face.


Acupuntura para Disfunção Temporomandibular

Uma técnica frequentemente negligenciada no tratamento de disfunções crânio-cervical e temporomandibular e dos sintomas dolorosos resultantes é a acupuntura.

Acupuntura e acupressão têm sido, desde há muito, utilizadas pelos japoneses e chineses no alívio da dor nas regiões temporomandibular e crânio-cervical.

Apesar da acupuntura ser inicialmente usada no tratamento de doença, seu uso foi envolvido como uma modalidade de controle da dor.

Em 1997, o Instituto Nacional de Saúde (NIH) divulgou uma declaração de consenso de apoio ao uso da acupuntura como parte de um plano de tratamento abrangente para algumas condições. Segundo o comunicado, há alguma evidência de eficácia no alívio da dor de fibromialgia, dor pós-operatória, osteoartrite e dor miofascial.

Mecanismo de Acupuntura para Dor na ATM
Neuromodulação (sistema nervoso central e periférico)
Efeito analgésico (local, difuso)
Efeito anti-inflamatório (local, difuso)
Regulação do Sistema Nervoso Autônomo
Circulação local aumentada
Relaxamento muscular
Diminuição da atividade do ponto de gatilho

Alguns pesquisadores recomendam especificamente a acupuntura para a dor facial da neuralgia do trigêmeo (tique doloroso) e de disfunção da articulação temporomandibular (ATM).

Esta modalidade é mais bem sucedida quando a causa da dor é neuromuscular e não devido a lesões articulares. O Painel do NIH (National Institutes of Health) apontou que a acupuntura está associada com um menor risco de eventos adversos do que aqueles associadas com medicamentos ou outra intervenção médica.

A articulação temporomandibular é uma das articulações mais importantes e complexas do corpo, pois permite que a mandíbula se mova livremente e trabalha com os músculos para você poder abrir e fechar a boca. A ATM também protege seus ossos de danos, agindo como um amortecedor.


Sintomas de Distúrbios da ATM

  • Dor ou sensibilidade ao redor da mandíbula, orelhas ou têmporas
  • Dor de cabeça perto das têmporas
  • Incapacidade de mover a mandíbula corretamente e pode até travar quando você abre a boca
  • Dificuldade para mastigar ou dor ao comer
  • Sons de trituração, estalos ou cliques quando você move sua mandíbula
  • Dor facial
  • Dor de dente
  • Zumbido (tinnitus ou zumbido contínuo no ouvido)


Possíveis Mecanismos da Acupuntura na Dor

acupuntura


A estimulação de locais específicos sobre a superfície do corpo exerce uma influência inibidora marcante sobre dor. Os pontos de acupuntura são conhecidos pelos chineses há muitos anos. Sua validade no controle da dor foi verificada por vários investigadores.

Um mecanismo experimentalmente bem documentado para o alívio da dor pela acupuntura é a modulação dos níveis de endorfina.  A dor miofascial é aliviada principalmente por inativação da fonte de dor. A acupuntura aparentemente alivia a consciência da dor.


Benefícios da acupuntura

  • Reduz a dor: A acupuntura é uma maneira eficaz de reduzir a dor associada à ATM. A acupuntura atua visando os músculos e articulações específicos afetados pela ATM, além de promover a liberação de endorfinas, que atuam como analgésicos naturais.
  • Melhora a mobilidade: a acupuntura pode melhorar a amplitude de movimento na mandíbula e reduzir a rigidez associada à ATM. Isso pode ajudar a reduzir o desconforto causado pela ATM, bem como restaurar a função normal da mandíbula.
  • Reduz o estresse: a ATM pode frequentemente ser provocada ou agravada pelo estresse, portanto, reduzir o estresse pode ser uma parte importante da reabilitação. A acupuntura pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, o que pode levar à melhoria da saúde geral.
  • Melhora a circulação: a acupuntura pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para a área afetada, o que pode ajudar a reduzir o inchaço e promover a cicatrização.
  • Reduz a inflamação: a acupuntura pode ajudar a reduzir a inflamação na área afetada, o que pode ajudar a aliviar a dor e promover a cura.
  • Promove o relaxamento: a acupuntura pode ajudar a relaxar os músculos da mandíbula, o que pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a função da mandíbula.
  • Melhora a qualidade do sono: a acupuntura pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que pode ser importante para a reabilitação geral da ATM.

Vários estudos de acupuntura versos terapia com bandagens têm sido relatados na literatura. Estes estudos mostram a eficácia comparativa de acupuntura no tratamento de desordens temporomandibulares.

Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na maioria dos estudos. No estudo de Johansson, quarenta e cinco indivíduos com dor facial de longa data ou dor de cabeça de origem muscular foram alocados aleatoriamente em três grupos.

O primeiro grupo foi tratado com acupuntura, o segundo grupo recebeu uma bandagem oclusiva e o terceiro grupo serviu como controle.  Tanto a acupuntura como a terapia com bandagem oclusiva reduziu significativamente os sintomas e sinais clínicos do sistema estomatognático. Não foram detectadas diferenças nos dois grupos em relação a efeitos de tratamento. Concluiu-se que a acupuntura é um método complementar para pessoas com transtornos craniomandibulares de origem muscular.


Evidências da Acupuntura para dor na ATM

No estudo de Raustia e Pohjola, a acupuntura parece ser uma forma primitiva útil de terapia em pacientes com distúrbios da ATM. A acupuntura pode muito bem ser complementar ao tratamento estomatognático-  antes ou depois – para alcançar a reabilitação neuromuscular completa, facilitar o tratamento ou eliminar outros fatores que contribuem para a doença.

Rosted escreveu um artigo para avaliar a validade científica de trabalhos publicados sobre a eficácia da acupuntura em odontologia com base em critérios metodológicos pré-definidos.  A Acupuntura mostrou-se eficaz no tratamento da Disfunção Temporomandibular (DTM) e como analgesia em 11 de 15 estudos verificados. Rosted concluiu que o uso da acupuntura no tratamento da DTM e da dor facial parece real e pode ser uma alternativa valiosa para tratamento ortodoxo.


Eficácia da acupuntura

acupuntura tratamento


Várias teses foram apresentadas no campo de acupuntura durante os últimos anos. Uma dissertação, estudando a dor facial, comparou o efeito de alívio da dor da acupuntura e da bandagem da mordida. Verificou-se que a acupuntura é tão eficaz quanto uma bandagem da mordida no que diz respeito ao alívio da dor e da tensão muscular após um ano.

Durante os muitos anos de utilização de acupuntura no tratamento diário dos pacientes com distúrbios crânio-cervicais e temporomandibulares, o autor descobriu que os pontos de acupuntura tabulados podem ser eficazes no tratamento das síndromes de dores de cabeça, face e pescoço.

A Evidência dos efeitos da acupuntura sobre a dor em humanos consiste na observação direta da mudança do limiar da dor e evidências da atividade indireta dos neurotransmissores. Um bom conhecimento da anatomia humana é essencial para a utilização da acupuntura.

Há algumas áreas que apresentam um risco maior para a inserção de agulhas.  Estas áreas devem ser sempre evitadas.

O Instituto Nacional de Saúde divulgou uma declaração de consenso em 1997, apoiando o uso de acupuntura como parte de um plano de tratamento abrangente para algumas condições, incluindo dor de fibromialgia, dor pós-operatória, osteoartrite e dor miofascial.


Como tratar DTM pela acupuntura?

As agulhas de acupuntura são inseridas ao redor da orelha, face e mandíbula, e os pontos-gatilho dos músculos masseter, pterigóideo lateral, pterigóideo medial e temporal; este é um grupo de músculos mastigatórios que ajudam a mastigar e triturar os alimentos.

Esses pontos-gatilho da ATM podem causar dor facial, dores de cabeça e restringir a amplitude de movimento na mandíbula.

As agulhas também podem ser colocadas em outros pontos do corpo, como cotovelo, joelhos e dedão do pé.


Diretrizes e Precauções

A seguir estão as diretrizes e precauções para o tratamento de acupuntura:

Se a dor da inserção da agulha persistir, ela deve ser removida.

Os pacientes que são incapazes de permanecer imóveis por qualquer período de tempo não são adequados para tratamento de acupuntura.

A acupuntura não deve ser utilizada se houver qualquer indicação de possível infecção no local que está sendo considerado para agulhamento.

O cuidado é necessário quanto ao agulhamento pacientes diabéticos, devido ao perigo de má circulação periférica e o efeito de alguns pontos sobre os níveis de açúcar no sangue.  Existem também alguns pontos de acupuntura que estão localizados em áreas potencialmente perigosas para realizar o procedimento. O praticante deve estar ciente do risco, e realizar a acupuntura com o cuidado adequado.

Pneumotórax pode ser causada por agulhamento indevido de pontos supra-clavicular ST 11 e ST 12; pontos Infra-clavicular LU 2, ST 13, e KI 27. Os pontos paraesternais, KI 22, KI 23, KI 24, KI 25, KI 26, KI 27 e ST12 a 18 na linha médio-clavicular precisam de um cuidado especial. Tamponamento Cardíaco pode ser causado por agulhamento indevido de CV17.

Precauções gerais, sendo sempre necessárias, devem ser obedecidas estritamente pelos acupunturistas.

Essas precauções incluem a utilização de agulhas descartáveis e esterilizadas, a utilização de técnicas assépticas com a inserção da agulha, observar os pacientes em relação a algum sangramento, antes e após o tratamento, utilizando posição supina durante o tratamento, e aconselhar os pacientes a não dirigirem após o tratamento.


Resumo

acupuntura dor

O aumento do uso de medicina complementar em geral, e da acupuntura especificamente, traz consigo a possibilidade de resultados benéficos, especialmente quando usado como parte de um plano de tratamento abrangente.

Como toda a medicina complementar, a acupuntura é muitas vezes percebida popularmente como mais holística e natural e, portanto, intrinsecamente segura. 

Apesar disso, mesmo técnicas de acupuntura que parecem relativamente simples só devem ser utilizadas após treinamento adequado e com cautela para evitar complicações graves.

 A acupuntura pode ser uma adição eficaz no tratamento de desordens crânio-cervicais e temporomandibulares.  Além do alívio da dor em si, a acupuntura tem vários pontos positivos para os pacientes, a saber: o tempo com o terapeuta, toque e dedicação pessoal e sensações corpóreas.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail