Distúrbios de ansiedades em crianças

disturbios de ansiedade em criancas
Fatos sobre o transtorno de ansiedade em crianças
A ansiedade é o distúrbio de saúde mental mais comum em crianças.
Os sinais de um transtorno de ansiedade em crianças podem incluir preocupação excessiva, evitação de situações, inquietação ou sintomas físicos, como dores de cabeça e dores de estômago.
A ansiedade não tratada pode levar a sérios problemas na vida de uma criança, como dificuldades na escola, problemas sociais e depressão.
A ansiedade pode ser hereditária, mas também pode ser causada por fatores ambientais, como trauma, bullying ou eventos estressantes.
O tratamento mais eficaz para a ansiedade em crianças é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ensina as crianças a reconhecer e controlar sua ansiedade.

Ansiedade em crianças

A ansiedade ou o medo em situações de perigo agudo, ou de perigos que as crianças e os jovens imaginam são reações inicialmente normais.

Todas as crianças também experimentam fases ansiosas em certos pontos de seu desenvolvimento, cujo conteúdo muda com a idade e o desenvolvimento cognitivo (medos baseados em normas). A maioria das crianças tem vários medos ao mesmo tempo durante esta fase.

É característico desses medos normais que eles sejam comparativamente leves, transitórios e relacionados ao nível de desenvolvimento da criança ou adolescente.

Em algumas crianças e jovens, no entanto, o medo ou a ansiedade podem se tornar excessivos e patológicos.



Transtorno de ansiedade

Quando os medos são particularmente fortes, duram vários meses e interferem no desenvolvimento normal da criança, é chamado de transtorno de ansiedade. Os transtornos de ansiedade estão entre os transtornos mentais mais comuns nessa faixa etária.

Os transtornos de ansiedade são caracterizados por preocupação ou medo que interfere significativamente no modo de vida de uma pessoa e é desproporcional às circunstâncias.



Tipos de transtornos de ansiedade

ansiedade em criancas

Existem muitos tipos diferentes de transtornos de ansiedade, classificados de acordo com o foco principal do medo ou fobia.

Muitas crianças se recusam a ir à escola sob o pretexto de sintomas físicos, como dores abdominais.

Os médicos geralmente baseiam seu diagnóstico nos sintomas, mas podem fazer testes, se necessário, para descartar que outros distúrbios estejam causando os sintomas físicos.

Os medos fazem parte do desenvolvimento natural das crianças e dos jovens.


Alguns medos típicos em fases comuns estão citados a seguir: 

0-6 meses: Medo de barulhos altos

6-12 meses: Medo de estranhos

A partir de 1 ano: medo da separação, do banheiro

A partir de 2 anos: medo de animais, escuridão

3-4 anos: Medo de criaturas fantásticas (por exemplo, monstros debaixo da cama)

A partir de 5 anos: Medo de pessoas más ou que algo aconteça com os pais

A partir dos 6 anos: medo de ir para a cama sozinho 

Acima de 7 anos: a ansiedade de separação diminui, medos baseados na mídia (por exemplo, sobre eventos que a criança viu na TV), medo de criminosos, desastres naturais 

A partir de 9 anos: medo relacionado ao desempenho e aparência, medo da morte

Da puberdade: medo relacionado à sexualidade, medo do futuro, como não conseguir encontrar um parceiro ou um emprego
 


Interferência na vida cotidiana

Esses medos, normais para o desenvolvimento infantil, só se tornam um transtorno mental quando são tão pronunciados que interferem na vida cotidiana.

Este pode ser o caso, por exemplo, se a criança não vai mais à escola ou não pode mais ser deixada sozinha, ou não quer mais fazer certas coisas que seriam importantes para o seu desenvolvimento (por exemplo, visitar amigos). 

Ansiedade Social
Infográfico: Ansiedade Social



Predisposição para ansiedade?

A predisposição para transtornos de ansiedade pode ser herdada. Pais ansiosos geralmente têm filhos ansiosos.

Os transtornos de ansiedade incluem:

– Distúrbio de ansiedade generalizada

O Transtorno de Ansiedade Generalizada descreve nervosismo excessivo e constante, preocupação e medo sobre qualquer atividade ou evento.

Por causa de suas preocupações, as crianças com transtorno de ansiedade generalizada têm déficits de atenção e podem parecer inquietas e irritáveis.

O médico diagnostica o transtorno de ansiedade generalizada com base em sintomas característicos que duram pelo menos 6 meses.

– Agorafobia

Agorafobia é o medo constante de ficar preso ou preso em situações públicas ou lugares sem saída ou ajuda.

A agorafobia pode levar a ataques de pânico em adolescentes , mas isso é raro em crianças.

– Síndrome do pânico

O transtorno do pânico é caracterizado por ataques de pânico que ocorrem pelo menos uma vez por semana. Um ataque de pânico é um episódio breve (cerca de 20 minutos) de ansiedade intensa que geralmente é acompanhado por sintomas físicos como respiração rápida, palpitações, sudorese, dor no peito e náusea.

– Distúrbio emocional com ansiedade de separação

Um transtorno de ansiedade de separação emocional descreve um medo persistente e intenso de sair de casa ou ser separado de pessoas com quem a criança tem um relacionamento particularmente próximo, como a mãe.

A maioria das crianças experimenta algum grau de ansiedade de separação, mas a perde à medida que envelhece.

Crianças com transtorno de ansiedade de separação muitas vezes choram e imploram para a pessoa não sair e, depois que a pessoa sai, pensa apenas em seu retorno.

– Transtorno de ansiedade social

O transtorno de ansiedade social descreve o medo constante de ser envergonhado, insultado ou ridicularizado pelos outros.

Crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social geralmente evitam eventos sociais e outras situações que possam expô-los à vergonha ou constrangimento.


Sintomas de transtorno de ansiedade em crianças

ansiedade infantil

Muitas crianças com transtornos de ansiedade se recusam a ir à escola. Você pode ter ansiedade de separação, transtorno de ansiedade social, transtorno do pânico ou uma combinação desses transtornos.

Algumas crianças abordam seu medo diretamente. Por exemplo, eles dizem coisas como “Tenho medo de nunca mais te ver” (ansiedade de separação) ou “Tenho medo de que as outras crianças riam de mim” (transtorno de ansiedade social).

No entanto, a maioria das crianças se queixa de sintomas físicos, como dor abdominal. Essas crianças muitas vezes até dizem a verdade, pois o medo pode causar problemas estomacais, náuseas, dores de cabeça e distúrbios do sono nas crianças.

Em muitas crianças, o transtorno de ansiedade continua na idade adulta. No entanto, com o tratamento precoce, muitas crianças podem aprender a controlar sua ansiedade.

SintomaDescrição
IrritabilidadeMudanças frequentes de humor e explosões de raiva
Retirada socialEvitar atividades ou pessoas
Perturbação do sonoDificuldade em adormecer ou permanecer dormindo
Mudanças no apetiteAumento ou diminuição da fome ou alimentação
Sintomas físicos relacionados à ansiedadeDores de estômago, dores de cabeça, náuseas, etc.
PreocupaçãoPreocupação excessiva com o futuro
Pensamentos obsessivosPensamentos repetitivos e intrusivos
Dificuldade de concentraçãoProblemas para manter o foco ou prestar atenção


Diagnósticos

Ao diagnosticar transtornos de ansiedade, várias fontes de informação são utilizadas – a própria criança, pais e possivelmente equipe educacional relatam em entrevistas estruturadas e questionários até que ponto o transtorno está presente. Há também a opção de observar o comportamento e pedir à criança que mantenha um diário de ansiedade, que é então analisado. 

Os médicos geralmente diagnosticam um transtorno de ansiedade quando a criança e os pais descrevem os sintomas típicos. No entanto, os sintomas físicos podem enganar o médico, levando-o a fazer testes com base nos sintomas físicos, em vez de considerar um transtorno de ansiedade.


Tratamento para ansiedade em crianças

Para transtornos de ansiedade leves, a terapia comportamental geralmente é suficiente. O terapeuta pode expor a criança à situação que está causando a ansiedade e ajudá-la a lidar com a situação. Como resultado, a criança torna-se cada vez menos sensível e sente menos medo. Se necessário, o tratamento do transtorno de ansiedade nos pais também pode ser útil.


Quando usar medicamentos para ansiedade?

Medicação pode ser necessária para transtornos de ansiedade graves. Antidepressivos chamados inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs), como fluoxetina ou sertralina, geralmente são a primeira linha de tratamento se o tratamento medicamentoso precisar ser continuado por um longo tempo. A maioria das crianças toma ISRSs sem problemas.

No entanto, algumas crianças se queixam de dor abdominal, diarreia, insônia ou ganho de peso. Alguns tornam-se inquietos ou mais impulsivos. Há um debate sobre se os antidepressivos aumentam ligeiramente o risco de pensamentos suicidas em crianças e adolescentes.

Quando o tratamento medicamentoso de curto prazo é necessário (por exemplo, porque uma criança está muito ansiosa com um procedimento médico), geralmente são usados benzodiazepínicos, um tipo de sedativo.

No geral, os ISRSs combinados com alguma forma de terapia cognitiva (TCC) melhoram mais os sintomas. A TCC é um tipo de terapia de conversa estruturada e de curto prazo, projetada para ajudar as pessoas a identificar e gerenciar padrões de pensamento negativos para lidar melhor com situações difíceis.


Prognóstico

disturbios de ansiedade em criancas

Ao longo da história, as definições atribuídas aos transtornos ansiosos foram sofrendo alterações. Como todo perfil psicopatológico, os transtornos ansiosos são conceitos que tentam descrever através de linguagem objetiva uma determinada experiência subjetiva.

As modificações e revisões conceituais ocorrem na medida em que a compreensão sobre o fenômeno a ser descrito é alterada.

A perspectiva mais aceita atualmente é a de que os transtornos de ansiedade observados na idade adulta podem ter seu início durante a infância e adolescência.

Esta modificação traz como principal vantagem o estudo da evolução do quadro clínico da primeira infância à idade adulta, por pesquisas longitudinais.

A ideia de que existe uma continuidade na presença dos transtornos de ansiedade da infância e adolescência para a idade adulta só não se observa no transtorno de ansiedade de separação.

Estudos prospectivos envolvendo crianças e retrospectivos em população adulta sugerem a possibilidade do quadro clínico dos transtornos de ansiedade, uma vez presentes na infância, persistirem por muitos anos e associarem-se a psicopatologias comórbidas.

Quando os transtornos de ansiedade não são devida e precocemente tratados, comorbidades como Abuso de Substâncias, Depressão e Suicídio são apontados como os principais desfechos na vida adulta.

Uma pesquisa retrospectiva brasileira revelou que 59,5% dos sujeitos em tratamento para Transtorno de Pânico apresentavam história de ansiedade na infância.

Apesar da alta prevalência e da substantiva morbidade associada, os transtornos de ansiedade infanto-juvenis ainda encontram-se subdiagnosticados e subtratados.

Entretanto não se sabe ao certo a prevalência destes transtornos na população infanto-juvenil brasileira. No Brasil, ainda existem poucos estudos sobre o tema ansiedade em crianças e adolescentes.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail