SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO: Motivo de preocupação?

tratamento sindrome do pensamento acelerado

O Impacto da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)

Em algum momento da vida, sentir que a mente está rápido demais é compreensível. Várias pessoas até aproveitam essa suposta energia a mais para quem sabe, produzir a quem do habitual. Normalmente, boa parte da população permanece acordada a noite. Certos estudos sugerem que a velocidade de processamento está ligada ao estilo de humor ou consumo de cafeína. Para especialistas na área, facilmente em pouco tempo o ritmo de construção de pensamentos acelerados e suas consequências como o estresse e implicações na saúde ocupacional já são uma realidade.

SintomasPensamentos acelerados, comportamento impulsivo, dificuldade de concentração, ansiedade, inquietação
CausasCertos medicamentos, stress, genética, trauma, abuso de substâncias
TratamentoMedicação, terapia, mudanças no estilo de vida, gerenciamento de estresse, técnicas de relaxamento

A modernidade dos tempos atuais em que a quantidade de estímulos cativantes e atividades excessivas ocorre em abundância denota a capacidade que smartphones, televisores e propagandas se dirigem a multidões efusivamente.

Na direção de começar, grande parte da informação automática, que é armazenada e absorvida no cotidiano, advém de interações como essa que principalmente acontece contundentemente nas relações estabelecidas na infância. Sem contar o uso abusivo que a internet ganhou nas últimas décadas devido a evolução tecnológica que, facilitou a busca rápida de conteúdos, comunicação em tempo real e entretenimento. Estima-se que, haja uso indiscriminado e desadaptativo acarretando preocupação mundial.

Comportamentos de Manejo da Ansiedade Frente a Síndrome do Pensamento Acelerado

Tal capacidade tem sido questionada pelos especialistas como detentora de uma condição importante que designa comportamento de saúde mental.

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é objeto de estudo na atualidade de pesquisadores por chamar a atenção assim como a Ansiedade e Depressão e facilidade em termos de preocupação de erros diagnósticos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade justamente em pleno século 21.

O fato se torna ainda mais preocupante quando os estudos apontam que a faixa etária é maior em crianças e adolescentes acarretando problemas que afetam a qualidade de vida justa velocidade dos pensamentos em exagero.


A Sociedade Moderna e a Síndrome do Pensamento Acelerado

o que e sindrome do pensamento acelerado

Quando a mente trabalha em altas rotações sem descanso corre o riso de se desenvolver a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Alunos com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) possuem a tendência para ter dificuldades de aprendizagem e interpretação em textos. O psiquiatra Augusto Jorge Cury, desenvolvedor da nomenclatura, classifica que, a televisão é capaz de mostrar imagens e personagens que permanecem registradas no imaginário dos jovens competindo com a semelhança da figura dos pais e professores. Essa influência pode ser grave para o inconsciente de seres humanos que ainda se encontram em formação de seu mundo psíquico, pois o “espaço privilegiado” que seria dos pais e educadores preencherem de emoções e pensamentos para o desenvolvimento saudável até da inteligência, é investido de outros conteúdos incessantemente. Ou seja, o maior retrospecto que estar em frente a televisão em demasia pode contribuir é a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), com algumas exceções.

A psicopatologia da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) se dá pela compulsão. Há a tentativa de alívio por meio do consumo, mecanismo semelhante ao que ocorre a neurobiologia da dependência das drogas, só que menos intenso. O fato é que as tentativas de se mexer na cadeira, olhar o celular, falar com colegas, cogitam comportamentos de desatenção, caracterizando estratégias de manejo da ansiedade frente a própria Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).


SintomaDescrição
Pensamentos de corridaPensamentos rápidos e intensos que podem ser difíceis de controlar ou parar.
Concentração prejudicadaDificuldade em focar a atenção ou dificuldade em mudar a atenção de uma tarefa para outra.
InsôniaDificuldade para adormecer ou permanecer dormindo.
AnsiedadeSentimentos de medo e preocupação que podem ser difíceis de controlar.
InquietaçãoSensação de desconforto e incapacidade de ficar parado.
Instabilidade emocionalDificuldade em regular as emoções e ser facilmente dominado.
Alterações de humorMudanças repentinas de humor que podem ser difíceis de controlar.
IrritabilidadeFacilmente fica com raiva ou frustrado.


Pode-se dizer que, pensar demais tem como sintoma o gasto de energia vital do córtex cerebral havendo fadiga sem ao menos ter realizado alguma atividade física. Entre os demais sintomas causados têm-se: irritação, sofrimento por antecipar algo, esquecimento, falta de concentração, dificuldade de manter uma rotina, dores de cabeça, dores musculares, taquicardia e gastrite.

Talvez uma técnica que possa ajudar a motivar os alunos a estudarem ou prestarem a atenção é produzir dinâmicas ou aulas atrativas, como se fosse um primeiro passo para o contato do gerenciamento de emoções e pensamentos. A informação também é algo palatável. A ansiedade normal pode ser entendida como um estado psicológico e fisiológico de elementos comportamentais, cognitivos, emocionais e somáticos que ocorre pela capacidade aprendida do organismo em suma reagir a um ameaça em prol da sobrevivência; sendo pontual quando for uma reação ao evento em questão também. A ansiedade patológica paralisa a ação a ser dada em seguida, evitando confrontar conflitos, eleva níveis de insegurança e medo.

Porém, esse sofrimento não tem atingido apenas crianças e jovens. Adultos, por conseguinte, são uma parcela da população que já se surpreendem com sintomas e seus prejuízos no dia a dia a respeito da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). De maneira mais impactante, sofrem significativamente e tornando-se estressados por conta de o processo intelectual ser constante, gerando preocupações substanciais.

Às vezes, é percebido apenas o uso em grande escala da internet e com computador, onde o gasto de tempo, passa despercebido, contudo, é descontrolado e rouba tempo de demais atividades e responsabilidades, diminuindo o círculo social, constituindo danos clínicos e grave sofrimento.


Sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)

Está correlacionado a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) também alterações na qualidade do sono, diminuições no aproveitamento acadêmico e profissional. Apesar disso, outras condições de saúde mental parecem configurar como comorbidades: Transtornos de Humor, Transtornos de Personalidade e Ansiedade Social. A solidão, a redução da autoestima, a infelicidade e o suicídio transparecem como sintomas e sinais em evidência.

A filosofia empregada pela cultura tecnológica faz com que as experiências sejam vivenciadas em paradoxos. Nesse contexto a sociedade se materializou como rápida, urgente e ansiosa. Exemplo é a necessidade imperiosa em esperar os segundos para ligar o computador que parece uma eternidade e logo bate a irritação e ao mesmo tempo, quando não há o interesse por atividades interessantes, a angústia surge.

Elenca-se algumas causas da vida moderna reprodutoras da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) sendo o excesso de: Informações; Atividades; Trabalhos Intelectuais; Preocupações; Cobranças; Uso de Celulares e Uso de Computadores. Um alerta se faz a respeito de disso. A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é nociva e tem provocado um aceleramento gerador de desgaste cerebral intenso afetando a qualidade de vida da população.


Intervenção Psicológica e Psiquiátrica para Controlar a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)

sindrome do pensamento acelerado

É recomendável que seja feita uma avaliação acerca dos hábitos de vida, desacelerando os pensamentos na medida do possível, aprendendo a ter controle da mente e usufruindo do equilíbrio e qualidade tão desejada. Em outros casos o suporte psicológico e psiquiátrico pode auxiliar a conduzir esses estilos de vida da melhor forma, incentivando os primeiros passos e recorrendo a outras estratégias quando for a possibilidade.

A calma é algo bastante desafiador, porém pode ajudar no processo de mudança de comportamento, assim como a higiene do sono, o manejo do tempo, a exposição a preocupações e as distrações. O mais importante é o paciente encontrar algo que faça a diferença na sua vida, um hábito que verdadeiramente desperte e crie motivação para a aliteração de um hábito e então e esse pequeno começo seja um auxiliador em outras estruturas mais complexas como circuitaria cerebral.

TratamentoDescrição
PsicoterapiaFalar com um profissional de saúde mental para ajudar a controlar a ansiedade, sofrimento emocional e pensamentos difíceis.
Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)Uma forma de psicoterapia que ajuda os indivíduos a identificar e mudar seus pensamentos e comportamentos disfuncionais.
MedicamentoMedicamentos prescritos, como antipsicóticos e antidepressivos, podem ajudar a controlar os sintomas de pensamento acelerado.
Gerenciamento de estresseTécnicas de aprendizado para controlar o estresse, como exercícios de relaxamento, respiração profunda e atenção plena.
Mudanças no estilo de vidaFazer mudanças no estilo de vida, como dormir o suficiente, seguir uma dieta saudável e evitar álcool e drogas, pode ajudar a reduzir os sintomas.
Terapias AlternativasO uso de terapias alternativas, como acupuntura, ioga e massagem, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar o bem-estar geral.

O apoio psicológico pode intervir com técnicas comportamentais, sugerindo intervenções que envolvam relaxamento corporal, por exemplo. Além do alívio dos sintomas mais excitatórios gerados pela ansiedade, desfocando da hiperexcitabilidade e preocupações pode ser um aliado, para a calma mental e física. A pessoa no estado acelerado está ansiosa, superficial e ofegante, então a inspiração de grande volume de ar várias vezes, melhora a resposta de alcance ao relaxamento, liberando, portanto, tensões e estados ansiógenos.

Vale salientar que, a condição da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) não é genética, predomina uma hiperatividade funcional nos domínios da impaciência. A inquietude e agitação certamente são os traços mais evidenciados, atrapalhando o convívio social e familiar de jovens e adultos, denotando dificuldade em lidar com situações na escola e trabalho.

A escola assume então o papel de dissipar e controlar certas frustrações dos jovens, corrigindo o ponto de atenção e de concentração com persistência e acima de tudo mobilizando a juventude a ser mais perseverante com foco.


REFERÊNCIAS:

  1. Arena, D. D. S. Proposta De Intervenção Sobre A Influência Da Internet E Redes Sociais Na Síndrome Do Pensamento Acelerado Em Estudantes Universitários De 18 A 25 Anos Da UBSF Dr. Juracy Azevedo Carvalho, Lavínia/SP.
  2. De Moraes Guth, C., & Veit, C. A. (2019). Ansiedade no mundo contemporâneo e sua influência na educação. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 3(2), 57-68.
  3. Do Carmo Ferraz Filho, J., & Brandão, D. Q. (2016). A cultura brasileira como nexo causal de acidente de trabalho. ES Engineering and Science, 5(2), 54-64.
  4. Garcia, A. F. (2017). Educação em saúde em ambientes escolares: a Síndrome do Pensamento Acelerado.
  5. Moura, I. M., Rocha, V. H. C., Bergamini, G. B., Samuelsson, E., Joner, C., Schneider, L. F., & Menz, P. R. (2018). A terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada.
  6. Pronin, Emily, Elana Jacobs, and Daniel M. Wegner. 2008. Psychological effects of thought acceleration. Emotion 8: 597– 612.
  7. Rios, R. D. O. B. (2008). Alunos e língua estrangeira: a síndrome do pensamento acelerado em turmas de educação popular.
  8. Sangaletti, J., Ceretta, L. B., & Soratto, M. T. Ansiedade Dos Enfermeiros Da Estratégia Saúde Da Família1.

Adhila Carlos Oliveira de Espírito

CRP 06/109972
Psicóloga.
Experiência em Triagem, Atendimento e Pesquisa de Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Atuação na Área de Psicologia com Avaliação e/ou Atendimento Psicológico e
Acompanhamento Terapêutico de Alta Complexidade em Equipamentos de Saúde de Nível Terciário ou Autônomo.
Colaboração em Pesquisa Científica de Projetos da Área da Saúde e Atividades Acadêmicas Correlatas, a saber: Medicina Preventiva, Psiquiatria e Psicobiologia.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Adhila Carlos Oliveira de Espírito

Adhila Carlos Oliveira de Espírito

CRP 06/109972
Psicóloga.
Experiência em Triagem, Atendimento e Pesquisa de Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Atuação na Área de Psicologia com Avaliação e/ou Atendimento Psicológico e
Acompanhamento Terapêutico de Alta Complexidade em Equipamentos de Saúde de Nível Terciário ou Autônomo.
Colaboração em Pesquisa Científica de Projetos da Área da Saúde e Atividades Acadêmicas Correlatas, a saber: Medicina Preventiva, Psiquiatria e Psicobiologia.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail