Fibromatose Plantar – Tudo o que você precisa saber

Você já ouviu falar em fibromatose plantar?

  • Fibromatose plantar é um crescimento fibroso benigno na sola do pé.
  • É mais comum em homens do que em mulheres.
  • Geralmente é visto em adultos de meia-idade.
  • Geralmente é indolor, mas pode causar desconforto.
  • É mais comum em pessoas com diabetes ou com histórico familiar da doença.
  • Geralmente é tratada com injeções de corticosteroides, fisioterapia e/ou cirurgia.

Neste texto você conhecerá os seus principais sintomas, como diagnosticá-la e as principais formas de tratamento dessa doença que afeta a planta dos pés.

Descubra tudo o que você precisa saber nesta leitura!


O Que É A Fibromatose Plantar?

A fibromatose plantar é uma doença caracterizada pelo crescimento de tecido conjuntivo na fáscia plantar (sola dos pés).

Também conhecida como doença de Ledderhose, é uma patologia rara e de etiologia ainda desconhecida associada a fatores ambientais e genéticos.

O crescimento do tecido conjuntivo é benigno, ou seja, não é constituído de células cancerígenas.


Como Se Desenvolve A Doença?

A fibromatose plantar se desenvolve embaixo do calcanhar e percorre todo o pé até próximo dos dedos.

A partir dessa formação surgem protuberâncias mais comumente localizadas no meio da sola dos pés.

Em casos mais raros, a doença é facilmente evidenciada quando o dedão é puxado para trás e o pé permanece curvado para cima.

E saiba que a fibromatose plantar também pode se desenvolver na palma das mãos!

Aqui as nodulações estão localizadas perto do quarto nó dos dedos.

Interessante, não?

Conheça agora os principais sintomas e os fatores de risco para o desenvolvimento da fibromatose plantar.


Diferenças entre Fibromatose Plantar e Fascite Plantar

CondiçãoFasceíte PlantarFibromatose Plantar
CausaUso excessivo, tensão ou lesãoIncerto; pode ser genético
LocalizaçãoParte inferior do calcanharVários pontos na sola do pé
DorDor aguda ao ficar de péDor ou sensação de queimação
TratamentosRepouso, fisioterapia, AINEsCirurgia, injeções ou medicamentos


Quais São Os Seus Principais Sintomas?

pes
  • Formação de nódulos fixos e firmes na parte interna da planta do pé;
  • Crescimento lentificado dos nódulos;
  • Sensação de pressão e distensão no local do surgimento dos nódulos;
  • Dor;
  • Edema (inchaço);
  • Dificuldade no uso de sapato fechado e para andar;
  • Deformidade nos dedos dos pés.

Em estágios mais avançados da doença podem surgir:

  • Múltiplos nódulos na fáscia plantar;
  • Contratura da sola do pé e dos dedos.


Fatores de Risco

Veja os principais fatores de risco para o desenvolvimento da fibromatose plantar:

  • A doença pode acometer indivíduos de qualquer faixa etária, mas apresenta-se com maior prevalência na meia-idade e em idosos;
  • Afeta mais comumente os homens, de etnia branca;
  • Pessoas com histórico de fibromatose plantar na família;
  • Indivíduos com diagnóstico de doença de Dupuytren (mãos)  ou Peyronie (pênis);
  • Trauma de repetição;
  • Alcoolismo e doença hepática alcoólica;
  • Diabetes.


Diagnóstico

O diagnóstico da fibromatose plantar é efetuado pelo médico ortopedista e baseia-se na história clínica do paciente e no exame físico.

Esse exame é essencial para avaliar a presença de nódulos subcutâneos na região plantar e descartar outras patologias similares.

A investigação do quadro clínico do paciente pode ser complementada pelos seguintes exames:

A ultrassonografia é o exame complementar mais acessível e barato, podendo ser o único exame necessário para confirmar a fibromatose plantar.

Assim, o diagnóstico diferencial da doença fundamenta-se na associação entre a história clínica do paciente, exame físico e exames de imagens e histológicos.

ExameDescrição
Exame FísicoO médico examinará a área em busca de sinais de fibromatose plantar, como uma faixa espessa de tecido e nódulos duros.
Raio-XUsado para confirmar o diagnóstico de fibromatose plantar e identificar quaisquer outros problemas relacionados, como esporão de calcâneo e fraturas por stress.
Ressonância MagnéticaUma ressonância magnética pode ser usada para obter uma visão melhor da fáscia plantar e do tecido circundante, afastando ruptura da fáscia, edema, e inflamação articular.
UltrassomPode ajudar a identificar a localização e o tamanho da fibromatose plantar e quaisquer outros problemas relacionados, como tendinoptias e lesões ligamentares no tornozelo.

Dessa forma, o médico ortopedista prescreve ao paciente a melhor forma de tratamento da doença de acordo com a singularidade de cada caso.

E mais: indica ações terapêuticas para o manejo da dor em casos de progressão da doença com alteração da marcha e evidente incômodo do paciente.


Conheça agora os tratamentos indicados para a fibromatose plantar:

Tratamento Conservador

A indicação do tratamento da fibromatose plantar dependerá da evolução da doença.

Desse modo, o diagnóstico precoce é essencial.

No estágio inicial o tratamento conservador consiste em:


Fisioterapia – Modalidades Terapêuticas

Modalidades de FisioterapiaExplicação
Terapia manualA terapia manual envolve a aplicação de técnicas manuais para ajudar a melhorar a amplitude de movimento, reduzir a dor e promover a cura. Essas técnicas podem incluir mobilização de tecidos moles, mobilização articular e liberação miofascial. A terapia manual pode ajudar a alongar e soltar músculos tensos, tendões e fáscias ao redor da área de fibromatose plantar.
Taping (Bandagem)Técnicas de bandagem podem ajudar a fornecer suporte e estabilidade para a área de fibromatose plantar. As técnicas de bandagem podem ajudar a reduzir a tensão na estrutura afetada, promover a cicatrização e aliviar a dor. Técnicas comuns de bandagem usadas para fibromatose plantar incluem bandagem cinesiológica, bandagem Mueller e bandagem McConnell.
ExercíciosOs exercícios são uma parte importante do plano de tratamento fisioterapêutico para a fibromatose plantar. Os exercícios podem ajudar a melhorar a amplitude de movimento, força, flexibilidade e equilíbrio. Exercícios comuns usados para a fibromatose plantar incluem alongamentos da panturrilha, elevação do calcanhar e flexão dos dedos.
UltrassomO ultrassom é uma forma de terapia de calor profundo que pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação. O ultrassom pode ajudar a melhorar a circulação e promover a cicatrização na área da fibromatose plantar. O ultrassom também pode ajudar a reduzir o tecido cicatricial e melhorar a flexibilidade das estruturas afetadas.
IontoforeseA iontoforese é uma forma de estimulação elétrica que pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação. A iontoforese pode ajudar a relaxar os músculos e melhorar a circulação na área da fibromatose plantar. A iontoforese também pode ajudar a reduzir o tecido cicatricial e melhorar a flexibilidade das estruturas afetadas.


Tratamento Cirúrgico

pes C

Em casos mais avançados da doença em que os nódulos são muito dolorosos e há limitações na marcha e alteração na qualidade de vida, a cirurgia pode ser indicada pelo médico ortopedista.

Aqui pode-se avaliar a necessidade da realização de uma fasciectomia.

E o que é uma fasciectomia?

É a retirada da fáscia plantar, ou seja, dos nódulos que causam dor e desconforto.

A quantidade de fáscia plantar que será retirada depende da extensão da massa fibromatosa apresentada.

Por isso a avaliação e o acompanhamento do médico ortopedista é tão importante!

No diagnóstico diferencial ele determinará o grau da fibromatose plantar e, em casos cirúrgicos, definirá se será uma simples retirada dos nódulos ou uma fasciectomia completa.

A radioterapia pode ser indicada após a cirurgia como tratamento preventivo para evitar a recorrência da doença.


Portanto …

Agora você já sabe que a fibromatose plantar é uma doença benigna que atinge a fáscia plantar do pé, podendo causar dor e desconforto em graus mais avançados, além de dificuldade para deambular.

Atente-se para os sintomas manifestados como o surgimento de nódulos na fáscia plantar, dor, inchaço e alteração na marcha.

Se observar algum desses sintomas busque a avaliação de um profissional!

Ao diagnosticar a doença em seu estágio inicial é possível tratá-la de forma conservadora com o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e modificações no estilo de vida.

Assim você evita a evolução da doença e tratamentos mais invasivos como a cirurgia.

Consulte um médico ortopedista!

E se tiver dúvidas deixe nos comentários.


Referências

1 – WHITNEY, K.A. Fibromatose plantar. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/problemas-nos-p%C3%A9s/fibromatose-plantar Acesso em 25 de julho de 2022.

2 – o que é fibromatose plantar? Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://drrafaelbotelho.com.br/fibromatose-plantar/%3Fpdf%3D1618&ved=2ahUKEwiJqOKQ-ZP5AhVdSLgEHYVQBngQFnoECAYQAQ&usg=AOvVaw1GgwO6fQtk24R2pun39Iz6 Acesso em 25 de julho de 2022.

3 – PINHEIRO, A A.C.; SOUZA, C.M.V. Fibromatose plantar ou doença de Ledderhose: definição, epidemiologia, patogênese, diagnóstico e tratamento. Rev Port Ortop Traum, v. 23, n. 1, p. 161-168, 2015. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Ana-Pinheiro-5/publication/283451599_FIBROMATOSE_PLANTAR_OU_DOENCA_DE_LEDDERHOSE_DEFINICAO_EPIDEMIOLOGIA_PATOGENESE_DIAGNOSTICO_E_TRATAMENTO/links/5644282708ae54697fb6aa9f/FIBROMATOSE-PLANTAR-OU-DOENCA-DE-LEDDERHOSE-DEFINICAO-EPIDEMIOLOGIA-PATOGENESE-DIAGNOSTICO-E-TRATAMENTO.pdf> Acesso em 25 de julho de 2022.

4 – MORENO, M.V.M.; HENKES, G.C.; COSTA, F. A. Tratamento cirúrgico da enfermidade  de Ledderhose com técnica de ressecção ampla da fáscia plantar. Rev ABTPé, v. 1, n. 1, p. 39-43, 2007. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://jfootankle.com/ABTPe/article/download/680/626&ved=2ahUKEwi7tYDzpJn5AhUFHrkGHZ2HDjkQFnoECAcQAQ&usg=AOvVaw3Wgtv3DO0Hio3SK-fhi-CB Acesso em 26 de julho de 2022.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail