Educação escolar: sobre o fracasso escolar

educacao e fracasso escolar

A primeira parte desse texto você encontra clicando aqui.

Para Sanches (2002), o fracasso escolar é entendido como um processo que só existe no circuito do desânimo, acometendo apenas os setores populares, e se expressa por meio do baixo rendimento, da repetência, e da desistência – desistência esta não do aluno pela escola, mas da escola pelo aluno; uma forma de “expurgá-lo”.

Contudo, se o fracasso escolar de fato existisse tal como é concebido, poderíamos facilmente desmistifica-lo a partir dos dados que comprovam que a desigualdade escolar começa antes mesmo da criança ingressar na escola. A verdade, ao menos para mim, é que o que existe não é um fracasso escolar por parte do aluno, mas sim, um fracasso escolar do sistema de ensino. Sistema esse que pouco permite e conduz a criança a um pensamento crítico, pois segue de maneira rígida apostilas e livros conteudistas que pouco chamam a atenção dos alunos. O que torna pouco interessante o conteúdo que se aprende, fazendo com que a criança não consiga refletir e absorver o que vê em sala de aula.

As crianças que repetem tem o dobro de probabilidade de não terminar sua escolaridade básica. Mas, por que elas repetem? Porque seus professores acreditam que elas não aprenderam o que deveriam ter aprendido no ano letivo. As crianças que repetem são as que não se alfabetizaram no tempo e da forma que os professores consideram que elas deveriam ter feito. Os repetentes são provenientes dos setores mais vulneráveis da sociedade. O fracasso escolar depende da sua condição socioeconômica. O que prova que o fracasso escolar é na verdade decorrente do próprio sistema de ensino…

educacao na escola

Mesmo entendendo o fracasso escolar como uma ideia fajuta do sistema capitalista – afim de culpabilizar o aluno e não ao sistema educacional que não está preparado para lidar com as realidades encontradas em sala de aula –, é necessário pensar como prevenir que isso continue acontecendo.

Para Sanches, a prevenção do fracasso escolar deve passar pela promoção e uso eficiente da leitura e da escrita. Vale lembrar que estar alfabetizado não quer dizer saber ler e escrever. “Saber ler é compreender o que se lê, e saber escrever é saber esculpir as ideias segundo as convenções da escrita; saber escrever não é simplesmente por no papel as coisas tal como se diz falando.” (p. 23).

Desde a invenção da escola, a responsabilidade desta é a de alfabetizar seus alunos. Mas quantos de nós podemos nos considerar, de fato, aptos a ler o mundo e escrever sobre ele?

No ano de 2019, o IBGE apresentou resultados de pesquisa sobre escolarização revelando que “no Brasil, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais de idade que finalizaram a educação básica obrigatória, ou seja, concluíram, no mínimo, o ensino médio passou de 47,4%, em 2018, para 48,8%, em 2019”. Índices baixíssimos e que podem se tornar ainda mais alarmantes se colocássemos nessa conta o que nomeia-se de analfabetos funcionais.

Esse termo é utilizado para se referir aos adultos que são alfabetizados mas que possuem grande dificuldade na compreensão e aplicação de textos e conceitos.


Educação escolar: os desafios que ainda precisamos enfrentar

A democracia na educação não deve estar relacionada apenas a garantia ao acesso à escola, mas a garantia a um sistema de qualidade e a permanência nesse sistema, só assim será possível proporcionar uma real igualdade de oportunidade para as crianças que vivem de modo precário. Não obstante a isso, é preciso considerar como a pandemia afetou o processo de escolarização.

Com a pandemia do covid-19 as problemáticas relacionadas ao processo educativo se agravaram. Quem tem criança em casa sabe que a tentativa de dar continuidade às aulas com o ensino remoto não só foi complicada em termos de adaptação, como também, sobrecarregou famílias, professores e mostrou a discrepância que vivem os alunos de escolas públicas e privadas.

O método de ensino e as aulas expositivas têm sido frequentemente rechaçados por quem acredita que o ensino precisa de renovação. Atrelado a esse discurso está a noção de que devemos nos amparar na tecnologia para melhor receber as crianças que chegam, e que desde muito cedo são mediadas pelas telas. Mas aí também mora um problema…

O filósofo Christoph Turcke analisa essa questão ao comparar a dificuldade de concentração de crianças e adolescentes àquilo que se nomearia de déficit de atenção. Sobre alunos de ensino fundamental e ensino médio, o filósofo pontua que:

“São crianças que não conseguem se concentrar em nada, nem se demorar em algo, nem construir uma amizade, nem persistir em uma atividade coletiva, crianças que não concluem nada que começam. Elas são impelidas por uma agitação motora constante, não acham nenhum refúgio, nenhuma válvula de escape, e se transformam em estorvos constantes para escola, família e colegas. Não obstante, há um meio muito eficiente para deixá-las quietas. “Quando crianças que não podem ficar quietas, que movem os olhos para a direita e para a esquerda, procurando alguma coisa e evadindo-se, sentam-se diante de um computador, seus olhos tornam-se claros e fixos”, escreve o terapeuta infantil Wolfgang Bergmann. Elas se movimentam nos jogos e contatos on-line “com uma segurança de que não dispõem na chamada ‘primeira realidade’, no dia a dia de sua vida”.”

O que fica evidente após essa observação é que crianças e adolescentes, em idade escolar, tem sido hiper estimulados através do uso constante das telas: celulares, televisão, computador, tablet. Isso nos interessa aqui porque, em muitos casos, o diagnóstico que se faz de estudantes com transtorno de déficit de atenção é baseado na dificuldade de concentração do aluno em sala de aula. O mesmo aluno que em casa pode passar horas em frente ao computador jogando, por exemplo. Perceba que então não se trata de dificuldade de concentração, já que quando ambiente e estímulo são modificados, a criança consegue estabelecer o foco.

Não há como negar que existem sim muitos casos de TDAH, mas existem também muitas crianças sendo medicadas devido a um diagnóstico raso. Tendo isso em vista, precisamos entender que a tecnologia e a hiper estimulação em sala de aula, não são a saída do problema; eles nos arrastam de volta para a crise educacional, visto que o que precisamos de fato estimular nos alunos é a capacidade de concentração e foco, produzir e encorajar os estímulos que só acontecem a partir da interação humana, para que então consigamos vislumbrar um futuro melhor.

O processo de ensino-aprendizagem deve ser uma preocupação de todos nós, psicólogos, mães e pais, educadores, familiares. A escola é ainda uma das melhores possibilidades pelo meio da qual se faz possível desenvolver sujeitos críticos, pensantes e capazes de compreender e analisar os problemas do mundo.


Referências

SANCHES, Carlos. A escola, o fracasso escolar e a leitura. In: LODI, Ana Claudia Balieiro et al. (Orgs). Letramento e minorias.  Porto Alegre, Mediação, 2002, p. 15-26.

TURCKE, Christoph. Cultura do déficit de atenção. Disponível em: https://www.revistaserrote.com.br/2015/06/cultura-do-deficit-de-atencao/

Eduarda Moro

CRP 06/182921
Psicóloga, Mestra em Educação e Doutoranda em Ciências Humanas. Interessa-se por temas relacionados as humanidades, problemas da contemporaneidade e tudo aquilo que faz a vida mais viva e criativa. Pesquisadora na área de subjetividade e modos de subjetivação.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Eduarda Moro

Eduarda Moro

CRP 06/182921
Psicóloga, Mestra em Educação e Doutoranda em Ciências Humanas. Interessa-se por temas relacionados as humanidades, problemas da contemporaneidade e tudo aquilo que faz a vida mais viva e criativa. Pesquisadora na área de subjetividade e modos de subjetivação.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail