Quando procurar médico fisiatra?

artrose na coluna

A fisiatria, também conhecida como Medicina Física e Reabilitação, é uma especialidade médica focada no tratamento de pacientes com patologias congênitas ou adquiridas do sistema neuromusculoesquelético, que resultam em limitações físicas e dores crônicas.

O médico fisiatra tem como objetivo tratar o paciente de forma global, não apenas focando na doença, mas também no bem-estar físico e emocional do indivíduo.

Você deve procurar um fisiatra em casos de:

  1. Doenças neurológicas, como doença de Parkinson, esclerose múltipla e paralisia cerebral.
  2. Doenças musculoesqueléticas, como lombalgias, cervicalgias, tendinopatias, osteoartrose (desgaste dos ossos) e lesões por movimentos repetitivos.
  3. Sequelas de AVCs, paralisia cerebral e lesão medular.
  4. Dor aguda e crônica, como radiculopatias cervicais e lombossacras, tendinopatia do manguito rotador, fibromialgia, síndrome dolorosa miofascial, lombalgia, hérnia de disco e tendinites.

O tratamento realizado pelo médico fisiatra pode incluir a prescrição de medicamentos para controle da dor, orientação sobre exercícios e alongamentos terapêuticos, mudanças no estilo de vida para prevenção de lesões, fisioterapia, terapia ocupacional, solicitação de órteses e próteses, entre outros.

A fisiatria atende pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos.

Patologias tratadas

Raio-X da coluna lombar com problema

Os fisiatras são especialistas em tratar uma ampla variedade de sintomas relacionados a condições que afetam a capacidade funcional e física dos pacientes. Alguns dos sintomas que um fisiatra pode tratar incluem:

1. Dor crônica, especialmente dor nas costas e no pescoço: Essas dores podem surgir de várias causas, incluindo postura inadequada, lesões, hérnias de disco ou tensões musculares. O fisiatra tem uma abordagem abrangente, analisando a origem da dor e propondo tratamentos que vão além dos medicamentos.

2. Debilidade, paralisia ou entorpecimento muscular: Essas condições podem ser resultados de lesões nervosas, condições neurológicas ou musculares. O tratamento pode envolver exercícios específicos, terapias e, em alguns casos, equipamentos para auxiliar no movimento.

3. Problemas de equilíbrio, coordenação e agilidade: Essas dificuldades podem surgir devido a lesões no cérebro, ouvido interno ou sistema nervoso. Uma abordagem fisiatra poderia incluir treinamento de equilíbrio e terapias específicas.

4. Dificuldades na fala e problemas de linguagem: Após eventos como derrames ou lesões cerebrais, pacientes podem enfrentar problemas de comunicação. A reabilitação sob orientação de um fisiatra pode ajudar na recuperação dessas habilidades.

5. Dor pélvica crônica em mulheres: Esta dor pode ser devido a endometriose, cistite intersticial ou outros problemas ginecológicos. Um fisiatra pode trabalhar em conjunto com ginecologistas para aliviar essa dor.

6. Dor sacroilíaca, relacionada à região lombar da coluna vertebral: Essa dor pode surgir devido a inflamações ou lesões nessa região. O tratamento pode envolver exercícios de fortalecimento, mobilização e, em alguns casos, intervenções mais invasivas.

7. Síndrome de uso excessivo no joelho, comum em atletas: Esta é uma condição onde o uso repetitivo leva a lesões no joelho. O tratamento foca em aliviar a dor e fortalecer os músculos ao redor do joelho para prevenir futuras lesões.

Medicina Física e Reabilitação

Dores nas Pernas em Diabéticos

Se você estiver enfrentando alguma condição que afete sua capacidade física ou funcional, um médico fisiatra pode ser o profissional adequado para ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida e restabelecer sua funcionalidade.

Perguntas Frequentes sobre Fisiatria e Quando Procurar

1. “Preciso de encaminhamento médico para ver um fisiatra?”

Resposta: A necessidade de encaminhamento médico para consultar um fisiatra depende, em grande parte, do sistema de saúde do país ou região e do plano de saúde do paciente.

  • Sistemas de Saúde Públicos: Em muitos sistemas de saúde públicos, um encaminhamento de um médico de clínica geral é necessário para marcar uma consulta com um especialista, incluindo o fisiatra.
  • Planos de Saúde Privados: Algumas seguradoras exigem um encaminhamento para a consulta ser coberta, enquanto outras permitem que os pacientes marquem consultas diretamente com especialistas. É fundamental verificar com a sua seguradora.
  • Consulta Particular: Se você está buscando atendimento particular, geralmente pode marcar uma consulta diretamente com o fisiatra.

2. “O tratamento fisiatra substitui outros tratamentos médicos?”

Resposta: Não necessariamente. A fisiatria complementa outros tratamentos médicos e foca na reabilitação global e funcional do paciente.

  • Complementaridade: Em muitos casos, o tratamento proposto por um fisiatra é um complemento ao tratamento médico já existente. Por exemplo, um paciente com artrite pode continuar a tomar medicamentos prescritos por um reumatologista, mas também pode se beneficiar da terapia física e ocupacional sob orientação de um fisiatra.
  • Abordagem Integrada: O fisiatra frequentemente trabalha em colaboração com outros especialistas para garantir que o paciente receba uma abordagem de tratamento holística e integrada.

3. “Quanto tempo dura uma reabilitação típica?”

Resposta: A duração da reabilitação varia significativamente dependendo da condição do paciente e dos objetivos específicos da reabilitação.

  • Natureza da Condição: Algumas condições, como lesões musculares menores, podem exigir apenas algumas semanas de reabilitação. Em contraste, condições mais graves, como derrames ou lesões traumáticas da medula espinhal, podem exigir meses ou até anos de terapia contínua.
  • Objetivos da Reabilitação: Para alguns pacientes, o objetivo pode ser recuperar uma função específica, como andar ou escrever, enquanto para outros pode ser alcançar a máxima independência possível em suas atividades diárias.
  • Progresso do Paciente: Cada indivíduo é único, e a taxa de progresso na reabilitação varia. O fisiatra e a equipe de reabilitação reavaliam regularmente o progresso e ajustam o plano de tratamento conforme necessário.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail