Gosto Amargo na Boca – Pode ser sinal de problema do Fígado?

gosto amargo na boca

O que é?

O gosto amargo na boca pode ser caracterizado por problemas hepáticos, mas também por outras causas, como em pessoas tabagistas, alcoólatras, pessoas com placa dentária e lingual e estomatite.

Causas

O gosto amargo com causas hepáticas relaciona-se à bile, mas também pode estar relacionado ao excesso de amônia no corpo ou a falta/diminuição nos níveis de zinco.

Sintomas

Gosto amargo na boca prevalente.

Tratamento

Atenção! A automedicação não é recomendada! Muitas doenças são agravadas e é possível ter graves complicações com essa prática. Consulte sempre um médico. O tratamento pode consistir no uso de corticóides, reposição de zinco e medicamentos para o fígado, como Forfig ® (silimarina) e Xantinon® (racemetionina + cloreto de colina).

Necessita de apoio médico?

Sim.


Por que o gosto amargo na boca surge?

Em algum momento das nossas vidas todos nós já sentimos um gosto amargo nas nossas bocas, mas dependendo da frequência e da constância desta condição, este pode ser um sinal de alerta. Dores, desconfortos e tudo que foge do habitual deve ser observado.

Se você estava muito agitado ou nervoso e sofreu uma pancada, um trauma ou se machucou e disse: “na hora eu não consegui sentir nada, agora está doendo”.

Você deve observar a importância de estar em harmonia com o seu corpo, controlando o estresse e entendendo que a anatomia humana e a fisiologia são dependentes e a autorresponsabilidade e as percepções acerca dos sentidos são bastante abrangentes e merecem atenção.

Alterações nos sabores

Quando falamos sobre alterações nos sabores, no caso desta discussão o ponto de análise será a alteração no paladar voltada ao gosto amargo, devemos entender a abrangência deste sinal.

Para os tabagistas, pessoas que consomem álcool com frequência e pessoas com problemas dentários – como placas e cáries que não fazem higienização adequada e não visitam o profissional dentista com frequência, é comum que se sinta um gosto mais amargo na boca, mas certamente existem diversas outras patologias associadas que podem ocasionar o um sabor amargo.

gosto amargo na boa (fígado)

Mas entre o normal e o patológico estão os sinais que nossos corpos nos demonstram e um corpo saudável tende a ter seu equilíbrio mantido nos sinais físicos que sentimos, o sistema perfeito que pode apresentar falhas e graças à evolução tecnológica e aos estudos clínicos avançados, a maioria dos problemas pode ser solucionado ou até mesmo contido.

Tudo o que está fora da normalidade pode ser o indício de que algo não está bem, até patologias mais comuns como estomatite podem gerar um sabor mais amargo na boca, mas o importante é sempre consultar um médico e fazer exames de rotina a fim de que não se agrave o que está alterado e se trate o que pode ser corrigido. Vejamos agora o que o zinco e a amônia têm a ver com esta discussão.


Problemas Hepáticos

Quando falamos sobre problemas hepáticos, estudos demonstram que um dos minerais que tem seu volume diminuído na corrente sanguínea é o zinco e podemos associar sua diminuição a uma sensação de sabor amargo na boca – inclusive este nível abaixo dos padrões precisa ser verificado e em alguns casos até reposto por meios farmacológicos.

Quando os níveis de zinco estão alterados isso pode ser um sinal de doenças hepáticas, ou seja, há diminuição em decorrência de problemas no fígado, o que acaba ocasionando  uma sensação de gosto amargo na boca.

A falta ou a diminuição nos níveis de zinco pode causar piora da doença hepática, entre outros efeitos. Ou seja, a busca por apoio clínico é de extrema importância, o médico hepatologista e gastroenterologista podem auxiliar no processo diagnóstico.

consultar um médico

Mas vamos entender da parte clínica o que também pode estar associado a este gosto amargo.

Se você se alimentou excessivamente ou consumiu um alimento impróprio e se sentiu mal a ponto de vomitar muitas vezes, possivelmente seu corpo excretou por meio do vômito – geralmente após alguns episódios – um líquido de cor amarelada e amarga, então você já viu de perto e sentiu o sabor extremamente amargo do suco biliar – produzido pelo fígado com importante atuação na digestão dos alimentos, sendo importantíssima a digestão mecânica dos alimentos por meio da mastigação, inclusive a digestão dos carboidratos começa na boca por meio de enzimas.


Estudo mais apronfundado do Fígado

Indo para o estudo mais aprofundado do fígado, sabemos que a bile – que auxilia no processo digestivo dos alimentos – é produzida no fígado por meio dos hepatócitos que estão localizados no parênquima hepático. Quando há problemas hepáticos a composição salivar pode ser alterada e é por este motivo a percepção de um sabor mais amargo na boca, que é persistente e bastante acentuado.

O primeiro e mais importante passo para que a causa do gosto amargo seja diagnosticada é consultar o médico a fim de que sejam realizados exames preventivos e o tratamento, seja direcionado. Estudos mais aprofundados demonstram que pacientes com hepatites, esteatose hepática (gordura depositada no fígado em demasia) e cirrose hepática apresentam como um dos sintomas um sabor amargo na boca e em seu paladar.

problemas hepáticos

Sintoma de doença Hepática

Um dos sintomas das doenças hepáticas é o acúmulo de amônia no corpo humano, pois no fígado ela também é processada. Se há algum tipo de alteração fisiológica no fígado a capacidade de amônia é comprometida e isso gera um acúmulo da mesma no corpo humano.

A amônia é uma substância de alta volatilidade e toxicidade e é eliminada também pela respiração – podendo dar a sensação de amargor. Os altos níveis de amônia podem causar patologias incuráveis e sua alta cerebral causa danos irreversíveis – como encefalopatia hepática.

Finalizando, pode-se concluir que é extremamente coerente associar este sintoma aos problemas hepáticos e os exames de diagnóstico pedidos pelo médico são cruciais. Frequentemente é solicitado um ultrassom de abdome total e indicadores sanguíneos – bilirrubina direta e indireta, TGO, TGP, uréia, creatinina, dentre outros.

A automedicação é um grande problema e o agravamento dos problemas hepáticos pode ser extremamente danoso à saúde.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail